Groselha (vermelha, preta) com hortelã: compota para o inverno e para todos os dias

Para o inverno, vale a pena preparar uma compota de groselha e menta, que traz notas novas e inusitadas ao sabor de uma bebida familiar. Graças às ervas, o aroma torna-se mais intenso e refrescante. As especiarias e o limão adicionados à composição ajudam a tornar o sabor da compota mais original.

Segredos para fazer compota de groselha e hortelã

É proibido distribuir a bebida em recipientes de alumínio. Os ácidos encontrados nas groselhas pretas e vermelhas começam a reagir com o metal. Como resultado, são formados compostos nocivos que conferem à compota um sabor metálico. Além disso, devido ao cozimento em tais pratos, as bagas são privadas de todos os minerais e vitaminas.

Menta fresca é recomendada. As folhas não devem estar secas e afiadas por insetos.

Na hora de comprar, deve-se escolher com cuidado as frutas. Você definitivamente deve experimentá-los. O sabor deve ser ácido e ligeiramente azedo. Se não houver aroma, as passas são cultivadas artificialmente. Se sentir cheiro de álcool, então várias frutas estouraram, começaram a se deteriorar e o processo de fermentação começou. Essas groselhas vermelhas e pretas estragam toda a bebida. Quando pressionado, a densidade da baga deve ser sentida. Não deve ser macio nem duro. Se os frutos forem moles, o armazenamento foi impróprio ou muito longo. Bagas duras indicam imaturidade.

Conselho! Se houver muitas abelhas, vespas e moscas voando ao redor de um balde de groselhas vermelhas ou pretas, então as bagas estão definitivamente quebradas e você não deve comprá-las.

A groselha vermelha é mais ácida do que a preta, mas os benefícios da fruta são os mesmos. Se o gosto estiver muito azedo, você pode adicionar mais açúcar.

Para um aroma incrível, vagem de baunilha, noz-moscada ou paus de canela são adicionados à bebida. Se a receita prevê a adição de mel, ele é introduzido apenas em uma bebida ligeiramente resfriada. O líquido quente mata todas as suas propriedades nutricionais.

Para fazer a compota de groselha com hortelã para o inverno, a mais intensa e concentrada, o xarope doce quente é derramado diretamente sobre as bagas no frasco. Depois disso, deixe a peça de trabalho sob uma tampa coberta por alguns minutos. Em seguida, despeje o líquido em uma panela, ferva, despeje as bagas e enrole.

Receitas de compota de groselha para o inverno

As groselhas pretas e vermelhas contêm uma grande quantidade de vitaminas. Para preservá-los durante todo o período de inverno, não podem ser tratados termicamente por muito tempo. As bagas são fervidas não mais do que o tempo especificado na receita.

A composição das frutas contém taninos, graças aos quais a vitamina C é totalmente preservada durante o processo de conservação, portanto, no inverno, vale a pena beber constantemente um preparado útil para saturar o corpo de vitaminas e protegê-lo de doenças virais.

Para que a compota de groselha com menta fique brilhante, bonita e saborosa, deve seguir estritamente todas as recomendações.

Receita de groselha e compota de hortelã para o inverno em um frasco de 3 litros

A compota brilhante e perfumada é agradável de abrir nos dias frios de inverno.Antes de enrolar, não há necessidade de fervê-lo, os produtos darão todo o seu aroma e sabor ao xarope quente. A bebida acaba sendo concentrada, então é preciso diluí-la com água antes de beber.

Produtos necessários:

  • água - 2,3 l;
  • groselha - 2 kg de vermelho;
  • açúcar - 320 g;
  • groselha - 300 g preto para cor e aroma;
  • hortelã (de preferência uma mistura de várias variedades) - 50 g.

Processo de cozimento:

  1. Remova os gravetos das frutas vermelhas. Enxágue bem as groselhas e a hortelã.
  2. Despeje água no açúcar. Coloque em fogo médio. Ferva a calda.
  3. Arrume as frutas vermelhas e a hortelã em potes preparados. Encha o recipiente 2/3 cheio.
  4. Despeje o xarope fervente. Torção.
  5. Vire e cubra com um cobertor dobrado. Deixe por 2 dias.
Conselho! Não é recomendável desfrutar da bebida antes de um mês depois. As bagas demoram a libertar o seu sabor e aroma.

Compota de groselha com hortelã para o inverno sem esterilização

A bebida vai contribuir para o combate à deficiência de vitaminas no inverno. Isso removerá os fluidos desnecessários do corpo, eliminando o edema.

Produtos necessários:

  • açúcar - 220 g;
  • groselha - 400 g;
  • groselha preta - 100 g;
  • hortelã (fresca) - 30 g;
  • água - 1,5 l.

Processo de cozimento:

  1. Remova os talos. Regue com os frutos vermelhos e pretos com bastante água. Drene a sujeira com cuidado. Repita o processo 2 vezes. Enxágüe a hortelã.
  2. Combine açúcar com água. Leve ao fogo médio e cozinhe até que os cristais se dissolvam.
  3. Despeje as frutas vermelhas, depois a hortelã em uma calda fervente e cozinhe por 3 minutos. Despeje em recipientes preparados imediatamente. Aperte com as tampas.
  4. Vire e embrulhe com um pano. Deixe por 2 dias.

Compota de groselha para o inverno com hortelã e limão

A variante proposta tem gosto do famoso mojito. A Compota refresca e satura notavelmente o corpo com vitaminas.

Produtos necessários:

  • groselha - 700 g tinto;
  • açúcar - 400 g;
  • água - 5,6 l;
  • hortelã fresca - 60 g;
  • limão - 140 g.

Processo de cozimento:

  1. Limpe as groselhas de impurezas e folhas e, em seguida, remova os caules. Esfregue o limão com um pincel para se livrar da parafina.
  2. Enxágue frutas cítricas, frutas vermelhas e hortelã.
  3. Coloque 2 frascos de três litros para serem esterilizados.
  4. Corte os cítricos em círculos.
  5. Espalhe limão e groselha uniformemente sobre os frascos. Adicione açúcar e hortelã.
  6. Despeje água fervente. Insista em 15 minutos. Despeje a água de volta na panela. Ferva e despeje as bagas novamente. Aperte rapidamente com as tampas.
  7. Vire. Segure sob um cobertor quente até que esfrie completamente.

Compota de groselha esterilizada com hortelã

Uma bebida no inverno servirá como uma excelente base para fazer um coquetel e geléia caseira.

Conselho! Após a colheita, os bagos são adequados para preparar compotas durante 3 dias, desde que guardados no frigorífico.

Produtos necessários:

  • hortelã - 3 ramos;
  • passas de Corinto - 450 g pretas;
  • água - 2,7 l;
  • groselha - 450 g tinto;
  • açúcar - 420 g

Processo de cozimento:

  1. Lave a hortelã. Separe e descasque as bagas. Remova os secos e deteriorados. Limpar.
  2. Despeje a água em uma panela. Coloque a hortelã. Leve ao fogo médio e cozinhe por 7 minutos. O líquido deve ficar com uma tonalidade esverdeada. Se a cor for clara, acrescente mais hortelã.
  3. Adicione açúcar. Quando aparecerem bolhas na superfície, adicione frutas. Mude o fogo para o modo máximo. Cozinhe por 3 minutos. É impossível manter o fogo no fogo por mais tempo, caso contrário, os frutos irão rastejar e formar resíduos no fundo.
  4. Despeje a compota nos potes. Aperte com as tampas.
  5. Cubra o fundo de um recipiente fundo com um pano e defina os espaços em branco. Despeje água fria até a borda das latas. Coloque fogo mínimo. Depois que a água ferver, esterilize por um quarto de hora.
  6. Retire-o e coloque-o imediatamente de cabeça para baixo no chão. Cubra com um pano. Deixe por 2 dias.

A receita original de compota de groselha, hortelã e erva-cidreira para o inverno

Melissa vai saturar a compota com um aroma especial e tornar o sabor mais original e refrescante de menta.

Produtos necessários:

  • água - 3 l;
  • açúcar - 200 g;
  • groselha - 300 g tinto;
  • hortelã - 3 ramos;
  • erva-cidreira - 3 ramos.

Processo de cozimento:

  1. Limpe as bagas dos detritos e remova os talos.
  2. Enxágue a erva-cidreira, a hortelã e a groselha.
  3. Combine água com açúcar. Cozinhe por 8 minutos. Adicione alimentos preparados que não sejam hortelã. Cozinhe por 2 minutos.
  4. Despeje em potes preparados. Adicione folhas de hortelã. Rolar.
  5. Vire e deixe por 2 dias debaixo de um cobertor.

A hortelã deve ser fresca, de preferência apenas colhida. As folhas na geladeira podem tornar a bebida amarga. Deliciosamente servido com fatias de limão ou laranja no inverno.

Receitas de compota de groselha e hortelã para todos os dias

A compota de groselha com hortelã é útil para cozinhar em pequenos volumes para o uso diário. Com o mínimo de tempo, você pode preparar uma deliciosa bebida vitaminada que agradará a toda a família. Mais hortelã pode ser adicionada às receitas propostas, tornando a compota mais refrescante.

Conselho! Para adicionar tempero, você pode jogar algumas cascas de laranja ou limão na bebida. Isso adicionará aroma e leve acidez à compota.

Deliciosa groselha preta e compota de hortelã

A menta refresca e dá à bebida um sabor inusitado. Você pode usar não apenas groselha preta, mas também uma mistura com a vermelha.

Produtos necessários:

  • passas de Corinto - 500 g pretas;
  • canela - 5 g;
  • açúcar - 200 g;
  • hortelã seca - 10 g;
  • água - 2 litros.

Processo de cozimento:

  1. Em vez de hortelã seca, é permitida a hortelã fresca. Separe as groselhas pretas. Enxaguar os resíduos. Use apenas frutas fortes. Os moles derretem rapidamente e tornam a bebida turva. Lave a hortelã fresca.
  2. Para ferver água. Adicione hortelã. Mexa e deixe por um quarto de hora.
  3. Adicione groselha preta. Adicione açúcar. Ferver. Retire do fogo. Polvilhe com a canela e deixe 4 horas com a tampa fechada. Coe por uma peneira.
  4. Sirva com cubos de gelo e folhas de hortelã fresca.

Receita para uma fragrante compota de groselha preta com hortelã e anis estrelado

Refrescante, picante e surpreendentemente saudável, a bebida vai dar energia ao longo de todo o dia. A compota é um excelente substituto da limonada e vai ocupar o seu devido lugar na mesa festiva.

Conselho! É permitido o uso de hortelã não só fresca, mas também seca

Produtos necessários:

  • canela - 5 g;
  • água - 2,3 l;
  • anis estrelado - 5 g;
  • hortelã - 10 g;
  • groselha preta - 650 g;
  • açúcar de confeiteiro - 280 g.

O processo de cozimento consiste nas seguintes etapas:

  1. Lave a hortelã com água fria.
  2. Leve a água para ferver. Adicione anis estrelado e hortelã. Cozinhe por 10 minutos.
  3. Despeje o açúcar de confeiteiro. Cozinhe até dissolver completamente.
  4. Enxágue as groselhas pretas da sujeira. Remova os talos. Despeje na compota. Cozinhe por 10 minutos. O fogo deve ser mínimo.
  5. Retire do fogo e polvilhe com canela. Mexa e deixe esfriar completamente.
  6. Sirva enfeitado com folhas de hortelã fresca.

Regras de armazenamento

É necessário guardar os blanks de inverno em uma sala fria, que não receba os raios solares. Uma despensa ou porão é o ideal. A temperatura deve estar entre + 1 °… + 6 ° C. O prazo de validade das peças esterilizadas, sujeito às condições, é de 2 anos. Sem esterilização - 1 ano.

Se os blanks forem armazenados em um armário em temperatura ambiente, eles devem ser consumidos dentro de um ano. Uma bebida sem esterilização por calor manterá suas qualidades nutricionais e gustativas por não mais do que seis meses.

A compota desenrolada e fresca é armazenada na geladeira por no máximo 2 dias.

Conselho! Para tornar a compota com groselha preta e hortelã a mais útil e nutritiva, é permitido substituir o açúcar pelo mel.

Conclusão

Uma compota saborosa e refrescante de groselha e menta é importante para aprender a cozinhar bem. Se o processo tecnológico for violado, as propriedades curativas serão perdidas. A quantidade de hortelã pode aumentar ou diminuir de acordo com as preferências de gosto. Em qualquer uma das receitas propostas, pode-se utilizar um sortimento de frutas vermelhas e pretas, tornando a bebida mais aromática e rica em cor.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção