Contente
O sino do meio é uma planta ornamental com requisitos simples de cuidado e cultivo. Você pode plantá-la em qualquer jardim e, se seguir regras simples, a bienal irá deliciá-lo com uma floração abundante.
Descrição geral do sino do meio
O sino do meio (Latim Campânula médio) é uma planta herbácea bienal. O caule da cultura é ereto, coberto por pêlos duros. As folhas basais são de tipo séssil e oval-lanceoladas, e as folhas do caule são largas-lanceoladas, de um verde rico. No primeiro ano de cultivo, dá uma roseta de folhas na superfície da terra, morrendo no inverno, e na primavera aparecem no mesmo local brotos longos terminando em inflorescências. Após a floração no segundo outono, a bienal morre.
Atinge 50-100 cm de altura, até 50 cm de diâmetro, o arbusto é bastante compacto e não se desintegra. Ela cresce rapidamente, mas o espaço extra no jardim não captura e não pertence a culturas agressivas.
De junho a início de setembro, produz botões em forma de vidros invertidos com pétalas levemente onduladas nas bordas, curvando-se para fora. Por tipo, as flores do sino do meio podem ser regulares ou duplas, atingem cerca de 7 cm de comprimento e formam inflorescências exuberantes de 45-50 peças. O esquema de cores é principalmente frio e consiste em brancos, azuis, rosas, roxos e azuis. O período decorativo costuma durar um mês ou mais, e o esplendor é determinado pelas condições de cultivo, a cultura dá o número máximo de flores em locais ensolarados com umidade moderada.
O sino médio prefere crescer em áreas bem iluminadas, onde apresenta o máximo de decoratividade. À sombra, a bienal se desenvolve pior, embora possa florescer por mais tempo. A resistência à geada da planta permite que ela resista aos frios de inverno de até -30-35 ° C.
O sino médio cresce em todo o mundo nas zonas temperadas. Ele pode ser visto no sul da Europa e na América do Norte, na Rússia central, nos Urais e na Sibéria Ocidental. É encontrada principalmente em bordas de floresta e prados bem iluminados, bem como no sopé e em encostas rochosas.
As melhores variedades
O sino do meio é representado não apenas por formas naturais, mas também por variedades decorativas. Eles são particularmente exuberantes e decoram de forma brilhante a paisagem.
Bell middle Terry
A espécie Terry é a mistura varietal mais popular para os amantes de plantas bienais. Atinge 80 cm de altura, em junho traz flores multipétalas em volumosas inflorescências piramidais de rosa, branco e roxo. Mantém-se fresco durante muito tempo em corte, cerca de 2 semanas.
Bell Middle Color Mix
Outra mistura varietal é fornecida em embalagens com sementes de diversas cores.Via de regra, trata-se de variedades turcas de até 1 m de altura, entrando no período decorativo de julho ao início do outono. Os tons dos botões podem ser branco, azul, rosa e roxo, com a ajuda de um sino terry médio, uma mistura de cores, você pode criar um canteiro de flores multicolorido brilhante.
Carminrose
O sino médio Carmine Rose é uma cultivar com uma altura de cerca de 80 cm e ricos botões rosados. A floração ocorre de julho ao início de setembro, quando as inflorescências murchas são removidas, torna-se especialmente abundante e prolongada.
Rosea
Rosea sobe até 80 cm acima do solo e produz flores rosa de junho a setembro. Os botões são longos, até 7 cm, permanecem muito tempo no corte, o frescor dura 12 dias.
Snezhana
O sino do meio Snezhana pertence a variedades altas e sobe até 70 cm. No período de máxima decoratividade ele entra no início do verão, traz grandes botões brancos de até 8 cm de diâmetro. Parece mais eficaz em canteiros de flores ensolarados.
Gramofones engraçados
Mistura varietal Gramofone Veselye do fabricante russo Aelita é um pacote de sementes de um sino médio com cores diferentes. As bienais crescem até 70-80 cm, em junho e julho trazem botões de flores brancas, azuis e roxas.
Pires e xícara
Grupo varietal Xícara e pires do fabricante nacional SeDek é uma mistura de sinos médios branco, azul e rosa. A altura das plantas é de cerca de 80 cm.
Sonho
Sonhar é outra variedade russa da SeDek. Uma planta bienal alta atinge 80 cm acima do nível do solo, em junho e julho traz grandes botões em forma de rosa.
Toque carmesim
Uma mistura de sementes Framboesa tocando do fabricante Russkiy Ogorod - são sinos terry em tons de branco, rosa e azul. Em altura, as bienais crescem até 75 cm, florescem abundantemente de julho a setembro.
Rosa carmesim
Bienal de sino médio A rosa vermelha é uma planta ornamental de altura até 80 cm, que floresce em junho e julho. As flores da variedade são em forma de vidro, rosa pálido, com estames amarelos brilhantes no núcleo.
Aplicação em design
Ao organizar um jardim, a bienal é usada tanto de forma independente quanto em combinação com outras plantas. Na foto do sino do meio Color Mix, pode-se ver que ele e outras variedades são utilizadas:
- como parte de canteiros de flores, mixborders e slides alpinos;
- para a concepção de caminhos pedonais;
- para a formação de fronteiras artísticas;
- para crescer em vasos de flores.
Você pode combinar a bienal com malmequeres e floxes, rosas e cravos, clematis e astilbe. A cultura se sente confortável ao lado de quaisquer plantas perenes que preferem umidade leve e moderada.
A planta bienal não é recomendada para ser plantada perto de árvores e arbustos altos.A flor não será capaz de apresentar decoratividade máxima e, além disso, terá que competir por água e nutrientes.
Métodos de reprodução
Um sino do meio de dois anos é propagado de duas maneiras:
- sementes;
- estacas.
Apesar de os rebentos do segundo ano serem adequados para estacas, o método da semente é praticado com muito mais frequência. A semente do sino do meio brota com facilidade e rapidez.
Cultivar uma campânula média a partir de sementes
Normalmente, uma planta bienal é germinada primeiro em casa e as mudas já formadas são transferidas para um terreno aberto. O cuidado com as mudas não é particularmente difícil, mas é importante conhecer o algoritmo:
- O cultivo de um sino terry médio a partir de sementes começa no outono, no final de outubro. Recipientes de madeira ou plástico são enchidos com uma mistura adequada para envasamento de grama, areia e folhas podres, tomados na proporção de 6: 1: 3, e então regados abundantemente.
- As sementes são espalhadas sobre a superfície do solo, levemente pressionadas e polvilhadas com uma fina camada de areia. A caixa é coberta com polietileno ou vidro para criar um ambiente de estufa e colocada em local seco e escuro a uma temperatura de cerca de 20 ° C.
- De vez em quando, a tampa é removida do recipiente para ventilar e umedecer a sujeira do borrifador. Após cerca de 14 dias, aparecem os primeiros rebentos, após os quais a caixa pode ser rearrumada para a luz.
Quando as mudas soltam folhas reais e esticam cerca de 3 cm, elas precisarão ser mergulhadas - transplantadas com uma distância de cerca de 15 cm entre os brotos individuais. Em seguida, as mudas do sino do meio são retiradas novamente por 10 dias em local sombreado, não esquecendo de umedecer o solo de vez em quando.
As bienais podem ser transferidas para o local no final de maio, quando as geadas de retorno finalmente forem deixadas para trás. Como a planta se desenvolve rapidamente, quando plantada no solo, 30 cm de espaço livre são deixados entre as flores individuais.
Plantar um sino médio no solo
Em solo aberto, o sino do meio é plantado com sementes e estacas. Em ambos os casos, o procedimento é realizado no final de maio, após o estabelecimento da bateria final.
Um lugar para uma bienal é selecionado ensolarado, aberto, sombra parcial leve também é permitido. A planta precisa de solo que não seja pesado, mas fértil, com acidez neutra e boa drenagem. Antes de plantar uma bienal, recomenda-se misturá-la com areia e húmus:
- Se estamos falando sobre o cultivo de uma mistura de cores ou outra variedade de sementes de um sino médio, o material de plantio é ligeiramente enterrado na área selecionada no solo e polvilhado com areia seca. Em seguida, a cama é sombreada e o material de cobertura é esticado sobre ela. As mudas surgem em 2 semanas, e depois de mais 7 dias podem ser plantadas a uma distância de 15 cm.
- Se a bienal for enraizada com uma estaca, o broto é baixado para um buraco raso, coberto com os restos do solo e compactado adequadamente, e então regado abundantemente e coberto com um filme ou jarra por uma semana. Não é necessário manter o sino do meio na água com antecedência, você pode enterrá-lo no solo imediatamente após o corte.
Cuidados de acompanhamento
Cuidados adicionais com o sino do meio se resumem a várias medidas obrigatórias:
- Rega. Embora a bienal não goste de brejos, também cresce mal em solo seco demais.É necessário umedecer a planta à medida que o solo seca, atenção especial deve ser dada no calor do verão.
- Top dress. No segundo ano de vida, um sino do meio de dois anos pode ser fertilizado com minerais nitrogenados na primavera e, durante a floração, fósforo e potássio podem ser adicionados ao solo.
- Afrouxamento e cobertura morta. Para evitar que o solo azeda nas raízes da planta, uma vez a cada 2 semanas deve ser cuidadosamente afrouxado alguns centímetros de profundidade. Ao mesmo tempo, ajudará a se livrar das ervas daninhas, que costumam aparecer perto do sino do meio. Para preservar a umidade e manter a limpeza, o local pode ser coberto com uma camada de 5 cm, utilizando palha, esterco podre ou folhas caídas.
No segundo ano de desenvolvimento do sino do meio, seus brotos de floração devem ser amarrados às estacas de suporte. Sob o peso das inflorescências, os caules podem dobrar e até quebrar com fortes rajadas de vento.
Preparando-se para o inverno
No final de setembro, o sino do meio está sendo preparado para o inverno. Em primeiro lugar, é necessário cortar os brotos da planta bienal rente ao solo e cobrir o canteiro com turfa, que servirá como cobertura e camada isolante ao mesmo tempo. A espessura do abrigo deve ser de pelo menos 10 cm.
Doenças e pragas
O sino do meio raramente é afetado por doenças e insetos. Mas em um verão nublado e chuvoso com falta de sol, ele pode ser danificado:
- oídio;
- ferrugem;
- podridão cinzenta.
Para o tratamento de doenças, geralmente é usado sulfato de cobre ou Fundazol. A planta é pulverizada quando os sintomas aparecem e mais duas vezes depois, com um intervalo de 2-3 semanas.
Das pragas da bienal são perigosas:
- lesmas;
- pulgão
Para lidar com os insetos, você pode usar a infusão de pimenta ou os inseticidas Aktara e Aktellik. Como profilaxia para lesmas, o superfosfato está espalhado pela bienal.
Conclusão
O sino do meio é uma planta com um ciclo de vida curto, mas com uma floração muito bonita. Não é difícil plantar uma safra em uma casa de verão, e o cuidado se reduz à irrigação periódica e ao afrouxamento do solo.