Contente
O sino de Portenschlag é uma cultura de baixo crescimento que cresce em um local há mais de seis anos. A forma arbustiva com caules rastejantes e floração longa abundante é usada como cobertura do solo, ampel ou planta de borda. As variedades são usadas em projetos paisagísticos e jardinagem ornamental.
Descrição do sino de Portenchlag
Bellflower Portenschlagiana (Campanula Portenschlagiana) é uma cultura herbácea perene com um habitat limitado (endêmico). Em seu habitat natural, é encontrada apenas na parte norte da Península Balcânica, a principal concentração é observada em áreas montanhosas, entre rochas. O sino de Portenschlag foi descrito pela primeira vez por Karl Linnaeus no século 18 e recebeu o nome do botânico austríaco Franz von Portenschlag-Ledermeier. Como elemento de design, a planta começou a crescer na Europa, de lá veio para a Rússia.
Descrição do sino de Portenchlag (foto):
Planta rochosa perene com altura máxima de 20 cm. Numerosos caules do tipo rasteiro ou elevado criam matagais contínuos de 50-60 cm de largura. A estrutura é rígida, a superfície na parte inferior é glabra, lisa, mais próxima do ápice. é uma borda fina e esparsa. A cor das hastes do sino de Portenchlag é roxo claro ou verde com uma tonalidade amarela.
As folhas são dispostas alternadamente. A cor da parte superior do prato é verde brilhante, a inferior é pálida, esbranquiçada. A forma é arredondada, cordada, com bordas recortadas, possivelmente a pubescência da nervura central. Na parte inferior do caule, em um pecíolo de 12 cm de comprimento, localizam-se placas com diâmetro de 2,5-3 cm, que vão diminuindo gradativamente em direção ao ápice.
As flores são em forma de funil, com até 30 mm de diâmetro, o comprimento da tigela é de 8-10 mm, dividido em 5 pétalas lanceoladas de roxo e azul brilhante. A cultura é autopolinizada. Os estames são bege, localizados em longos filamentos brancos, pistilo com estigma amarelo, lilás.
O sistema radicular é superficial, bem crescido.
Até o final de agosto, flores isoladas podem estar na cultura.
A planta adora a luz, portanto, na sombra, a decoratividade diminui devido ao fraco brotamento. Ela floresce profusamente apenas em solo fértil, reage mal ao solo elevado e à umidade do ar.
Bellflower Portenschlag é caracterizado pela intensa formação de rebentos, na segunda época as inflorescências formam-se nos caules jovens e velhos, devido a esta característica, a floração é abundante e a superfície do arbusto é totalmente azul.
A cultura é resistente ao estresse, reage com calma à instabilidade do clima da primavera. No inverno, sem abrigo, tolera queda de temperatura para -27 0C. A planta é cultivada nos jardins da região de Moscou, em toda a faixa central, média e europeia. Nas condições climáticas da Sibéria e dos Urais, é recomendável cobrir o sino de Portenschlag para o inverno.
As melhores variedades
Na jardinagem ornamental, variedades perenes resistentes à geada do sino de Portenschlag são usadas.Uma descrição das variedades populares e mais populares o ajudará a escolher uma cultura para plantar em qualquer região da Rússia.
Sentido horário
O sino no sentido horário é uma pequena variedade. Os caules não crescem mais de 40 cm. A cultura é usada em design como planta de cobertura do solo. A vegetação próxima ao sino de Portenschlag No sentido horário é rápida, no segundo ano após o plantio, a planta cobre até 70 cm do território com um tapete contínuo. A perene perene mantém sua aparência decorativa ao longo do ano, a folhagem escurece ligeiramente no outono, mas não cai. Na primavera, à medida que os rebentos e as folhas novas se formam, as do ano passado morrem gradualmente, antes da floração a copa é completamente renovada.
A cor das flores em uma área ensolarada é roxo brilhante, na sombra é azul claro e a floração não é muito abundante. A variedade cresce bem em qualquer solo. Este é um dos representantes resistentes à geada. O sino de Portenschlag no sentido horário é adequado para crescer em casa como uma cultura diversa, para decorar varandas, sacadas e interiores de apartamentos.
Gnomo azul
A cultura recebeu seu nome varietal devido ao seu baixo crescimento. Variedade anã do sino de Portenschlag A anã azul cresce até 15-20 cm, a copa é densa, em forma de almofada, com intensa formação de caule e floração abundante. As folhas são lanceoladas, alongadas, estreitas, verde-escuras. A variedade Blue Dwarf é usada para decorar escorregadores alpinos e um jardim de pedras. A cultura floresce de julho a agosto, com pequenas flores azuis brilhantes.
Aplicação em design
Bell of Portenchlag é usado em qualquer plantação mista ou em grupo. É usada como planta de cobertura do solo; variedades com flores de cores vivas combinam-se de maneira ideal: com coníferas de baixo crescimento, com espécies anãs decorativas e com flores que não excedem sua altura.
Bellflower Portenschlag é uma planta que ama a luz que não deve ser plantada à sombra de árvores grandes e próximo a plantações que crescem em solo alcalino. Não é recomendável combinar ao lado de zimbros, uma vez que se tornam uma causa comum de ferrugem em folhas de sino.
Aplicação do sino Portenschlag no design:
- Plantio linear próximo ao prédio.
- Registro de jardins de pedras e jardins ornamentais.
- Crescendo em vasos para design interno e externo.
- Criação de mixborders com safras floridas.
- Um destaque de cor no interior de um canteiro de flores redondo.
Métodos de reprodução
O sino de Portenschlag é propagado vegetativamente. Na primavera, as estacas são cortadas da parte inferior dos brotos anuais. Eles são colocados em um recipiente e na próxima temporada eles são plantados no solo. Este método de melhoramento é o mais popular devido à sua produtividade, o material enraíza bem, e depois enraíza no sítio.
A planta pode ser propagada por divisão. Para este efeito, são adequados arbustos, com pelo menos 5 anos de idade. As cultivares fornecem um material completo adequado para reprodução generativa.
Plantando e cuidando do sino de Portenchlag
A cultura pode crescer em solos pobres, mas perde seu efeito decorativo, dá um ligeiro aumento e floresce inadequadamente. A cultura requer um solo aerado com umidade mínima e uma reação neutra.Os cuidados posteriores com o sino Portenchlag serão muito mais fáceis se as necessidades biológicas da planta forem seguidas.
Tempo recomendado
O trabalho de plantio pode ser realizado no início da safra, quando a temperatura não desce abaixo de + 10 0C. Para cada zona climática, o horário será diferente, na zona central - é início de maio. O plantio de outono na Sibéria não é praticado, pois uma planta frágil não hiberna. Em outras regiões, o tempo é calculado de forma que faltem 1,5 mês antes da geada.
Seleção do local e preparação do solo
O local do sino de Portenschlag está alocado em área aberta, é permitido sombreamento periódico, mas com a condição de que o dia seja de no mínimo nove horas. O sino não é cultivado perto de colheitas altas que criam sombra.
Antes de determinar o sino de Portenschlag no local, desenterre o local designado, remova a erva daninha junto com a raiz e regue o solo com uma solução quente de manganês.
Algoritmo de aterrissagem
Em seguida, deixe repousar um agente antifúngico.
O pouso é realizado com a seguinte tecnologia:
- Uma mistura é feita para alimentação de solo de grama e composto, areia é adicionada.
- Um buraco é cavado de acordo com o tamanho da raiz, de modo que os botões vegetativos superiores sejam aprofundados em não mais do que 1,5 cm.
- Despeje uma parte do substrato preparado no buraco, coloque um sino, cubra com o restante da mistura.
- Condensado e regado.
A planta é coberta com cobertura morta, a turfa não é utilizada como matéria-prima, pois aumenta a acidez.
Programa de rega e alimentação
O sino de Portenchlag tem chuvas sazonais suficientes. Se o verão for seco, regue a planta pela raiz. A frequência é determinada pelo estado do solo superficial, deve secar bem. A planta reage mal à alta umidade do ar, então a aspersão não é usada.
A cobertura é um pré-requisito para cuidar do sino Portenschlag. No início do perfilhamento, eles são alimentados com nitrofos ou qualquer agente contendo nitrogênio. Quando a maior parte dos botões começa a florescer, é adicionado sulfato de potássio. Após a floração, fertilizar com superfosfato. Em julho, você pode adicionar matéria orgânica líquida.
Afrouxamento e remoção de ervas daninhas
Se o círculo radicular do sino Portenchlag estiver coberto com cobertura morta, o afrouxamento não é relevante, o material não permite a formação de uma crosta. E é problemático realizar um evento para uma cultura atrofiada com hastes rasteiras.
Na ausência de cobertura morta, afrouxe o solo conforme necessário. A remoção de ervas daninhas é imprescindível, pois em casos frequentes elas causam a propagação de pragas no sino de Portenchlag.
Poda
O acabamento do sino Portenschlag é higiênico. Na primavera, os brotos que congelaram durante o inverno são removidos. Remova as hastes secas. Se, após a formação da nova folhagem, a velha não tiver caído, ela é cortada. Após a floração, as inflorescências são cortadas. A formação de copas para esta espécie não é realizada.
Se preparando para o inverno
O trabalho preparatório começa no momento em que a temperatura se aproxima de zero. Por esta altura, as inflorescências serão removidas, os caules das variedades anãs não são cortados para o inverno.
Preparar o sino Portenchlag para o inverno é seguir estas recomendações:
- Remova a camada velha de cobertura morta.
- Coloque adubo sob o arbusto.
- Água em abundância.
- Cubra a raiz com palha ou aparas de madeira; folhas secas podem ser usadas.
Se geadas severas são observadas na região, a copa é coberta com qualquer material e coberta com neve.
Doenças e pragas
As principais infecções que aparecem no sino de Portenchlag são:
- ferrugem;
- oídio;
- podridão do colarinho da raiz ou raiz.
Para prevenir infecções na primavera, o sino Portenchlag é tratado contra o fungo. Para evitar o apodrecimento das raízes, a rega é ajustada e borrifada com sulfato de cobre no início da estação de crescimento e após a floração.Se for notado o desenvolvimento de uma doença fúngica, usa-se Topaz.
Das pragas do sino de Portenchlag, os pulgões parasitam pennits babando. Spark está se livrando deles.
Em tempo chuvoso, lesmas podem aparecer no sino de Portenchlag. O metaldeído é eficaz a partir deles.
Conclusão
Bellflower Portenschlag - colheita subdimensionada com hastes rasteiras. A planta é resistente à geada, perene, com floração longa abundante. As variedades são frequentemente utilizadas para decorar jardins ornamentais, jardins de rochas, composições de coníferas e pedras naturais. A planta rochosa vive bem e cresce rapidamente.