Bellflower é uma planta bastante comum que pode ser encontrada não apenas em jardins, mas também em condições naturais. Seu nome deve-se à forma incomum do cálice da flor. E, apesar do próprio gênero ter mais de 200 espécies, também existem flores que se parecem com sinos em estrutura e aparência.
Como são chamadas as flores em forma de sino?
O próprio sino é uma planta herbácea da família Campanulaceae. Embora esta flor seja mais classificada como selvagem, é cultivada com sucesso em jardins. Além disso, existem muitas plantas de aparência semelhante que têm uma forma de flor em forma de cúpula. Estes incluem representantes da família Bubenchikov e Ostrovsky. Algumas espécies da família Gentian também podem ser adicionadas aqui.
Brugmansia
Brugmansia é uma planta arbustiva muito incomum com um tronco semelhante a uma árvore, conhecida na literatura como a “árvore intoxicante”. É popularmente conhecido como "trombetas angelicais" por causa das belas flores penduradas.
A brugmansia é cultivada como planta ornamental no Cáucaso e na costa da Crimeia, em outras regiões não é muito difundida, pois é termofílica e em climas mais frios pode não sobreviver ao inverno. Na natureza, só pode ser encontrado na América do Sul.
O tipo decorativo de Brugmansia atinge uma altura não superior a 2 m, em contraste com o selvagem, que pode crescer até 5 m. As flores têm a forma de um "gramofone", com 20-30 cm de comprimento e acima até 15 cm de diâmetro, podendo ser amarelo, rosa ou branco, existindo também opções com gradiente. O aroma é agradável e especialmente sentido à noite.
Hyacintoides
Hyacintoides é uma flor alta que se parece com um sino. Também é chamado de jacinto selvagem. Em condições naturais, é encontrada em quase todas as áreas (nas florestas, nos campos, nas estepes), e também é frequentemente plantada em jardins e em terrenos particulares.
A flor em si é uma planta perene bulbosa, caracterizada por um cuidado despretensioso. Atinge uma altura de até 50 cm, o pedúnculo é único e ao mesmo tempo pode ter de 30 a 40 cm. As placas foliares estão localizadas junto à raiz e até 30 cm de comprimento. As flores são pequenas, até a 2,5 cm de diâmetro, em forma de sino tubular, pendentes, são organizados em 4-10 botões em um grupo. Sua cor pode ser branca, rosa, lilás ou azul.
Adenophora
Adenophora também pertence às contrapartes altas do sino, além disso, é seu parente próximo. As pessoas chamam esta flor de "Bell".
A planta herbácea Adenophora pode atingir um comprimento de até 1,5 m. O sistema radicular é fundamental, poderoso o suficiente, capaz de penetrar profundamente no solo. O caule é ereto, a massa verde é espiralada. As flores têm formato de funil ou sino, a cor é clássica: roxo, azul e branco. Botões coletados em inflorescências racemosas ou paniculadas.
Narcótico
Datura é uma flor branca que parece sinos. Uma planta anual com belos botões grandes, começa a florescer de junho a setembro.
A planta é mais atribuída a uma erva daninha, já que sua toxicidade afugenta os jardineiros. O caule é reto, ramificado em bifurcação na parte superior. As folhas são de tamanho médio, ovóides com dentes irregulares nas bordas. As flores são grandes o suficiente, em forma de funil tubular, localizadas uma de cada vez nas forquilhas do caule.
Codonopsis
Codonopsis é uma planta perene trepadeira que pode decorar muito bem uma cerca ou cerca. A própria flor do jardim parece um sino apenas na forma de um botão.
Os caules da planta são glabros, crespos e longos o suficiente, podendo crescer até 2 m de comprimento. A raiz principal é o rabanete, o próprio sistema é poderoso e bem desenvolvido. As placas foliares são sésseis, grandes, amplamente lanceoladas, até 8 cm de comprimento.
A flor é única, apical e de cor diferente consoante a variedade (por vezes verde-azulada, ligeiramente amarela com orla roxa). O aroma durante a floração é desagradável.
Aquilegia
Aquilegia, também conhecida popularmente como "águia", "botas" ou "bacia hidrográfica", pertence à família do botão de ouro. Na natureza, existem cerca de 120 espécies desta planta, das quais apenas 35 são cultivadas como cultivo ornamental.
Digital
A dedaleira é uma planta muito impressionante, que cresce até o crescimento já no segundo ano de vida. Inicialmente, após o plantio em campo aberto no primeiro ano, as mudas serão baixas, não mais do que 30 cm, após o que esse número triplicará, atingindo 1,3-1,5 m.
As placas das folhas são grandes o suficiente com uma superfície em relevo. A parte superior da folha é brilhante e, no verso, uma camada espessa e felpuda.
O pedúnculo apresenta-se na forma de uma escova de grandes botões em forma de sino, cuja cor pode ser branca, roxa ou rosa com manchas bem visíveis no interior.
Galanthus
Galanthus, também conhecido como "floco de neve", pertence à família Amaryllis. É uma planta perene bolhosa, uma das características é o seu aparecimento precoce e floração.
Galanthus é uma flor branca, semelhante a um sino, com finas placas de folhas longas e, à primeira vista, um caule frágil de não mais que 15 cm de altura. Apesar disso, ele é considerado bastante resistente e despretensioso. Galanthus floresce imediatamente após o derretimento da neve, aproximadamente em fevereiro-março.
Tetraz
A perdiz avelã é outro gêmeo peculiar do sino, cujo nome científico soa como Fritillaria, e pertence à família Liliaceae.
A espécie mais atraente de toda a variedade varietal é a perdiz avelã imperial. O caule desta planta é grosso, as flores são isoladas ou coletadas em um pincel em forma de guarda-chuva. Folhas finas e oblongas sobem acima da inflorescência.
Cyanantus
Cyanthus é uma flor azul ou azul claro que não só se parece com um sino, mas também pertence a esta família. Não é amplamente utilizado como cultura de jardim.
Esta planta é caracterizada por pequenos rebentos que crescem entre 30-40 cm, as placas foliares são pequenas, estreitas na base e pontiagudas no topo. Durante o verão, as folhas mudam de verdes para brancas.
Genciana
A genciana é outra flor azul em forma de sino. Pertence à família Gentian. No total, existem cerca de 400 espécies na natureza, 90 das quais são encontradas na seleção.
O sistema radicular é raso, as hastes são eretas e geralmente curtas. As flores, dependendo da variedade, podem ser isoladas ou agrupadas no topo do caule. Além das cores azul, azul e branco dos botões, também é possível encontrar flores de cor amarela.
Shirokolokolchik
Outra flor semelhante a um sino interessante é a shirokokolokolka, também chamada de platycodon. Apresenta-se como um pequeno arbusto, com até 60 cm de altura, exuberante e com uma massa verde decorativa.
A planta tem floração tardia, é perene e altamente decorativa. Seus botões têm formato incomum, que, ao atingir 8 cm, se transforma em uma xícara redonda. A paleta de cores é variada, indo do azul claro ao rosa.
Kobei
Kobea é uma flor encaracolada espessa, semelhante a um sino, pertence à família Sinyukhovye. O comprimento de seus caules pode atingir até 6 m de comprimento e até mais. As folhas são complexas pinadas, trilobadas, alternando-se no caule. Nas pontas dos brotos, eles se transformam em bigodes, permitindo que a planta se ancore com segurança ao suporte.
As flores são bastante grandes (8 cm de diâmetro) em forma de sinos. Os estames e pistilos são fortemente protuberantes. Os botões crescem individualmente ou em um grupo de 2-3 unidades. Eles estão localizados em longos pedúnculos que crescem nas axilas das folhas.
Gloxinia
Uma flor de interior interessante e muito bonita que se parece com um sino é chamada Gloxinia. Pertence à família Gesneriaceae e é uma tuberosa perene.
A flor em si tem rebentos curtos e placas de folha bastante grandes de uma rica cor verde. A superfície das folhas, como os botões, é aveludada. Flores em forma de sino com 7 cm de diâmetro e cerca de 5 cm de comprimento.
Symphyandra
Symphiandra é uma erva pouco conhecida mas muito semelhante a um sino que, apesar de ser perene, é cultivada em jardins como uma bienal.
O arbusto é alto e extenso, atingindo cerca de 60 cm de altura. As placas das folhas têm uma forma ligeiramente alongada e raramente são localizadas. As inflorescências são caídas, recolhidas em escovas em forma de espinhos. Os botões são de tamanho médio e de cor clara.
Lobelia
Lobelia é uma flor de jardim doméstico que apenas se assemelha ligeiramente a um sino quando examinada de perto a forma das inflorescências.
Em condições naturais, a lobélia cresce como um arbusto perene, mas em jardins é cultivada principalmente como um arbusto anual. A planta em si é um arbusto esférico compacto de tamanho pequeno, não ultrapassando 20 cm de altura. Os rebentos são muito delgados e começam a ramificar-se na base. As folhas estão dispostas alternadamente, de tamanho pequeno. As flores são axilares de dois lábios, com cerca de 2 cm de diâmetro.
Ostrovsky
Ostrovsky é um representante incomum da família Kolokolchikov, listado no Livro Vermelho. Em jardins, a planta raramente é cultivada, pois é de crescimento lento.
Ostrovsky tem um caule descoberto que cresce até 1-1,8 m de comprimento. As folhas são ovóides oblongas, dispostas em espirais de 2 a 5 unidades. em cada. A inflorescência se parece com uma panícula, que contém até 30 grandes flores brancas ou azuis claras em um longo pedúnculo.
Eustoma
Eustoma é uma flor muito atraente com flores roxas ou bicolores, semelhantes a sinos.
As plantas atingem até 30 cm de altura, e algumas espécies de interior chegam a atingir 70 cm.Os caules são poderosos e ramificados a partir do meio, por isso o arbusto parece volumoso. As folhas são cinzentas, com uma superfície lisa e cerosa. As flores são simples ou duplas, às vezes até 8 cm de diâmetro.
Conclusão
Flores que parecem sinos são uma enciclopédia inteira. Todos eles parecem ter botões semelhantes, mas são únicos e inimitáveis. E muitas destas plantas podem tornar-se numa verdadeira decoração de jardim, deliciando-se com a sua magnífica floração.