Contente
- 1 Qual a aparência das sementes de Calibrachoa
- 2 Como colher sementes de calibrachoa
- 3 Quando semear calibrachoa para mudas
- 4 Como plantar calibrachoa a partir de sementes
- 5 Por quantos dias as sementes de Calibrachoa germinam?
- 6 Por que as sementes de Calibrachoa não brotam
- 7 Como cultivar calibrachoa a partir de sementes
- 8 Beliscando o calibrachoa
- 9 Transplante de mudas de calibrachoa para um local permanente
- 10 Conclusão
- 11 Avaliações de calibrachoa de sementes
Cultivar calibrachoa a partir de sementes é uma experiência emocionante. Esta planta foi considerada um tipo de petúnia. Mas desde 1990, devido à diferença no DNA, eles foram alocados em um grupo especial. Hoje, os jardineiros podem comprar plantas varietais com pétalas de cores diferentes.
Qual a aparência das sementes de Calibrachoa
O cultivo de uma flor possui características próprias. As sementes de calibrachoa são muito pequenas, redondas, ligeiramente maiores que as de petúnia. Além disso, eles se distinguem pela baixa germinação. Este fato deve ser levado em consideração no momento da semeadura, para que as sementes entrem no solo de maneira muito densa.
Melhor ainda, para o cultivo de mudas de alta qualidade, adquira semente granulada, pois isso facilitará o trabalho.
Como colher sementes de calibrachoa
Se houver pelo menos um arbusto de calibrachoa no local, as sementes podem ser coletadas por conta própria. Eles amadurecem em pequenas caixas. Deve-se ter em mente que as caixas estão rachadas. Portanto, você precisa coletá-los sem esperar pela divulgação. É melhor colocar o material de semente coletado para continuar o crescimento de flores em um jarro alto e colocá-lo ao sol para que as sementes não se espalhem pelo apartamento.
Quando semear calibrachoa para mudas
Para cultivar arbustos exuberantes de uma flor incrivelmente bela, você precisa decidir o momento de plantar sementes de calibrachoa para mudas. As melhores datas são final de fevereiro ou início de março. Antes de plantar no solo, as mudas terão tempo de crescer. E esta é a chave para o cultivo bem-sucedido de calibrachoa em um canteiro de flores.
Como plantar calibrachoa a partir de sementes
Como já foi observado, a taxa de germinação das sementes de calibrachoa é baixa. O cultivo de uma planta pelo método de mudas envolve preparar o solo, recipientes para semear.
Preparação de tanques de plantio e solo
Você pode semear em uma caixa de mudas comum, se for suposto colher, ou em vasos separados, em tabletes de turfa. Mas devido à baixa taxa de germinação, você terá que colocar várias sementes em um recipiente e, em seguida, deixar uma planta.
Quanto ao solo para o cultivo de calibrachoa, você pode comprar uma composição pronta na loja. Você precisa escolher um solo projetado para o cultivo de mudas e flores. Mas muitos produtores preferem preparar o solo por conta própria. Deve-se ter em mente que as plantas respondem bem a solos soltos e respiráveis. Portanto, turfa, perlita ou vermiculita são adicionados ao solo do jardim.
A composição do solo para o cultivo de mudas:
- terreno do jardim;
- turfa;
- composto;
- areia.
A proporção é 2: 1: 1: 0,5.
Para melhorar a fertilidade, você pode adicionar fertilizantes de superfosfato ou fósforo-potássio.
Se as sementes são semeadas em caixas para cultivo na varanda, ou seja, imediatamente para local permanente, a colheita não é esperada.No fundo da caixa é colocada uma camada de drenagem de pelo menos 4 cm, que podem ser pequenas pedras, pedaços de tijolo vermelho (não silicato). E já uma camada de solo fértil é despejada na drenagem.
Antes da semeadura, qualquer solo (armazenado ou compilado por sua conta) deve ser desinfetado com água quente com vários cristais de permanganato de potássio. O ácido bórico ou o peróxido de hidrogênio podem ser usados para o mesmo procedimento.
Preparação de sementes
Ao cultivar o calibrachoa a partir de sementes (cujos tamanhos são visíveis na foto), nem sempre é possível obter um número suficiente de mudas, pois apenas um terço das sementes emerge. Para aumentar a germinação, proteger contra doenças e pragas, os floricultores experientes aconselham imersão em uma solução rosa de permanganato de potássio, em "Zircão" ou "Epin".
Após 24 horas, as sementes destinadas ao cultivo de mudas são lavadas com água limpa e secas em guardanapo. Tudo o que resta é infundi-los no solo preparado.
Regras de semeadura para mudas de calibrachoa
As sementes de calibrachoa são semeadas em solo bem umedecido com muita densidade, pois a taxa de germinação é baixa. Em um quadrado de 10x10 cm, você precisa semear pelo menos 80 grãos. É melhor espalhar as sementes na superfície e depois polvilhar com uma pequena camada de solo, mas não superior a 0,5 cm.
Depois disso, recipientes com sementes são colocados para o cultivo de mudas em uma janela bem iluminada em uma sala onde a temperatura é de pelo menos 18-20 graus. Para reter a umidade e acelerar a germinação das sementes, os recipientes são cobertos com vidro ou um saco plástico transparente.
Um efeito estufa é criado sob o abrigo, o que significa que as gotas de água, assentando, umedecem o solo. Durante o cultivo de mudas, para que a superfície não fique bolorenta, a película ou vidro deve ser levantado várias vezes. E limpe o orvalho resultante.
Se o solo estiver seco antes da germinação, ele é pulverizado com um borrifador. Não é recomendado usar água da torneira com cloro para irrigação. Se não houver outro líquido, a água é despejada no recipiente com antecedência e deixada em repouso por pelo menos 12 horas.
A tampa de vidro e filme é removida quando manchas verdes aparecem na superfície do recipiente.
Por quantos dias as sementes de Calibrachoa germinam?
Embora as sementes sejam pequenas, as mudas não aparecem logo. Normalmente, pequenas manchas verdes podem ser vistas após 14-16 dias. Infelizmente, nem todas as sementes germinam.
Por que as sementes de Calibrachoa não brotam
As sementes de calibrachoa são caras e nem todas eclodem. Isso, é claro, é um insulto. Você precisa entender qual é o motivo:
- Semeando muito fundo. As sementes pequenas simplesmente param, o broto não consegue romper a espessura da terra.
- Secagem do solo após a semeadura.
- Solo muito úmido, o que faz com que a semente apodreça antes de eclodir.
Como cultivar calibrachoa a partir de sementes
Ao cultivar uma flor de calibrachoa em casa a partir de sementes, você deve seguir as regras de semeadura e cuidados com as mudas. Para isso, é preciso conhecer as características da tecnologia agrícola, cuidar de mudas em ambientes internos e externos.
Condições ideais para o cultivo de mudas de calibrachoa a partir de sementes
Calibrachoa é uma planta exigente em luz. Imediatamente após a germinação, as mudas precisam ser iluminadas por cerca de 16 horas. As condições naturais não permitirão a observância deste parâmetro, portanto, durante o cultivo de mudas de alta qualidade, será necessário cuidar da instalação de lâmpadas adicionais.
Quando 4-6 folhas verdadeiras aparecem na planta, a duração da iluminação pode ser reduzida para 12 horas. A temperatura do ar em todo o estágio de crescimento das mudas, desde o momento da germinação, é de 18-20 graus.
Regar e alimentar
Mudas de calibrachoa cultivadas a partir de sementes são exigentes para rega, mas não é recomendável encher o solo em viveiro ou campo aberto.A água estagnada pode causar doenças de raiz, como a perna preta, que pode matar o calibrachoa. A rega é necessária apenas quando a camada superficial do solo seca.
No calor, os arbustos precisam ser pulverizados. O cultivo de mudas envolve irrigá-las com um borrifador. A irrigação por aspersão é usada para pulverizar o calibrachoa de floração, mas o bico deve ser muito raso. O fato é que os sinos são delicados, frágeis e facilmente danificados.
O Calibrachoa é regado apenas na raiz, ao mesmo tempo que se aplica a fertilização. Somente neste caso você pode obter plantas densas com gorros de flores exuberantes.
Até que os botões sejam formados, o calibrachoa é alimentado 3-4 vezes por mês. Os fertilizantes devem conter nitrogênio para formar uma massa verde. Quando os botões são amarrados, fertilizantes contendo potássio e fósforo são selecionados para alimentação.
Adequado para alimentação de calibrachoa interno ou de varanda:
- Floron;
- “Nutrivante universal”;
- "Polygro";
- fertilizantes complexos para flores.
Calibrachoa é uma planta ampelosa. Mas arbustos exuberantes com abundância de massa verde são valiosos. Para melhorar o perfilhamento, as mudas são alimentadas com "Atleta". Apenas 3 procedimentos com frequência de 14 dias evitarão o alongamento excessivo das hastes. Os entrenós ficarão mais curtos, o que significa que os botões ficarão mais densos.
Ao usar qualquer preparação química para a alimentação de Calibrachoa, você deve seguir rigorosamente as instruções, uma vez que uma grande concentração de substâncias pode ser prejudicial. Se as plantas que crescem a partir das sementes não morrem, seu desenvolvimento vai desacelerar e a floração é adiada indefinidamente.
Picking
O cultivo de mudas em um recipiente comum envolve a colheita. Este trabalho é planejado quando 2-3 folhas verdadeiras são formadas na planta, ou seja, em um mês a partir do momento da germinação.
A composição do solo deve ser idêntica à usada para o cultivo de mudas. O solo também é preparado: derramado com água fervente, é possível com permanganato de potássio.
Quanto aos recipientes, um copo de 200 ml será suficiente para o primeiro transplante de mudas de calibrachoa. Durante o transbordo subsequente, é retirada uma panela com pelo menos 15 cm de diâmetro e o fundo da panela é furado para evitar a estagnação da água. Para o mesmo fim, utiliza-se a drenagem, que deve ter no mínimo 4 cm.
É feito um recesso no centro do recipiente, no qual é colocada apenas uma muda. A raiz é coberta com terra, o solo é espremido com os dedos, depois é regado abundantemente para espremer os vazios.
Cuidado com as mudas de calibrachoa após a colheita
Cuidados adicionais com o calibrachoa cultivado a partir de sementes após a colheita se resumem às atividades tradicionais:
- regar e alimentar;
- afrouxamento e remoção de ervas daninhas;
- beliscar.
Além disso, para tornar os arbustos decorativos, é necessário remover prontamente as inflorescências desbotadas. Tal procedimento não só aumentará a floração da calibrachoa, mas também permitirá a coleta de sementes. Isso é essencial para o cultivo de arbustos exuberantes.
Beliscando o calibrachoa
Arbustos em cascata poderosos de uma planta ampelosa podem ser formados apenas se os caules forem pinçados.
Eu preciso apertar o calibrachoa
Após o procedimento, brotos laterais começam a se formar nos internódios. O resultado é um arbusto volumoso e exuberante.
Os brotos cortados não precisam ser jogados fora. As estacas enraízam-se perfeitamente. Isso permitirá que você obtenha um grande número de arbustos novos para decorar seu jardim, varanda ou terraço.
Quando apertar o calibrachoa
Você precisa beliscar o calibrachoa enquanto as mudas crescidas a partir das sementes ainda são pequenas.É nessa época que aparecem os primeiros botões, que retardarão o crescimento da planta e, portanto, não se formará um arbusto viçoso.
Como apertar o calibrachoa corretamente
Assim que o comprimento das hastes atinge 6 a 8 cm, elas são presas em 2/3 do comprimento. A operação se repete quando atinge 15 cm. As demais ações dependem da preferência do produtor. Se você precisar de arbustos com brotos pendurados, alguns deles não serão beliscados novamente.
Transplante de mudas de calibrachoa para um local permanente
O plantio de mudas de calibrachoa em terreno aberto (vasos ou canteiros de flores) é realizado após o estabelecimento de uma temperatura média diária positiva estável.
É aconselhável cultivar arbustos ornamentais em local bem iluminado. Mesmo um leve sombreamento contribui para o crescimento desigual dos caules, do qual se perde a estética da planta. Além disso, existe o risco de não florescer. O lado sul do site se encaixa perfeitamente.
É necessário proteger o calibrachoa de correntes de ar e rajadas de vento violentas. Afinal, os caules da planta são muito delicados e frágeis. E os botões abertos não gostam de chuva, perdem o efeito decorativo, as bordas das pétalas se rompem.
É por isso que floristas experientes recomendam o cultivo de arbustos em espaços fechados ou semifechados. Podem ser varandas, loggias, varandas ou terraços.
Quando cultivadas em ambientes fechados, especialmente se estiverem voltadas para o norte, a iluminação de fundo é necessária mesmo no verão.
Antes de plantar, é necessário preparar cuidadosamente o local. O solo deve ser fértil e nutritivo. Para prevenir a doença do sistema radicular da perna preta, o assento deve ser derramado com água fervente com vários cristais de permanganato de potássio.
Se as plantas são cultivadas em vasilhas, potes e potes, então você pode usar solo pronto, que é vendido em lojas especializadas.
Regue o calibrachoa ao ar livre ou em vasos com moderação à medida que o solo seca. Regue apenas na raiz, não nas folhas, 1 a 2 vezes por semana. A pulverização será necessária durante os períodos de seca.
Conclusão
O cultivo de calibrachoa a partir de sementes só está ganhando popularidade entre os produtores de flores russos. Portanto, eles têm muitas perguntas. Os floristas estão interessados na época de semeadura das mudas, nas regras da tecnologia agrícola e nas peculiaridades do cuidado para a obtenção de um arbusto ornamental.