Cultivo de zínia a partir de sementes em casa

A canela foi cultivada pelos antigos astecas, os residentes de verão russos também conhecem bem esta flor, mas a chamam, principalmente, de "major". Zinnias são perfeitos para decorar a área local em estilo rústico, que nos últimos anos se tornou cada vez mais popular na Europa e em todo o mundo. Você pode combinar essas flores com malmequeres, snapdragon, malmequeres ou use variedades mais elegantes para compor uma composição - a zínia fica bem em conjunto com qualquer flor. Os floristas amam os majors por suas cores variadas e incrível despretensão, apreciados pela facilidade de crescimento e longos períodos de floração.

Este artigo será dedicado a como cultivar zínia a partir de sementes, quando plantar mudas no solo e como cuidar das flores adultas.

Descrição da espécie

Zinnia (nome latino para Tsinius) é uma planta arbustiva da família Asteraceae. Esta flor vem do sul do México e, desde o final do século passado, as zínias já são comuns em todos os continentes do globo.

Atenção! Existem cerca de vinte espécies de grandes e várias centenas de variedades desta flor. As espécies mais populares são Cynia Graceful, Pomponnaya e Dahlia.

As características das flores zínia são as seguintes:

  • ciclo de crescimento de um ano, embora em países quentes esta flor seja cultivada como uma planta perene;
  • flores de diferentes alturas - de 20 a 100 cm, o que permite dividir todas as zínias em espécies anãs, subdimensionadas, médias e altas;
  • as folhas da flor são inteiras, ovais, pontiagudas, cobertas por pêlos duros curtos;
  • o caule é poderoso, herbáceo, também coberto de penugem;
  • inflorescências - cestos únicos apicais;
  • o diâmetro das flores pode ser diferente - de 3 a 15 cm;
  • pedúnculos são longos;
  • as pétalas podem ser de uma única fileira ou lado a lado, criando inflorescências exuberantes complexas;
  • as zínias são pintadas em absolutamente quaisquer tons, exceto a paleta de azul;
  • a flor é resistente à seca e altas temperaturas;
  • a zínia não tolera o frio, a flor e suas sementes morrem a -1 grau;
  • O fruto de Major é um aquênio tufado, cheio de sementes;
  • a planta é muito despretensiosa, suas mudas são fáceis de cultivar em casa.

Importante! As zínias são ótimas para o corte, pois têm caules longos e poderosos e podem ficar na água por mais de uma semana.

Determinação das datas de desembarque

Para responder à pergunta de quando plantar zínias em mudas, você precisa conhecer algumas das características dessa flor. Por exemplo, a estação de crescimento em zínias, desde a semeadura até a floração, é de cerca de dois meses e meio. A fase de "muda" da vida dessas flores dura de quatro a seis semanas.

O tempo de semeadura das zínias ainda dependerá muito do clima de uma determinada região do país, pois, como já mencionado, essas plantas não toleram o frio de forma alguma. Mesmo uma temperatura zero de curto prazo será prejudicial para as mudas de majores, portanto, o plantio de flores deve ser feito apenas quando o solo aquece bem e a ameaça de geadas na primavera já passou.

Atenção! Nas regiões do sul, no início da primavera, os majores semeiam diretamente no solo, sem plantar mudas. Mas este método de plantio só é adequado para áreas com um clima sempre quente.

Cálculos simples ajudarão a determinar que a época ideal para semear sementes de zínia para mudas será em meados de abril. Essas mudas terão tempo de crescer, endurecer e ficar mais fortes antes de desembarcar para um local definitivo. Nesse caso, a floração das zínias deve começar no final de junho ou nos primeiros dias de julho.

Como os majores semeiam mudas

Portanto, você não precisa semear zínia antes de abril. Nesse momento, as sementes das flores, o solo das mudas e os recipientes são preparados. Para verificar a germinação das sementes, recomenda-se envolvê-las em um algodão embebido em solução de Epin. As sementes do ano passado devem eclodir em alguns dias, mas as mais velhas precisarão de cerca de uma semana.

Importante! No estágio inicial, o floricultor deve levar em consideração que a zínia tolera muito os transplantes, por isso não há necessidade de mergulhar as mudas dessa flor. Para que as mudas não fiquem presas, as sementes são cuidadosamente dispostas a uma distância suficiente umas das outras.

O solo para semear sementes de majores deve ser nutritivo e solto, bem drenado. Uma mistura auto-preparada de solo de jardim (que pode ser retirada diretamente do canteiro de flores), turfa, húmus e areia de rio em proporções iguais é perfeita.

A capacidade de semear sementes de zínia deve ser baixa, mas volumosa - então o plantio de flores será comum. Também existe a opção de plantar zínias para mudas em vasos individuais ou em pastilhas de turfa.

Em qualquer caso, as sementes das majors são colocadas em 2-3 peças em uma cova de plantio. A profundidade de semeadura não deve exceder um centímetro. A distância entre os orifícios adjacentes é de cerca de cinco centímetros.

As sementes espalhadas no solo são ligeiramente borrifadas com terra seca ou turfa e borrifadas com plantações de um borrifador. Agora é necessário criar condições de estufa para as mudas de flores, cobrindo o recipiente com filme plástico ou vidro transparente.

Atenção! A temperatura ideal para a germinação da zínia é de 22-24 graus. Em tais condições, os primeiros brotos aparecerão em 2-3 dias.

Como cuidar de mudas

Até que as sementes germinem, o filme ou vidro deve ser retirado várias vezes ao dia e enxugado com pano limpo, retirando a condensação. Assim que aparecerem todos os brotos, o abrigo é retirado e os recipientes ou copos com zínia são colocados em um local mais iluminado. Pode ser uma mesa perto da janela ou um peitoril da janela. Como regra, em abril já há bastante sol natural, portanto não há necessidade de complementar as mudas de flores.

Devido à falta de luz, as mudas de zínia podem esticar. Se isso acontecer, é necessário cobrir as raízes adventícias resultantes simplesmente despejando um pouco de terra na bandeja. O sol escaldante da primavera também pode destruir as mudas de zínia, por isso é melhor fornecer luz difusa às flores (cobrindo a janela com uma cortina ou malha densa).

As mudas de zínia devem ser regadas regularmente, mas não em abundância - o solo não deve secar, mas a umidade excessiva também não é necessária. A água para irrigação é retirada à temperatura ambiente.

No final de maio, você pode retirar gradualmente as mudas ao ar livre ou em uma varanda aberta para o endurecimento. O processo de endurecimento deve durar pelo menos uma semana.

Aterragem no solo

Com como cultivar mudas de zínia, tudo está claro, resta descobrir como plantar essas flores em um lugar permanente. A melhor época para o plantio de mudas no solo será no final de maio, na região norte é melhor não ter pressa e esperar o calor junino (afinal, o frio destrói as zínias).

Quando o solo aquecer bem, você pode começar a preparar:

  1. Recipientes com mudas são completamente derramados com água morna para que as raízes ramificadas da zínia sejam facilmente separadas umas das outras.
  2. Escolha uma área bem iluminada pelo sol em um canteiro de flores, fechada contra correntes de vento e vento. O solo ali deve ser neutro, nutritivo e bem drenado. Portanto, se o solo não atender a esses requisitos, deve-se prepará-lo (desacidificar, adicionar areia e turfa, alimentar com fertilizantes minerais).
  3. Dada a natureza de propagação das zínias, os orifícios são feitos a uma distância de pelo menos 35 cm um do outro. A profundidade dos orifícios deve ser de cerca de 10-15 cm.
  4. As mudas são transferidas para um local permanente por meio de transbordo ou as flores são plantadas em taças de turfa (tabletes). É preciso atuar com muito cuidado, já que os majores não toleram bem o transplante, suas raízes se machucam facilmente.
  5. Esprema o solo ao redor do caule da muda e regue cada planta com água morna.
Conselho! Para prevenir a germinação ervas daninhas e secagem prematura do solo, você pode cobrir o solo no canteiro de flores com serragem ou turfa.

O cultivo direto da semente também é bastante adequado para zínias, pois essas flores não gostam de ser transplantadas. Se o clima ainda estiver fresco na região e for hora de semear flores, você pode criar uma mini-estufa sobre as plantações simplesmente puxando um filme plástico. Nas regiões do sul, as sementes de zínia são simplesmente semeadas no solo no final de maio ou início de junho. Neste caso, a floração das majors será tardia (2-3 semanas), mas as plantas serão muito mais saudáveis ​​e fortes.

Como cuidar de majores

As fotos de flores de zínia são lindas: essas grandes inflorescências de todos os tipos de formas e cores serão uma verdadeira decoração para qualquer jardim. O que vai encantar especialmente o florista que optou pelos cursos de graduação é que eles não precisam de cuidados complicados.

Todo o cuidado com a zínia consiste em ações simples:

  • você precisa fertilizar as flores apenas duas vezes por temporada (um mês após o plantio das mudas e imediatamente antes da floração). Tanto um complexo mineral quanto uma solução líquida de verbasco são adequados como fertilizantes. Você precisa aplicar fertilizantes na forma líquida, regando as flores na raiz.
  • Se o produtor precisar de arbustos baixos, mas densos de zínia, as flores podem ser pinçadas. Isso é feito mesmo na fase de muda, quando vários pares de folhas verdadeiras aparecem nas plantas. A compressão é feita em 4-5 folhas. É possível formar um arbusto de maiores em um canteiro de flores, mas o fazem antes do período de floração.
  • Durante os períodos de seca severa, a zínia precisa ser regada, a água é aplicada estritamente na raiz, tentando não molhar as folhas e flores.
    Das pragas para maiores, as mais perigosas são os pulgões, besouros de maio, lesmas e caracóis. Os dois últimos precisam ser tratados “manualmente”: coletar pragas de gastrópodes, espalhar ardósia perto das flores ou cobrir o solo com serragem grande. Com os insetos, tudo é mais fácil - as flores são pulverizadas com inseticidas químicos algumas vezes.
  • Zinnia também pode adoecer, geralmente são infecções fúngicas ou todos os tipos de podridão. É extremamente difícil lidar com essas doenças, você tem que remover completamente as flores afetadas. Portanto, é melhor prevenir a infecção e seguir as recomendações para o cultivo de majores: plante flores em local ensolarado, não engrosse o plantio, não seja zeloso em regar.

No final da estação, as zínias são simplesmente arrancadas junto com as raízes e destruídas para plantar mudas de novas flores no canteiro na próxima primavera.

Atenção! As sementes de Zinnia são colhidas, em algum lugar, dois meses após o início da floração. Eles escolhem as inflorescências maiores e esperam até que fiquem marrons. As flores são cortadas e secas, depois as sementes são sacudidas.

Conclusão

Zinnia é uma flor despretensiosa e muito bonita, que não pode ser perdida por causa de suas cores variegadas e suculentas, botões grandes, arbustos densos e viçosos. O cultivo de majores não é nada difícil, essas flores podem ser plantadas com sementes e mudas. Como plantar flores corretamente está descrito acima - você só precisa seguir as recomendações fornecidas.

Leia mais sobre como plantar sementes de zínia neste vídeo:

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção