Contente
Begônia é uma planta de casa com uma história rica. Sua espécie selvagem foi descoberta pela primeira vez por uma expedição científica liderada pelo botânico francês Plumier. Em 1690, três anos depois de completar sua jornada, ele descreveu essa planta em seu livro e deu-lhe o nome de seu amigo e colega Begon. Isso foi feito em gratidão pelo fato de o patrono ter participado ativamente dos planos do monge naturalista e ter fornecido dinheiro para esta expedição.
Graças ao trabalho de seleção de cientistas de muitos países, hoje temos centenas, senão milhares de variedades e híbridos de begônias decorativas. Begônia e seu cultivo a partir de sementes em casa é o tópico abordado em nosso artigo.
Classificação
Begônias decorativas para cultivo em casa são divididas em dois grupos principais:
- Floração decorativa as begônias são uma erva de interior com folhas verdes sólidas e flores de várias cores e formas.
- Decídua decorativa Begônias - uma planta do mesmo tipo, mas se distingue pela cor do arco-íris das folhas, os ovários das flores quase não são formados.
Na foto acima, você vê um representante do primeiro grupo, e na foto logo abaixo, um espécime representando a segunda turma. Como você já entendeu, na morfologia, essas duas begônias diferem ligeiramente uma da outra. Em uma breve descrição da planta, notaremos essas diferenças.
Morfologia
As principais características da estrutura da begônia decorativa:
- raízes - tuberosas, fibrosas ou com raiz principal vertical, sobre as quais se formam muitos processos, a profundidade de ocorrência não ultrapassa 20-25 cm (o mesmo tipo para ambas as classes);
- caule da begônia - ereto, coberto de pêlos finos, a cor principal é o verde, mas dependendo da variedade, pode ter tonalidade diferente, desde tons verdes claros até tons castanho-púrpura (o mesmo para as espécies 1 e 2);
- folhas - você pode falar sobre elas infinitamente, para cada variedade ou híbrido de begônias, são todas diferentes e peculiares em forma, cor, estrutura, olhe a foto:
- as flores são de forma assimétrica irregular, unissexual e monóica, ou seja, as begônias não se reproduzem por autopolinização (nas begônias decíduas, se se formam inflorescências, não têm valor decorativo, é melhor destruí-las para que a planta não gastam nutrientes valiosos em seu desenvolvimento).
Variedades
Já observamos que o número de variedades de begônias é estimado em milhares. Por exemplo, vamos fazer uma breve descrição dos representantes florescendo e caducifólia variedades de uma flor.
- Begônia decorativa variedade Elatior florescendo (para crescer em casa). A floração ocorre duas vezes por ano no início do verão e no final do outono, as flores (até 5 cm de diâmetro) têm diferentes tons muito delicados de paleta de amarelo, rosa ou vermelho. Também existe um raro para esta variedade. Branca de Neve "Ramalhete". A altura do arbusto é de cerca de 40 centímetros. As folhas são de cor verde profundo. Os caules crescem densamente, a folhagem e os ovários das flores são abundantes.
- Begônia de pedreiro folhosa decorativa - é um arbusto atarracado (altura de 45-60 cm) com folhas grandes com cerca de 20 cm de comprimento, os caules são acastanhados-esverdeados ou bordô, cobertos de pêlos finos.As folhas são carnudas, comprimidas, de cor verde brilhante com um padrão em forma de cruz no centro (destacado por uma mancha marrom contrastando com o verde), a superfície das folhas tem um brilho brilhante, as bordas são serrilhadas, a forma é oval, pontiagudo na extremidade.
Aqui está uma descrição das begônias mais populares que os amantes de flores cultivam em casa. Como você pode cultivar ou plantar esta flor, consideraremos mais a fundo.
Reprodução
Se você deseja obter várias novas plantas de uma só vez, será útil método de propagação da folha de begônia, neste caso, pegue 2 a 3 folhas grandes, corte-as de forma que as nervuras grandes e o pecíolo permaneçam intactos. Essas peças são colocadas em um recipiente com um substrato úmido. Uma semana depois, pequenas raízes aparecem no cabo. A planta está pronta para ser transplantada para um novo local.
Quando propagação de tubérculos não há tantos brotos de begônia nova, 2-3 não mais. O tubérculo deve ser cortado de forma que dois botões viáveis permaneçam em cada um. Estas peças ficam totalmente enterradas no solo a uma profundidade de 3 cm, o solo deve estar suficientemente húmido, ao secar deve ser constantemente humedecido. Os nódulos irão criar raízes rapidamente, então eles podem ser plantados diretamente em um novo vaso.
Floristas que desejam obter o máximo de plantas possível usam o método cultivo de begônias a partir de sementes... É fácil fazer você mesmo em casa. Vamos abordar esse método e falar sobre ele com mais detalhes. No vídeo ao final do artigo, você verá claramente como fazer isso corretamente.
Crescendo a partir de sementes
A propagação de sementes de begônias em casa é usada nos seguintes casos:
- se você quer crescer nova variedade plantas;
- se há uma grande área na casa ou no jardim, que precisa ser decorada com suas flores favoritas;
- a fim de obter um grande lote de mudas com sua posterior implantação;
- ou porque você realmente gosta de dar plantas em vasos para seus amigos e familiares.
Não vamos discutir que todo o processo de plantio de sementes de begônia é demorado, assim como os cuidados adicionais com as mudas. Pese os prós e os contras e decida por si mesmo se vale a pena dedicar tempo a esse trabalho. Para quem não considera este trabalho penoso, mas sim como prazer e satisfação, continuaremos a nossa história.
Treinamento
Antes de plantar sementes de begônia para mudas, é necessário preparar cuidadosamente todos os componentes para este procedimento, e o principal aqui são as sementes. As sementes da planta são minúsculas, é difícil trabalhar com elas, mas usando alguns truques, dá para lidar até em casa.
Como já mencionado, as sementes de begônia são muito, muito pequenas, então os fabricantes as embalam em cápsulas especiais, várias peças em uma drageia. Na foto (veja abaixo), sugerimos que você considere em detalhes como são as sementes de begônia em tamanho real.
O procedimento usual de preparo das sementes para a semeadura inclui embebição e desinfecção, mas devido ao tamanho dessas sementes, é impossível, desinfetaremos o substrato. Isso será discutido no próximo parágrafo.
O nome do fabricante também desempenha um papel importante. É melhor comprar de uma empresa que você ou seus amigos já conheçam.
Semeadura
Na foto superior, você vê o plantio de sementes de begônia em pastilhas de turfa. Os floristas reconhecem isso como conveniente e menos caro do que preparar recipientes individuais ou vasos para mudas. Para fazer isso é fácil e simples, mesmo em casa, siga a seguinte ordem:
- várias pastilhas de turfa são colocadas em um recipiente à prova d'água e resistente ao calor;
- a água quente é despejada no fundo do recipiente até + 50 ° C para que não cubra a parte superior da substância;
- durante o inchaço, cerca de 15-20 minutos, a água pode ser adicionada gradualmente;
- cada semente de begônia é colocada no centro do comprimido inchado;
- o recipiente é fechado com tampa (se houver) ou polietileno e colocado em local aquecido;
- quando a planta começa a enraizar e aparecem duas folhas do cotilédone na superfície (após 5-7 dias), a tampa pode ser removida e o recipiente rearranjado mais próximo da luz ou adicionar iluminação no mesmo local;
- não deixe a turfa secar, umedeça regularmente a superfície 1-2 vezes ao dia;
- o desenvolvimento e a vegetação das mudas de begônia no primeiro mês após a semeadura são lentos, para agilizar o processo, use produtos químicos que aceleram o crescimento das mudas, acrescente-as em pequenas doses na rega;
- após o crescimento de 2 a 3 folhas verdadeiras, a begônia pode ser transplantada para um local permanente.
Qual é a melhor época para semear (ou plantar) sementes de begônia? Segundo floristas experientes, isso deve ser feito em dezembro ou janeiro. Eles acreditam que o principal motivo é que, ao longo de uma estação de crescimento mais longa, a begônia consegue formar uma raiz maior e, portanto, mais viável. O período de dormência relativa da planta começa no final do outono. Por quase um ano antes da "hibernação", a planta crescerá ativamente o sistema radicular e a massa verde, estará pronta para a reprodução por tubérculos, folhas ou estacas.
O que afeta a germinação
Às vezes, os floricultores, tendo plantado sementes de begônia, esperam muito tempo até que os primeiros brotos apareçam, mas por alguma razão eles não estão lá, ou 2-3 brotos crescem de 10 sementes. Há muitas explicações para os motivos, cancelaremos apenas algumas das principais. Sementes de alta qualidade de um fabricante confiável devem brotar em 7 a 10 dias, algumas variedades - em no máximo duas semanas.
As razões para não germinar sementes de begônia são as seguintes:
- os períodos de armazenamento são violados - as sementes de flores pequenas podem ser armazenadas de 1 a 3 anos, deve-se dar preferência ao material coletado no ano anterior, quanto maior o prazo de validade, menor a porcentagem de germinação;
- o substrato deve estar sempre úmido, é muito difícil molhar a turfa novamente se ela secar;
- para a germinação de sementes de begônia, é muito importante manter uma temperatura constante de pelo menos + 25 ° C, use aquecedores adicionais quando este valor diminuir;
- fique de olho na umidade do ar, se o ambiente for seco e quente, borrife a planta com água usando pistolas ou aparelhos especiais para umedecer o ar.
Calendário lunar
Os amantes das flores que estão interessados em obter flores abundantes na begônia ou em sua folhagem, cronometraram a semeadura em dias auspiciosos de acordo com o calendário lunar. Eles acreditam que as plantas plantadas nesses dias formam mais ovários de flores, suas raízes se tornam fortes e suas folhas mais brilhantes.
Não lhes garantiremos isso e não negaremos a influência da Lua nas plantas. Essas informações não são cientificamente comprovadas, mas baseadas apenas em experimentos de longo prazo de jardineiros amadores e cálculos de astrólogos. Você pode fazer sua parte com a experiência prática no cultivo de suas begônias. Compartilhe os resultados e conclusões com sua família e amigos, mesmo que tenham interesse neste processo científico. Algum dia sua contribuição pode influenciar os cientistas agrícolas, eles finalmente criarão uma base científica sobre o tema: "A Lua e as Constelações Afetam o Desenvolvimento e o Crescimento das Plantas." Boa sorte.