Cultivar nemophila a partir de sementes, quando plantar

Existem muitas plantas com flores despretensiosas no mundo que, até recentemente, nem eram conhecidas dos floricultores russos. Entre eles pode-se chamar um convidado do continente norte-americano - nemophila. Esta flor, é claro, não tem a pretensão de competir com gladíolos, lírios e rosas, porque é apenas anual. E mesmo contra o pano de fundo de homens de verão bonitos e brilhantes, como malmequeres, snapdragon, flox anual ou petúnias, nemophila parece imperceptível. Mas ela tem um monte de outras vantagens e uma das principais - resistência ao frio e até mesmo resistência à geada. Isso permite que você comece a cultivar nemophila livremente a partir de sementes, mesmo nas regiões da Rússia que são famosas por invernos longos e rigorosos e verões curtos e frios. Além disso, nemophila tem uma aparência discreta, mas muito atraente, não é à toa que foi apelidada de "não-me-esqueças americana" por alguma semelhança com esta encantadora flor primaveril.

Atenção! O nome da flor consiste em duas palavras, que são traduzidas do grego como "amor" e "bosque".

Assim, já pelo nome, é óbvia a tendência da nemophila de crescer em locais semi-sombreados. Isso não é surpreendente, porque na natureza, essas flores crescem em tapetes nas encostas úmidas das montanhas dos estados da Califórnia e Orégano sob a copa de árvores raras.

O artigo descreverá em detalhes o processo de cultivo de nemophila a partir de sementes, bem como as características de cuidar de uma flor, e fotos de suas várias variedades são fornecidas.

Descrição da planta

O gênero Nemofila pertence à família Borachnikov. Existem apenas cerca de 11 espécies nela, e hoje cerca de 100 variedades desta linda flor são conhecidas.

  • Nemophila é uma erva anual com altura não superior a 25-30 cm.
  • Os caules frágeis carnudos se ramificam bem, freqüentemente espalhados ao longo do solo, formando tapetes soltos e, em alguns lugares, são elevados.
  • As folhas são pubescentes, com lóbulos pontiagudos e parecem decorativas por si mesmas.
  • As flores da nemophila são bastante grandes para uma planta de porte tão baixo, podendo atingir de 3 a 5 cm de diâmetro.
  • A forma das flores tem a forma de um sino largo aberto, não crescem em inflorescências, mas sim uma a uma, em pedúnculos bastante compridos das axilas das folhas.
  • Nenhum aroma pronunciado é observado nas flores nemophila.
  • A corola pode ser branca, azul, azul ou roxa, geralmente com manchas.
  • Os frutos são cápsulas peludas de formato ovóide-esférico, de tamanho 3-6 mm.
  • As sementes de Nemophila são de tamanho médio a pequeno, existem cerca de 400 peças em um grama. São ovóides, ligeiramente enrugados, com um pequeno apêndice na extremidade.

Importante! As sementes retêm boa germinação por um curto período de tempo, cerca de dois anos.

Variedades mais populares

Em cultura, basicamente duas espécies são conhecidas: Nemophila Menzis e Nemophila pintada.

No vídeo abaixo você pode ver todas as diferentes fotos de diferentes variedades de nemophila.

Nemophila Menzisa é conhecido na cultura desde 1833. Embora cresça abundantemente em estado selvagem nas montanhas da Califórnia, é popular como cobertura de solo de jardim em toda a América. Os americanos deram a ela o nome fofo de "olhos azuis bebê". Na natureza, sua altura não excede 15 cm. As cultivares podem ser um pouco mais altas e ter flores maiores. Na Europa, sabe-se não há muito tempo.

Existem muitas formas de jardim de Nemophila Menzis:

  • Coelestis é uma das variedades de Nemophila mais populares e charmosas com pétalas azul-celeste e um coração branco.
  • Atomaria ou Snustorm - a cor das flores é branco puro, mas as pétalas são salpicadas com pequenas manchas pretas.
  • Oculata - com manchas escuras ou roxas na base das pétalas e debrum branco.
  • Discoidalis ou Penny Black também é uma variedade muito popular com flores aveludadas de cor roxa profunda quase preta com uma borda branca.
  • Existem variedades de nemophila com pétalas brancas e azuis puras, sem listras e manchas.

Nemophila manchada recebeu esse nome devido às manchas roxas localizadas simetricamente nas bordas das pétalas. A cor das flores também deu origem ao nome local da planta - “cinco manchas” (cinco manchas). Vive na natureza principalmente nas encostas das montanhas de Sierra Nevada nos EUA, em florestas de abetos e pinheiros e em pastagens.

Comente! Esta flor é ainda mais resistente ao frio do que as espécies anteriores, pois penetra até 3100 m acima do nível do mar.

Como cultura de floração de jardim, a nemophila malhada tornou-se conhecida um pouco mais tarde, a partir de 1848.

Variedades populares:

  • Barbara - com traços azuis pronunciados em um fundo branco de pétalas.
  • Joaninha - pétalas quase brancas com pinceladas sutis.

Combinação com outras cores e uso no jardim

Nemophila será ótimo para combinar no jardim com muitas plantas perenes ou anuais de baixo crescimento.

Observe que Nemophila é frequentemente confundida com outro encantador herbáceo anual da América do Norte - Limnantes. Esta flor, como a nemophila, ainda não foi amplamente distribuída na Rússia e até pertence a uma família completamente diferente. No entanto, sua origem comum e condições de cultivo semelhantes eram de alguma forma semelhantes a eles. Além disso, a forma das flores também é semelhante. Mas a coloração de Limnantes é completamente diferente - é branco-limão.

Atenção! Entre os nemófilos, flores de cor semelhante não são encontradas.

Mas no jardim, essas duas plantas vão bem uma com a outra, criando composições contrastantes em canteiros de flores ou em gramados floridos.

Além disso, a nemophila fica bem em canteiros de flores ou bordas, juntamente com petúnias, lobélias, escholzia baixa.

Teoricamente, ela pode ser colocada em plantações conjuntas com flores altas e luxuosas, como rosas, gladíolos, dálias e outras, mas neste caso, nemophila ficará melhor na beira das plantações, contornando-as.

Devido à sua disposição despretensiosa, a nemophila pode ser utilizada em qualquer parte do jardim. Dado que muito poucas plantas anuais toleram condições de sombra, ela pode ser plantada em condições onde outras flores não possam crescer. Se pinheiros crescerem em seu local, a nemophila ajudará a criar um belo prado florido sob eles.

Muitas vezes, é utilizado para o plantio ao longo de caminhos ou ao longo dos limites de um terreno com relva. Se você plantar, dessa forma, variedades nemophil de diferentes tons, poderá criar uma composição que lembra as ondas do mar.

Nemofila parece ter sido criada especialmente para o plantio em jardins ornamentais e perto de reservatórios artificiais.

E, claro, a planta pode decorar uma variedade de cestos suspensos e composições verticais, formando verdadeiras cachoeiras de verdura com inúmeras flores. Eles ficarão especialmente impressionantes em pátios sombreados, onde raramente as flores concordam em florescer abundantemente.

Crescendo a partir de sementes

Nemophila, como muitas plantas anuais, é propagada exclusivamente por sementes. Dada a sua capacidade de resistir a pequenas geadas, suas sementes podem ser semeadas diretamente em campo aberto a partir de abril, dependendo das condições meteorológicas e climáticas da sua região. Para as condições da Rússia central, as datas do final de abril ao início de maio são mais adequadas, porque a essa altura a Terra deve descongelar completamente. As mudas aparecem em média 10-15 dias após a semeadura, a germinação das sementes é boa, chegando a 90%. As plantas florescem em cerca de 1,5-2 meses após a germinação.

As sementes de nemophila são semeadas em sulcos ou buracos até uma profundidade de 3 a 5 cm, dependendo da composição do solo. Em solos arenosos leves, você pode semear até 5 cm, e em margas pesadas - não mais do que 3 cm. Após o surgimento das mudas, as plantas são desbastadas para que fiquem cerca de 10-15 cm entre elas. Esta distância é suficiente para as plantas para formar um tapete de floração contínua ...

As plantas Nemophila florescem abundantemente, mas por um tempo relativamente curto, cerca de dois meses. Para prolongar a floração, você pode semear a cada 2-4 semanas, ou em meados do verão, fazer uma poda formativa dos arbustos, o que estimula a ramificação e aumenta o número de botões que florescerão mais perto do outono.

A propósito, se você quiser que a flor nemophila atinja o pico no final do verão - outono, você pode semear em um local escolhido em junho.

Mas se você quiser ver uma nemophila florescendo o mais cedo possível, tente cultivá-la a partir de mudas. Só não se esqueça de levar em conta que a planta dificilmente tolera qualquer transplante, por isso é aconselhável semeá-la em vasos separados de uma vez, vários pedaços de cada vez. E posteriormente transplante para um local de crescimento permanente, tentando minimizar os traumas ao sistema radicular da flor.

Conselho! Você pode semear em vasos de turfa e depois enterrar os arbustos no canteiro com eles.

É melhor cultivar mudas de nemophila em uma estufa, estufa ou varanda. A sala pode estar muito quente e precisará de bastante rega regular.

Mas ao plantar sementes de nemophila para mudas em março, você pode ver seu florescimento no início do verão. Você também pode plantar mudas no solo o mais cedo possível - assim que o solo aquecer e descongelar.

A propósito, nemophila se reproduz bem por auto-semeadura. Basta plantar um arbusto e no próximo verão toda uma clareira de cor azul e branca pode crescer neste local. As sementes desta flor podem ser semeadas antes do inverno.

Recursos de cuidados

Depois da semeadura, o mais importante é manter o solo úmido. Em geral, apesar de toda a despretensão da nemophila, apenas uma coisa pode destruí-la - a rega insuficiente. Com irrigação insuficiente, especialmente em climas quentes, as plantas param de florescer primeiro e, em caso de seca severa, podem morrer. Portanto, para preservar a umidade do solo, recomenda-se que uma ou duas semanas após o surgimento das mudas, cubra bem o solo ao redor dos brotos de nemophila com uma camada de vários centímetros de qualquer matéria orgânica. A cobertura morta terá outro papel importante - ela protege o solo próximo às raízes da planta contra o superaquecimento. Na verdade, a nemophila também reage de forma fortemente negativa ao superaquecimento do solo, o que, é claro, afeta a floração. É por esta razão que esta flor nem sempre floresce nas áridas regiões do sul. É verdade que devemos ter em mente que as plantas também não podem crescer no pântano, pois suas raízes podem apodrecer.

A composição do solo para o cultivo de nemophila não importa, ela pode se adaptar a qualquer tipo de solo. O principal é que estão bem drenados.

Importante! A forte estagnação da umidade na zona da raiz também pode prejudicar a floração da nemophila.

Em solos ricos, a flor não precisa de alimentação. Se você cultivar a planta em recipientes, vasos pendurados ou em solos esgotados, durante toda a estação de crescimento, pelo menos três fertilizantes adicionais são necessários - um mês após a germinação, durante a brotação e durante o período de floração.

Pragas e doenças geralmente contornam a nemophila. Aparentemente, eles ainda não tiveram tempo de se acostumar com o gosto e a aparência peculiar do hóspede americano.

Nemophila é uma flor muito interessante e despretensiosa, de uso verdadeiramente universal. Você pode cultivá-lo sem esforço em quase qualquer lugar do seu terreno. Ela só precisa de rega regular, sem a qual, em princípio, nenhuma planta pode sobreviver.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção