Quando plantar snapdragons para mudas

Antirrinum, ou, simplesmente, snapdragon, é um dos anuários mais populares que podem deliciar o coração de um jardineiro, começando literalmente desde os dias mais quentes de maio até os primeiros dias gelados do outono.

Talvez a flor tenha ganhado tanta popularidade devido à variedade de subespécies e variedades, porque a altura dos antirrinos pode variar de bebês minúsculos (15-25 cm) a homens majestosos (70-120 cm). A gama de cores das inflorescências não é menos variada, apenas os tons de azul estão ausentes. As inflorescências de Snapdragon não são apenas de uma cor, mas também de duas e até três cores. A forma das inflorescências também pode ser muito diversa. Uma inflorescência permanece na planta por cerca de 12 dias, o período de floração de toda a planta é de cerca de 3-4 meses. Usando apenas uma variedade de snapdragons, você pode preencher canteiros de flores e bordas e decorar caminhos com eles, bem como canteiros de flores de paisagem no jardim.

Apesar da grande popularidade do snapdragon, muitos jardineiros ainda têm muitos problemas ao cultivá-lo a partir de sementes, as disputas sobre quando é melhor plantá-lo nas mudas e se isso deve ser feito não diminuem. Acontece também que muitas pessoas preferem comprar mudas prontas, para não se preocupar mais com sementes, terra e vasos.

Na verdade, não há nada intransponível no cultivo de anti-rhinum e, nos últimos anos, os cultivadores de flores astutos inventaram muitas técnicas e truques para facilitar esse processo difícil, mas emocionante. Aprenda tudo sobre como cultivar seu snapdragon a partir de sementes em casa neste artigo.

Preparação de sementes

Se você já tentou semear um snapdragon, pode imaginar como suas sementes são pequenas. Um grama pode caber de 5 a 8 mil sementes. É o tamanho muito pequeno das sementes que geralmente é o maior desafio para os cultivadores de flores. Além disso, as sementes antirrinum, como a maioria das sementes pequenas, são dependentes da luz, o que significa que precisam de luz para germinar. Portanto, ao semear, eles devem ser uniformemente distribuídos sobre a superfície do solo e em nenhum caso devem adormecer de cima.

Se você já cultivou snapdragon em seu jardim e decidiu coletar sementes de uma flor, isso é fácil de fazer. Nesse caso, a coleta das vagens das sementes é melhor feita antes de estarem totalmente maduras. A parte superior do caule com os frutos resultantes da cápsula é cortada e pendurada em um saco de papel em local seco. Após o amadurecimento, as sementes derramam-se dos próprios frutos secos. É indesejável o uso de saco plástico, pois o caule pode apodrecer nele. Antes de plantar, é melhor armazenar suas sementes em qualquer embalagem de papel ou papelão na geladeira ou outro local fresco com temperatura de cerca de + 5 ° C. Assim, as sementes passarão por estratificação adicional e sua germinação melhorará. As sementes de Snapdragon são capazes de germinar por 4 anos.

Atenção! Coletar suas próprias sementes pode ajudá-lo a cultivar antirrinum nas cores e tamanhos específicos que você deseja, já que as lojas vendem sementes de snapdragon principalmente em misturas.

As sementes de Antirrinum compradas em lojas e mercados não precisam de nenhum processamento adicional.

Tâmaras de semeadura

A questão de quando plantar snapdragons em mudas é uma das mais urgentes, uma vez que as informações sobre isso variam muito de fonte para fonte.Esta pergunta não pode ser respondida de forma inequívoca. E tudo porque, entre a variedade de variedades e híbridos modernos de snapdragons, existem vários grupos que diferem muito em termos de época de floração.

As variedades mais comuns de snapdragon florescem por volta de julho, mas os híbridos criados e algumas variedades de dias curtos podem florescer no início da primavera e até mesmo no inverno, se houver condições favoráveis ​​para isso. Portanto, sempre estude cuidadosamente todas as informações sobre o tempo de semeadura nos sacos de sementes.

Importante! Para que as plantas floresçam em junho, em média, a semeadura das mudas deve ser realizada até fevereiro, início de março.

Também é necessário levar em consideração o fato de que variedades altas de snapdragons precisam, em média, de mais tempo para florescer. Embora muitas variedades de baixo crescimento de antirrinum possam ser semeadas ainda em abril e já no final de junho, admire sua floração.

Nas regiões do sul da Rússia, com o início da primavera e quente, os snapdragons são frequentemente semeados em abril-maio ​​diretamente em terreno aberto. Afinal, essas flores são muito resistentes ao frio e podem até suportar quedas significativas de temperatura. Eles não precisam de muito calor, mas a luz significa muito para eles.

Mesmo na faixa do meio, você pode tentar deixar o snapdragon para o inverno no jardim, porque por sua natureza essas plantas são perenes. Se houver muita neve, na primavera você poderá encontrar vários brotos que são fáceis de desbastar e plantar em futuros canteiros de flores.

Métodos de plantio de sementes

Hoje existem várias maneiras de semear sementes de plantas. Entre eles encontram-se os tradicionais e os que se utilizam na semeadura, principalmente de sementes pequenas e um método especial de cultivo com falta de espaço nos peitoris. Todos funcionam e dão bons resultados. Você pode experimentar todos eles ou escolher o que melhor se adapta a você.

Método de semeadura tradicional

Snapdragon é uma planta bastante despretensiosa, por isso pode crescer em quase qualquer solo que você possa oferecer. Solo padrão para o cultivo de mudas é bom. Como suas sementes são muito pequenas, parte do solo preparado deve ser peneirado em uma peneira fina. Você pode germinar sementes em qualquer recipiente de tamanho adequado. Snapdragon tolera bem a colheita, por isso é melhor semear em um recipiente. Em seguida, executamos as seguintes etapas, passo a passo:

  • No fundo do recipiente, coloque uma camada centimétrica de argila fina expandida ou perlita, que servirá de drenagem. Se o recipiente de germinação for pequeno em altura, a camada de drenagem é opcional, mas então é necessário fazer vários orifícios no fundo para que o excesso de umidade não estagnar.
  • Encha o recipiente com terra, não atingindo as bordas de 2 a 2,5 cm, e compacte um pouco.
  • Derrame água sobre o solo para que fique bem umedecido. Se você não esterilizou o solo, pode derramar com água fervente.
  • Despeje 1-1,5 cm de terra cuidadosamente peneirada por uma peneira em cima.
  • Não é necessário compactar a camada mais superficial da terra, basta derramar água, de preferência de um borrifador.
  • Usando um pedaço de papel dobrado em um canto, espalhe as sementes uniformemente sobre toda a superfície do solo ou semeie-as em fileiras como desejar.
  • Salpique levemente as sementes semeadas com água de um borrifador por cima, de modo que fiquem pregadas na superfície do solo.
  • Cubra o recipiente com um pedaço de vidro, policarbonato ou um saco plástico por cima. Isso criará um efeito estufa que ajudará as sementes a germinar mais rapidamente e a não secar nos primeiros dias após a germinação.
  • Coloque o recipiente com sementes de snapdragon em uma área bem iluminada. O calor não é tão importante neste caso. As sementes podem germinar a + 10 ° + 12 ° C, mas as temperaturas ótimas variam de + 18 ° C a + 23 ° C.
  • As primeiras mudas podem aparecer em 3-5 dias, mas a maioria das mudas geralmente aparecem após 10-15 dias.

No vídeo abaixo, você pode ver com clareza todas as sutilezas da semeadura tradicional do antirrinum:

Técnicas e suplementos especiais

Com a semeadura tradicional de sementes de snapdragon, muitas vezes são utilizadas técnicas especiais que promovem a germinação acelerada das sementes e também evitam que morram nas primeiras semanas após a germinação.

Aviso! O fato é que o período de emergência e as primeiras duas a três semanas de vida das mudas de snapdragon são os mais perigosos para a vida das mudas.

É nesses dias que eles são mais suscetíveis a várias infecções fúngicas e podem morrer facilmente sem ter tempo para ficarem fortes.

Para facilitar a semeadura e a germinação das sementes, a superfície do solo pode ser polvilhada com uma fina camada de areia calcinada em forno ou vermiculita. Ambas as substâncias evitam a propagação de possíveis infecções. Além disso, a vermiculita ainda é capaz de regular a quantidade de umidade no substrato - ela absorve o excesso de umidade e a libera quando seca. As sementes são semeadas diretamente sobre a areia ou vermiculita, podendo até ser levemente "pulverizadas" com as mesmas substâncias.

Visto que o snapdragon é uma planta muito resistente ao frio, a neve costuma ser usada para a conveniência de semeadura. A neve é ​​derramada sobre o solo preparado em uma pequena camada e sementes de antirrinum são espalhadas por cima dela. Em uma superfície branca com neve, as sementes pretas são claramente visíveis e isso permite que você não engrosse as colheitas. No processo de derretimento, a neve empurra um pouco as sementes para o solo, garantindo sua boa adesão ao solo e, conseqüentemente, sua germinação rápida e amigável.

Além disso, imediatamente após a emergência das mudas, a primeira rega cuidadosa de pequenos brotos é melhor não com água comum, mas com uma solução de fitossporina (10 gotas por 1 litro de água). Isso ajudará a prevenir todos os possíveis problemas associados a infecções fúngicas.

Semeadura sem terra

Para a semeadura conveniente de sementes pequenas, foi inventada uma tecnologia especial, que é ideal para o plantio de snapdragons. Uma vez que é mais conveniente plantar esta flor no solo, não uma a uma, mas em grupos de 3-5 plantas. Nesta forma, parece ainda mais decorativo.

Portanto, para este método você precisa de um pequeno recipiente achatado, de preferência transparente. Pode ser uma bandeja de vidro ou plástico ou pires. Cubra seu fundo com uma toalha de papel grossa ou até mesmo papel higiênico comum em várias camadas.

Em seguida, usando um borrifador, umedeça o guardanapo com bastante água. Em vez de água, você pode usar uma solução de qualquer estimulante de crescimento, como Epin, Zircon ou o mesmo Fitosporin. O guardanapo deve ser molhado, mas poças sobre ele são indesejáveis. Depois disso, distribua uniformemente as sementes de antirrinum sobre o guardanapo da maneira que for conveniente para você. Novamente, borrife levemente o líquido sobre as sementes. Isso completa o processo de plantio principal. Embale cuidadosamente o recipiente com as sementes em um saco plástico e coloque em um local bem iluminado. Sem sujeira, sem sujeira - tudo é muito simples e rápido.

Mas este método, apesar de sua conveniência, requer atenção e controle constantes.

Importante! Deve-se acompanhar o momento de germinação em massa das sementes, quando começam a aparecer brotos brancos, mas ainda não deu tempo de aparecerem as folhas verdes.

É neste momento que as sementes do recipiente devem ser polvilhadas cuidadosamente com terra clara peneirada numa peneira fina, com uma camada de cerca de meio centímetro.

Se você perder o momento da germinação da semente e as mudas tiverem tempo de se esticar um pouco e ficarem cobertas de folhagem verde, nem tudo está perdido. Também precisam ser cobertos com terra, mas já espalhando de cima, direto por uma peneira. Isso deve ser feito com muito cuidado para não danificar os rebentos finos. Depois disso, todas as mudas também são cuidadosamente borrifadas com água de um borrifador.

Para um vídeo detalhado sobre este método de germinação de sementes antirrinum, veja abaixo:

Mudas: da germinação ao plantio no solo

O Snapdragon geralmente germina bem devagar - em média, leva de 8 a 12 dias para germinar. Embora, como mostra a prática, em alguns casos individuais, se você usar suas próprias sementes frescas armazenadas em condições adequadas, as primeiras mudas podem aparecer 3-4 dias após o plantio.

Importante! Em nenhum caso, não tenha pressa em remover o saco plástico ou o vidro após a germinação.

Antes mesmo do surgimento das mudas, o filme deve ser aberto pelo menos uma vez ao dia, arejando o plantio. Após o surgimento dos brotos, é necessário dar continuidade à aeração diária, não esquecendo de controlar a umidade do solo. Se necessário, deve ser cuidadosamente umedecido com um borrifador. Snapdragon realmente não gosta de umidade excessiva, especialmente nos estágios iniciais de crescimento, por isso é melhor secar as plantas um pouco do que permitir que o alagamento.

O filme pode ser totalmente removido somente após a abertura do segundo par de folhas (reais).

Em algum lugar no mesmo período, as mudas podem ser classificadas em copos separados. Como mencionado anteriormente, é melhor colocar várias plantas de uma vez em cada copo. Será mais fácil de fazer e as plantas vão se sentir melhor. Se houver falta de espaço no peitoril da janela, você pode abrir as mudas de snapdragon em fraldas.

Este método é bem ilustrado no seguinte vídeo:

Se você plantou sementes muito raramente, então as mudas podem ser cultivadas mesmo sem colher para plantar as plantas já em terreno aberto. Se você endurecer gradualmente as mudas, isso pode ser feito até mesmo em maio, uma vez que as plantas jovens snapdragon são capazes de resistir até mesmo geadas de curto prazo de -3 ° -5 ° С.

No caso de semeadura sem terra de anti-rhinum, à medida que as mudas crescem, adicione constantemente terra leve às raízes das plantas. Isso ajudará as plantas a não se esticarem e se desenvolverem totalmente.

O Snapdragon não precisa de alimentação adicional antes do plantio em terreno aberto. Somente a solução de Fitosporina ou Vermicomposto pode ser adicionada à água para irrigação.

Resultados

Como você pode ver, para cultivar um snapdragon a partir de sementes, você precisa conhecer alguns recursos e nuances. Mas mesmo em casa, não há nada particularmente difícil neste processo, mas você pode proporcionar a si e aos seus amigos canteiros de flores coloridas luxuosamente desabrochando.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção