Contente
A petúnia em flor é uma flor decorativa muito bonita que pode crescer com igual sucesso tanto ao ar livre como em vários vasos e vasos. As flores adultas são bastante despretensiosas e não requerem atenção especial do jardineiro. Infelizmente, isso não pode ser dito sobre as plantas jovens. Petúnia muda muito caprichoso e sem os devidos cuidados, rapidamente começará a doer e morrer. A seguir falaremos sobre as causas mais comuns de morte de mudas de petúnia.
Razões para a morte de mudas
Existem muitas razões pelas quais as mudas de petúnia caem e morrem. Na maioria das vezes, eles estão associados a uma violação das condições de cuidado ou à derrota de plantas jovens por várias doenças fúngicas. Entre todos os motivos que levaram à morte de mudas de petúnia, o mais básico pode ser distinguido:
- baixa umidade do ar;
- lesão na perna negra;
- clorose;
- problemas com o sistema raiz.
Vamos examinar mais de perto cada um desses motivos.
Baixa umidade do ar
A alta umidade é muito importante para mudas de petúnia. Além disso, é importante não apenas para mudas jovens, mas também apenas para sementes plantadas. Se as sementes de petúnia não tiverem muita umidade, elas simplesmente não germinarão.
Muitas vezes, quando aparecem apenas brotos brotos, o jardineiro tem pressa em tirar a película do vaso de plantio, cometendo um grande erro. Como resultado de tais ações, as mudas jovens são privadas de um ambiente úmido e tornam-se fracas e inviáveis. Freqüentemente, eles não conseguem nem mesmo se livrar do tegumento.
Só há uma maneira de sair dessa situação - aumentar a umidade do ar. Os brotos de petúnia devem ser cobertos novamente com papel alumínio ou vidro, reduzindo assim o fornecimento de ar seco. Nesse caso, uma vez ao dia, o recipiente com mudas de petúnia deve ser ventilado.
Se os brotos de petúnia continuarem a crescer, mas não derramarem o tegumento, eles terão que ser ajudados. Use uma pinça ou uma agulha fina para isso.
Derrota Blackfoot
A principal razão pela qual as mudas de petúnia morrem é uma doença fúngica conhecida por quase todos os jardineiros como uma perna preta. Ao mesmo tempo, no início, as mudas de petúnias parecem bastante saudáveis e crescem bem. Mas então ele cai drasticamente e não aumenta.
Visualmente, uma lesão na perna preta pode ser identificada pela base fina do caule e sua cor preta característica. É por isso que a doença ficou conhecida como perna preta. A perna preta é causada por vários tipos de bolores encontrados nas camadas superiores do solo. Eles estão presentes em qualquer terreno, mas até certo momento estão adormecidos. Assim que as condições externas se tornam favoráveis, os fungos tornam-se ativos e começam a infectar todas as plantas ao seu alcance. A ativação e posterior reprodução dos fungos que causam a perna preta ocorre quando:
- umidade forte;
- terra quente;
- plantio denso de mudas;
- solo ácido.
É fácil perceber que todos esses pontos são semelhantes às condições necessárias para o crescimento das mudas de petúnia. É por isso que a prevenção da perna preta não deve ser ignorada. A desinfecção preliminar da terra e a exibição diária de brotos de petúnia ajudarão a evitar a perna preta.Mas se de repente, apesar dessas ações, a perna preta ainda atingiu as mudas, a primeira coisa a fazer é remover as plantas afetadas sem arrependimento. Em seguida, é recomendável substituir completamente o solo em que crescem as mudas.
Se, depois de remover todas as plantas doentes e transplantar, a perna preta continuar a matar as mudas, você pode recorrer ao controle químico. Para fazer isso, você precisa preparar uma solução que torne o solo impróprio para mofo. Essa solução pode ser preparada a partir de permanganato de potássio ou de formalina a 40%.
Problemas do sistema raiz
Problemas com o sistema radicular podem ser suspeitados apenas quando as mudas primeiro cresceram normalmente e então pararam de crescer abruptamente e começaram a murchar.
Problemas com o sistema radicular das petúnias podem surgir tanto como resultado de irrigação inadequada e condições de temperatura inadequadas, quanto como resultado de uma falta banal de espaço para as raízes. Se, além de uma murcha acentuada nas mudas, não houver sinais de doenças fúngicas e o regime de temperatura estiver nos valores recomendados, vale a pena retirar a muda do vaso de plantio e examinar suas raízes.
Se as raízes cresceram muito, a muda de petúnia precisa pegar um recipiente com grande volume. Nas primeiras semanas após o transplante, a planta jovem se adaptará às novas condições, por isso é melhor adiar a alimentação por enquanto. Mas depois de uma a duas semanas, é recomendado alimentar a muda de petúnia transplantada com um fertilizante complexo, que inclui fósforo e boro. Essas substâncias contribuirão para o rápido crescimento do sistema radicular, que sofre estresse por falta de espaço e do transplante subsequente.
Clorose
A clorose deve ser falada apenas quando as sementes de petúnia brotaram com segurança, mas as folhas novas nas mudas não são verdes, mas amarelas.
A clorose é uma doença muito insidiosa que pode ocorrer tanto em mudas jovens quanto em mudas maduras pouco antes do plantio no solo. Se a clorose for deixada sem supervisão, inevitavelmente levará à morte das mudas. A principal causa desta doença é a deficiência de ferro na planta. Pode ocorrer devido à má composição do solo ou devido a um sistema radicular fraco que é incapaz de absorver o ferro do solo.
No combate à clorose, a alimentação foliar é o melhor remédio. Graças a ela, o ferro cairá imediatamente nas folhas das mudas de petúnia e será absorvido mais rapidamente. Das preparações que contêm ferro, o quelato de ferro, o Ferovin e o Micro Fe apresentam bons resultados. Se obtê-los for problemático, você pode regar ou borrifar mudas de petúnia com uma solução leve de sulfato de ferro. Você também pode usar fertilizantes complexos convencionais, que incluem ferro.
Se as mudas floridas de petúnia estão doentes com clorose, os botões devem ser removidos. Essa medida permitirá que as plantas retenham sua força interior, que teriam gasto na floração. Com medidas oportunas tomadas no estágio inicial da doença, a clorose é curada rapidamente. Um tempo maior é necessário no tratamento da clorose avançada, mas o resultado também será favorável. Em que folhas amareladas de petúnia não precisa ser excluído. Eles podem recuperar sua cor após duas a três semanas.
Conclusão
Mudas de petúnia podem ser comparadas a uma criança caprichosa que precisa de atenção e cuidados constantes. Para que ela não morra antes do plantio em campo aberto, o jardineiro terá que monitorar constantemente seu estado, percebendo até pequenas mudanças. Afinal, é mais fácil lidar com qualquer doença no estágio inicial, e melhor ainda não permitir.