Mudas de petúnia estendidas: o que fazer

Saudável petúnia muda tem um caule principal mais espesso e folhas grandes. No entanto, em alguns casos, em diferentes estágios da estação de crescimento, os caules são significativamente alongados, tornam-se frágeis, quebradiços. Uma muda tão fina de petúnia é subsequentemente incapaz de formar flores grandes em massa e, em alguns casos, pode até morrer sem ter tempo de florescer. A fim de corrigir a situação e melhorar a saúde das petúnias, você deve descobrir a causa de tal anomalia e tomar as medidas adequadas, que podem ser encontradas em detalhes abaixo no artigo.

Primeiros problemas

Freqüentemente, as petúnias começam a se esticar antes mesmo do aparecimento dessas folhas. Neste caso, vale a pena pensar em como o microclima existente na sala atende às condições exigidas para o cultivo de plantas jovens:

  • Temperatura na sala deve estar dentro de + 22- + 250C. Em condições com temperaturas acima dos valores indicados, as mudas de petúnias começam a se esticar excessivamente. Mais frequentemente, essa situação pode ser encontrada se a planta estiver em uma estufa.
  • Umidade para petúnias em crescimento deve estar no nível de 60-65%. Em baixa umidade, as plantas devem ser pulverizadas.
  • Luz insuficiente muitas vezes leva ao fato de que a petúnia é esticada. As horas ideais de luz do dia para as plantas jovens são de 6 a 8 horas. Em fevereiro, quando se inicia a semeadura de petúnia para mudas, não há luz natural suficiente, por isso as plantas devem ser iluminadas com lâmpadas fluorescentes.
  • Mudas de petúnia não devem ser cultivadas em recipientes com bordas altas.... Eles podem criar uma espécie de barreira para a penetração dos raios de luz. As plantas, neste caso, para obter a energia necessária, se estenderão acima do obstáculo existente à fonte de luz.
  • Recipientes de mudas localizados no peitoril da janela devem vire regularmente lados diferentes, de modo que as plantas mais distantes da fonte de luz não sofram sombra e não se estiquem.

Puxar petúnias no início do crescimento pode ser controlado criando as melhores condições microclimáticas e mergulhar plantas em recipientes separados. Portanto, para evitar puxões, você pode usar as seguintes recomendações:

  • quando as folhas do cotilédone aparecem, a temperatura das mudas deve ser reduzida para +200A PARTIR DE;
  • com o aparecimento do primeiro folheto verdadeiro, o período de luz deve ser aumentado para 8 horas;
  • ao mesmo tempo, recomenda-se alimentar as plantas com um fertilizante complexo, que contém cálcio para o enraizamento das plantas;
  • depois de mergulhar petúnias em recipientes separados, a temperatura deve ser reduzida para + 16- + 180C para retardar o crescimento das folhas e o melhor desenvolvimento do sistema radicular;
  • o período de luz para mudas mergulhadas deve ser o maior possível.
Importante! Petúnia pode ser iluminada o tempo todo. Em condições domésticas, você pode usar lâmpadas fluorescentes ou lâmpadas com lâmpadas economizadoras "frias" para isso.

É importante notar que as sementes de petúnia são pequenas o suficiente e quando semeadas em preparação é difícil manter o espaçamento entre as mudas, então as mudas tornam-se bastante densas à medida que crescem. Protegendo-se mutuamente, os brotos tentam se esticar para cima. Neste ponto, é muito importante mergulhar as plantas a tempo, antes que seus troncos se tornem muito finos e quebradiços. Informações sobre como cuidar de mudas jovens e mergulhá-las em recipientes separados podem ser encontradas no vídeo:

No caminho para florescer

Mudas não apenas pequenas, mas já bastante altas de petúnias tendem a se esticar. A razão para isso também pode ser condições microclimáticas inadequadas, falta de nutrientes, irregularidades de irrigação.

Microclima e iluminação

Mudas pequenas requerem muito menos atenção do que plantas maduras. Portanto, após a colheita em vasos individuais, as plantas devem ser endurecidas. Ao mesmo tempo, as temperaturas diurnas não devem ser superiores a +220C, e os indicadores noturnos devem ser definidos em + 14- + 160C. Ventilar a sala também ajudará a endurecer as mudas. Portanto, todos os dias você deve abrir a janela por 10-15 minutos. Tal medida reduzirá a temperatura do ar na sala e saturará a sala com ar fresco. No entanto, ao arejar, vale lembrar que as mudas de petúnia não devem estar sob corrente de ar, o que pode ser prejudicial às plantas. Em abril-maio, as petúnias podem ser levadas para fora por um curto período para o endurecimento, e recipientes com mudas podem ser colocados em varandas envidraçadas ou galerias.

Importante! Endurecer as mudas irá preparar as plantas para pousando em terreno aberto e evitará que a haste principal se solte.

A umidade também desempenha um papel importante no processo de formação da planta. Portanto, flutuações bruscas deste parâmetro não devem ser permitidas. Se as plantas estão em uma estufa com alta umidade, então a diminuição do indicador deve ser gradativa, caso contrário as mudas de petúnias esticarão muito rapidamente.

À medida que as petúnias crescem, mais e mais requerem maior intensidade de luz. No entanto, ao destacar plantas, existem algumas regras a ter em mente:

  • durante o dia, a lâmpada deve brilhar com força total, mas com iluminação noturna, a intensidade deve ser reduzida;
  • é impossível usar lâmpadas incandescentes para destacar mudas, que aquecem o ar e são capazes de queimar a planta;
  • a distância do lampião às folhas das mudas deve ser de no mínimo 10 cm.
Importante! Ao usar uma miniestufa para o cultivo de mudas de petúnia, deve-se escolher um material com boa transparência aos raios de luz (filme, plástico). Nesse caso, o uso de vidro não é recomendado.

Em condições microclimáticas adequadas, com iluminação suficiente, a petúnia se torna mais poderosa, resistente a várias doenças.

Rega

O regime de irrigação correto também é a chave para a saúde das petúnias. Portanto, você pode obter um tronco forte, forte de mudas apenas com rega regular. A quantidade de água para irrigação deve ser pequena. Portanto, uma planta com 10-15 cm de altura deve conter 15-20 ml de água. Regue as petúnias diretamente sob a raiz. Se o solo estiver muito seco, o solo pode ser pulverizado adicionalmente. Após a rega, o solo deve ser ligeiramente solto saturando-o com oxigênio.

Importante! A falta de umidade leva ao murchamento das mudas, e seu excesso leva ao desenvolvimento de doenças fúngicas e apodrecimento das raízes.

Top curativo

Ao cultivar petúnias, você precisa ter muito cuidado com a introdução de fertilizantes e estimulantes de crescimento. Assim, mudas sem sintomas de crescimento atrofiado não precisam da introdução de estimulantes de crescimento. Nesse caso, ao contrário, podem provocar o alongamento das mudas, sem acumular massa verde.

A cobertura e a fertilização no processo de cultivo de petúnias são simplesmente necessárias. Eles devem ser aplicados 2-3 vezes durante toda a estação de crescimento:

  • após o transplante, as plantas precisam ser alimentadas com medicamentos com alto teor de cálcio. Durante este período, você pode usar nitrato de cálcio para pulverizar as folhas;
  • preparações com potássio, cálcio e fósforo permitirão que as mudas de petúnia abrandem o crescimento e criem um número suficiente de folhas grandes e fortes;
  • curativos contendo nitrogênio em quantidade excessiva estimulam o crescimento de mudas de petúnia, como resultado da formação de um caule fino de plantas e pequenas folhas.

Pra alimentando mudas de petúnias é melhor usar fertilizantes complexos que contenham todos os oligoelementos necessários para o crescimento e desenvolvimento normais. Você também pode usar vitaminas B para fertilização.

Cobertura

A maneira mais eficaz de evitar puxar mudas de petúnia é beliscar. Ao beliscar as mudas, você pode formar um arbusto com flores exuberantes no formato necessário. Ao retirar o topo do caule principal, ativa-se o crescimento dos rebentos laterais, que podem posteriormente ser pinçados.

Importante! Depois de beliscar as mudas, a petúnia floresce mais tarde; no entanto, a planta forma botões muito mais grandes nos brotos laterais.

Primeira vez belisque as mudas de petúnias necessário para a formação de 6-7 folhas verdadeiras. Como regra, neste momento a planta ainda está no vaso, porém, em condições climáticas favoráveis, pode ser plantada no solo. Aperte o topo do broto principal com uma tesoura ou uma unha. Tal medida permitirá o desenvolvimento de brotos laterais.

Recomenda-se que a pinçada secundária das petúnias seja realizada após os rebentos laterais terem crescido mais de 10 cm, neste caso, os seus topos são retirados, o que provoca o crescimento dos rebentos secundários. Com a ajuda dessa poda, você pode formar um belo arbusto com flores abundantes. Uma vídeo-aula sobre como formar adequadamente mudas de petúnia por pinçamento pode ser vista aqui:

Importante! Para fins decorativos, ainda mais beliscões podem ser realizados para formar uma bucha com a forma necessária.

Se as mudas plantadas em terreno aberto forem excessivamente esticadas, então, em vez de beliscar, pode-se formar da seguinte forma: o topo do caule principal deve ser inclinado para o solo e borrifado com terra bem. Isso também levará ao crescimento acelerado de rebentos laterais. Desta forma, você pode formar belos arbustos de petúnia decorativos.

Conclusão

Antes de começar a cultivar mudas de petúnia, você deve se familiarizar com todas as condições favoráveis ​​descritas acima para isso. Afinal, apenas observando o regime de umidade, mantendo a temperatura ótima, regas oportunas e moderadas, alimentando as petúnias é possível cultivar mudas boas e fortes. Se alguns parâmetros forem violados ou as regras de cultivo não forem seguidas, você pode obter mudas alongadas e fracas, o que não agradará com flores abundantes e lindas plantas.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção