Contente
Agora é difícil imaginar um canteiro de flores ou um quintal sem uma petúnia florescendo. Nos últimos anos, um verdadeiro boom de petúnia começou - todo mundo o faz crescer, mesmo aqueles que anteriormente os tratavam com desconfiança. Afinal, as variedades modernas, além de belezas sedutoras, também possuem cultivo despretensioso. E crescer mudas de petúnias por si só, também, não é mais um tipo de supertarefa, com a qual antes era até assustador sonhar. E é bom se tudo começar a dar certo da primeira vez. E as sementes brotam fácil e rapidamente, e os brotos são fortes e saudáveis, e as folhas se abrem uma a uma.
Mas se as mudas mal são visíveis e já estão no solo há várias semanas, elas são esticadas, mas não há ou quase não há progresso. Então o pensamento gradualmente vem à mente, e como alimentar a petúnia para que ela finalmente comece a crescer e se desenvolver. Aqui, descobrimos que nem tudo é tão simples quanto gostaríamos. Antes de pegar os primeiros fertilizantes que surgirem e aplicá-los nas infelizes plantas, primeiro você precisa descobrir o que acontece com as petúnias.
Os requisitos básicos das petúnias no momento da germinação
Talvez em primeiro lugar entre todos os requisitos para o cuidado de uma petúnia esteja a luz. A iluminação deve ser a mais alta possível e ininterrupta, desde o surgimento dos primeiros brotos de petúnias. É graças a isso que os brotos não se esticam, ficam fortes e se agacham. Duas semanas após o surgimento dos brotos, a luz pode ser desligada à noite, mas as 14 horas de luz diurna das mudas de petúnia são necessárias por mais um a dois meses até que floresça.
O segundo fator importante que deve ser levado em consideração para que as mudas, por um lado, não se estiquem e, por outro, se desenvolvam rápida e bem, é a temperatura, que deve ser ligeiramente abaixada após a emergência dos brotos. , mas até certos limites.
Em terceiro lugar está a humidade suficiente tanto no solo como no ar, o que é facilmente conseguido não com rega (é tão fácil obter uma surpresa na forma de uma "perna preta"), mas criando condições para uma mini-estufa na primeira fase de crescimento, quando as mudas crescem e se desenvolvem sob uma tampa transparente ou um saco plástico. Ao mesmo tempo, a ventilação diária regular desta mini-estufa é obrigatória.
No primeiro estágio de desenvolvimento, antes do aparecimento das folhas reais, e leva cerca de duas semanas, as mudas de petúnia não precisam de mais nada. O não cumprimento de qualquer um dos requisitos acima para cuidados leva ao fato de que as plantas de petúnia congelam em crescimento ou se esticam em fios por falta de luz, tentando cair em direções diferentes.
Esse procedimento pode ser parecido com alimentar uma muda de petúnia e ajudará as plantas a superar o estresse involuntário causado por condições imperfeitas de cultivo.
Também deve-se ter em mente que é para as petúnias que um crescimento muito, muito lento da parte aérea é característico no primeiro mês de vida, como para muitas plantas com sementes pequenas. Parece que não crescem, mas simplesmente constroem um sistema de raízes que não é visível a olho nu.
Por que as mudas de petúnia podem não crescer
Antes de responder à pergunta sobre como alimentar mudas de petúnia, você precisa entender por que outras razões isso pode inibir o crescimento.
Mistura de terras
Freqüentemente, ao usar o solo errado, vários problemas surgem com o cultivo de petúnias.
- Por exemplo, em solo ácido (pH de 3-5,5) ou alcalino (pH de 7,5 e acima), as raízes da petúnia não serão capazes de se desenvolver e as plantas morrerão em breve. Para um sucesso cultivo mudas de petúnia requerem uma reação neutra ou ligeiramente ácida da mistura de terra (pH 5,5 - 7,5).
- Além disso, para petúnias, especialmente nos estágios iniciais de crescimento, um solo leve, respirável e leve é vital. À venda, infelizmente, muitas vezes existem solos de muito má qualidade, com grande quantidade de restos vegetais, pesados, pouco permeáveis à água. Para petúnias em estágio de muda, elas são completamente inadequadas, as raízes nelas não serão capazes de se desenvolver e as mudas irão parar de crescer. Ao compilar uma mistura de terra, é melhor tirar metade da terra padrão comprada da loja para garantir, adicionar ¼ parte de vermiculita para soltar, um pouco de fibra de coco fina e vermicomposto. Se um terra ela seca, vira pedra e, ao regar, a água fica estagnada na superfície, mudas de petúnia precisam ser transplantadas com urgência para outro solo.
- Outro incômodo associado à qualidade insatisfatória do solo é sua possível infecção por diversos patógenos, o que também pode causar atraso no desenvolvimento das mudas. Para excluir este momento, é necessário pulverizar duas vezes no solo e nas próprias mudas uma solução de fitosporina ou glicoladina com um intervalo entre os tratamentos de 5 a 7 dias.
Colheita de mudas
A resposta à pergunta de como você pode alimentar mudas de petúnia antes de colher pode ser muito simples - nada. A melhor opção seria simplesmente transplantá-lo para uma mistura fresca e mais nutritiva ou, melhor ainda, em copos ou potes separados e aguardar seu desenvolvimento. Quando as raízes não têm outro lugar para crescer - esta é a razão mais simples para o crescimento de mudas atrofiadas e a fertilização de petúnias, é claro, pode ajudar, mas não por muito tempo. Em um recipiente separado, em solo fresco, as mudas devem crescer rapidamente.
Milagre é um elixir
Se você monitorou o cumprimento de todas as condições acima e fez todas as operações possíveis, e o estado das mudas de petúnia ainda lhe causa ansiedade, você pode tentar alimentá-las com vitaminas B "humanas" comuns.
Curiosamente, eles geralmente funcionam melhor do que muitos preparados fitoterápicos especializados.
Para fazer isso, dissolva uma ampola de cada uma dessas vitaminas em um litro de água morna. Se os rebentos não tiverem ainda duas ou três semanas de idade e forem muito pequenos, é melhor aplicar cuidadosamente algumas gotas em cada muda com uma seringa ou pipeta. É melhor borrifar mais mudas adultas com a solução resultante de um borrifador.
Experimente fazer estes tratamentos uma vez por semana e com certeza verá resultados que o irão agradar.
O principal período de alimentação de mudas
Petúnia é realmente uma planta muito voraz e deve ser fertilizada para um bom crescimento e floração.
Escolhendo entre os muitos fertilizantes apresentados até agora, para melhor alimentar as mudas de petúnia para um bom crescimento, é necessário, antes de tudo, estender-se nos chamados fertilizantes organo-minerais complexos líquidos. Nas lojas, principalmente especializadas, é apresentada uma seleção muito grande desses fertilizantes, sendo os mais populares: Uniflor Rost, Agricola, Ideal, Effekton, Gumi Kuznetsova.São muito convenientes para uso em casa, pois uma certa quantidade deles, de acordo com as instruções, simplesmente se dissolve na água e as mudas de petúnia são regadas com esta solução.
Você também pode usar fertilizantes em pó solúveis em água, cuja escolha é muito grande atualmente, mas marcas como Kemira, Kristallon, Plantafol são as mais populares entre os profissionais. Dentre os produtos dessas empresas, pode-se pegar fertilizantes com percentuais bem diferenciados dos principais macro e micronutrientes.
Para a primeira alimentação das petúnias, é necessário escolher fertilizantes em que predomine o teor de nitrogênio, embora o fósforo, responsável pela formação de um sistema radicular denso, também não seja supérfluo nesta fase. O terceiro macronutriente principal - o potássio - ainda não é muito procurado, pois sua área de responsabilidade é a formação de botões, flores e ovários, e será necessário em grandes quantidades um pouco mais tarde. No estágio inicial, pode estar um pouco na composição. Portanto, a proporção aproximada de nitrogênio, fósforo e potássio no fertilizante deve ser 50% -40% -10%. A presença de mesonutrientes como cálcio e ferro no fertilizante para petúnia é muito desejável. E, claro, certos oligoelementos também devem estar presentes.
Qual é a principal característica ao alimentar petúnias? O fato de que ela realmente precisa de muito "alimento" para um bom crescimento e floração abundante. Mas, ao mesmo tempo, ela gostará com muito mais frequência, mas pouco a pouco do que raramente, e muito. Isso significa que é necessário fazer a concentração da solução nutritiva 3-4 vezes menor que a indicada nas instruções do fabricante do fertilizante, mas regar a petúnia com essa solução quase todos os dias, ou seja, ao invés de água. É esse tipo de regime de alimentação que a petúnia apreciará melhor.
A partir dos dois meses de idade, mudas de petúnia, quando fica mais forte e já tem folhas suficientes, pode-se passar a usar fertilizante com composição NPK na forma de 30% -40% -30%.
Ou seja, você dilui o fertilizante em uma concentração menor do que na irrigação e pulveriza toda a parte aérea das mudas com essa solução. Nesse caso, o efeito dos fertilizantes ocorre quase que instantaneamente, e esse método de alimentação é especialmente bom se você não gosta mais de algo sobre o crescimento ou desenvolvimento de mudas.
Na última fase de crescimento das mudas - em maio - tanto a raiz quanto a folhagem com fertilizantes orgânicos: potássio humate, biohumus será muito bom. Eles podem ser alternados com suplementos minerais.
Todos os métodos descritos de alimentação de mudas de petúnia permitirão que você cultive plantas que irão encantar você com sua beleza e floração abundante até o outono. Você só precisa se lembrar sobre a alimentação e arbustos de petúnia adultos durante o verão.