Contente
Os malmequeres são muito amados e apreciados por muitos jardineiros e jardineiros e merecidamente - afinal, essas flores não são apenas famosas por sua beleza e despretensão no crescimento, mas também são capazes de proteger outras flores e até plantas de jardim de vários problemas, doenças e pragas. As duas espécies principais, as mais comuns na cultura, malmequeres rejeitados e eretos, são conhecidas na Europa desde o século 16 e, embora tenham vindo para a Rússia um pouco mais tarde, são as primeiras flores no exterior que nossos floricultores nacionais encontraram.
Mas, além dessas duas espécies do gênero de malmequeres, os botânicos conhecem cerca de 50 representantes. Nas últimas décadas, em jardins e em parcelas pessoais, é cada vez mais frequente encontrar-se um tipo muito invulgar de malmequeres - folhas finas. À primeira vista, você não os reconhece imediatamente como conhecidos da "família do veludo" - tanto as folhas quanto as flores diferem significativamente.
Mas se você olhar de perto, algo imperceptivelmente familiar começa a emergir, e você imediatamente quer tentar fazer crescer esse milagre em seu site. Este artigo é dedicado aos malmequeres de folhas finas, o ajudará a determinar suas variedades, olhar suas fotos e descobrir as características de cultivá-los a partir de sementes.
História de nomes
Os malmequeres de folhas finas, como outras espécies, pertencem à família Astrov. Em latim, a flor é chamada Tagetes tenuifolia.
A primeira palavra do nome deve sua origem a Karl Linnaeus. Ele o batizou em homenagem ao neto de Júpiter, que surpreendeu a todos com sua beleza romântica e tinha o dom da previsão. Seu nome era Tages. No mundo moderno, os Tagetes, independentemente da sua espécie, também continuam a surpreender com a sua beleza quem os vê.
A segunda palavra no nome da flor é traduzida como folhas finas.
Bem, malmequeres, como, provavelmente, muitas pessoas imaginam, eles foram apelidados porque as pétalas de suas inflorescências parecem muito aveludadas tanto na aparência quanto ao toque.
E esse tipo de calêndula é chamado de mexicano. E aqui tudo é muito simples e com o nome folclórico da flor, ao contrário do resto dos malmequeres, eles finalmente acertaram o alvo. Afinal, todos os tipos conhecidos de malmequeres são do continente americano.
Os malmequeres de folhas finas são conhecidos na cultura apenas desde 1795.
Descrição das plantas
Estas plantas herbáceas anuais incomuns não crescem altas, nenhuma das variedades modernas conhecidas de malmequeres de folhas finas não excede 30-40 cm de altura.
Mas eles se distinguem por brotos frágeis muito ramificados, que, junto com pequenas folhas delicadas, verdes claras quase flutuando no ar, criam a sensação de um pequeno canteiro de flores esférico inteiro criado a partir de apenas uma planta com flor.
As folhas fazem jus ao nome e parecem finas e estreitas, com glândulas pontudas que são responsáveis pelo leve aroma que emana da planta. Este perfume não é nada parecido com o cheiro normal dos malmequeres comuns, é mais leve, calmante, com uma leve nota cítrica.
As inflorescências são muito pequenas, seu tamanho varia de 1,5 a 3 cm de diâmetro. Eles se distinguem por uma forma simples, praticamente não há flores duplas. Mas seu número pode surpreender até mesmo um produtor experiente. Normalmente, todo o arbusto é tão densamente coberto por belas inflorescências de duas cores que a folhagem serve apenas como um fundo adicional.As inflorescências estão presas a pedúnculos tão curtos que às vezes parecem que estão apenas suspensas no ar.
A cor das inflorescências pode ser de vários tons de amarelo, laranja ou vermelho. Pétalas de duas cores podem ser vistas com frequência. Os arbustos no mesmo período de tempo estão repletos de botões que se preparam para a floração, e flores totalmente abertas, e já murchas, nas quais as sementes se formaram. Além disso, as inflorescências desbotadas, de alguma forma, desaparecem imperceptivelmente no fundo, sem prejudicar a imagem geral da floração.
As sementes são menores do que as de outras espécies comuns de calêndula. Um grama contém cerca de 2.000 sementes.
Até o momento, existem cerca de 70 variedades e híbridos dessa variedade de malmequeres.
Variedades e híbridos
Variedades e híbridos de malmequeres de folhas finas praticamente não diferem entre si, exceto pela cor das inflorescências. Ou seja, as características de uma determinada variedade de malmequeres são muito mais fáceis de ver na foto do que descrevê-las em palavras. Portanto, abaixo estão as variedades e híbridos mais populares de malmequeres de folhas finas conhecidas hoje na Rússia com uma foto.
-
Joia de ouro
-
Joia de ouro
-
Anel de ouro
-
Gema vermelha
-
Limão Lulu
-
Gema Tengerin
-
Mimimix, mix
-
Páprica
-
Mistura Starfire
-
Starshine, mistura de cores
-
Ursula
Crescendo a partir de sementes
Os malmequeres de folhas finas podem ser cultivados com bastante facilidade, tanto por meio de mudas quanto por meio do plantio direto em terreno aberto.
Método de cultivo de mudas
De acordo com a estação de crescimento, elas ficam mais próximas dos malmequeres rejeitados, ou seja, demoram cerca de dois meses desde o surgimento das mudas até a floração. Assim, se você quiser que as plantas floresçam desde o início do verão, você pode semear sementes de calêndula para mudas já no início de abril.
Ao semear mudas, deve-se levar em consideração o fato de que são os malmequeres de folhas finas que são mais suscetíveis à doença da perna preta do que outras espécies. Portanto, o solo deve ser vaporizado e desinfetado ou um substrato novo de um fabricante confiável deve ser usado.
As lavouras espessadas sofrem mais com a perna preta, por isso uma das medidas preventivas é semear sementes previamente germinadas. Para isso, as sementes dos malmequeres são primeiro embebidas em água com estimulantes por 12 horas, depois colocadas em um pano úmido em local aquecido. Após 1-2 dias, as primeiras mudas podem aparecer, e as sementes germinadas são dispostas em ranhuras na superfície do solo a uma distância de 1 cm uma da outra. É aconselhável borrifar por cima uma camada de 0,5 cm de terra clara e umedecer abundantemente com um borrifador.
Para se proteger da aparência de uma perna preta, você pode usar o método de semear sementes de calêndula em rolos ou "caracóis". Segundo essa técnica, as sementes são semeadas em guardanapo de papel ou em papel higiênico sem o uso de terra, portanto, fica excluída a possibilidade de infecção por fungos, inclusive perna preta.
O vídeo abaixo mostra em detalhes o processo de semeadura de sementes de calêndula em caracóis.
A temperatura ótima para a germinação das sementes é + 22 ° + 24 ° C. Nessas condições, as mudas podem aparecer em 4-6 dias. Após o surgimento das mudas, é aconselhável reduzir a temperatura das mudas para + 18 ° + 20 ° C, a fim de melhorar o desenvolvimento do sistema radicular e evitar que as mudas se arrancem. Desde as primeiras horas após o surgimento das mudas, é desejável fornecer às plantas a iluminação mais brilhante possível.
A colheita e o transplante de mudas de calêndula de folhas finas toleram muito bem, como todas as outras espécies. Após o aparecimento de duas verdadeiras folhas penugentas, os brotos podem ser plantados em recipientes separados.
As mudas podem ser plantadas em canteiros de flores depois que o tempo estiver estabelecido sem geadas. No momento do plantio, é importante observar uma distância de pelo menos 40-50 cm entre os arbustos. Como cada arbusto de calêndula de folhas finas chega a atingir 40 cm de largura, as mudas podem e devem ser aprofundadas no solo alguns centímetros para que demore enraizar melhor.
Na primeira vez após o plantio, os malmequeres de folhas finas precisam de rega regular até o início da floração. Na segunda metade do verão, a rega pode ser reduzida. Você pode combiná-los com fertilizantes com fertilizantes de fósforo e potássio para uma melhor floração. Em média, este tipo de calêndula floresce de 7 a 8 dias depois dos malmequeres rejeitados e 10 dias antes dos malmequeres eretos.
Semeadura direta no solo
Se você decidir não mexer com as mudas e semear as sementes diretamente em um local de crescimento permanente, em um canteiro de flores, lembre-se de que os malmequeres só florescem depois de 2 meses. Ou seja, se você semear ainda na segunda quinzena de maio sob uma capa de tecido não tecido, só verá flores em meados de julho.
Ao plantar sementes a uma distância razoavelmente grande umas das outras, o resultado será arbustos esféricos. Se você semear as sementes relativamente densamente, pode obter um verdadeiro prado florescendo.
Ao plantar sementes em canteiros de flores, polvilhe-as com uma camada de terra leve, com cerca de 1 cm de espessura. Se as sementes forem polvilhadas com muita força, os brotos podem não romper o solo e, se a camada for fina, as mudas podem simplesmente secar Fora. Portanto, nas primeiras semanas após a semeadura, verifique diariamente a umidade do solo. Em condições externas, as mudas geralmente aparecem entre o 7º e o 8º dia. Depois de uma semana, eles podem ser desbastados, deixando as plantas mais fortes e saudáveis.
Recursos crescentes
Os malmequeres de folhas finas, com toda a sua despretensão geral, são um pouco mais exigentes com a iluminação, a quantidade de calor e a composição do solo do que os malmequeres rejeitados.
Em temperaturas até mesmo alguns graus abaixo de zero, as plantas podem morrer. Se a temperatura média diária cair abaixo de + 10 ° C por um longo período, as folhas das plantas adquirem uma tonalidade avermelhada, e o crescimento e a floração param. É verdade que altas temperaturas combinadas com alta umidade também não são muito desejáveis, pois os malmequeres formam muita folhagem e a floração torna-se escassa.
Em áreas ensolaradas, malmequeres de folhas finas se mostrarão em toda a sua glória. Em sombra parcial, eles também viverão e até florescerão, mas a floração será tardia e mínima. As flores são especialmente exigentes para a iluminação nas primeiras semanas de seu desenvolvimento.
Estas flores ficarão melhor em solos franco-arenosos claros, neutros ou ligeiramente ácidos. O alagamento do solo pode ser prejudicial para eles, mas eles podem resistir à seca, especialmente durante o período de floração.
Para cobertura, é aconselhável usar fertilizantes de fósforo-potássio com um teor mínimo de nitrogênio.
Após a floração no final do outono, os arbustos de calêndula são melhor esmagados e embutidos no solo. Assim, você vai curar e melhorar sua composição.
Com essas lindas flores ensolaradas, você pode criar canteiros espetaculares em seu jardim sem esforço. Além disso, sua estadia vai curar o solo no local e afastar os visitantes indesejados, na forma de várias pragas de insetos.