Contente
Flores que podem ocupar o primeiro lugar entre as anuais em termos de prevalência e popularidade, possuindo não apenas valor medicinal e nutricional, mas também capazes de espantar muitas pragas e patógenos. Muitos provavelmente adivinharam que estamos falando sobre malmequeres. São essas flores alegres e ensolaradas que podem renascer e alegrar mesmo em um dia nublado e sombrio, em um período de mau humor ou mesmo de depressão.
Os malmequeres têm variedades apenas com tons de amarelo, laranja e vermelho e suas combinações. Mas que variedade única de visuais as diferentes combinações dessas três cores podem oferecer.
Os botânicos conhecem cerca de 30 espécies dessas plantas, mas apenas 2-3 espécies são mais populares na Rússia: malmequeres rejeitados, malmequeres eretos e malmequeres de folhas finas surgidos há relativamente pouco tempo. E o número de variedades já ultrapassou várias centenas há muito tempo e continua a aumentar a cada ano.
Entre eles existem plantas perenes e anuais, mas em nosso país apenas variedades anuais de malmequeres são cultivadas. Eles pertencem à família Aster. As flores receberam o nome latino Tagetes graças a Karl Linnaeus, que se maravilhou com sua beleza e as batizou em homenagem ao neto de Júpiter, o semideus Tages, que se destacou por sua beleza e capacidade de ver o futuro.
Em cada país, eles notaram algumas características especiais dos Tagetes e as registraram nos nomes locais da flor. Na Rússia, eram chamados de malmequeres pela superfície aveludada das pétalas, que é especialmente bem pronunciada com a cor escura das flores. Na Inglaterra, eles são chamados de "ouro de Maria", e na Alemanha - "flor do estudante". Na China, eles foram chamados de "flores de milhares de anos", e na Ucrânia - pessoas de cabelos negros.
Este artigo se concentrará nos malmequeres rejeitados, uma vez que são essas flores que estão principalmente associadas aos malmequeres entre nossas mães e avós.
Descrição geral das plantas
Os malmequeres rejeitados são plantas herbáceas anuais termofílicas, tolerantes à seca, para uso ao ar livre. Porém, devido à sua despretensão, incluindo o nível de iluminação, podem ser cultivadas com sucesso em varandas, e até mesmo em casa.
Essas flores são nativas das regiões montanhosas do México.
Os caules são muito fortes e fortes, o caule central cresce reto, todos os laterais se desviam e se ramificam desde a base. O resultado são arbustos compactos ou extensos com 15 a 60 cm de altura. As folhas são dissecadas pinnately, com uma borda serrilhada, de cor verde escuro, podem ser dispostas alternadamente ou em ordem oposta. As inflorescências são cestos de 4 a 6 cm de diâmetro, de formas muito diversas, caracterizadas por pedúnculos bastante longos. Na borda, geralmente localizam-se as flores de junco, que podem ser de uma grande variedade de tons - laranja, amarelo, limão, vermelho escuro, acastanhado, marrom.São até bicolores e salpicados de manchas de diferentes tamanhos, aveludadas ao toque.
No meio da inflorescência, via de regra, aparecem flores tubulares amarelas ou alaranjadas. O fruto é um aquênio alongado. As sementes não perdem a capacidade de germinar em 3-4 anos. As flores podem produzir auto-semeadura abundante. Existem de 300 a 700 sementes em 1 grama.
Em campo aberto, florescem abundantemente de junho às primeiras geadas. Em uma estufa ou em casa, os malmequeres rejeitados podem florescer o ano todo quando a iluminação apropriada é criada. Este tipo de calêndula foi criado com sucesso desde o século XVI.
As plantas têm um cheiro bastante pungente e peculiar que pode espantar muitos insetos e outros animais nocivos. E as folhas têm um cheiro ainda mais forte do que as flores.
Os malmequeres rejeitados são altamente resistentes a doenças e pragas e toleram bem a seca.
Diferenças entre malmequeres rejeitados e malmequeres eretos
Os malmequeres rejeitados também são chamados de franceses, pois tiveram sua distribuição pela Europa graças aos refugiados huguenotes franceses, que em meados do século XVI, mudando-se para outros países, levaram consigo as sementes dessas flores. Os malmequeres rejeitados estavam entre as primeiras plantas no exterior a migrar para a Rússia por volta do século XVIII.
Na verdade rejeitados passaram a ser chamados de acordo com a peculiaridade de todas as hastes laterais se desviarem em direções diferentes.
Como resultado, os arbustos parecem bastante atarracados e espalhados, e as variedades menores formam tapetes floridos quase sólidos.
Qual é a diferença entre malmequeres rejeitados de outras espécies e, acima de tudo, os eretos? Afinal, externamente, parecem muito semelhantes e, por sua beleza e despretensão, são igualmente populares entre os floricultores.
- Primeiro, eles diferem na estrutura do caule. Em malmequeres eretos, não ramifica a partir da base, mas cresce em linha reta e até mesmo lignifica na base.
- Em segundo lugar, apenas uma inflorescência cresce em uma haste de malmequeres eretos, enquanto um monte de malmequeres rejeitados pode crescer.
- Os malmequeres rejeitados costumam ser pequenos em tamanho e atingem a altura máxima de 60 cm. E entre os verticais há verdadeiros gigantes, de até 120 cm de altura.
- Os malmequeres rejeitados são caracterizados por uma grande variedade de cores de flores - quase todas as variedades são de dois tons. E entre as eretas, apenas flores lisas podem ser encontradas.
-
Em termos de variedade de formas de flores, os malmequeres rejeitados também foram muito à frente. Entre as variedades, existem simples e duplas, e semelhantes ao crisântemo e à anêmona. As inflorescências dos malmequeres eretos são todas terry, semelhantes a uma bola exuberante.
- Finalmente, essas duas espécies diferem um pouco em termos de estação de crescimento e caprichos. Os malmequeres rejeitados florescem com mais rapidez e facilidade e podem crescer em quase todas as condições (em termos de umidade, quantidade de luz e ecologia, por exemplo, ao longo das laterais de grandes estradas e em regiões poluídas com gás).
Classificação de malmequeres
Todas as variedades de malmequeres rejeitadas podem ser condicionalmente divididas em vários grupos de acordo com a forma da flor:
- Simples - A cesta da inflorescência consiste em uma camada de flores de junco ao longo da borda e tubular no centro.
- Cravo - as inflorescências são constituídas principalmente por flores de junco, podendo ser simples, semi-duplas e duplas.
- Crisântemo - consistem principalmente de flores tubulares, geralmente são duplas.
- Tipo misto - quando flores liguladas estão localizadas nas bordas, e o meio da inflorescência é preenchido com flores tubulares.
Variedade de variedades
Graças à combinação de diferentes tonalidades com diferentes formas e tamanhos de inflorescências, foram obtidas muitas variedades de malmequeres rejeitados, que se deliciam na sua dessemelhança. Todos podem escolher entre eles algo do seu agrado.
Malmequeres anões, até 20 cm de altura
As variedades de calêndula anã surgiram há relativamente pouco tempo, mas conseguiram ganhar popularidade, especialmente na floricultura industrial. Pois podem ser usados para fazer tapetes de flores, surpreendentes no colorido dos padrões.
Criança
É toda uma série de variedades de cores diferentes, até 20 cm de altura, há um bebê brilhante, um bebê dourado, um bebê laranja e outros. Os arbustos dessa variedade são supercompactos e uniformes. As inflorescências de Terry com predomínio de flores de junco podem atingir 5 cm de diâmetro, desabrocham precocemente, florescem longa e abundantemente.
Harmonia
Esta incrível variedade faz jus ao seu nome. Com arbustos de baixa altura, as flores chegam a 5 cm de diâmetro, arbustos densos e densos podem atingir 25-30 cm de largura, são tantas flores que às vezes a folhagem não é visível sob elas. As próprias inflorescências são bicolores, de forma mista, terry - extraordinariamente harmoniosas. Além disso, suportam facilmente as intempéries e mantêm perfeitamente a sua forma durante todo o período quente.
Primo
Outra série de variedades de malmequeres anões rejeitados de cor monocromática, entre as quais existe uma subvariedade de tonalidade surpreendente - damasco primo.
Rumba
As inflorescências são as mais simples, de uma fileira, mas podem ser traçadas nas pétalas cores alternadas de laranja e amarelo vivo, o que torna as flores invulgares e de volume extra. Apesar de seu tamanho em miniatura, os arbustos se distinguem por sua força e resistência, resistindo com sucesso a todos os desastres climáticos.
Olho do tigre
Uma das variedades mais populares. A exuberante cor dourada dupla do núcleo da inflorescência é delimitada por uma única fileira de pétalas de junco de uma rica cor vermelha escura. A cor é um pouco harmoniosa, mas o meio é mais exuberante.
Baixo, de 25 a 40 cm
Este grupo inclui a maioria absoluta dos malmequeres rejeitados mais famosos. E isso não é por acaso - os criadores simplesmente satisfazem as necessidades dos produtores de flores que se sentem muito à vontade para lidar com arbustos deste tamanho.
Rock'n'roll
A variedade tem o formato das inflorescências mais simples, mas as manchas marrons em um fundo de limão conferem-lhe sofisticação.
Pulseira cereja
As flores têm uma forma única de pétala ondulada com uma cor bicolor variegada.
Hero's Gold
As inflorescências são de cor amarela sólida, mas pétalas de diferentes formas e tamanhos criam uma visão fascinante.
Aspen
Inflorescências densamente duplas de tons escuros adornam os salpicos de cores brilhantes e ensolaradas.
Bolero
Uma das variedades mais populares de malmequeres rejeitados. Em termos de brilho e multicolor, existem poucas cores semelhantes.
Alumínio
Como os malmequeres ficam incomuns com um tom amarelo-creme. Esta variedade única ainda é a única em seu tipo. Além disso, as plantas distinguem-se por períodos de floração ultraprecoces.
Cabeça de ouro
As flores destes malmequeres destacam-se imediatamente contra o fundo geral e o contraste das tonalidades de cores e o centro brilhante.
Camaleão rosa
Esta luxuosa variedade nasceu graças aos esforços dos criadores americanos.
Assim, em um arbusto, você pode observar flores de vários tons ao mesmo tempo. Além disso, as flores têm uma vitalidade poderosa, como todos os malmequeres rejeitados.
Graus médio e alto, de 40 a 60 cm
Variedades médias e altas de malmequeres rejeitados não são tão numerosas. Nesse nicho de tamanho, os malmequeres eretos são muito mais comuns, mas ainda assim várias variedades valem a pena mencionar.
Palhaço alegre
Os arbustos desta variedade podem atingir uma altura de 60-70 cm. O diâmetro da flor é de 6 cm. As inflorescências são as mais comuns, mas é impossível resistir às cores únicas e agradáveis aos olhos.Graças aos longos caules, as flores podem ser cortadas para buquês e podem durar muito tempo na água.
Bola dourada
Inflorescências simples da forma mais comum, não dupla, no entanto, não podem deixar ninguém indiferente. Os arbustos atingem uma altura de 50-60 cm.
Semeando e crescendo
Os malmequeres rejeitados podem ser cultivados semeando diretamente em terreno aberto em meados de maio, ou com mudas. O período de germinação à floração nessas flores é de cerca de dois meses. Assim, se você quiser aproveitar a floração dos malmequeres a partir do início de junho, semeie-os para as mudas no início de abril.
As sementes brotam de 5 a 10 dias após o plantio.
Os malmequeres rejeitados são considerados os menos exigentes de todas as espécies para o solo e as temperaturas de crescimento. Mudas cultivadas em uma estufa ou estufa se revelarão especialmente fortes e resistentes.
Estas flores toleram bem a colheita e o transplante em qualquer idade, mesmo em estado de floração.
Ao cultivar mudas de malmequeres em casa, floristas experientes recomendam a germinação das sementes primeiro para plantá-las com densidade ideal. Para isso, devem ser dispostos sobre um pano úmido, colocados em um recipiente ou saco plástico transparente e colocados em local aquecido. Depois de alguns dias, as sementes podem eclodir.
Sementes com pequenos brotos que brotaram devem ser cuidadosamente dispostas em sulcos rasos a uma distância de 1,5 a 2 cm umas das outras e cobertas com uma pequena camada de terra leve, com 0,5 cm de espessura. Polvilhe bem por cima e coloque em um saco para que os brotos não morram por secarem.
Quando as mudas aparecem, o recipiente com as sementes é colocado em um local mais fresco (+ 16 ° + 20 ° C) e bem iluminado.
Em terreno aberto, as mudas de malmequeres rejeitados podem ser plantadas no início de junho na faixa do meio.
Usando cores
Os malmequeres rejeitados são flores únicas que podem não apenas decorar um canteiro de flores e uma varanda, mas também proteger seu jardim e horta de visitantes indesejados.
- Se você cultivá-los em terras não utilizadas e depois ará-los no solo, poderá libertar o solo de nematóides e fusarium.
- Ao plantar malmequeres no jardim, eles são capazes de proteger as batatas do besouro da batata do Colorado e o repolho, pepino, tomate e outros vegetais de muitas pragas rastejantes e voadores. Eles são mal combinados apenas com plantas da família das leguminosas.
-
Ao plantar malmequeres em canteiros de flores, eles espantam os pulgões das rosas e ajudam os ásteres e outras flores apodrecidas a se sentirem melhor.
- Flores secas e amassadas, botões e folhas de malmequeres servem como um bom tempero para conservar e preparar diversos pratos.
- Os malmequeres desempenham um papel significativo na medicina tradicional. Flores e folhas têm efeitos antivirais, laxantes, sedativos e anti-helmínticos.
É difícil imaginar flores mais populares, fáceis de cuidar e, ao mesmo tempo, tão versáteis no uso do que os malmequeres rejeitados. Em cada local com certeza haverá um lugar onde você poderá aplicar essas plantas maravilhosas e úteis.