Contente
Marigolds - provavelmente é difícil encontrar uma pessoa que nunca viu essas flores em sua vida. Se você se caracteriza pela praticidade e gosta de combinar negócios com prazer, então estas flores são uma verdadeira dádiva para você. Na verdade, além do clima alegre e ensolarado que são capazes de emitir por sua própria aparência, os malmequeres podem ajudar a proteger seu jardim e jardim de representantes nocivos do reino animal, curar várias doenças e melhorar o sabor de muitos pratos culinários. Entre os malmequeres, encontram-se arbustos muito pequeninos, com altura não superior a 15 cm, e gigantes de jardim, que chegam a 120 cm de altura.
Os malmequeres eretos são os maiores representantes dos numerosos gêneros de malmequeres. É sobre eles que será discutido neste artigo.
História do nome
Os malmequeres eretos às vezes são chamados de africanos, embora a etimologia desse nome popular seja muito confusa. Na verdade, por sua origem, absolutamente todos os tipos de malmequeres conhecidos na natureza são do continente americano. Por que africano?
Mas uma espécie relacionada de malmequeres rejeitados é geralmente chamada de malmequeres franceses pelo povo. O fato é que após a conquista da América, essas flores vieram originalmente para a Europa, mais precisamente, para a França, ainda no século XVI. E de lá eles se estabeleceram por toda a Europa, e então penetraram na Rússia. As flores que amam o calor, que não toleram a geada, fizeram com que os jardineiros russos se associassem à distante África quente, e todos os malmequeres foram originalmente chamados de africanos. Um pouco mais tarde, os malmequeres rejeitados passaram a ser chamados de franceses, e seu antigo nome ficou para trás dos eretos.
Descrição das plantas
Os malmequeres eretos pertencem às típicas plantas herbáceas anuais ao ar livre. Eles formam hastes eretas poderosas com um rebento central claramente definido. Com a idade, o caule principal lignifica na base. A altura das plantas pode ser de 30 a 120 cm, mas mesmo as flores de baixo crescimento são muito fortes. Os brotos laterais também são direcionados para cima, que é o que difere, por exemplo, dos malmequeres rejeitados.
As folhas são bastante grandes, finamente divididas com lóbulos lanceolados afiados com bordas recortadas. Sua cor pode variar de verde claro a escuro. Normalmente, as folhas são organizadas em ordem sequencial.
As inflorescências de calêndula eretas são formadas em pedúnculos longos e seu tamanho pode ter de 7 a 15 cm de diâmetro. Eles, via de regra, são simples, têm uma forma dupla, menos freqüentemente, semidupla.
Florescem em média 2 a 3 meses após a semeadura. Entre as tonalidades das flores dos malmequeres eretos, destacam-se o branco, o creme, o amarelo e o laranja. Eles diferem principalmente na cor monocromática das inflorescências, em contraste com os mesmos malmequeres rejeitados. Existem cerca de 300 sementes em 1 grama, cuja germinação dura apenas 1-2 anos. As sementes podem ser colhidas em 35-40 dias após o início da floração.
Classificação de malmequeres
Os arbustos de calêndula são frequentemente classificados pela altura.
Distinguir:
- Atrasado, até 45 cm de altura;
- Médio, de 45 a 60 cm;
- Alto, de 60 a 90 cm;
- Gigantes que crescem acima de 90 cm de altura.
Em termos de altura, malmequeres eretos também são frequentemente distinguidos:
- revestimento (baixo e médio);
- corte (na maioria das vezes variedades altas que podem ficar em corte por até 3 semanas).
Além disso, todos os malmequeres são geralmente classificados de acordo com a forma das inflorescências:
- Os cravos-da-índia consistem principalmente de várias fileiras de flores largas liguladas, que às vezes se agregam e se assemelham a flores tubulares.
- As flores de crisântemo consistem em flores tubulares altamente crescidas que podem ser muito densas ou, ao contrário, soltas, projetando-se em diferentes direções.
Existem também inflorescências densamente duplas, esféricas e semi-duplas.
Variedade varietal
As variedades de malmequeres eretos diferem, em primeiro lugar, no tamanho do arbusto, na forma e no tamanho das inflorescências e na sua cor.
Variedades de baixo crescimento
Variedades de baixo crescimento de malmequeres eretos parecem atender à demanda constante dos floricultores por flores pequenas com inflorescências enormes e luxuosas que não precisam ser amarradas e das quais, se desejado, é possível criar composições coloridas com outras plantas.
Antígua
É considerado o híbrido de tamanho inferior mais popular e mais difundido. Ele foi um dos primeiros a aparecer. Apesar de seu tamanho modesto (25-30 cm), também cresce em largura até 30 cm e suas inflorescências chegam a 10 cm de diâmetro.Tem quatro cores: amarelo, limão, laranja e dourado.
Picolé
Arbustos compactos com folhagem graciosa não ultrapassam os 35 cm. As inflorescências são densamente duplas, esféricas, semelhantes a cravo, mas as pétalas são enroladas em tubos. As flores são brancas, raras nos malmequeres.
Munsong (canção da lua)
Este híbrido é uma novidade dos criadores americanos. As inflorescências densas são tão densas que podem até repelir gotas de chuva. Os arbustos crescem bem em largura e mantêm o efeito decorativo por muito tempo. O período antes da floração é de cerca de 3 meses. O laranja profundo parece muito atraente.
Âmbar
As plantas desta variedade são caracterizadas pela uniformidade de hábito e altura. A floração começa bem cedo, 2,5 meses após a semeadura, e dura muito nas condições climáticas mais desfavoráveis.
Média
Nesse grupo em altura, a liderança é ocupada por malmequeres rejeitados e, entre as variedades verticais, a escolha não é tão grande. Mas os que existem são dignos de menção.
Verde limão asteca
O próprio nome deste híbrido alude à cor verde-limão única das flores. As plantas são compactas e de tamanho médio, embora as inflorescências não possam ser chamadas de médias, seu tamanho chega a 10-12 cm de diâmetro.
Baunilha
A cor das flores deste híbrido é dominada pela cor branco baunilha, sendo que o centro amarelo apenas realça a decoratividade das inflorescências. O tamanho dos arbustos é médio, 45-50 cm de altura e 30 cm de largura. As inflorescências não são as maiores - cerca de 7 a 8 cm de diâmetro.
Alasca
A variedade é semelhante em muitos aspectos ao híbrido anterior, mas as inflorescências se distinguem por uma cor creme exclusivamente clara.
Gigantes solares
Esta série é famosa, em primeiro lugar, pelo tamanho gigantesco das inflorescências, que pode chegar a 15 cm ou mais. Gigantes solares laranja e limão são encontrados em cores. Ao mesmo tempo, o tamanho dos arbustos em si é mais do que modesto, em altura não ultrapassa 50 cm.
Alto
O maior grupo em termos de variedade de variedades. Afinal, foi com esses tamanhos que começaram as primeiras variedades de malmequeres eretos.
Kilimanjaro
Uma das variedades mais populares de malmequeres de cor branca. Parece um pouco com um esquimó, mas os arbustos crescem até 70 cm de altura e parecem muito mais poderosos.
Pedra amarela
As inflorescências douradas ou amarelas claras de tamanho médio (7-8 cm) têm um formato de crisântemo exuberante e ficam muito atraentes em buquês.
luz dourada
Os arbustos são altos, mas compactos.Os rebentos são nervurados e apresentam uma leve floração avermelhada. As inflorescências dos cravos, embora exuberantes, não atingem a forma de bola. A variedade distingue-se pelo amadurecimento tardio, floresce 3-3,5 meses após a semeadura.
Lemon Prince
As inflorescências desta variedade também são cravo, mas são especialmente esplêndidas. A cor amarelo-limão das inflorescências parece atraente contra o fundo de folhas verdes escuras rugosas.
Princesa laranja
E essa variedade é capaz de abalar a saturação da tonalidade alaranjada de suas inflorescências, que chegam a 10-12 cm de diâmetro.
Fantasia
Uma série de novas variedades de vários tons se distingue por inflorescências exuberantes em forma de crisântemo, embora pareçam ligeiramente desalinhadas.
Variedades gigantes
Malmequeres eretos, crescendo mais de um metro de altura, ficarão ótimos no fundo da borda, junto com outras plantas altas, como bocas-de-leão, delfínios e dedaleiras. É verdade que, mesmo apesar do tronco central forte e muito forte, é aconselhável amarrar os arbustos a suportes ou plantar em locais protegidos do vento.
Dólar de ouro
A variedade, apesar de seu tamanho impressionante, é bastante precoce. As plantas florescem 2,5 meses após a semeadura. As inflorescências de cor laranja densa, o crisântemo, atingem 8-9 cm de diâmetro.O dólar-ouro se distingue pela ausência de um cheiro peculiar característico dos malmequeres.
Havaí
É também um gigante dos malmequeres alaranjados verticais, mas as flores têm a forma de cravo e são maiores em tamanho, atingindo 12-14 cm de diâmetro.
Gilbert Stein
A atraente cor dourada clara das inflorescências e a forma esférica tornam esta variedade popular tanto para corte como para cultivo em canteiros de flores.
A temporada de veludo
Esta variedade surgiu recentemente e conseguiu atrair a atenção dos floricultores tanto pelo enorme tamanho dos arbustos como pelas inflorescências, que chegam a ter 15 cm de diâmetro ou mais. Além disso, as inflorescências globulares densamente coloridas em três tons diferentes são excelentes no corte.
Recursos crescentes
De todos os três tipos de malmequeres mais frequentemente cultivados em nosso país, os malmequeres eretos são os que mais exigem a qualidade dos solos e a quantidade de luz necessária para o florescimento total. É melhor cultivá-los em local ensolarado, pois à sombra parcial, eles não serão capazes de demonstrar todas as suas melhores qualidades. Os solos em crescimento devem ser férteis, pois os botões e arbustos gigantes precisam de muita nutrição para ter uma boa aparência.
Conseqüentemente, a estação de crescimento para esta variedade de malmequeres é mais longa. Se você quiser que os malmequeres eretos lhe agradem com a floração já no início de junho, eles devem ser semeados para mudas a partir do início de março. Praticamente não são adequados para a semeadura a céu aberto, exceto nas regiões mais ao sul do país. E então, neste caso, eles poderão florescer apenas na segunda metade do verão.
As sementes podem ser semeadas em qualquer recipiente que seja conveniente para você, pois as mudas de calêndula toleram facilmente o transplante em qualquer idade, mesmo estando em estado de floração. As mudas geralmente aparecem nos dias 4-6, as plantas se desenvolvem de forma ideal a uma temperatura de + 18 ° + 20 ° C.
Se você semear sementes com bastante frequência, quando duas folhas verdadeiras aparecerem, os brotos devem ser plantados a uma distância de 7 cm uma da outra com espaçamento entre linhas de 7 cm. Ao plantar em terreno aberto, os arbustos devem ser ligeiramente aprofundados no solo por 1-2 cm para um melhor enraizamento.
Variedades de baixo e médio porte podem ser plantadas de acordo com o esquema 20x20cm, e para gigantes altos é necessário deixar pelo menos 40 cm entre as plantas no momento do plantio.
Ao crescer, você deve prestar atenção às seguintes possíveis dificuldades:
- Os malmequeres são muito termofílicos, morrem já a -1 ° -2 ° C. Se a temperatura do ar for inferior a + 10 ° C, as plantas param de crescer, as folhas adquirem uma tonalidade roxa e a floração diminui.
- No início do crescimento, as plantas precisam de muita umidade, após a floração, podem suportar até 10 dias sem regar.
- Em tempo chuvoso, inflorescências duplas muito grandes podem apodrecer devido à umidade excessiva.
- Mais exigente em nutrição de todos os tipos de malmequeres.
- Se as altas temperaturas do ar forem combinadas com alta umidade, os arbustos terão uma abundância de folhas com um mínimo de inflorescências.
Se possível, certifique-se de instalar malmequeres eretos em seu jardim, e esses gigantes espetaculares irão certamente deliciá-lo com flores exuberantes e buquês luxuosos da cor do sol.