Flor de cleoma: fotos e regras de cultivo

A pátria do cleoma exótico é a América do Sul. A planta anual produz inflorescências alongadas, consistindo em quatro pétalas e coletadas em um longo caule em um grande racemo. A flor é alta. A altura do caule chega a 1,5 m. Qual a aparência de um cleoma, crescendo a partir de sementes, quando plantar, vamos agora tentar descobrir.

Características da flor

A planta ornamental Cleome spinosa da família das alcaparras cresce como um arbusto. Longos caules se formam no topo, onde aparecem os botões. No final da temporada, os brotos moles ficam rígidos. A inflorescência volumétrica é formada por filamentos e quatro pétalas. Ao longo da estação, após a morte da flor, novos botões aparecem imediatamente. Pequenas inflorescências são coletadas em um grande pincel com diâmetro de até 20 cm. Com o aparecimento de novas flores, os topos dos caules são alongados.

Importante! Em cada rebento, um grande número de inflorescências pode florescer, o que é um fardo insuportável para caules finos. Para manter o formato do arbusto, a cola é amarrada a um suporte.

No lugar de inflorescências desbotadas, formam-se vagens de sementes. Você nem mesmo precisa excluí-los. As flores secas não interferem na formação de novos botões nos brotos. A cor da corola pode ser monocromática ou com duas tonalidades. Folhas e caules cotiledonares são cobertos com orlas. Quando tocado, um cheiro específico é liberado. Cleoma usa o fedor para repelir pragas.

Conselho! Devido ao cheiro desagradável, a flor de cola não é recomendada para ser cultivada perto de casa, gazebos e outros locais de descanso.

O cheiro pungente não impede as abelhas de polinizar a flor. Na pátria do cleoma, os morcegos estão empenhados nisso. Uma característica da flor é sua resistência a mudanças repentinas de umidade e temperatura. A imunidade permitiu que cleome criasse raízes na vastidão de nossa pátria.

Variedade de variedades

Considerando a foto de uma flor de cleoma e as regras de cultivo, vale a pena me deter nas variedades. Os jardineiros domésticos cultivam apenas duas espécies: Hassleriana e Spinosa. É difícil para um leigo encontrar diferenças nas variedades. Os jardineiros combinaram a flor em uma espécie - cleoma espinhoso.

Agora, muitas novas variedades foram cultivadas. Todas as flores são obtidas através do cruzamento de dois tipos de cola. O resultado são arbustos com belas inflorescências de branco, rosa, roxo. A variedade mais popular é a Cherry Queen. Os caules dos arbustos crescem até 60 cm de altura. As flores exalam um aroma pronunciado e crescem até 3 cm de diâmetro.

Recursos crescentes

O autocultivo de cleoma a partir de sementes em casa ocorre de duas maneiras: plantando e semeando as sementes diretamente nos canteiros.

Preparação do solo e locais de pouso

Não importa se o cleoma é cultivado por mudas ou plantado diretamente no canteiro, em qualquer caso, o solo e o local são preparados para a flor. A planta adora uma área ensolarada com solo não pantanoso. É melhor escolher um morro para que depois da chuva a água escorra e não se acumule em poças.

Antes do plantio das mudas de cleoma, nos últimos dias de abril, o canteiro é cavado na baioneta de uma pá. As raízes das ervas daninhas são removidas do solo. A matéria orgânica é usada como fertilizante. O composto funciona melhor. Na ausência de matéria orgânica, substitua por fertilizante complexo na proporção de 2 colheres de sopa. l. / 1 ​​m2 camas. O tamanho do canteiro de flores para cola é calculado levando em consideração o esquema de plantio.Um espaço mínimo de 50 cm é deixado entre cada planta para o crescimento dos arbustos.

As sementes da flor de cola podem ser semeadas ainda no outono. O canteiro é preparado de maneira semelhante. A semeadura é feita em fileiras. O excesso de plantas é retirado na primavera, observando-se um esquema de plantio favorável para arbustos.

As nuances do cultivo de mudas

Nas regiões frias, todo mundo está acostumado a plantar mudas. As flores não são exceção. Resta saber quando semear a cola e como fazê-lo. Para obter mudas, primeiro você precisa coletar sementes. Quando as inflorescências do cleoma que desapareceram nos arbustos se transformam em cápsulas, elas têm tempo para secar. Ao esmagar as vagens, pequenos grãos castanho-escuros são espalhados. As sementes são coletadas em um saco e armazenadas até a primavera.

Importante! O cleoma se reproduz mal por auto-semeadura.

No início de março, é hora de semear as sementes do cleoma para as mudas, mas primeiro os grãos são preparados. Para melhor germinação, as sementes são embebidas em estimulador de crescimento. A droga é comprada em uma loja ou recorre-se a métodos populares usando o suco da flor de aloé.

Uma mistura de solo para cleoma é preparada a partir do cálculo de duas partes de composto e terra, mais uma parte de areia. O solo com 15 cm de espessura é despejado em uma caixa, polvilhado com cinza por cima, são feitos sulcos de 1 cm de profundidade, onde as sementes são imersas. De cima, os grãos estão cobertos de húmus solto. A caixa é coberta com um filme transparente, deixando-a quente até o aparecimento de brotos. Se as sementes tiverem passado pelo processo de embebição, elas brotarão após 15 dias.

Ao cultivar mudas a partir de sementes de cleoma, é necessário fornecer a flor com o máximo cuidado no estágio inicial. O procedimento envolve a rega oportuna. Deve ser abundante, mas não frequente. Os arbustos de cleoma adoram solo úmido e solto, sem acumular poças. Vários cristais de manganês são adicionados à água de irrigação para desinfecção.

Mudas de Cleome fornecem boa luz. À noite, eles acendem a iluminação artificial. Após o aparecimento de duas folhas adultas, as mudas são mergulhadas, plantando em recipientes separados. Após 10 dias, e então outras duas semanas depois, a fertilização com nitrogênio é aplicada. Quando o cleoma se adaptou e começou a crescer, a iluminação artificial das mudas não é necessária. Antes de plantar no canteiro, as plantas são temperadas, levando-as para fora ou para uma sala fria.

Semeando sementes no jardim

Agora vamos ver como cultivar cola a partir de sementes sem mudas. O outono é considerado a época ideal de semeadura. As sementes passarão por um procedimento natural de embebição e endurecimento antes do início da primavera, e darão brotos rápidos na primavera. Sulcos com 1,5 cm de profundidade são cortados ao longo do leito com solo fertilizado e os grãos do cleoma são lançados a granel. Polvilhe o topo com terra e coloque qualquer isolamento orgânico: grama, folhas, topos de plantações de jardim. Com o início da primavera, o abrigo é retirado e, após a emergência das mudas, é realizado o desbaste.

A semeadura na primavera é realizada no final da geada. O procedimento de preparo das camas, bem como os demais cuidados, permanecem inalterados. Apenas a condição das sementes difere. Para a semeadura, use grãos acordados que já passaram da fase de maceração. Você pode semear sementes secas, mas a floração começará tarde.

Cuidados com flores

Os arbustos de cleoma não requerem manutenção complexa. Basta regar, remover as ervas daninhas em tempo hábil ervas daninhas, solte o solo e é aconselhável fazer cobertura.

Para os jardineiros que cultivam cleoma a partir de sementes em casa, vale a pena se familiarizar com uma série de regras:

  • para o plantio de cleoma, uma área ensolarada e protegida do vento é adequada;
  • uma flor que ama o calor é plantada com mudas após o fim das geadas noturnas;
  • manter uma distância de 50 cm entre os arbustos;
  • fertilizar a terra no jardim antes de plantar mudas;
  • as raízes do cleoma, quando transplantadas para um terreno aberto, são umedecidas com solução de Kornevin;
  • flores são derramadas com uma solução de humato e, por cima, são borrifadas com um medicamento para o estresse.

Arbustos de cleoma adornam o canteiro de flores com inflorescências exuberantes de meados de junho até o início do frio do outono. A flor é útil para crescer no jardim.O odor emitido atrai insetos polinizadores.

Cobertura de arbustos

Inicialmente, após o plantio, as mudas terão nutrientes suficientes introduzidos durante o preparo do solo. Se houver um fraco desenvolvimento dos arbustos, são introduzidos preparados contendo nitrogênio. Antes da floração, é útil alimentar a cola com um fertilizante complexo para flores. A composição de tais preparações inclui um mínimo de nitrogênio e mais fósforo e potássio.

Lista de tratamentos de verão

Ao longo da estação de cultivo, o solo é solto ao redor dos arbustos e a grama é removida. A cobertura morta ajudará a se livrar das ervas daninhas e a reter a umidade. A rega da flor é realizada apenas em clima quente e seco. Muita água é despejada, mas não deve permanecer uma poça, mas ser absorvida uniformemente pelo solo ao redor do tronco.

Importante! Cleome se sente mais confortável com uma seca do que com um verão chuvoso.

No verão, a condição da flor é ocasionalmente cuidada. Se os arbustos estão com atraso de crescimento, enfraquecidos, florescem mal, as plantações são tratadas com uma solução do preparado de zircão. Com o aumento da altura da planta, os caules são amarrados a um suporte. A opção mais fácil é cravar estacas de madeira ou pedaços de haste de metal e amarrar a bucha a eles com uma corda.

Cuidados com flores no inverno

Cleoma é considerada uma planta anual. Com o início do frio no outono, o arbusto morre. As plantas secas são removidas do jardim e novas sementes podem ser semeadas em seu lugar no inverno. O canteiro deve ser coberto com lixo orgânico até a primavera para que os grãos não congelem.

Razões para a não germinação de sementes

A pequena porcentagem de germinação das sementes de cleoma é explicada apenas pela má qualidade dos grãos ou violação da tecnologia de cultivo de uma flor. Ao colher sementes independentemente, o grão deve ser retirado de arbustos desenvolvidos com inflorescências grandes. As sementes de cleoma têm tempo de amadurecer dentro das vagens. Os grãos verdes não germinam na primavera.

Para aumentar a porcentagem de germinação, as sementes de flores são embebidas em Epin antes da semeadura. Excelentes resultados são mostrados por uma mudança brusca de temperatura. As caixas com as colheitas ficam expostas ao sol durante o dia e à noite são levadas para a varanda ou para uma sala sem aquecimento.

Doenças e pragas perigosas

Cleoma se adaptou tanto ao ambiente que seu cheiro não detém apenas os insetos polinizadores benéficos. Todas as pragas tentam voar ao redor desta flor. Às vezes, os horticultores plantam alguns arbustos de cleoma ao redor dos canteiros do jardim. O cheiro emitido afugenta as pragas, e as abelhas corajosamente fazem seu trabalho útil.

Uma flor só pode adoecer por culpa de um jardineiro ou de um verão chuvoso. Irrigação frequente, chuvas e águas subterrâneas pouco espaçadas levarão ao apodrecimento do sistema radicular do arbusto.

O uso de uma flor na decoração de paisagens

Um arbusto alto e com flores longas vai decorar um jardim de flores ao longo da fronteira. Entre outras plantas anuais, a cola é plantada em segundo plano. As flores de baixo crescimento estão localizadas na frente. Arbustos com inflorescências brilhantes parecem fogos de artifício entre um prado verde.

Você pode plantar cola junto com plantas perenes. É melhor combinada com flores brancas de cosme, rosa ou lobélia. Uma planta alta com flores do centro de sangramento é organicamente adequada.

A flor é ótima para decorar buquês. O cleoma cortado pode permanecer em um vaso de água por até dez dias. Para os buquês, a flor é plantada na horta entre os vegetais para que o corte não viole a estética do canteiro de flores em um local conspícuo.

O vídeo fala sobre o cultivo do cleoma:

Você nem precisa de habilidades de design para decorar um quintal de goma. Basta semear ao longo da sebe e durante todo o período de calor o quintal sobressai na rua com um prado florido.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção