Contente
- 1 É possível plantar girassóis
- 2 Condições de cultivo de girassol
- 3 Como cultivar uma semente de girassol
- 4 Quando plantar girassol ao ar livre
- 5 Onde plantar girassol
- 6 Cultivar e cuidar de girassóis em campo aberto
- 7 Reprodução de girassóis
- 8 Doenças e pragas de girassóis
- 9 Colhendo girassóis
- 10 Como cultivar um girassol caseiro
- 11 Dicas úteis
- 12 Conclusão
Plantar girassóis a partir de sementes de girassol no país é uma questão simples que não requer habilidades e esforços especiais. Além de uma boa colheita, esta cultura servirá como uma decoração atraente para o terreno e dará um sabor adicional ao mesmo. Variedades ornamentais são usadas para decorar jardins frontais e canteiros de flores, e também são plantadas em casa como plantas de interior.
É possível plantar girassóis
O girassol é um lindo anuário que produz sementes deliciosas e delicia os olhos com sua floração brilhante. Normalmente são semeados em campos para uso na produção industrial, mas o desejo de cultivar em um terreno pessoal também não é proibido. O principal é seguir todas as regras na hora do plantio e escolher a variedade certa. Os girassóis alimentares são usados para obter sementes, e os decorativos são usados como decoração do local.
Condições de cultivo de girassol
O girassol é despretensioso no cuidado, tolera bem geadas leves (até -5 0C) e seca, não requer condições especiais de cultivo. Também não há dificuldades em plantar uma planta. Quase qualquer solo é adequado, os fertilizantes praticamente não são necessários, a condição principal é uma quantidade suficiente de luz solar.
Como cultivar uma semente de girassol
Um procedimento obrigatório antes do cultivo de sementes de girassol é sua calibração (as amostras devem ser encorpadas, inteiras, não fritas) e decapagem. As mudas são uma guloseima favorita para pássaros e roedores. Para assustar os comedores, o material de plantio deve ser tratado com um pó ou solução especial antes da semeadura. A mistura de picles pode ser comprada em sua loja de jardinagem ou preparada em casa. A solução, que muitas vezes é usada por residentes de verão, é feita da seguinte forma:
- Descasque a cabeça do alho, passe por uma prensa.
- Combine a massa com a casca da cebola.
- Despeje a mistura com água fervente (2 l).
- Insista 24 horas.
- Tensão.
Para um efeito positivo, as sementes são mantidas em solução de alho durante 12 horas.
Alguns jardineiros recorrem à germinação das sementes antes de plantar girassóis. Para isso, são embrulhados em um pano úmido, colocados em uma sacola e guardados em local aquecido por dois dias.
Quando plantar girassol ao ar livre
A semeadura do girassol começa nos últimos dias de abril e até meados de maio. É desejável que a Terra neste momento tenha sido aquecida a uma temperatura de + 10-12 graus Celsius.
Cada variedade leva um tempo diferente para amadurecer. Da semeadura à colheita, pode levar 70-150 dias. As mudas de girassol aparecem duas semanas após o plantio.
Onde plantar girassol
Um excelente local para o plantio de girassóis será a área de cultivo de repolho, grãos e milho. É desejável que o solo para a planta seja solo de chernozem, argila e castanha com um pH de 5-6. Também é aceitável usar arenito e pântanos com pH 4.
Muitos jardineiros plantam plantas ao longo de cercas e muros para se proteger do vento.
Cultivar e cuidar de girassóis em campo aberto
Qualquer pessoa pode cultivar um girassol a partir de uma semente comum no país. Plantar e cuidar de uma safra quase não requer esforço, ela cresce muito rapidamente. Como resultado, uma decoração de jardim saborosa e atraente é obtida a partir de uma pequena semente.
Seleção e preparação do local de pouso
Para o cultivo de girassóis, as áreas abertas bem iluminadas pela luz solar são as mais adequadas. Mas, ao mesmo tempo, devem ser protegidos do vento e das correntes de ar. Antes de semear, o jardim deve ser desenterrado. Simultaneamente à implementação deste processo, é desejável fertilizar o solo com fertilizantes de nitrogênio-fósforo.
Tecnologia de plantio de girassol
Para o plantio de girassóis, com enxada, são feitas covas a uma distância de pelo menos 30 cm entre si. Esse intervalo é determinado dependendo da variedade e do número de girassóis que você planeja cultivar. É calculado de acordo com o seguinte esquema:
- Ao plantar variedades de baixo crescimento, as sementes são plantadas a uma distância de 40 cm.
- Ao cultivar variedades médias, uma distância de 50 cm é mantida entre as sementes.
- Ao semear plantas grandes, a distância é deixada pelo menos 80-90 cm.
O material de plantio é aprofundado no solo em 6 a 8 cm. Jardineiros experientes são aconselhados a colocar 3 sementes nos buracos e socar bem o solo após o plantio.
Regar e alimentar
Para que a colheita do girassol seja de alta qualidade, o jardineiro precisa fazer algum esforço. A cultura precisa de rega oportuna, afrouxamento, controle de ervas daninhas, os troncos são de grande importância. Apesar de a planta ser forte e aguentar bem o peso das cabeças, existe o perigo de fractura com o vento.
Regar os girassóis deve ser frequente. Como a cultura é grande e tem folhas grandes, é necessária muita umidade para encher as sementes. A cobertura é realizada após rega abundante e remoção de ervas daninhas. A primeira vez que o fertilizante é aplicado para o crescimento da massa vegetativa, algumas semanas após o surgimento dos brotos. Use fertilizantes de nitrogênio, por exemplo, uréia (2 colheres de sopa para cada 10 litros de água). Após 3 semanas, os fertilizantes de potássio são aplicados, eles contribuirão para a formação de caixas de sementes cheias. Depois de mais 20 dias, é aconselhável alimentar os girassóis com fertilizante de potássio em combinação com fertilizantes de fósforo.
Reprodução de girassóis
As variedades anuais de girassol reproduzem-se bem por sementes. Você pode comprá-los em uma loja especializada ou montá-los você mesmo. Para isso, na fase de amadurecimento das sementes, as cabeças devem ser protegidas das aves (atadas com gaze). Quando chegar a hora, as inflorescências devem ser cortadas e secas em área ventilada. Em seguida, retire as sementes e armazene-as.
A cultura é considerada polinização cruzada. Para evitar cestos com sementes vazias e pequenas, não é aconselhável retirar material de plantio de girassóis plantados três anos consecutivos.
Doenças e pragas de girassóis
O girassol é considerado uma cultura resistente a pragas e doenças. Na maioria das vezes, são atacados por pássaros que usam as sementes como alimento. Entre os insetos que prejudicam a planta, a colher de algodão se destaca. Ela se alimenta de flores e folhas de girassol, por isso, ele começa a enfraquecer, fica vulnerável. Para evitar o aparecimento de um inseto, é necessário capinar regularmente a área. Se o parasita já atacou, as plantas devem ser tratadas com inseticidas. O procedimento deve ser concluído um mês antes da colheita.
Outra praga que pode atacar uma planta é a mariposa. Suas lagartas roem e comem o conteúdo das sementes. Os inseticidas também são usados para combatê-lo.
Dentre as doenças que afetam a cultura, destacam-se:
- podridão cinza e branca;
- phomopsis.
A remoção atempada de ervas daninhas, a rega regular e o tratamento com fungicidas ajudam a combater as doenças.
Colhendo girassóis
O girassol amadurece de forma irregular, mas geralmente isso acontece 2-3 semanas após a floração da parte central da inflorescência. Em todas as regiões, isso acontece de maneiras diferentes, de cerca de 15 de agosto ao final de setembro. Assim que a planta começa a secar, a cabeça se inclina e fica pendurada, e quase todas as folhas caem, é hora da colheita. As sementes devem ser cortadas, cobertas com um pano e deixadas secar por alguns dias. Em seguida, retire as sementes, lave e seque, remova os espécimes estragados e os detritos e despeje todos em um recipiente ou saco de papel.
Como cultivar um girassol caseiro
O girassol pode ser cultivado em casa como planta de casa. Apesar de a colheita ser alta, existem variedades decorativas que permitem o plantio em vasos.
O recipiente para um girassol caseiro é escolhido com base no tamanho de uma planta adulta, de preferência com um grande raio (de 40 cm) e orifícios de drenagem. É desinfetado antes do uso. O solo deve ser solto, bem drenado, com suprimento de nutrientes. Antes de plantar no fundo do recipiente, você precisa colocar uma camada de seixos, argila expandida ou perlita e, em seguida, cobrir o solo e água. As sementes são plantadas a uma profundidade de 2-3 cm, 2 peças por cova.
Ao cuidar de um girassol decorativo, é necessário fornecê-lo com umidade constante e longas horas de luz do dia. Na estação quente, é melhor levar a planta para a varanda ou loggia.
Dicas úteis
Jardineiros experientes, ao cultivarem girassóis, são aconselhados a não negligenciar as regras básicas para seus cuidados:
- A princípio, é aconselhável proteger as mudas de altas temperaturas. O calor tem um efeito negativo sobre os rebentos.
- Quando duas folhas verdadeiras aparecem no girassol, deve-se desbastar. Deixe o broto mais forte e corte o excesso.
- A cultura não é exigente com o solo, mas para o seu bom desenvolvimento é preferível escolher um local com solo fértil e ligeiramente ácido.
- O plantio de girassol não é recomendado em canteiros onde anteriormente se cultivavam beterrabas, legumes e tomates.
- A rega da cultura deve ser feita pela raiz. De preferência pela manhã ou à noite.
- A fertilização com potássio ajudará a atrair as abelhas para o girassol, que o polinizam.
Conclusão
Plantar girassóis a partir de sementes no país é fácil. O principal é encontrar o lugar certo para eles, processar as sementes antes de semear e cuidar na hora certa. Devido à sua resistência ao frio e à seca, o girassol pode ser plantado em quase todos os países do mundo. Como suas sementes contêm uma grande quantidade de oligoelementos, o plantio não só cria decoração, mas também benefícios.