Chagas: coleta de sementes

A magnífica capuchinha adorna muitos canteiros de flores, jardins e parques. Suas vinhas, abundantemente entrelaçadas com flores brilhantes, são excelentes para paisagismo vertical e cobertura contínua do solo. As plantas de baixo crescimento são freqüentemente usadas para criar bordas de flores. Variedades anuais e perenes dessa cultura são propagadas por meio de sementes, que possuem algumas propriedades medicinais e podem ser utilizadas como remédio ou aditivo alimentar. A seguir, na seção, falaremos sobre como coletar sementes de capuchinha e como armazenar ou usar adequadamente o material coletado.

Uma breve descrição botânica da capuchinha

A chagas chegou às nossas latitudes da América do Sul. Devido à sua despretensão e resistência a baixas temperaturas, a planta criou raízes com sucesso na Rússia e é popular entre os jardineiros domésticos.

Um grande número de variedades desta cultura permite-lhe escolher a melhor opção para decorar o seu jardim. Portanto, as plantas de baixo crescimento têm uma altura de no máximo 30 cm, enquanto as capuchinhas trepadeiras podem formar vinhas de até 3 m de comprimento. As folhas e os caules da capuchinha são carnudos, de um verde brilhante. As flores podem ser pintadas em creme claro, laranja, amarelo, vermelho e seus tons. O diâmetro das flores pode chegar a 5 cm, o período de floração é longo, o que é uma importante vantagem da cultura. Como resultado da floração, a capuchinha forma frutos - pequenas nozes, que são sementes. Eles são usados ​​para propagação de plantas, preparação de medicamentos e alimentos.

Quando e como coletar sementes

A bela capuchinha floresce ativamente por 30-40 dias. Após a conclusão da floração, cápsulas de uma forma intrincada e ondulada são formadas nas plantas. Cada um deles consiste em três partes iguais, que são sementes. Cápsulas maduras mudam de verdes para carmesins ou marrons. Essa mudança de cor indica a maturidade das sementes e é o motivo da coleta do material de plantio para o próximo ano.

Importante! O amadurecimento completo das sementes ocorre em 10-15 dias a partir do início do murchamento das flores.

Colher sementes maduras é bastante fácil. Faça isso no momento em que as caixas começarem a secar. Nesse caso, basta substituir a palma da mão e sacudir levemente o talo da capuchinha. As pequenas nozes cairão na palma da mão por conta própria.

Caso não seja possível acompanhar regularmente o processo de amadurecimento da semente, pode-se coletar os grãos da seguinte forma: espalhar uma folha de papel branco ou um pano leve no chão sob a raiz da planta. À medida que as plantas murcham, elas começam a se curvar sobre a folha e a soltar sementes. O jardineiro só precisa coletar os grãos em ruínas.

Se não foi possível coletar as sementes de capuchinha em tempo hábil e elas se desfizeram espontaneamente, você pode retirá-las do solo. Caso contrário, no próximo ano será possível ver um grande número de plantas que foram semeadas por conta própria.

Importante! Variedades de capuchinha de cobertura de solo podem ser cultivadas por auto-semeadura.

As opções acima sobre como coletar corretamente as sementes de capuchinha só são adequadas se o outono for seco e oportuno. O tempo chuvoso ou o início de geadas precoces podem prejudicar significativamente o grão e torná-lo impróprio para a semeadura no ano seguinte. Nesse caso, é recomendável coletar sementes verdes de capuchinha arrancando-as do caule à força. Os grãos insuficientemente maduros amadurecem em casa, espalhando-os em uma camada fina sobre um pedaço de papel.O material de plantio é seco por 1-1,5 meses com agitação periódica.

A colheita adequada de grãos em casa permite que você obtenha apenas material de plantio de alta qualidade de variedades já comprovadas, além de economizar dinheiro na compra de sementes no futuro.

Armazenamento de material de plantio

Você pode armazenar sementes de capuchinha coletadas por você por um longo tempo. Assim, grãos cuidadosamente secos podem manter sua qualidade e germinação por 2 a 3 anos. No entanto, para isso é necessário fornecer certas condições de umidade e temperatura:

  • a umidade do ar não deve exceder 70%;
  • a temperatura ideal de armazenamento deve ser + 18- + 220A PARTIR DE.

Assim, após a secagem, os grãos da capuchinha são coletados em uma caixa de papelão ou saco de papel. Guarde-os em um local seco, sem acesso à luz solar.

Além disso, as recomendações para a coleta de sementes e seu armazenamento podem ser encontradas no vídeo:

Propriedades úteis das sementes

As sementes de capuchinha têm várias propriedades exclusivas. Eles incluem um complexo rico em vitaminas e microelementos:

  • tornar-se chagas inclui aminoácidos, caroteno, ácido ascórbico;
  • os grãos têm propriedades antifúngicas e antibacterianas;
  • as sementes são usadas como um agente de tosse.

Os grãos de capuchinha frescas, não totalmente maduros, são especialmente ricos em vitaminas. Assim, as nozes verdes são colhidas arrancando-as à força do caule e usadas frescas para cozinhar, em conserva. Os grãos secos de capuchinha retêm suas propriedades benéficas ao longo do ano.

Importante! Propriedades úteis são possuídas não apenas por sementes, mas também por folhas, brotos e flores de capuchinha.

Deve-se notar que o sabor dos grãos é bastante aceitável, lembrando levemente as alcaparras. Combina pungência e especiarias, de modo que grãos frescos podem ser adicionados com segurança a uma salada, e nozes em conserva serão um aperitivo maravilhoso e muito original. As sementes secas podem funcionar como um tempero picante.

Ao usar a capuchinha na culinária, você pode fornecer a você e à sua família uma fonte natural e saborosa de vitaminas. É por isso que, depois de coletar o número necessário de sementes para semear no próximo ano, você não deve negligenciar as sementes restantes.

Receita de decapagem

As sementes de capuchinha em conserva são freqüentemente chamadas de alcaparras caseiras. Eles podem ser preparados de forma bastante simples. Isto exige:

  1. Lave 100 g de sementes verdes em água corrente e despeje em uma jarra.
  2. Prepare uma marinada de vinagre de vinho. Em 200 ml de vinagre adicione 15 g de sal, algumas ervilhas de pimenta-do-reino e uma folha de louro.
  3. Ferva a marinada em fogo e despeje sobre os grãos de capuchinha em uma jarra.
  4. Em 3 meses, as sementes estarão prontas para consumo.

Além da receita proposta, existem outras opções para preparar este saboroso e original preparo de inverno. Um deles é mostrado no vídeo:

Conclusão

Assim, a capuchinha não é apenas uma bela decoração de jardim florida, mas um produto útil, um medicamento. Dependendo da finalidade da semente, cabe ao produtor decidir quando colher as sementes de capuchinha. Assim, para a semeadura do grão para o próximo ano, é necessário amadurecer qualitativamente, seja na horta ou em ambiente. Para o consumo, é preferível usar grãos frescos e ainda verdes, que devem ser colhidos antes da maturação completa. Coletar as sementes corretamente e armazená-las de maneira adequada preservará a safra para cultivo no próximo ano e será usado como ingrediente aromatizante em muitos pratos culinários.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção