Sino de pêssego: foto e descrição das variedades, plantio e cuidados

A campânula do pêssego é uma planta com flores perenes, freqüentemente encontrada na natureza e cultivada em chalés de verão. É interessante estudar variedades populares, bem como as principais regras de cuidado.

Descrição do sino pêssego

O sino com folhas de pêssego (lat.Campanula persicifolia) é uma planta herbácea perene com caules retos e nus, em sua maioria simples, às vezes ramificados, com nervuras ligeiramente pronunciadas. As folhas da planta são estreitas, lanceoladas ou lineares, verde-escuras sombreadas e brilhantes, crenadas nas bordas. São muito parecidos com o pêssego, o que explica o nome. Os caules e folhas contêm seiva leitosa.

Sino com folhas de pêssego é uma planta rara na natureza do Livro Vermelho

A perene cresce em altura de 40 a 160 cm, na maioria das vezes aumenta cerca de 120 cm na idade adulta. Ele se espalha um pouco, a largura do arbusto geralmente não ultrapassa 50 cm.

O sino com folhas de pêssego é considerado uma planta que ama a luz. Sob a cobertura de árvores e arbustos, também pode se desenvolver, mas não tolera sombra densa, especialmente em combinação com solo pantanoso. De acordo com o grau de resistência à geada, pertence à zona climática 4 e inverte bem a temperaturas de - 29 a - 35 ° С.

O sino com folhas de pêssego atinge rapidamente seu tamanho máximo, mas permanece compacto

Com bom atendimento, as plantas perenes crescem rapidamente. Mas ele não está inclinado a uma propagação agressiva pelo site.

Qual é o sistema radicular de um sino de pêssego

O tipo de sistema radicular do sino do pêssego é fusiforme e ramificado, fortemente retorcido. Numerosos processos de alimentação estendem-se da haste principal grossa. Por este motivo, mesmo uma planta perene curta é difícil de arrancar totalmente do solo, tem de ser cuidadosamente escavada ou cortada.

Quais são as inflorescências de um sino de pêssego

De junho a início de setembro, a perene é decorada com flores e o período decorativo dura cerca de um mês. O tempo exato depende da variedade particular.

As flores do sino com folhas de pêssego estão presas a pedicelos curtos e são pequenos funis inclinados de até 4 cm de diâmetro, consistindo de 5 pétalas. Dentro estão glândulas que secretam néctar doce. Os botões são coletados em pequenos pincéis unilaterais de 3-7 peças, sua tonalidade é mais frequentemente azul, roxo ou azul, raramente branco. No final da floração em agosto ou setembro, a perene dá frutos - pequenas caixas com sementes.

As flores de sino de pêssego têm formato de funil

Importante! A cultura tem uma característica interessante - no escuro e com tempo nublado, os botões se fecham e sob o sol forte se abrem novamente.

A abundância de campânula com flor de pêssego depende das condições de cultivo. A planta perene cresce bem em áreas ensolaradas e moderadamente úmidas, mas não gosta de sombras espessas e pântanos, e nesses lugares sempre parece desbotada.

Onde o sino com folhas de pêssego cresce

O perene sino com folhas de pêssego é comum na Eurásia. Você pode encontrá-lo nos países da Europa e no Cáucaso, na Ásia Menor e no Himalaia. Na Rússia, cresce na zona média, nas regiões do sul e na Ciscaucásia Ocidental, surge no sopé dos Urais, mas apenas até Yekaterinburg.

A planta perene escolhe principalmente florestas decíduas e mistas leves, bordas de floresta e arbustos. Pode ser encontrada ao longo das margens dos rios e em ravinas.

O sino com folhas de pêssego cresce principalmente em bordas claras

Recomenda-se o cultivo de plantas perenes em áreas de seu habitat natural. A cultura enraíza-se bem na parte europeia da Rússia e no sul, nos Urais e na Sibéria Ocidental. Mas o clima da Sibéria Oriental e dos cinturões setentrionais pode acabar sendo muito severo.

Por que o sino com folhas de pêssego está no Livro Vermelho

No Livro Vermelho da Rússia, o sino com folhas de pêssego é considerado uma espécie em declínio. Além da planta perene parecer muito decorativa durante a floração, suas partes verdes e rizomas possuem propriedades medicinais. A população coleta ativamente a planta, e isso afeta negativamente a população.

Variedades de sino de pêssego

A bela herbácea perene é representada por diversas variedades decorativas. Para uma casa de verão, você pode pegar a planta mais interessante.

Alba Plena

Uma das mais belas variedades de sino com folhas de pêssego, Alba Plena, ergue-se 50 cm acima do solo. Em junho, traz grandes botões brancos duplos e mantém o efeito decorativo por um mês. Não só as flores da planta parecem atraentes, mas também as folhas verdes escuras brilhantes.

Alba Plena cresce em largura até uma média de 20 cm, por isso é recomendável plantar bem a variedade

Branca de Neve

Uma grande variedade de raça Russa de Branca de Neve se estende por até 80 cm acima do solo e cresce quase tão amplamente. Em meados de junho, ele libera grandes quantidades de botões. O sino com folhas de pêssego branco mantém a sua atratividade até o final de agosto, mas mesmo depois de todas as flores murcharem, ele continua a se deliciar com a bela folhagem.

O pico de floração da variedade Branca de Neve cai nas primeiras 2 semanas após o aparecimento dos botões.

La belle blue

La Belle Blue é uma variedade com grandes botões lilases de tipo duplo. O caule do sino com folhas de pêssego sobe até 60 cm Durante o período de floração, a planta entra em julho e mantém sua atratividade máxima até o final de agosto.

La Belle Blue prefere áreas bem iluminadas para crescer

Azul takion

Takion Blue é uma bela variedade compacta de até 50 cm de altura. Traz as primeiras flores no final da primavera, os botões são de cor azul com uma tonalidade roxa, as pétalas são mais claras no centro do que nas bordas. Se você cortar hastes de flores murchas no meio do verão, é muito provável que Takion Blue floresça novamente.

Os botões do Takion Blue são direcionados para cima e não caem, como na maioria das variedades

Moerheimii

O sino de Moeirheim é considerado uma das variedades mais bonitas. Os botões semi-duplos atingem cerca de 6 cm de diâmetro, são de cor branca e lilás pálido na base da corola. A planta sobe até 90 cm acima do solo.

Moerheimii floresce em junho e julho com belos botões arejados

Beleza Openwork

A Azure Beauty Blue Peach Bell produz flores duplas brilhantes de junho a agosto. Em altura, o arbusto sobe em média 60 cm, tem silhueta solta e espalhada de até 50 cm de circunferência.

A variedade Azhur Beauty prefere áreas ensolaradas ou semi-sombreadas

Cerulea

O sino de folhas de pêssego de Caerulea sobe até 70 cm acima do solo e em junho produz delicadas flores de tonalidade violeta-azulada.O tamanho das inflorescências é de cerca de 5 cm.

Cerulea adora solo solto e drenado e boa iluminação.

Aplicação em design

No projeto paisagístico, sinos com folhas baixas de pêssego são usados ​​principalmente:

  • em jardins de pedras e jardins ornamentais;

    Sino com folhas de pêssego resiste a solos rochosos e dá vida a composições discretas

  • em canteiros de flores desabrochando;

    Bellflower se dá bem com a maioria das plantas perenes

  • na concepção de caminhos de jardim.

    Arbustos pequenos e compactos destacam a linha do caminho

O sino com folhas de pêssego fica bem com cravos, dedaleiras, delfínios, lírios, margaridas e malvas. Não é recomendável plantá-lo apenas perto de árvores e arbustos com raízes superficiais poderosas. Vizinhos altos tiram nutrientes das flores.

Conselho! Sinos de diferentes variedades podem ser combinados harmoniosamente em um canteiro de flores.

Métodos de reprodução

Existem vários métodos para aumentar a população do sino pêssego no país. Nomeadamente:

  • sementes;
  • estacas;
  • dividindo o mato.

Na maioria das vezes, os produtores de flores recorrem a mudas. A taxa de sobrevivência da cultura é bastante elevada, e as características varietais são preservadas na íntegra.

Estacas

Para propagar o sino perene com folhas de pêssego, no meio da primavera, você precisa tirar vários brotos de cerca de 10 cm de comprimento da parte média do caule. As folhas das estacas são cortadas ao meio e, em seguida, o caule é colocado diretamente em solo úmido em local permanente.

O sino pode ser propagado por estacas - elas são plantadas imediatamente no solo

Para ajudar a planta a criar raízes mais rapidamente, você pode cobri-la com filme plástico ou uma garrafa plástica cortada. A cultura cria raízes em uma média de 3 semanas.

Dividindo o mato

Por meio da divisão, os sinos adultos com folhas de pêssego com mais de 3 anos são propagados. O procedimento é realizado em maio ou meados de setembro e tem a seguinte aparência:

  • as perenes cortam os caules e os escavam do solo;
  • com uma faca afiada, divida o rizoma em 2-3 partes com botões de renovação;
  • os cortes são pulverizados com cinza de madeira e, em seguida, as mudas são imediatamente plantadas em novos locais.

Ao mesmo tempo, os botões da base do rizoma devem permanecer acima do nível do solo.

Apenas sinos adultos com mais de 3 anos podem ser propagados por divisão.

Cultivando um sino de pêssego a partir de sementes

Para propagar a safra, você pode usar sementes compradas na loja ou coletadas de espécimes adultos no jardim no final do verão. Se desejar, pode-se semear o material diretamente no solo, fazer no final de maio, umedecer o local e cobrir com uma película até aparecerem os brotos.

Mas o método da muda é mais popular. Se parece com isso:

  • no final de abril, uma mistura de terra, húmus e areia é despejada em pequenos recipientes, levemente umedecidos e as sementes são colocadas rasas;
  • as plantações são borrifadas com um borrifador e cobrem o recipiente com vidro ou filme;
  • por 2-3 semanas a caixa é colocada em uma sala com temperatura ambiente, o solo é reumedecido periodicamente e as mudas são arejadas;
  • após o aparecimento das primeiras filmagens, o filme é retirado.

A semente do sino de pêssego é cultivada primeiro em casa em uma caixa

Quando as mudas produzirem as 3 primeiras folhas, elas precisarão ser plantadas em recipientes separados para que as raízes não tenham tempo para se entrelaçar. Em meados de junho, as mudas podem ser transferidas para a área preparada da horta.

Plantando e cuidando de sinos de pêssego

Uma planta herbácea perene, cultivada em casa ou comprada em uma loja, não é difícil de plantar em campo aberto. O principal é escolher o local certo para a planta.

Tempo recomendado

O sino com folhas de pêssego é geralmente transferido para solo aberto no final de maio ou início de junho. As geadas de retorno já passaram por esta altura, então nada impede que a perene crie raízes rapidamente.

Seleção do local e preparação do solo

Para o cultivo de sinos de pêssego, escolha áreas bem iluminadas ou sombra parcial clara.O solo deve ser fértil e solto, com boa drenagem para evitar o acúmulo de umidade.

Em geral, a herbácea perene é pouco exigente para a composição do solo. Mas um mês antes do plantio, ainda é recomendável cavar o local e adicionar cal e húmus. Os fertilizantes minerais - potássio e fósforo - são colocados diretamente no buraco.

Algoritmo de aterrissagem

Para o plantio, escolha a mais desenvolvida das mudas, com raízes longas e saudáveis ​​e folhas verdes. É cavado um buraco raso, com o dobro do volume da parte subterrânea da planta.

O buraco é preenchido pela metade com uma mistura de areia, húmus e turfa com a adição de cal, e então o sino é abaixado, as raízes são esticadas e o resto da terra é derramado. Após o plantio, a planta deve ser regada imediatamente e, se necessário, adicionalmente compactada com solo úmido.

O buraco do sino de pêssego não precisa ser profundo - apenas o dobro das raízes

Conselho! Se várias plantas são plantadas ao mesmo tempo, então 30-50 cm de espaço é deixado entre elas, dependendo da distribuição da variedade.

Programa de rega e alimentação

A rega de sinos de pêssego precisa de rega moderada, é realizada quando o solo seca. É importante não molhar demais a planta, caso contrário, as raízes começarão a apodrecer.

Após atingir os 2 anos de idade, a herbácea perene é fertilizada duas ou três vezes por temporada. No início da primavera, fertilizantes de nitrogênio são aplicados em combinação com cinzas para ganhar massa verde, durante a floração, são adicionados preparações de fósforo e potássio. Em setembro, se necessário, a cultura pode ser alimentada com potássio novamente, o que aumentará a robustez invernal da planta.

Afrouxamento e remoção de ervas daninhas

Pelo menos uma vez por mês e após cada rega, deve-se soltar o solo das raízes do sino. Com pouco acesso ao oxigênio, a planta se desenvolve pior e, além disso, freqüentemente sofre de fungos.

As ervas daninhas são perigosas para o sino do pêssego. Simultaneamente ao afrouxamento, devem ser arrancados, retirando-os completamente do solo. As gramíneas semeadas na área com perenes retiram substâncias úteis do solo e interferem no desenvolvimento saudável da cultura.

O sino exige o afrouxamento obrigatório do solo de ervas daninhas e para o acesso de oxigênio

Liga

O sino com folhas de pêssego é uma planta bastante alta com floração abundante. Os caules podem dobrar fortemente para os lados com o peso dos botões, o que estraga a silhueta da planta herbácea perene. Ao atingir seu crescimento máximo, costuma-se amarrar a cultura a um suporte, qualquer viga ou pau, um pedaço de cerca ou uma treliça pode transformá-la.

Se preparando para o inverno

No final de setembro, os caules do sino com folhas de pêssego são cortados rente à superfície do solo. Em seguida, o canteiro é coberto com turfa ou composto com uma camada de 10 cm. A matéria orgânica irá fornecer isolamento para o inverno e, além disso, nutrir as raízes com substâncias úteis.

Atenção! Se os invernos na região forem rigorosos, você também pode colocar uma camada de folhas caídas ou ramos de abeto por cima.

Doenças e pragas

Os sinos raramente sofrem de doenças e insetos. Mas em condições desfavoráveis, eles podem ser atingidos por:

  • ferrugem;

    Com a ferrugem, almofadas amarelas aparecem na parte inferior das folhas

  • oídio;

    O oídio aparece como uma flor esbranquiçada nas folhas e leva ao murchamento

  • podridão do colo da raiz.

    O colo da raiz apodrece quando negligenciado leva à morte do sino

Para combater os fungos, são utilizados os medicamentos Fundazol e o sulfato de cobre. Para efeito de prevenção, é muito importante monitorar o teor de umidade do solo, doenças se desenvolvem precisamente em solos pantanosos.

Quanto às pragas, o principal perigo para o sino é:

  • lesmas;

    Lesmas comem suculentas folhas de sino em tempo chuvoso, especialmente ativas à noite

  • pulgão;

    Pulgões se agarram à planta em grandes colônias e podem destruí-la rapidamente

  • cigarrinhas.

    Cigarrinhas botam ovos nas folhas, e as larvas se alimentam do suco de campânula

É comum o uso de água com sabão contra pragas, assim como água com alho e inseticidas, por exemplo, Fitoverm.Para evitar o problema, você deve afrouxar regularmente o solo onde os insetos colocam seus ovos.

Fatos interessantes sobre o Peach Bell

Na cultura, o sino do pêssego é conhecido há mais de 500 anos e é cultivado em canteiros de flores simples e requintados na Europa e na Eurásia desde a Idade Média.

Segundo as lendas inglesas, a planta atrai riqueza e prosperidade para a casa. Antigamente, flores silvestres humildes eram freqüentemente usadas para decorar residências.

O sino de pêssego tem muitas propriedades valiosas. É capaz de combater a inflamação, acelerar a cicatrização de feridas e melhorar a composição do sangue. É por isso que sua população está diminuindo tão rapidamente, a colheita em massa coloca as formas naturais da planta à beira da extinção.

O humilde mas belo sino com folhas de pêssego é cultivado há 500 anos.

Conclusão

A campânula de pêssego é uma planta de jardim perene simples, mas muito atraente. Botões brancos, azuis e roxos podem decorar canteiros de flores do início ao fim do verão, e é muito fácil cuidar da plantação.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção