Sinos de mudas de sementes: quando e como plantar, como cuidar

Cultivar sinos com sementes em casa ajuda os jardineiros a criar as composições mais ousadas com eles. São consideradas flores muito delicadas e decorativas que pretende ver no local em grande quantidade. Mais de 300 espécies - nem todas as culturas podem se orgulhar de tal variedade. O nome latino para o sino é Campânula. Entre os nomes populares destacam-se sinos, chebots e chenille.

Para criar uma bela composição, você pode sobreviver com apenas algumas variedades de cultura.

Características do cultivo de um sino a partir de sementes

A maior parte das variedades são perenes. No entanto, também existem sinos de um e dois anos. A reprodução sexual é considerada não apenas o método mais eficaz, mas também universal. O cultivo de sementes de um sino perene é usado com a mesma frequência que um sino bienal. Para plantas anuais, este é geralmente o único método de reprodução confiável. Esta opção não é recomendada para algumas variedades terry nas quais as mudas perdem as características das plantas-mãe ou as sementes têm uma germinação muito fraca.

Se já houver sinos no local, as sementes são fáceis de coletar sozinho. Para cultivar novas espécies, o material de plantio deve ser comprado.

Ao coletar as sementes, não espere que as cápsulas abram. É melhor cortar as inflorescências selecionadas quando ficarem marrons. Em seguida, coloque-os para amadurecer.

Importante! A sala deve ser bem ventilada.

Se você pular a data de coleta, as sementes simplesmente cairão das caixas no chão.

Quando e como plantar sementes de sino no solo

Semear diretamente sobre os canteiros é recomendado na primavera (maio) ou no outono (outubro). A semeadura pré-inverno para sinos não é perigosa. Na estação fria, as sementes passam por estratificação natural e, na primavera, brotam juntas. Se você decidir semear o sino na primavera, precisará colocar as sementes na geladeira por 8 semanas. Assim, é realizada a preparação preliminar do material de plantio. Esta técnica é necessária para variedades perenes e bienais, as anuais reproduzem-se bem por semeadura própria. Suas sementes germinam bem sem estratificação. O algoritmo de propagação é muito simples. Você precisa escolher um local com solo solto, leve e permeável à umidade. Limpe de detritos e ervas daninhas, afrouxe e certifique-se de umedecer.

As sementes de campânula são muito pequenas, por isso não devem ser enterradas. Basta espalhar sobre a superfície do solo e pressionar um pouco. Em seguida, hidrate novamente. Quando as mudas crescerem, você pode transplantá-las para canteiros de flores. A campânula começará a florescer na próxima temporada.

Você pode plantar plantas de baixo crescimento a uma curta distância para obter um tapete multicolorido

Plantando sementes de sino para mudas

Esta opção permitirá obter plantas com flores já no ano da semeadura. Para que as mudas cresçam saudáveis, você deve seguir as recomendações para o cultivo de mudas de sino.

Você vai precisar de:

  • observar a época de semeadura;
  • preparar com competência a mistura de solo;
  • escolher recipientes para mudas;
  • semeadura;
  • providencie mudas com cuidado.

A lista de itens é executada em uma ordem específica. A preparação é necessária apenas para as sementes de sinos perenes.Não devem ser ensopados, porque as sementes pequenas e úmidas são muito difíceis de usar. Basta estratificar e depois plantar sinos nas mudas.

Quando plantar sementes de sino para mudas

Mudas da cultura crescem bem devagar. A época ideal de semeadura é março ou início de abril. Se o sino for cultivado na região sul, você pode mudar a data para o início de março. Para a faixa Central e região de Moscou, você deve aderir a meados de março, nas regiões do norte, adiar a semeadura no início de abril. As recomendações do calendário lunar irão ajudá-lo a escolher a data exata. É necessário comparar seus desejos com a previsão do tempo para o ano em curso. Em seguida, determine quando semear sinos perenes para mudas em uma determinada região.

Seleção de recipientes e preparação do solo

Aqui, o jardineiro não precisa de técnicas complexas ou habilidades especiais. Quase todas as variedades de bellflower preferem solo bem drenado, ligeiramente alcalino ou neutro. Um primer universal, que pode ser adquirido em lojas de jardinagem, é adequado para esses requisitos. Contém todos os nutrientes necessários para as mudas, tem a estrutura desejada.

Importante! É necessário adicionar um componente de soltura ao solo comprado - vermiculita, areia, perlita.

As proporções de solo e fermento em pó são de 3: 1. Se você mesmo tiver que preparar a mistura de solo, deverá misturar solo com grama, húmus e areia grossa (6: 3: 1).

O recipiente deve ter um determinado volume. O melhor é semear o caroço do sino em recipientes com não mais de 7 cm de altura, mas principalmente pela largura. Recipientes altos não são adequados e também é inconveniente usar copos ou potes separados. Isso ocorre porque as sementes de campânula são muito pequenas. Qualquer recipiente deve ter orifícios de drenagem. Se faltarem, devem ser feitos com tesoura, ferro de solda ou prego.

Apenas o cumprimento estrito das regras de sementeira garante a oportunidade de criar um belo canteiro de flores no jardim.

Como semear um sino para mudas

Este procedimento consiste em várias etapas, que não são difíceis para um jardineiro experiente. No entanto, os iniciantes devem estudar cuidadosamente os meandros do plantio de mudas de sino. Se for errado colocar sementes pequenas no solo, então as mudas não podem esperar. Portanto, é necessário seguir claramente uma série de ações sequenciais:

  1. Coloque a camada de drenagem no recipiente.
  2. Encha o recipiente com a mistura de solo.
  3. Umedeça a superfície com um borrifador.
  4. Espalhe as sementes na superfície do solo. Para uma semeadura mais fácil, você pode misturá-los com areia.
  5. Pressione levemente com a palma da mão sem polvilhar com terra.
  6. Umedeça a parte superior um pouco novamente, com muita delicadeza. Caso contrário, as sementes podem ser lavadas com água.
  7. Cubra o recipiente com papel alumínio ou vidro.
  8. Colocar em local aquecido com temperatura de + 20 ° C.
  9. Espere pelos brotos.

Cuidado de mudas

Para cultivar um sino com sementes, é necessário proporcionar às mudas não apenas um plantio de alta qualidade, mas também cuidados. Ele deve ser regular e competente.

Microclima

Imediatamente após a semeadura, manter a temperatura entre + 20-22 ºC. Em 15-20 dias, as mudas aparecerão na superfície. Agora você precisa remover o filme e diminuir a temperatura do ar para + 18-20 ºC. Este é o indicador ideal para todo o período de crescimento da muda.

Programa de rega e alimentação

Até que as sementes germinem, elas só podem ser regadas com um borrifador. Após a germinação, é necessário regar as raízes. É importante manter a superfície do solo ligeiramente úmida. A secagem ou o alagamento são inaceitáveis. No primeiro caso, as pequenas raízes da muda sofrem. No segundo, as mudas podem sofrer infecções fúngicas e adoecer com a perna preta.

A primeira alimentação é permitida 2 semanas após a colheita. Para isso, recomenda-se o uso de composições minerais complexas para plantas com flores. A solução deve ser tornada 2 vezes mais fraca do que a concentração normal. Repita a alimentação após 10 dias.

As folhas das mudas saudáveis ​​apresentam boa turgescência e cor uniforme.

Picking

A hora da colheita chegará quando 2 folhas verdadeiras forem formadas nas mudas. As mudas já devem ser transplantadas para recipientes individuais. O volume do recipiente deve ser de pelo menos 250 ml. É permitido usar o mesmo solo que foi preparado para a semeadura. Algoritmo para a colheita correta de mudas de sinos a partir de sementes:

  1. Regue as mudas primeiro. Idealmente, 1-2 horas antes da escolha. Isso facilitará o processo de remoção de plantas do solo.
  2. Durante este tempo, encha um novo recipiente com terra, faça buracos.
  3. Remova cuidadosamente a muda do recipiente. O sino tem raízes longas. Deve-se ter cuidado para não danificá-los. Jardineiros experientes recomendam usar as costas de uma colher para dividir o solo em segmentos. Então as plantas são muito mais fáceis de obter.
  4. Transplante não mais do que 4-5 mudas em um copo ou cassete.
  5. Enterrar um pouco as plantas, compactar o solo ao redor.
  6. Regue os sinos em um novo lugar.

Sombreie as mudas nos primeiros 2-3 dias.

Além disso, as mudas devem receber boa iluminação para que se desenvolvam plenamente e não se estiquem.

Mudas nessa idade devem ser transplantadas para recipientes separados.

Transferir para o solo

O desembarque é feito no final de maio (regiões sul) ou em junho (regiões norte). A maioria das variedades de sinos gosta muito de uma boa iluminação. Os amantes da sombra têm folhas verdes escuras. Portanto, o local para os sinos deve ser alocado ensolarado e sem correntes de ar. Gostam do solo drenado, solto, neutro ou ligeiramente alcalino. Cresce melhor em argila. A terra primeiro terá que ser desenterrada. Encha o pesado com húmus e areia, o pobre com grama e matéria orgânica. É aconselhável não colocar o canteiro com sinos próximo a árvores ou arbustos altos.

Importante! Não é recomendado aplicar turfa ou estrume fresco.

Essas substâncias aumentam o risco de desenvolver doenças fúngicas.

As plantas devem ser plantadas de acordo com um determinado padrão. Coloque variedades de sinos de baixo crescimento a uma distância de 10-15 cm entre si, deixe uma distância de 20-30 cm para variedades de tamanho médio, plante variedades altas após 40-50 cm.

Compacte o solo, regue as plantas. É útil aplicar cobertura morta nas plantações para reduzir a taxa de crescimento de ervas daninhas e conservar a umidade.

Se você plantar sinos cultivados com sementes, eles florescerão no ano do plantio.

Mesmo plantas isoladas criam uma decoração única para o local.

Conclusão

Cultivar sinos com sementes em casa simplifica muito o processo de decoração do local. Um grande número de variedades com várias formas e cores podem ser cultivadas independentemente. É importante seguir as recomendações agrotécnicas e ouvir os conselhos de jardineiros experientes.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção