Contente
A campânula é uma planta simples, mas elegante, com baixas necessidades de crescimento. Você pode plantar uma perene em qualquer jardim, e a variedade varietal permite que você escolha o tom de floração desejado.
Descrição do sino com flor de leite
A herbácea perene Campânula lactiflora pertence à família Bellflower e se parece com uma planta de tamanho médio com caules retos e ramificados, verde-acastanhado ou com uma leve tonalidade vermelha, cerca de 20 peças. As folhas do sino de flor leitosa são largas, mas alongadas, ligeiramente dentadas, com uma extremidade pontiaguda, áspera ao toque. Na parte inferior da planta, as placas assentam em pecíolos curtos e, mais perto do topo, diretamente no caule.
Em altura, a planta pode subir até 170 cm do solo. Em diâmetro, normalmente se espalha meio metro, cresce rapidamente, em meados de julho os arbustos já atingiram seu tamanho máximo.
A planta perene prefere crescer em áreas bem iluminadas com sombras claras da luz solar direta. Na natureza, o sino com flor de leite pode ser encontrado principalmente em regiões quentes, na Ásia Menor e no Cáucaso. Mas também cresce em prados subalpinos e florestas de montanha, tolera quedas de temperatura no inverno até -35 ° C, portanto, é adequado para o cultivo na zona média, nos Urais e na Sibéria Ocidental.
A floração começa em junho e pode durar até o início de setembro, especialmente com a retirada oportuna dos botões murchados, eles são substituídos por novos. As flores da planta são estreladas, cinco pétalas, até 4 cm de largura. A foto do sino com flor de leite mostra que os botões são coletados em grandes inflorescências racemosas. Eles podem florescer abundantemente em condições favoráveis - com umidade moderada, em solo neutro e com boa iluminação. A amplitude da floração é determinada pela variedade, os botões podem ser brancos, azuis, lilases claros e até bicolores, com pescoço claro.
Variedades de sino com flor de leite
As formas decorativas perenes são representadas por várias variedades populares. Eles são muito semelhantes em termos de requisitos de cuidado, mas diferem no tamanho e tonalidade da floração.
Variedade de Pritchards
A Prichards Variety produz lindas flores azuis ou delicadas de lavanda. Em tamanho, os arbustos do sino com flor de leite são de tamanho médio, até 60 cm, a perene prefere crescer ao sol. Entra no máximo efeito decorativo em junho e pode deliciar-se com inflorescências até o outono.
Loddon Anna
A variedade Loddon Anna é alta e pode estender-se até 125 cm. As flores das perenes são rosa ou roxo claro, florescem do final de maio ao início de setembro. O diâmetro dos botões individuais pode ser de até 4 cm. A planta é resistente ao gelo, adequada para o cultivo na zona 4 (até -34 ° C), não precisa de abrigo.
Alba
A variedade Alba sobe até 80 cm acima do solo, distingue-se pela silhueta solta de um arbusto e pela abundante floração branca como a neve. Os botões do sino branco com flor de leite são grandes, até 6 cm de largura, em forma de estrela, e florescem de junho a agosto.
Superba
A Superba ornamental atinge os 125 cm e forma arbustos bastante densos com floração abundante nos meses de junho e julho. Os botões perenes são roxos escuros, pequenos, apenas até 2 cm. O sino com flor de leite cresce bem em solos de nutrientes soltos em áreas ensolaradas, tolera com calma a sombra parcial e o frio do inverno abaixo de -30 ° C.
Cerulea
Cerulea, ou Caerulea, atinge uma altura de 100 cm e floresce a partir do início de junho. As flores são azuladas, delicadas, com um agradável aroma ligeiro. A variedade prefere umidade moderada e cresce bem em áreas ensolaradas com solo solto. Para o inverno, requer poda, mas nenhum abrigo é necessário e tolera geadas de cerca de -34 ° C.
Puf
Pouffe é uma variedade anã e é ótima para jardins rochosos, escorregadores alpinos e cultivo de contêineres. A altura do arbusto é de cerca de 30-40 cm, a floração da variedade é lilás pálido, vai de junho a agosto. Uma perene curta tolera bem o inverno e não requer abrigo em geadas abaixo de -30 g ° C.
Aplicação em design
Os modestos sinos com flores leitosas ficam lindos durante o período de floração e, portanto, são usados ativamente no paisagismo. Eles são plantados no local:
- em composições rochosas;
- não muito longe de corpos d'água;
- em grupos de arte com coníferas;
- ao decorar bordas.
Os sinos podem crescer com sucesso ao lado de rosas, gramíneas, flores silvestres, amores-perfeitos, margaridas, cravos e outras culturas. Apenas plantas que gostam de umidade e árvores com um sistema de raízes poderoso não são adequadas para serem vizinhas. No primeiro caso, o sino com flor de leite sofrerá encharcamento e, no segundo, terá que competir por água e nutrientes.
Métodos de reprodução
No jardim, o sino com flor de leite é propagado das seguintes maneiras:
- sementes;
- dividir uma planta adulta pelo rizoma;
- estacas;
- prole, ou rosetas jovens, desenvolvendo-se a alguma distância do caule principal.
A maneira mais fácil de cultivar um sino com flores de leite é a partir de sementes. Ao criar variedades raras, são usados cortes e descendentes.
Plantar um sino com flores de leite
Uma planta perene é muito despretensiosa e fácil de enraizar. Basta que o jardineiro conheça as regras básicas do plantio.
Datas e escolha do local
É melhor plantar o sino com flores de leite no final da primavera ou em agosto. Teoricamente, o procedimento pode ser realizado até no meio do verão, mas o início e o final da estação de cultivo continuam ótimos.
O local para a planta é escolhido aberto, mas com uma sombra clara de edifícios ou árvores. O sino com flores de leite adora luz, mas piora sob a luz direta do sol. O solo para plantas perenes é solto e nutritivo, o nível de pH deve ser próximo do neutro.A planta não deve ser plantada em terras baixas ou perto de lençóis freáticos, pois precisa de uma boa drenagem.
Preparação de solo e mudas
Antes de plantar um sino com flor de leite, o local deve ser escavado e, se necessário, o solo deve ser melhorado. Se o solo do jardim for muito pesado, é necessário misturá-lo com húmus; em solos leves, é recomendável adicionar grama e composto. Sem falta, a areia é introduzida no solo, proporcionando uma boa drenagem do excesso de umidade.
No local escolhido para a planta são feitos pequenos buracos, que devem ter o dobro do tamanho do sistema radicular. Drenagem de areia ou pequenas pedras é derramada no fundo, preencha o buraco até a metade com a mistura de solo preparada de cima.
Algoritmo de aterrissagem
Algumas horas antes do plantio, a muda perene pode ser brevemente lançada na água por suas raízes. Na presença de coma de terra, é permitido simplesmente umedecê-lo abundantemente. Então você precisa:
- coloque a planta na reentrância preparada;
- cubra com restos de solo nivelados com a superfície;
- compactar levemente a camada superior próxima ao caule.
A muda deve ser regada imediatamente, mas com cuidado, para não erodir o solo na base. Se várias plantas estão enraizando ao mesmo tempo, espaços de 30-60 cm devem ser deixados entre elas, dependendo das dimensões de uma determinada variedade.
Cuidados de acompanhamento
Cuidar de sinos com flores de leite é extremamente simples. O jardineiro precisa monitorar a umidade e a limpeza do solo, bem como fertilizar a planta de vez em quando.
Rega
Uma planta perene requer umidade, mas em quantidades muito moderadas. Normalmente, a precipitação natural é suficiente para arbustos herbáceos, devendo ser regada adicionalmente apenas em caso de calor extremo e na ausência de chuva.
Top curativo
O sino com flor de leite, pouco exigente para as condições de cultivo, precisa de fertilização duas vezes por temporada. Na primavera, acrescenta-se ureia ou nitrato de amônio ao canteiro de flores com a planta para o rápido crescimento de caules e folhas - a dosagem não deve ultrapassar 40 g por metro. No início do verão, quando aparecem os botões, as perenes podem ser alimentadas com superfosfato e potássio, que contribuirão para uma floração mais abundante.
Mulching e afrouxando o solo
Sino com flor de leite prefere solos leves respiráveis. Após cada rega ou precipitação natural, o solo no canteiro de flores deve ser cuidadosamente afrouxado até uma profundidade de cerca de 6 cm. O procedimento não só melhora o acesso de oxigênio às raízes, mas também ajuda a combater ervas daninhas que tiram a umidade e os nutrientes do plantar.
Também é recomendável cobrir o canteiro de flores com palha ou aparas de madeira. Isso impedirá que o solo seque com o calor e também impedirá que as ervas daninhas cheguem à superfície.
Amarrando-se a um suporte
Muitas variedades de sinos com flores de leite sobem acima de 70 cm. Durante o período de floração, seus caules podem quebrar sob o peso de vários botões ou do vento. Portanto, variedades altas podem ser amarradas a qualquer suporte.
Preparando-se para o inverno
No início do outono, o sino com flores leitosas termina a floração. Com o início de outubro, os caules da planta são totalmente cortados até a raiz, o procedimento ajuda a perene a se preparar para o inverno.
3 semanas antes do início do frio, aplica-se a fertilização orgânica - a planta é coberta com húmus ou turfa seca no topo com uma camada de 15 cm. Nas condições da zona média e mesmo dos Urais, esse isolamento será suficiente para as raízes, mas se desejar, você pode jogar folhas caídas ou galhos de abeto no canteiro de flores.
Doenças e pragas
O sino de flor leite tem uma alta resistência natural a doenças fúngicas.Mas às vezes ele pode sofrer de doenças, especialmente durante verões chuvosos e nublados. Na maioria das vezes ele é atingido por:
- ferrugem manchada;
- oídio;
- podridão de raiz.
Para o tratamento de doenças, utiliza-se solução de Fundazole ou sulfato de cobre comum. Se as condições no local forem desfavoráveis, faz sentido realizar tratamentos preventivos três vezes por temporada, desde o início da primavera.
Das pragas do sino com flor de leite são perigosas:
- lesmas;
- ácaro-aranha;
- ursos.
Para eliminar os insetos, usa-se o Karbofos e o Actellik, e a solução de sabão caseiro também ajuda. Para a prevenção de pragas, é muito importante, de vez em quando, soltar o solo em que se escondem as larvas e os adultos.
Conclusão
O sino com flor de leite é uma planta perene bonita e pouco exigente, com alta resistência à geada. As variedades branca, azul e roxa permitem escolher a planta mais adequada para o local.