Contente
O cultivo do sino dos Cárpatos a partir de sementes é geralmente feito pelo método de mudas. Para emergir com sucesso, a semente desta planta perene ornamental em flor precisa de uma abundância de luz difusa, uma temperatura de ar sempre quente, solo leve e nutritivo e irrigação moderada. No estágio inicial, as mudas do sino dos Cárpatos se desenvolvem lentamente e precisam de cuidados adequados. No entanto, após o transplante de mudas cultivadas em terreno aberto, elas crescem rapidamente e, em condições favoráveis, podem começar a florescer já na estação atual. Os sinos dos Cárpatos adultos são despretensiosos, resistentes à geada e à seca e se adaptam perfeitamente a quase todos os climas. A rega regular, soltar o solo e alimentação nutritiva ajudarão a garantir a floração abundante e a longo prazo dessas belezas brilhantes que se encaixam facilmente em qualquer composição da paisagem.
As nuances do crescimento das mudas do sino dos Cárpatos
A aparência das sementes de um sino dos Cárpatos ajudará a apresentar uma foto:
Para aqueles que planejam começar a cultivar mudas desta flor, o conhecimento de algumas das nuances provavelmente será útil:
- As sementes do sino dos Cárpatos são muito pequenas: a massa de 1000 peças, dependendo da variedade, é geralmente de 0,25-1 g. Para diluir um pouco as mudas e conseguir uma germinação uniforme, recomenda-se misturá-las com lavagem a seco areia, pré-calcinada e peneirada por peneira.
- Você deve comprar sementes apenas de fabricantes confiáveis. Isso ajudará a evitar o sobreaquecimento e obter rebentos fortes e viáveis.
- As sementes do sino dos Cárpatos são melhor germinadas frescas, pois perdem rapidamente a germinação.
- Primeiro, a semente deve ser estratificada. As sementes devem ser embrulhadas em um pedaço de pano úmido, colocado em um saco plástico, bem amarrado e colocado no compartimento de vegetais da geladeira. O prazo de estratificação é de duas semanas a 1 mês.
- Imediatamente antes do plantio, as sementes podem ser embebidas em uma solução estimulante de crescimento ou simplesmente em água morna por 4 horas. Depois disso, o líquido deve ser filtrado com um pano grosso e deixado secar um pouco ao ar.
Quando plantar um sino dos Cárpatos para mudas
O momento do plantio de sementes do sino dos Cárpatos para mudas deve ser determinado com base nas características climáticas da região:
- nas regiões do sul, a semeadura pode começar no final de fevereiro ou no início de março;
- na região central da Rússia, incluindo a região de Moscou, o momento ideal será meados de março;
- nas regiões do norte (Sibéria, Urais, região de Leningrado), é melhor esperar até o início de abril.
Como semear um sino dos Cárpatos para mudas
A sementeira de um sino dos Cárpatos para as mudas deve ser feita de acordo com as regras. Primeiro, você precisa preparar recipientes e solo adequados. Em seguida, a semeadura deve ser realizada, levando em consideração algumas das características deste procedimento.
Seleção e preparação de recipientes
O melhor recipiente para cultivar um sino dos Cárpatos a partir de sementes é um recipiente largo e plano com não mais de 7 cm.
O recipiente pode ser de plástico ou madeira. A principal condição é a presença de orifícios no fundo para drenar o excesso de umidade. Se não houver nenhum, eles devem ser perfurados ou feitos de forma independente com uma tesoura ou um prego.
Antes de usar, é aconselhável desinfetar o recipiente tratando-o com uma solução rosa de permanganato de potássio.
Preparação do solo
O substrato para germinar as sementes do sino dos Cárpatos deve ser:
- fácil;
- solto;
- moderadamente nutritivo;
- com uma reação neutra ou ligeiramente alcalina.
Uma mistura de envasamento adequada é:
- solo de jardim (grama) - 6 partes;
- húmus - 3 partes;
- areia fina - 1 parte.
Você pode comprar um substrato universal pronto para mudas de plantas com flores. Nesse caso, será necessário diluir com areia, perlita ou vermiculita misturando 1 parte de fermento em pó com 3 partes de solo.
Semeando sino dos Cárpatos para mudas
Semear as sementes da campânula dos Cárpatos no solo não é difícil.
Eles fazem assim:
- Uma camada de drenagem (argila expandida, perlita, cascalho fino) de cerca de 1,5 cm deve ser despejada no recipiente.
- Encha o recipiente com o substrato preparado, sem adicionar 2-3 cm às suas bordas.
- Umedeça o solo com água de um borrifador.
- Espalhe a mistura de sementes com areia fina uniformemente sobre a superfície do solo. Em nenhum caso devem ser enterrados.
- Regue as plantações com um borrifador.
- Cubra o recipiente com vidro, uma tampa transparente ou papel alumínio, criando um "efeito estufa".
Cuidado com mudas de sino dos Cárpatos
O cuidado bem organizado do sino dos Cárpatos após o plantio desempenha um papel importante. Mantendo condições favoráveis, as mudas começarão a aparecer em 10-25 dias.
Microclima
Os pré-requisitos para a germinação das sementes do sino dos Cárpatos são um lugar quente e uma abundância de luz.
Do momento do plantio até a emergência das mudas, a temperatura da sala com as plantas deve ser mantida em + 20-22 ° С. Em seguida, você pode abaixá-lo ligeiramente (até + 18-20 ° С).
Antes de as sementes germinarem, um recipiente coberto com elas deve ser mantido no parapeito da janela do apartamento mais ensolarado. Após o aparecimento dos primeiros rebentos, é aconselhável organizar a iluminação suplementar do sino dos Cárpatos com fitolamp, proporcionando-lhe 12-14 horas de luz diurna.
Durante as primeiras 2 semanas após o plantio, é imprescindível ventilar as plantas retirando o abrigo por alguns minutos de manhã e à noite. O tempo de residência das mudas sem "estufa" após a germinação começa a dobrar diariamente. Em seguida, o filme é removido completamente.
Programa de rega e alimentação
Ao cultivar um sino dos Cárpatos a partir de sementes caseiras, primeiro a rega do solo é feita com um borrifador ou uma colher de chá. A frequência aproximada de umedecimento do substrato é a cada 3-4 dias, conforme ele seca. Quando os brotos eclodem, as mudas são regadas cuidadosamente na raiz, evitando que a água entre nas folhas.
2-3 semanas após as plantas serem distribuídas em recipientes individuais, você pode regá-las com uma composição mineral complexa ou fertilizante para mudas à base de húmus.
Picking
Uma escolha de mudas do sino dos Cárpatos é feita quando elas têm 2-3 folhas verdadeiras. A composição do solo é a mesma utilizada para a germinação das sementes. Os recipientes podem ser escolhidos como individuais (copos com volume igual ou superior a 200 ml) e gerais - com a expectativa de que a distância entre as mudas seja de pelo menos 10 cm.
A escolha é realizada da seguinte forma:
- 1-2 horas antes do procedimento, as mudas são regadas abundantemente;
- os recipientes preparados são preenchidos com um substrato e pequenos orifícios são cavados nele;
- retirar cuidadosamente várias mudas do solo juntamente com um torrão de terra para não danificar as raízes (é conveniente fazê-lo com uma colher de sopa ou garfo, desenrolando com a parte de trás);
- separe cuidadosamente os torrões do substrato e plante 3-4 plantas em cada recipiente para a colheita;
- compactar levemente o solo nas raízes e regar as mudas.
Os sinos dos Cárpatos de mergulho podem ser colocados em uma estufa ou estufa. 1-2 semanas antes do plantio no solo, é aconselhável endurecer as mudas. Para isso, as plantas são deixadas ao ar livre por 2 horas iniciais e, em 7 dias, o tempo de permanência ao ar livre é prolongado para toda a noite.
Transferir para o solo
Dependendo do clima da região, o sino dos Cárpatos é transplantado para um lugar permanente em maio ou início de junho. Na área selecionada, os buracos são cavados a uma distância de 30 cm um do outro. Uma muda é cuidadosamente transferida para cada buraco junto com um pedaço de terra, enterrada ao longo do colo da raiz e regada com água morna.
Doenças e pragas
O sino dos Cárpatos raramente está sujeito a doenças. Dentre as enfermidades e pragas que podem prejudicar sua saúde, destacam-se:
- Ferrugem. A doença se manifesta na forma de almofadas - "pústulas" de cor vermelha, contendo esporos do fungo, nos órgãos acima do solo da planta. Folhas, caules e cálices de flores afetados perdem rapidamente a umidade, secam e morrem. Para o tratamento, são utilizadas preparações fungicidas (Abiga-Peak, Topaz, Fitosporin-M).
- Fusarium murchando. Freqüentemente, afeta as mudas após a colheita ou plantio em terreno aberto, quando o sistema radicular está seriamente danificado. O agente causador da doença é um fungo. Ele penetra nas raízes, que rapidamente se tornam quebradiças, e se espalha pelos vasos da planta. Como resultado, o caule no colo da raiz apodrece, as folhas começam a murchar, murchar e secar rapidamente. As plantas afetadas devem ser desenterradas e destruídas imediatamente. O restante das plantações deve ser regado com solução fungicida (Oxyhom, Fitosporin-M).
- Lesmas. Essas pragas atacam o sino dos Cárpatos principalmente em clima úmido e chuvoso, comendo folhas novas. Para combatê-los, são usados remédios populares (mostarda em pó, pimenta) e produtos químicos (Meta, Thunder). A colheita manual de pragas também é eficaz.
Conclusão
Cultivar um sino dos Cárpatos a partir de sementes não é particularmente difícil. Deve-se ter em mente que as mudas germinarão com sucesso se a semente for fresca e de alta qualidade e o solo for leve e solto. O local para o recipiente com as mudas deve ser escolhido quente e leve, em um primeiro momento, organize uma “estufa” para os brotos e rega regular e limpa. A atenção e o cuidado dispensado ao sino dos Cárpatos na fase inicial de vida permitirão, em última análise, obter plantas bonitas, saudáveis e despretensiosas para o seu jardim, que o deliciarão com uma floração abundante e brilhante por mais de um ano.