Contente
- 1 Descrição do sino dos Cárpatos
- 2 Variedades de sino dos Cárpatos
- 3 Sino dos Cárpatos em paisagismo + foto
- 4 Métodos de reprodução do sino dos Cárpatos
- 5 Plantando e cuidando do sino dos Cárpatos em campo aberto
- 6 Cultivo de um sino dos Cárpatos
- 7 Doenças e pragas
- 8 Conclusão
- 9 Críticas sobre o sino dos Cárpatos
O sino dos Cárpatos é um arbusto perene de tamanho reduzido que adorna o jardim e não requer rega e alimentação especiais. Flores que variam do branco ao roxo, graciosas, em forma de sino. A floração dura muito tempo - cerca de dois meses.
Descrição do sino dos Cárpatos
O sino dos Cárpatos (Campanula carpatica) é uma planta perene da família Bellflower. Difere em graciosas flores numerosas e luxuriante vegetação. Em condições naturais, encontra-se no sopé dos Cárpatos, razão pela qual recebeu este nome. As folhas basais são combinadas em uma roseta, as folhas do caule são pequenas, até 1-1,5 cm de comprimento.
As flores são relativamente grandes (até 5 cm de diâmetro), consistem em cinco pétalas fundidas e se assemelham ao formato de uma tigela. No sino dos Cárpatos (foto), as pétalas são pintadas em branco, lilás claro e roxo.
Características principais:
- A planta prefere sombra parcial clara, enquanto cresce bem tanto em uma área aberta quanto em uma área significativamente sombreada.
- A altura do sino dos Cárpatos é de até 30 cm.O arbusto é compacto, subdimensionado, por isso parece muito elegante.
- Alta robustez no inverno - até -35-40 ° C (dependendo da variedade específica).
- Pode ser cultivada em qualquer lugar, inclusive nas regiões dos Urais, Sibéria e Extremo Oriente.
- Em condições favoráveis (clima quente, bom atendimento), os arbustos crescem rapidamente e ocupam espaço de até 50-60 cm.
- A floração dura de 2 a 2,5 meses (na segunda metade do verão e início do outono ou um pouco mais tarde). Em seguida, o fruto é formado - uma caixa com sementes.
- As flores são solitárias, não se combinam em inflorescências. Ao mesmo tempo, eles cobrem densamente o arbusto.
Variedades de sino dos Cárpatos
O sino dos Cárpatos é um tipo de planta herbácea perene, que apresenta diversas variedades. Os mais populares que podem ser criados com sucesso na Rússia são discutidos abaixo.
Clipes azuis
Blue Clips (Blue Clips) - uma das variedades mais populares de azul brilhante e lilás. Flores em forma de sinos, segundo a lenda, seu toque pode ser ouvido no dia de Ivan Kupala, ou seja, 7 de julho, quando a planta começa a florir (na terceira safra após o plantio). Necessita apenas de rega moderada, prefere margas leves, bem como solos férteis com alto teor de húmus.
Gnomo
A variedade Gnome produz flores lilases pequenas e claras. Bem adequado para decorar jardins ornamentais, jardins de pedras, bordas e mixborders.
Celestino
Celestine enfeita o jardim com pétalas azuis. Os arbustos ficam bem em composições com flores brancas, laranja e amarelas.
Alba
Alba é uma espécie de flor branca. Os arbustos de Alba são em miniatura, de forma graciosa. Eles são decorados com rockeries, mixborders e outras composições.
Isabel
Outra variedade de flor azul é a Isabel. Esses sinos dos Cárpatos são usados no jardim em plantações individuais e em grupo, em canteiros de flores. A variedade Isabelle é adequada para plantações de cobertura do solo.
Sino dos Cárpatos em paisagismo + foto
O sino dos Cárpatos, também chamado de campanula, é decorativo graças às flores exuberantes e graciosas que literalmente cobrem todo o arbusto. Eles decoram o jardim por 8 a 10 semanas consecutivas. Eles são usados em plantações individuais, bem como em combinação com outras plantas anuais e perenes: rock alyssum, aubrietta, margaridas, lobelia.
As composições de diferentes variedades de sinos parecem boas. Além disso, as flores são frequentemente plantadas ao lado de gramados bem cuidados.
A foto mostra quem os sinos dos Cárpatos podem ser plantados em um canteiro de flores ou usados em várias composições:
- Borda floral.
- Vedação natural ao longo do caminho.
- Nos cantos remotos do jardim.
- Em um único canteiro de flores.
- As flores ficam bem no fundo de pedras, por isso são frequentemente usadas em jardins ornamentais e jardins de pedras.
Não se esqueça que a campânula ocupa rapidamente todo o espaço disponibilizado. É melhor cortar os caules das flores murchas para evitar a auto-semeadura espontânea.
Métodos de reprodução do sino dos Cárpatos
Esta planta pode ser propagada de duas maneiras principais:
- Crescendo a partir de sementes.
- Ao dividir o arbusto.
As sementes das mudas são plantadas no início de março. Cultivado em condições de estufa, deve ser complementado. Em seguida, a temperatura é reduzida para 20-22 graus e no início de maio os arbustos crescidos são transferidos para o terreno aberto. Um vídeo de instruções detalhadas sobre como cultivar um sino dos Cárpatos a partir de sementes ajudará a cultivar esta planta em qualquer canteiro pessoal.
Apenas arbustos adultos (com mais de três anos) podem ser divididos. O procedimento começa no início de maio ou no final de agosto. O arbusto é escavado com uma pá afiada e o rizoma é cortado com uma faca em várias partes. Cada divisão deve ter botões saudáveis e uma raiz bem desenvolvida.
Plantando e cuidando do sino dos Cárpatos em campo aberto
O sino é uma planta pouco exigente. A cultura se reproduz ativamente em quase todas as condições e se assemelha a uma erva daninha. Portanto, qualquer jardineiro pode lidar com seu cultivo.
Tempo
Para semear o sino dos Cárpatos, é melhor escolher o início de maio ou o final de agosto. No sul, as sementes podem ser plantadas diretamente no solo em meados de outubro. Então, as primeiras filmagens aparecerão em abril. Além disso, em todas as regiões, as sementes das plantas podem ser plantadas imediatamente em terreno aberto próximo a meados de maio. Os brotos começarão a eclodir em 2 semanas.
Seleção do local e preparação do solo
O local deve ser totalmente aberto ou semi-sombreado. O solo é moderadamente fértil, bem drenado, leve. É indesejável plantar sinos nas terras baixas - a umidade estagnada pode levar à morte do arbusto.
A preparação do solo é muito simples - é cavado na metade da baioneta de uma pá e 50-60 g de fertilizante mineral complexo é aplicado. Se o solo for fértil, não é necessário fazer isso - basta limpar a área e cavar o solo.
Algoritmo de aterrissagem
Para cultivar bons espécimes, você deve seguir algumas regras. A sequência de ações é a seguinte:
- Faça vários orifícios a uma distância de 15-20 cm um do outro.
- Coloque algumas pedras pequenas no fundo.
- Instale o rizoma com brotos.
- Polvilhe com terra.
- Água em abundância.
- Cobertura morta com turfa, serragem, palha.
As sementes de sino dos Cárpatos também são semeadas em terreno aberto.Então você precisa pegar uma mistura de turfa madura, grama e areia (em quantidades iguais). As sementes são espalhadas sobre a superfície e levemente polvilhadas com areia, após o que são pulverizadas com um borrifador.
O cultivo de um sino dos Cárpatos
A cultura não exige cuidados. Na verdade, as plantas só precisam ser regadas ocasionalmente e alimentadas 2 vezes por temporada.
Programa de rega e alimentação
Se chover periodicamente e o solo permanecer pelo menos ligeiramente úmido, não é necessário regar o sino. Ele precisa de umidade adicional apenas quando é exposto ao calor prolongado. Em seguida, as plantas são regadas com água morna e estável, de preferência no fim da noite ou de manhã cedo. Taxa de consumo - até 10 litros por planta adulta.
A cobertura é aplicada duas vezes por temporada:
- Em março - a fertilização com nitrogênio é necessária para um crescimento rápido no início da primavera.
- Em junho (durante a formação dos botões) - fertilização complexa ou cobertura com sal de potássio e superfosfatos é necessária para uma floração exuberante.
Poda
As inflorescências secas do sino dos Cárpatos são sempre cortadas. Isso ajuda a aumentar o período de floração. Além disso, as sementes não têm tempo para se formar, o que exclui a auto-semeadura.
Se preparando para o inverno
Na faixa do meio e na região sul, o sino não está preparado para o inverno - nem precisa ser coberto. Em outras áreas, a planta deve ser cortada até a raiz e isolada com uma camada de folhas secas, madeira de abeto, palha (cerca de uma semana antes do início da primeira geada). Não é necessário cobrir especialmente com fibras agrícolas e realizar a alimentação de outono.
Doenças e pragas
Os sinos raramente sofrem de doenças, mas às vezes podem ser infectados com infecção por Fusarium ou Botrytis.
Adequado para pulverização:
- Fundazol;
- Fitosporin;
- "Ordan";
- "Velocidade" ou por outros meios.
Entre os insetos, às vezes uma moeda babando aparece nos arbustos. As infusões de cebola ou alho ajudam a lidar com isso. Você também pode usar drogas especiais - "Aktara", "Fufanon", "Iskra", "Confidor". É melhor pulverizar os arbustos à noite, na ausência de vento e chuva.
Conclusão
O sino dos Cárpatos é uma das plantas perenes pouco exigentes que qualquer jardineiro pode cultivar. As graciosas flores numerosas preenchem perfeitamente o espaço e permitem-lhe criar um grande número de combinações com outras plantas ornamentais.