Contente
A erva estragão (estragão) é conhecida em todo o mundo como um tempero perfumado. As bebidas e pratos com especiarias aromáticas são típicos da cozinha indiana, asiática, mediterrânea, europeia, muito utilizada pelos povos do Cáucaso. A aplicação na culinária e na medicina popular são ervas frescas, temperos secos e estragão congelado. Aroma picante e sabor refrescante característico do estragão são usados em produtos de panificação, primeiros pratos, saladas, molhos e bebidas diversas.
Como é a erva do estragão
Erva dragão, Stragon, absinto de estragão são nomes diferentes da mesma erva perfumada, conhecida por curandeiros e especialistas culinários desde a antiguidade. Do latim, o nome botânico Artemísiadracúnculus é traduzido como "já Artemis". Outro nome para Tarhuna - Estragão, é usado universalmente para denotar várias espécies europeias relacionadas. A Mongólia e a Sibéria Oriental são consideradas o berço da cultura perene, mas a planta é mais procurada na culinária asiática.
O estragão pertence ao gênero Absinto, mas é desprovido de amargor e seu aroma é muito mais forte. A altura da haste ereta do estragão varia de 50 cm a 1,5 m. A poderosa raiz principal dobra-se fantasiosamente, parecendo uma cobra enrolada, e torna-se lignificada com o tempo. O estragão da foto da planta e sua descrição botânica realmente se assemelha ao absinto, mas tem diferenças óbvias com ele.
As folhas de uma rica cor verde-esmeralda estão presas aos caules sem pecíolo, têm uma forma oblonga e pontiaguda. As folhas inferiores do rebento central podem bifurcar-se no final. Pequenas flores amarelas de estragão, coletadas em densas panículas, aparecem nos arbustos no final do verão. Numerosas sementes pequenas amadurecem em outubro.
Variedades europeias de estragão: russa, polonesa, francesa, são de origem árabe e são obtidas a partir do cultivo de variedades importadas da Ásia.
Onde o estragão cresce
Wild Tarragon é encontrado na Ásia Central, Índia, Europa Oriental, China, América do Norte. Na Rússia, diferentes espécies de Tarhun crescem das latitudes temperadas da parte europeia até a Sibéria e o Extremo Oriente. Uma espécie selvagem de baixo crescimento de absinto do Estragão na Transcaucásia, na forma árabe, é chamada de "Tarhun".
As áreas de cultivo favoritas do Estragão são encostas rochosas e rochosas, e o Estragão raramente é encontrado em campos não cultivados. Entre as ervas, o estragão se destaca por sua capacidade de criar raízes em um clima incomum para ele e é cultivado em todos os lugares. As espécies selvagens preferem solos secos, enquanto as lavouras cultivadas precisam ser constantemente umedecidas.
Como usar estragão
O estragão é rico em carotenos, substâncias aromáticas, vitaminas. A rica composição química inclui muitos compostos minerais exigidos pelo corpo. Magnésio, potássio, ferro, manganês, zinco e outros micro e macroelementos estão presentes nos verdes de estragão em concentrações significativas e são facilmente absorvidos pelo corpo. O estragão, ao contrário de outro absinto, não é tóxico.
Os benefícios do Tarhun no tratamento da deficiência de vitaminas, apatia e insônia eram bem conhecidos pelos médicos árabes na antiguidade.A erva é capaz de fortalecer o sistema imunológico, animar, aliviar o inchaço e manter a visão. Adicionar um tempero à comida aumenta a produção de bile, melhorando assim a digestão.
Maneiras de usar o Tarhun:
- Partes verdes frescas da planta são adicionadas a molhos frios, polvilhadas com pratos principais prontos. Folhas e caules são recomendados para uso sem tratamento térmico. Quando aquecido, um amargor específico pode aparecer. Vamos combinar o sabor do Estragão fresco com todos os tipos de saladas, pratos de peixe, aves, borrego bem complementados.
- O tempero de estragão seco tem aroma e sabor mais ricos do que as matérias-primas verdes originais. Os tons que as especiarias dão à comida também são ligeiramente diferentes. O tempero seco pode ser fervido, adicionado a produtos de panificação, o amargor não aparece ao usar esta erva.
- A erva congelada retém quase todas as propriedades e nutrientes inerentes ao estragão. Você também pode usar o tempero resfriado como uma erva fresca.
- Adicionar estragão aos óleos satura-os não apenas com sabor, mas também com vitaminas e minerais. Óleos líquidos são infundidos com estragão por cerca de 14 dias. Frações densas são misturadas com verduras de estragão finamente picadas.
A adição de especiarias confere aos alimentos ou bebidas um sabor picante, refrescante e ligeiramente picante, bem como um aroma revigorante que lembra o anis. A cor específica do estragão é mais evidente quando se usam brotos e folhas frescas.
O uso de tempero de estragão na culinária
Tarhun veio da Ásia para a Europa no século 17 e se tornou popular primeiro na culinária francesa e depois se espalhou por todo o continente. A erva picante complementa perfeitamente uma grande variedade de pratos:
- Estragão fresco fatiado Melo pode ser adicionado a qualquer salada. A quantidade de tempero verde nos pratos de vegetais deve ser moderada devido ao forte aroma da planta. É o suficiente para inserir ½ colher de chá. Estragão picado para uma porção de salada para apreciar o seu sabor específico e dar ao prato um aroma refrescante.
- Existem variedades especiais de "salada" de estragão com um aroma mais suave e sabor menos picante. Esse estragão pode ser usado em grandes quantidades. Para a preparação de saladas, utilizam-se as pontas tenras dos rebentos.
- Os molhos servidos com peixes, carnes e aves podem ser enriquecidos com absinto de estragão. Adicione tempero à maionese, vinagre, óleos vegetais. Quaisquer marinadas para grelhar, assar, fritar carne ou peixe também adquirem tons aromáticos brilhantes quando o estragão é adicionado a elas. Para a melhor liberação do sabor, o estragão é moído com sal, adicionado a molhos e marinadas a gosto.
- Antes de assar, esfregue a carne com folhas frescas de grama. Polvilhe peixes, aves e caça com temperos secos antes de cozinhar. O estragão mascara perfeitamente o sabor específico do carneiro e é utilizado em todos os pratos de carne da cozinha caucasiana.
- Os primeiros pratos de legumes, caldos de carne e sopa de peixe podem ser preparados com a adição de especiarias secas. O estragão é adicionado no final da cozedura, alguns minutos antes de cozinhar. Esse alimento é útil para pessoas que sofrem de digestão fraca. Em sopas frias (por exemplo, okroshka ou beterraba), é permitido adicionar verduras de estragão frescas.
Para enriquecer as variedades de vinagre, basta colocar um raminho de tempero verde em uma garrafa de 200 ml e deixar por pelo menos uma semana.
Onde você pode usar erva seca de estragão
A especificidade da especiaria está no maior retorno de substâncias aromáticas da planta seca. A grama preparada qualitativamente tem um forte odor característico, muda ligeiramente de cor, é facilmente esfregada com os dedos até o estado de pó.
Numa mistura de temperos, o Estragão não só exala o seu próprio aroma, mas também ajuda a revelar os cheiros e sabores de outras plantas. O estragão vai bem com essas especiarias:
- orégano;
- Manjerona;
- Tomilho;
- Alecrim;
- hortelã.
Métodos de aplicação de estragão seco:
- Na medicina popular, na forma de pó, infusão, decocção. Como aditivo para unguentos e unguentos médicos. Para o enriquecimento de cosméticos.
- Na culinária, é adicionado a quaisquer pratos ou bebidas quentes durante o cozimento, 2-3 minutos antes de ser cozinhado. Com a fervura prolongada, o sabor específico e a pungência do estragão são perdidos.
- O Estragão Seco revela seu sabor mais plenamente quando combinado com produtos que contêm ácidos vegetais: suco de limão, vinagre natural, frutas, bagas.
- A especiaria confere aos produtos de farinha um aroma fresco de floresta. O estragão raramente é usado para bolos doces. Na maioria das vezes, uma pitada de ervas secas é adicionada à massa de pão caseiro, bolos achatados.
O estragão é um tempero com um cheiro forte e específico e um sabor refrescante e picante. Seu uso deve ser moderado. Para experimentar qualquer prato, uma pequena pitada de grama é suficiente no início.
Onde estragão é adicionado ao enlatar
Ao enlatar em casa durante o inverno, o Tarhun atua como um agente aromatizante e um conservante adicional. Os ingredientes ativos da erva evitam o crescimento de bactérias, o que permite que a colheita permaneça fresca por mais tempo.
Aplicação do estragão em branco para o inverno:
- A geléia de estragão, feita com xarope de açúcar de ervas frescas, pode ser consumida como sobremesa separada ou usada como xarope. É conveniente enriquecer bebidas, coquetéis, sobremesas com esse aditivo.
- A adição de raminhos de estragão frescos confere às compotas, à geleia, aos frutos silvestres e às compotas de fruta um sabor refrescante. Ao mesmo tempo, as folhas frescas não devem ser fervidas por mais de 5 minutos, caso contrário, o sabor da peça de trabalho ficará estragado.
- O Estragão Verde confere um sabor sofisticado às marinadas. Galhos frescos são adicionados às salmouras ao embeber maçãs, conservar repolho, salgar vegetais, cogumelos.
- Pepinos e tomates em conserva também adquirem um sabor picante incomum com o estragão. O tempero não altera o sabor original dos vegetais, mas o realça, torna-o mais pronunciado.
Para enlatar pepinos ou tomates de qualquer forma (decapagem, decapagem, decapagem), adicione 2-3 raminhos frescos de estragão a um frasco de 3 litros. Recomenda-se colocar o tempero junto com dentes de alho, que também não suportam um aquecimento prolongado.
O uso da erva estragão na produção de bebidas alcoólicas e não alcoólicas
A famosa bebida carbonatada "Tarhun" demonstra bem a cor, o cheiro, o sabor invulgar das especiarias. Você mesmo pode preparar bebidas com seu aroma favorito. Além disso, a erva combina bem com bebidas refrescantes e álcool.
Para fazer a tintura de vodka em uma garrafa (0,5 l) de álcool de alta qualidade, basta adicionar um pequeno punhado de ervas verdes ou secas e colocar o recipiente em local escuro. Após 15-20 dias, o álcool adquirirá seu aroma característico. A cor da tintura de estragão (Tarhuna), conforme foto abaixo, pode ser diferente. Muitas vezes, a bebida caseira acaba por não ser clara, o que não altera o sabor. Ao mesmo tempo, ervas secas e frescas dão diferentes tons de sabor e cor à bebida.
Para limonada caseira, você pode usar verduras de estragão ou xarope de geléia. Esmeralda, bebida refrescante picante mata bem a sede e revigora no calor. A massa verde morta no liquidificador com açúcar pode ser diluída com água pura ou mineral a gosto ou adicionada a outras limonadas na proporção de 1 colher de chá. para 1 litro de líquido.
É conveniente usar um extrato de estragão doce infundido com xarope. A base é fervida com água e açúcar (1: 1), ervas frescas picadas são despejadas com uma solução por pelo menos 30 minutos. Em seguida, o xarope é adicionado a quaisquer bebidas frias, chá, licores, licores doces a gosto.
Ao fazer um smoothie, adicione alguns rebentos jovens ao liquidificador com o restante dos ingredientes. Isso torna a bebida ainda mais saudável, dá-lhe uma cor esmeralda e realça o sabor dos principais componentes.
É possível congelar estragão
A maneira mais fácil de preservar os benefícios e o sabor de uma planta por muito tempo é congelá-la.Na geladeira, o Tarragon permanece fresco por cerca de 7 dias. Colocado em um saco plástico e armazenado no freezer, o estragão tem aparência e cheiro fresco por mais de 60 dias. O estragão inteiro congelado pode ser usado da mesma forma que o recém-colhido.
O absinto do estragão pode ser congelado com óleo. Para isso, os rebentos são picados finamente, colocados em pequenas porções em formas de gelo e os recipientes são enchidos com azeite. Após 24 horas, os cubos congelados podem ser retirados das formas e colocados em sacos plásticos para armazenamento compacto. É conveniente adicionar tal preparação a sopas, molhos, descongelar em porções para temperar saladas.
Para uso posterior em coquetéis ou tempero de pratos de carne, o estragão é congelado de forma diferente:
- O estragão é esmagado e colocado em utensílios de cozinha.
- Vinho branco seco é colocado em um recipiente e colocado no fogo.
- Tendo evaporado cerca de metade do líquido, reserve os pratos do fogo.
- Depois que a mistura esfriar completamente, ela é despejada em formas e enviada ao freezer.
Para adicionar o sabor refrescante do estragão a qualquer bebida, basta colocar alguns cubos de gelo aromatizado no copo. Os cubos de vinho são adicionados ao estufar, marinar ou ferver carne, caça, peixe.
Conclusão
A erva estragão (estragão) é uma das especiarias mais versáteis. Ele complementa bem pratos doces e salgados. A popularidade da erva picante também é explicada pela ausência de contra-indicações ao seu consumo. Deve-se ter cuidado ao usar Tarragon apenas durante a gravidez e com tendência a reações alérgicas.