Como cultivar hortelã no peitoril de uma janela: variedades para o lar, plantio e cuidado

A hortelã no parapeito da janela é uma boa opção para quem quer desfrutar de um chá aromático curativo durante todo o ano ou ter sempre à mão um tempero requintado para a preparação de vários pratos. Com os devidos cuidados, mesmo nos meses escuros de inverno, o peitoril da janela será adornado com delicadas plantas verdes brilhantes.

É possível cultivar hortelã no peitoril de uma janela

Apesar de a hortelã ser uma cultura despretensiosa, fazer uma boa colheita no peitoril da janela exige algum esforço. Se você criar todas as condições necessárias para a planta e depois realizar apenas os cuidados básicos, o resultado não demorará a chegar.

Variedades de hortelã para cultivo no parapeito da janela

Existem muitas variedades de hortelã, a maioria das quais pode ser plantada com sucesso em uma janela durante todo o ano. Por exemplo, são adequadas as variedades Zabava, Ceremony, Moskvichka, Mentol, Pérolas, etc. É aconselhável escolher culturas subdimensionadas, embora possa enraizar estacas obtidas de uma planta comprada numa loja ou no mercado.

Uma flor de interior muito difundida, algumas variedades das quais são muito semelhantes em aparência à menta comum de jardim e têm um aroma semelhante. Este é um plectrantus, também conhecido como hortelã de interior, mas ao contrário da variedade de jardim, não é comido.

A hortelã interior encontra uso na medicina tradicional

Como plantar hortelã em um vaso no parapeito de uma janela

Para que a hortelã cresça bem no peitoril da janela, é importante preparar adequadamente o solo e o material de plantio, escolher um recipiente adequado e criar condições para a germinação das sementes ou o enraizamento das mudas. O processo de plantio em si é bastante simples.

Preparação do solo e capacidade de plantio

Você pode preparar um substrato para o cultivo de hortelã em um peitoril de janela misturando solo de jardim, turfa, húmus e areia de rio em proporções iguais. Para a desinfecção, a mistura é despejada com uma solução fraca de permanganato de potássio e bem aquecida. Solo pronto, comprado em loja, não precisa ser desinfetado.

Uma vez que a hortelã cresce fortemente na superfície do solo, é melhor semeá-la em vasilhas largas e espaçosas: vasos de cerâmica ou plástico, caixas. Se você planeja cultivar hortelã no parapeito de uma janela no inverno, é melhor usar recipientes de plástico. Neles, o solo permanece úmido por mais tempo, o que é muito importante durante a estação de aquecimento. Também é importante fornecer drenagem, então você precisa pegar vasos com um buraco ou despejar uma camada de material de drenagem para plantas domésticas no fundo.

Preparação de material de plantio

Você pode cultivar hortelã no peitoril de uma janela a partir de sementes ou estacas, bem como dividir um arbusto adulto.

Os caules de uma planta adulta são cortados em estacas de cerca de 10 cm de comprimento, de forma que cada uma tenha vários botões axilares. As folhas inferiores devem ser removidas e as copas presas.

Para acelerar a formação de raízes e estimular o crescimento de novos brotos, as placas das folhas são cortadas ao meio.

Em seguida, as mudas são colocadas na água para formar raízes. Estimulantes de crescimento podem ser adicionados ao recipiente. Assim que as primeiras raízes aparecem nas mudas, as plantas são plantadas em um vaso.

Atenção! As estacas podem ser colocadas no solo imediatamente após a colheita, mas o processo de crescimento das raízes demorará muito mais tempo.

É mais difícil obter mudas de sementes, pois são muito pequenas e brotam lentamente. Antes da semeadura, as sementes são embebidas por 1-2 dias em um pano úmido.

Regras para plantar hortelã em casa no parapeito da janela

Para que uma cultura crie raízes e cresça bem, algumas regras devem ser seguidas:

  • os recipientes preparados são preenchidos com um substrato;
  • faça sulcos com cerca de 5 mm de profundidade;
  • o solo é umedecido com um borrifador;
  • sementes são misturadas com areia;
  • as sementes são colocadas no sulco e polvilhadas com terra;
  • o solo é ligeiramente umedecido novamente;
  • o recipiente é coberto com vidro ou polietileno transmissor de luz com vários orifícios pequenos e colocado em local aquecido.

Após 12-14 dias, as mudas aparecerão, após o que os recipientes são liberados do filme ou vidro e colocados no parapeito da janela

As estacas também são plantadas em solo ligeiramente úmido e cobertas com plástico.

Os talhões de hortelã são imediatamente plantados em vasos ou caixas com uma mistura de solo pré-preparada e colocados no parapeito da janela.

Cuidado

Depois que as mudas têm 2-3 folhas, elas são mergulhadas ou desbastadas, deixando os brotos mais fortes. As copas das plantas, especialmente as variedades altas, são pinçadas para aumentar a quantidade de massa verde.

Cuidado adicional se resume às seguintes ações:

  • manter a temperatura ideal, proporcionando condições de iluminação;
  • rega;
  • curativo superior.

A hortelã pode crescer no peitoril de uma janela sem replantar por vários anos.

Condições ideais para o cultivo de hortelã no peitoril da janela

Ao cultivar hortaliças em casa, originalmente destinadas a terrenos abertos, é muito importante criar condições para elas o mais próximas possível do natural. Isso é especialmente verdadeiro quando se cultiva hortelã no parapeito de uma janela no inverno.

A hortelã-pimenta é uma cultura que adora umidade, mas deve-se tomar cuidado para que a água não fique estagnada nas raízes.

É especialmente importante garantir alta umidade ao semear as sementes e enraizar as estacas.

Para plantas maduras, é necessário manter a umidade do ar em 70–75%.

Quando cultivado em um peitoril de janela, a temperatura ambiente ideal é entre 21-24 ° C. Este regime de temperatura só é adequado para plantas que recebam uma quantidade de luz suficiente, o que nem sempre é possível fornecer mesmo em um parapeito de janela ensolarado na zona sul. Nesse caso, as mudas precisarão de iluminação adicional por meio de LED ou fitolampo. O horário de verão deve ser de pelo menos 16-18 horas. Em condições de luz insuficiente, os brotos são esticados. Se não for possível criar condições ideais de iluminação, a hortelã fornece uma temperatura mais baixa na faixa de 15-18 ° C. Um bom lugar neste caso seria uma varanda isolada envidraçada sem correntes de ar.

Para evitar queimaduras, as plantas devem ser protegidas da luz solar direta nas folhas. No verão, você pode cobrir o vidro da janela com uma película fosca. Dessa forma, as plantas receberão luz suficiente sem sofrer com o sol forte.

Rega

Tal como acontece com o cultivo da maioria das outras plantas em casa no peitoril de uma janela, a hortelã é regada abundantemente no verão e moderadamente no inverno. Os arbustos jovens requerem mais umidade, o substrato deve estar sempre úmido. As plantas adultas são regadas à medida que o solo seca. É importante lembrar que na estação fria, o ar do apartamento fica mais seco devido ao aquecimento, portanto, além da rega, é útil borrifar as plantas todos os dias a partir de um borrifador com água decantada no ambiente. temperatura.

Após o umedecimento, o solo é solto superficialmente para permitir o acesso de ar às raízes.

Top curativo

É aconselhável alimentar a hortelã que cresce no peitoril da janela com fertilizantes complexos. A cobertura deve ser realizada durante o período de crescimento ativo, ou seja, na primavera e início do verão. É combinado com a próxima rega. Ao cultivar hortelã em um vaso, em nenhum caso a dosagem recomendada de fertilizantes deve ser excedida.

Atenção! Se a mistura de envasamento para o cultivo de hortelã no parapeito da janela tiver sido preparada corretamente, você pode dispensar o adubo de cobertura.

Doenças e pragas

Com bom cuidado, a hortelã que cresce no peitoril da janela raramente adoece, mas a umidade elevada pode provocar ferrugem. Um sintoma da doença é o aparecimento de manchas vermelho-acastanhadas nas folhas. Outras doenças fúngicas da hortelã são o crescimento das farinhas e a murcha de verticillium. Os fungicidas ajudam a curar as plantações.

As pragas, via de regra, não infectam a hortelã que cresce no peitoril da janela, mas se o solo não for desinfetado antes do plantio ou os vasos com a planta forem levados para a varanda, podem ser parasitadas pela pulga da hortelã, besouro da folha, pulgões e outros insetos. Os inseticidas ou remédios populares ajudam, por exemplo, tratar folhas e caules com água com sabão, infusão de tabaco ou cinzas.

Ao tratar a hortelã com fungicidas ou inseticidas, especialmente se for cultivada em casa para consumo, é especialmente importante seguir as instruções dos preparados.

Dicas úteis

Jardineiros que há muito se envolvem no cultivo de hortelã no peitoril da janela usam alguns truques:

  • uma pequena quantidade de hidrogel pode ser adicionada ao solo, então o plantio terá que ser regado com menos frequência;
  • hortelã tem medo de correntes de ar, portanto, ao arejar a sala, é aconselhável reorganizar os recipientes com a planta em um local aquecido e protegido;
  • é melhor coletar hortelã durante o período de formação do pedúnculo - neste momento, eles contêm os óleos essenciais mais úteis;
  • na hora de coletar folhas no caule, é melhor deixar uma pequena parte da lâmina foliar, para que a planta se recupere mais cedo;
  • não colete muitas folhas de uma vez. Remover mais de 1/3 da massa foliar é muito doloroso para a cultura;
  • vários arbustos de hortelã podem ser plantados em um vaso de tamanho médio;
  • para manter as folhas de hortelã macias, é necessário remover os pedúnculos;
  • as folhas podem ser preparadas para uso futuro por secagem ou congelamento.

Folhas de hortelã congeladas em água podem ser adicionadas ao chá ou usadas para fazer refrigerantes

Conclusão

A hortelã no peitoril da janela pode ser uma boa alternativa às plantas de interior habituais. Se você preparar o solo adequadamente, fornecer luz suficiente à planta e manter a umidade ideal, você poderá obter verduras frescas e perfumadas ao longo do ano.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção