Contente
Shandra comum leva o nome do antigo indiano "Sandras", que significa "brilhante". As pessoas comuns costumam chamá-lo de Horsemint ou Shanta, Swamp Bylitsa.
Descrição do shandra comum
A maioria das variedades de Horsemint são perenes, atingindo a altura de 70 cm, seu caule é tetraédrico, ou ramificado ou simples, com pubescência tomentosa esbranquiçada na parte inferior.
As placas foliares de Shandra vulgaris na parte inferior e no caule têm pecíolos longos e uma forma oval-redonda. Atingem 3,5 cm de comprimento, sua superfície é enrugada.
As placas de folha no topo são de tamanho pequeno com pecíolos curtos. De cima têm uma cor verde pálida e rugas, na parte de baixo têm uma tonalidade acinzentada.
O fruto da grama Shandra é uma noz em forma de ovo, de cor amarelo-marrom com manchas e pequenos tubérculos. Eles também são encontrados em uma forma oblonga ou arredondada. Período de amadurecimento de julho a setembro.
As flores da planta são pequenas, localizadas nas axilas das placas foliares e recolhidas em falsos verticilos. Em Shandra, as brácteas são subuladas. Um copo em forma de tubo com 5 a 10 dentes em forma de furador.
A corola de Shandra é tubular, de pêlo curto, branca. O lábio superior é ereto, quase plano. O inferior é igual a ele ou um pouco mais curto, com duas incisões.
A hortelã-pimenta é muito difundida na Crimeia e no território da Ucrânia. Na Rússia, o Shandra é encontrado nas regiões do Báltico, do Baixo Don e do Mar Negro. A grama cresce no Cáucaso e na Ásia Central. Shandra vulgaris é onipresente na Europa e no oeste da China, no Norte da África.
Tipos e variedades
Existem várias variedades da planta. Shandra estrangeiro é comum na Turquia e na parte sul da Europa Central nas planícies e colinas, nas ruínas. A planta prefere areias e solos esgotados.
Externamente, Shandra estrangeira é uma planta com um caule ereto de 30-80 cm de altura As placas das folhas são oblongas em forma de losango, com uma borda sólida na base. No topo da planta, são menores, lanceolados, enrugados.
Nas axilas das folhas existem verticilos assimétricos com inflorescências. O copo de flores é macio, em forma de cone com cinco dentes. É de tamanho pequeno, de cor branca e com um aroma agradável. Nozes com pequenos tubérculos, cor marrom escuro.
O Shandra inicial é caracterizado como hipocótilo com pubescência densa. Os cotilédones são praticamente redondos, atingindo 4-5 mm de comprimento. Nos pecíolos cabeludos, medem 8-10 mm.
As placas foliares da planta têm forma oval-alongada, com 6-7 mm de comprimento, com pubescência densa.
A inflorescência do shandra inicial tem a forma de um cálice, com dentes localizados ao longo das bordas.A corola é maior do que a do shandra estrangeiro.
A fragrância Shandra é uma planta perene que se espalha facilmente pelo território por meio da semeadura própria. O arbusto atinge uma altura de 60-100 cm, tem folhas púberes, ligeiramente alongadas com pontas pontiagudas. Quando esfregadas, as placas das folhas começam a emitir um aroma agradável. Inflorescências paniculadas, ocorrendo do branco ao lilás.
O shandra de água, em contraste com o comum, tem um caule ligeiramente pubescente de uma forma simples ou sulcada de quatro lados com uma raiz espessa. As placas das folhas são perfuradas, externamente semelhantes a urtigas. As flores dessa variedade são pequenas, em forma de funil, atraentes para os insetos.
A variedade pode ser usada para paisagismo.
Características de reprodução
O principal método de cultivo é o plantio de sementes. Para Shandra vulgaris, a auto-semeadura é característica: vale a pena plantar um ano, no verão seguinte a grama crescerá sozinha no mesmo lugar.
A reprodução também é possível por meio de estacas, que são colhidas no verão. Este método é difícil.
As propriedades curativas da erva shandra
Shandra vulgaris se refere a plantas medicinais com uma série de propriedades:
- remoção da inflamação;
- efeito adstringente;
- propriedades antiarrítmicas e antiespasmódicas;
- diminuição da pressão.
As substâncias que compõem o Shandra vulgaris ajudam a normalizar a frequência cardíaca, estimulando a vesícula biliar.
Com o uso regular da erva, aumenta o volume do suco gástrico secretado, que pode ser utilizado no tratamento de gastrites e diminuição do apetite, patologias hepáticas.
Na composição da Shandra vulgaris, encontra-se a marrubina, que contribui para a liquefação e expectoração do catarro em caso de doença pulmonar.
É possível usar a erva para combater febre, erupções cutâneas, hemorróidas.
O uso de shandra
Na medicina tradicional, Shandra vulgaris raramente é usado. Mas é usado ativamente em receitas populares, recolhendo e secando com antecedência.
Na medicina popular
Considerando as propriedades medicinais e contra-indicações ao uso de Shandra vulgaris, a erva é utilizada para diversas doenças.
Com icterícia, processos inflamatórios no estômago e intestinos, irregularidades menstruais, prepare a seguinte infusão: 2 colher de chá. shandra picado comum despeje 250 ml de água fria e insista de 3 a 4 horas. O medicamento resultante deve ser dividido em 4 doses.
Útil para o corpo e para tomar sumo fresco 3-4 vezes ao dia. O mel é adicionado a ele antes de usar.
Para combater a asma senil 2 colheres de chá. as matérias-primas são despejadas em 500 ml de água fervida resfriada e deixadas por 4 horas, tendo previamente fechado o recipiente. Divida a infusão em porções de 50 ml, adoçar com mel antes de usar.
Com o esgotamento do corpo, a seguinte infusão de Shandra comum ajuda: 2 colheres de chá. plantas trituradas são despejadas com 200 ml de água fervente e mantidas em um recipiente fechado por 2 horas. Depois que o remédio coado deve ser consumido em 1 colher de sopa. eu. 20 minutos antes da refeição principal.
Na síndrome gastrocárdica, a seguinte mistura ajuda: shandra, tomilho e centaury são misturados em 30 g cada, Adicionar 2 colheres de chá em 200 ml de água fervente. a mistura resultante e deixe por 5 minutos. Um dia deve ser consumido de 200 a 400 ml de infusão. Não deve preparar o medicamento com antecedência: o efeito máximo é observado quando é tomado fresco.
Em cosmetologia
O medicamento é utilizado nesta indústria, agregando-se aos seguintes produtos cosméticos:
- cremes e pomadas destinados a peles sensíveis, para proteger a epiderme de fatores externos, como calmante para a pele;
- preparações para cicatrização de feridas.
Shandra comum também é encontrado em produtos de saúde como um dos componentes.
Limitações e contra-indicações
Antes de usar a erva comum Shandra, você deve se familiarizar com as contra-indicações. Não é recomendado tomar infusões e decocções para pessoas com doenças gastrointestinais exacerbadas, úlceras e pancreatite.
É proibido dar um medicamento à base de planta a crianças e mulheres que estejam grávidas ou amamentando.
Regras de pouso
Shandra vulgaris se distingue por sua rara despretensão no plantio e no cuidado. Ela cresce com sucesso em solo marginal, em um local sombreado ou ensolarado.
Para plantar Shandra officinalis, é necessário preparar recipientes cheios de terra solta em março. As sementes são colocadas até 1 cm de profundidade, depois são bem umedecidas e cobertas com vidro até o surgimento dos brotos. O principal cuidado com Shandra vulgaris é regar quando seca em um recipiente de solo.
O desembarque no local é realizado na última semana de maio. A planta é colocada nos canteiros, mantendo uma distância de 25-35 cm entre eles.
Recursos crescentes
Fertilizar a planta não é necessário. O principal cuidado é tirar o mato, soltar o solo e regar à medida que o solo seca.
Shandra vulgaris não tem medo de geadas, então a planta não fica coberta para o inverno. Basta cortar os caules e tirar o mato antes que a neve caia.
Pragas e doenças
A principal praga de Shandra vulgaris é o besouro da folha de hortelã. O besouro, de 7 a 10 mm de tamanho, deposita as larvas na planta e danifica as placas das folhas.
Para destruí-lo, basta tratar a planta com uma infusão de pimenta-amarga ou camomila. O inseticida Actellic é eficaz contra isso.
O combate ao besouro da folha da hortelã deve ser interrompido 40 dias antes da colheita da hortelã cavalo, para que os preparos não afetem a qualidade das matérias-primas colhidas.
Quando e como coletar Shandra para fins medicinais
Se for impossível comprar fundos em uma farmácia, é possível adquirir matérias-primas de forma independente. Shandra comum deve ser colhido durante o período de floração: as pontas das hastes são cortadas.
Como secar Shandra adequadamente
A grama recolhida é presa em cachos e suspensa em local sombreado em estado de suspensão. O uso de uma secadora é permitido. O dispositivo deve ser ajustado para 45 ° C.
Após a secagem, quando as chapas se tornam quebradiças e quebram facilmente, elas são colocadas em sacos de pano ou de papel.
Conclusão
Shandra vulgaris é uma planta que se distingue por sua rara despretensão e é onipresente. Seus caules e placas de folhas são usados em cosmetologia e receitas populares. Shandra comum pode ser cultivado e preparado independentemente ou comprado na farmácia.