Contente
Para muitas mães, alimentar uma criança com alimentos saudáveis é um problema real - nem todos os vegetais serão do gosto dos bebês. Não é segredo que o espinafre é um desses produtos - nem todas as crianças gostam de seu sabor suave. Receitas comprovadas de espinafre ajudarão seu filho a preparar não apenas pratos saudáveis, mas também deliciosos.
Por que o espinafre é bom para crianças
Uma rara anfitriã nunca ouviu falar dos benefícios do espinafre, mas, apesar disso, raramente se encontra nas nossas mesas pratos à base de espinafre. Na comida para bebês, no entanto, esse vegetal folhoso está cada vez mais presente, pois seu valor nutricional atende às necessidades de um corpo em crescimento tanto quanto possível. Vitaminas K, E, PP, C, B, A, oligoelementos zinco, selênio, magnésio, ferro, cobre, iodo - esta é uma lista incompleta de substâncias úteis contidas nesta cultura. Devido à sua composição, tem efeito benéfico em todo o corpo:
- normaliza os processos metabólicos;
- fortalece ossos e dentes, é uma excelente prevenção do raquitismo;
- aumenta a imunidade;
- fortalece os vasos sanguíneos;
- ajuda no tratamento da anemia;
- retarda o envelhecimento celular;
- normaliza a digestão;
- ajuda a reduzir o risco de câncer;
- fortalece o sistema nervoso central, normaliza os processos metabólicos no cérebro.
Além disso, é bem absorvido e não sobrecarrega o sistema digestivo da criança. Este vegetal folhoso pertence às refeições dietéticas: 100 g de caules e folhas contêm apenas 23 Kcal e, devido à presença de fibra alimentar, surge uma sensação de saciedade.
Com que idade uma criança pode receber espinafre
Este verde não é um produto alergênico, mas, como outras verduras, deve ser introduzido na alimentação do bebê aos poucos, pois pode ocorrer intolerância individual. A melhor idade para começar o espinafre é de 6 a 8 meses, embora na Europa ele seja incluído na fórmula infantil para crianças de 4 a 6 meses. Você deve começar adicionando algumas folhas à sua alimentação habitual. Tal como acontece com a introdução de qualquer outro produto, é importante monitorar a resposta individual da criança. Crianças menores de um ano recebem espinafre até 2 vezes por semana.
Se não houver contra-indicações, os pediatras recomendam introduzir os pratos desta verdura antes de a criança completar um ano - via de regra, as crianças mais velhas têm dificuldade em aceitar o sabor deste produto.
Como cozinhar espinafre para uma criança
Folhas e caules jovens são adicionados aos pratos infantis cozidos. Eles são cuidadosamente separados, lavados e cortados em pequenos pedaços. Ensopado na manteiga em seu próprio suco, às vezes é adicionada água. O espinafre também é fervido, cozido no vapor ou assado no forno. Frescos, são utilizados na confecção de saladas e bebidas espessas, adicionados a molhos.
Ao preparar pratos de espinafre, deve-se ter em mente que o tratamento térmico destrói algumas das vitaminas, por isso é colocado no final do cozimento. Mas com um profundo congelar o vegetal retém todos os nutrientes. O espinafre congelado é freqüentemente usado para cozinhar para crianças. Para conservar o máximo possível de nutrientes, convém colocá-lo na loiça sem descongelar. Deve-se ter em mente que este ingrediente congelado é adicionado durante o cozimento pela metade do que o fresco.
Receitas saudáveis para crianças
O espinafre pode ser usado como ingrediente em primeiros pratos, saladas, acompanhamentos, caçarolas e bebidas espessas. Seu sabor combina bem com carnes, aves, peixes, cereais, vegetais, e a composição de vitaminas e microelementos torna qualquer prato mais útil.
Purê de espinafre para bebê
Esta receita básica de purê é adequada para as crianças mais novas que estão apenas começando a comer comida de "adulto". Pode ser preparado para um bebê de até um ano.
Ingredientes:
- 500 g de folhas de espinafre;
- 2 colheres de sopa. eu. manteiga;
- um pouco de leite.
Preparação:
- Enxágue e triture as verduras.
- Derreta a manteiga em uma panela de fundo grosso.
- Adicione o espinafre e cozinhe por 15 minutos em seu próprio suco.
- Resfrie a massa resultante e triture no liquidificador.
- Ferva o leite.
- Adicione o leite ao purê e aqueça em fogo baixo. Mexa a massa constantemente até engrossar.
Este prato pode ser variado adicionando batatas, abobrinhas, cenouras, brócolis, couve-flor, abóbora ou outros vegetais que são adicionados primeiro aos alimentos complementares. Você pode adicionar frango ou caldo de carne ao purê, se já estiver presente na dieta da criança.
Sopa de espinafre bebê
Uma criança mais velha, aos 2 anos, pode fazer sopa de espinafre.
Ingredientes:
- 1 litro de caldo de carne, frango ou vegetais;
- 2 batatas médias;
- cerca de 200 g de espinafre congelado;
- 1 cenoura pequena;
- sal, especiarias a gosto;
- 1 Colher de Sopa. eu. suco de limão;
- 1/3 xícara de arroz cozido
- 1 ovo cozido;
- creme de leite para molho.
Preparação:
- Pique finamente as batatas e as cenouras, coloque no caldo fervente e cozinhe por 20 minutos.
- Adicione especiarias, arroz, sal e cozinhe por mais 2 minutos.
- Adicione o espinafre e o suco de limão. Cozinhe por mais 5 minutos.
- Sirva com ovo cozido e creme de leite.
Com base nisso, você pode fazer uma sopa de legumes sem arroz. Para uma criança mais velha, a partir dos 3 anos, pode-se adicionar fritura: cebola picadinha e cenoura ralada, frite em óleo vegetal antes de adicionar à sopa.
Suflê delicado com frango
Em um ano, as crianças podem receber espinafre como parte de um suflê com frango. Este vegetal ajuda a assimilar a proteína contida nas aves e a enriquecer o prato com vitaminas.
Ingredientes:
- meio peito de frango pequeno;
- água para ferver frango;
- 2 colheres de sopa. eu. leite;
- 200 g de espinafre;
- 1 ovo de galinha;
- 1 colher de chá manteiga;
- sal.
Preparação:
- Ferva o filé de frango até ficar macio em água levemente salgada, deixe esfriar e pique.
- Lave o espinafre e cozinhe em uma panela por 5-7 minutos.
- Separe a gema da proteína, acrescente ao frango, misture o frango com o espinafre.
- Bata a proteína e adicione à mistura de filé e espinafre.
- Transfira a massa resultante para uma forma de suflê.
- Asse por 20 minutos em forno pré-aquecido a 180 ° C.
Smoothie verde
Se a criança não gostar da verdura, a receita de um smoothie saudável virá em auxílio da mãe, que pode ser preparada em questão de minutos. Os smoothies ganharam tanta popularidade por um motivo: eles são rápidos de preparar, úteis e oferecem a você a oportunidade de experimentar ingredientes de seu próprio gosto. As crianças por ano podem ser oferecidas, por exemplo, uma bebida verde:
Ingredientes:
- 1 ramo de folhas de espinafre (pode ser congelada)
- 200 g de água;
- 1 pêra;
- 1 colher de chá suco de limão;
- 1 colher de chá mel (para crianças a partir dos 3 anos).
Preparação:
- O espinafre congelado deve ser descongelado em temperatura ambiente.
- Descasque a pêra, corte em pedaços grandes.
- Regue com suco de limão.
- Moa pedaços de pêra, espinafre e mel no liquidificador.
- Dilua com água até a consistência desejada.
Este coquetel é adequado para alimentar uma criança de 11 a 12 meses. Se você servir essa bebida esmeralda em um belo copo, seu filho certamente vai querer experimentar. Além disso, é conveniente levá-lo para um passeio como lanche.
Como o espinafre vai bem com muitos vegetais e frutas, ele pode ser adicionado a smoothies como maçã, banana, kiwi, limão, pepino e aipo. Como base da bebida, você pode usar água, leite, iogurte, kefir. Se a criança não for alérgica a nenhum dos componentes do smoothie, você pode misturá-los com segurança em uma bebida. Muitas mães preferem mascarar o sabor de alimentos que são saudáveis, mas não amados pelo bebê, e smoothies são uma das melhores maneiras de fazer isso.
Você pode adicionar ao coquetel farinha de aveia triturada, pré-cozida em água fervente ou leite quente, ou arroz fervido. Então você tem um ótimo café da manhã de verão.
Caçarola
A caçarola é um dos pratos infantis mais comuns. Existem muitas variações deste prato. Uma criança de um ano e meio pode cozinhar, por exemplo, uma caçarola com macarrão e espinafre.
Ingredientes:
- 500 g de folhas ou rebentos de espinafre;
- 2 ovos de galinha;
- 2 colheres de sopa. eu. Sahara;
- 1 copo de macarrão;
- suco de 1 limão;
- 1 Colher de Sopa. eu. manteiga.
Preparação:
- Ferva o espinafre em água por cerca de 3-5 minutos, escorra.
- Moa com um moedor de carne ou liquidificador.
- Bata os ovos com o açúcar.
- Ferva o macarrão, escorra.
- Misture o espinafre, o macarrão e a mistura de ovos e adicione a manteiga.
- Coloque em um prato untado e leve ao forno pré-aquecido a 180-200 ° C por 15-20 minutos.
Outras caçarolas de espinafre são fáceis de fazer usando a mesma receita. Basta substituir o macarrão por arroz cozido ou purê de batata, polvilhar o prato acabado com queijo ralado finamente e um novo prato saudável para a criança está pronto.
Omelete
Para uma criança de 1 ano, você pode adicionar espinafre a uma omelete, e crianças menores de 3 anos precisam cozinhá-la no vapor. Este pequeno-almoço irá energizá-lo durante todo o dia.
Ingredientes:
- 100 g de folhas de espinafre;
- um quarto de copo de leite;
- 1 ovo de galinha;
- 1 colher de chá manteiga;
- algum sal.
Preparação:
- Cozinhe o espinafre lavado em óleo por 10 minutos.
- Bata o ovo com o leite, acrescente um pouco de sal.
- Adicione a mistura ao espinafre cozido.
- Unte uma panela com óleo, despeje a massa resultante nela;
- Cozinhe por 20 minutos em banho de vapor, coberto.
Contra-indicações e precauções
Embora o espinafre seja um alimento extremamente saudável, seus ingredientes não são tão inofensivos. Na alimentação infantil, deve-se lembrar que as folhas velhas acumulam ácido oxálico, prejudicial ao organismo da criança, portanto, escolha apenas brotos jovens e folhas de até 5 cm de comprimento ou acrescente laticínios aos pratos que o neutralizam - leite, manteiga, creme.
As folhas e brotos frescos são armazenados na geladeira por não mais de 2 a 3 dias, pois com um armazenamento mais longo eles liberam sais nocivos de ácido nítrico.
Crianças com doenças renais, problemas de fígado, distúrbios metabólicos não devem comer alimentos com espinafre. Se você tiver alguma doença crônica, convém consultar um pediatra.
Conclusão
Receitas de espinafre para crianças vão ajudar a mãe a diversificar o cardápio com pratos deliciosos e saudáveis. Entre as muitas opções para cozinhar este vegetal, com certeza existem aquelas que o bebê vai gostar, e adicioná-lo a pratos familiares aumentará significativamente seu valor nutricional. Comer espinafre regularmente, com simples precauções, será um benefício excepcional para o seu filho em crescimento.