Legumes da vizinhança nas camas: mesa

Você pode embelezar o seu jardim e ao mesmo tempo aproveitar ao máximo cada pedaço de terreno com a ajuda de canteiros mistos. A tecnologia envolve o plantio de vários tipos de plantas em uma crista. A vizinhança dos vegetais nos canteiros pode ajudar a proteger as plantas de vírus e insetos nocivos. Além disso, as combinações de algumas plantas aceleram o crescimento umas das outras. Ao mesmo tempo, existem culturas incompatíveis que não podem ser colocadas em estreita proximidade. Diante de tais fatos conflitantes, a criação de canteiros mistos deve ser abordada com competência, para não prejudicar as plantas, mas para melhorar suas condições de cultivo.

Vantagens de tecnologia

Misturado Plantando vegetais no jardim tem uma série de vantagens sobre o cultivo isolado de safras:

  • a área do terreno é utilizada da forma mais eficiente possível;
  • plantas que se alimentam de excelentes microelementos esgotam o solo por igual, não competindo entre si;
  • vizinhos no jardim podem melhorar o gosto uns dos outros;
  • os aromas emitidos por certas plantas podem atrair ou espantar os insetos;
  • o arranjo correto das plantas pode proteger o vento e criar um microclima favorável para o cultivo de safras específicas;
  • o cultivo misto de vegetais elimina o uso de fertilizantes químicos, utilizando apenas as forças naturais da terra para obter uma boa colheita.

Assim, leitos mistos são uma maneira fácil de melhorar a produtividade. Com a ajuda dessa tecnologia, é possível usar com competência os recursos da terra e, sem o uso de recursos adicionais, atrair insetos polinizadores benéficos, espantar as pragas e criar as condições microclimáticas necessárias.

Princípios para a formação de cristas mistas

Ao formar leitos mistos, os seguintes princípios devem ser estritamente observados:

  • na parte central do leito misto, recomenda-se o cultivo de safras com longo período de maturação;
  • as bordas da crista devem ser usadas para o cultivo de safras curtas e de maturação rápida, por exemplo, alface, espinafre;
  • ao combinar plantas, é necessário levar em consideração o desenvolvimento de suas raízes. Assim, nas imediações, você pode plantar culturas com um sistema radicular forte e subdesenvolvido;
  • no cultivo misto, as safras incompatíveis devem ser plantadas o mais longe possível.

Tendo decidido criar canteiros mistos em seu jardim, você deve seguir os princípios de cultivo acima e familiarizar-se cuidadosamente com as propriedades de várias culturas. É importante lembrar que a tecnologia permite plantar flores e hortaliças ao mesmo tempo no mesmo canteiro. Portanto, as flores podem não apenas ter um efeito benéfico nas hortaliças, mas também tornar o jardim ainda mais bonito.

Propriedades úteis das plantas

Nas proximidades de plantas que requerem polinização, é recomendável plantar safras que atraem polinizadores. Isso inclui várias variedades de hortelã, manjerona, camomila, tomilho, erva-cidreira. Estas plantas não são vegetais, mas podem ser utilizadas para fins medicinais ou como decoração de jardins. Seu cheiro atrai vespas e moscas predadoras, que polinizam as plantas com flores.

Solos pesados ​​requerem afrouxamento constante. Nesse caso, as minhocas podem ajudar o agricultor. Para atraí-los, você pode plantar cebola, chicória, valeriana.

O alho ajuda a combater pulgões. Seu cheiro repele esses insetos nocivos.O alho também contribui para o acúmulo de enxofre no solo.

Importante! As plantas acima, com exceção do alho, são compatíveis com absolutamente todas as culturas.

Combinações de vegetais

Ao criar canteiros mistos de vegetais, você deve selecionar cuidadosamente "vizinhos" que não farão mal uns aos outros, mas fornecerão assistência mútua. As propriedades da maioria das culturas são individuais, portanto, ao criar plantações complexas, cada planta deve ser considerada separadamente:

Tomates

Recomenda-se o cultivo de alho, feijão de baixo crescimento arbusto, repolho, cenoura, beterraba, espinafre, salsa nas imediações de tomates. Ervas com aroma particularmente pronunciado (tomilho, erva-cidreira, manjericão) repelem as pragas, melhoram o sabor dos tomates e prolongam sua vida útil.

Não é recomendado cultivar pepinos, endro, erva-doce e batatas perto de tomates.

Pepinos

Pepinos vão bem nas camas com vários tipos de feijão, feijão, alface, cebola, repolho, endro, beterraba, aipo. Os tomates são talvez a única cultura que não deve ser plantada ao lado de pepinos.

Maravilhoso vizinho para pepinos é um rabanete. Ele assusta ácaros-aranha e besouros das folhas. Ao mesmo tempo, o rabanete melhora o sabor da colheita. Também é importante notar que a proximidade dos pepinos com as cebolas é mutuamente benéfica.

Repolho

O repolho costuma ser atacado por insetos nocivos. Portanto, o trevo branco pode ajudar no combate às lagartas. É semeado diretamente sob a raiz do repolho. O trevo branco também repele pulgões e moscas das raízes. O aipo ajuda a combater a pulga de terra no cultivo do repolho. Ervas com aromas fortes e brilhantes assustam as borboletas do repolho. O alho-poró evita que as lagartas danifiquem suas plantações. O endro tem um efeito benéfico duplo sobre o repolho: repele os pulgões e melhora o sabor dos vegetais.

Batata, feijão, alface, beterraba podem crescer nas proximidades do repolho sem causar danos. Tomates, uvas, alho não devem ser plantados em uma cama mista com repolho.

Batatas

As batatas são frequentemente plantadas como uma cultura autônoma, no entanto, vizinhos saudáveis ​​adequados também podem ser encontrados para elas. Portanto, o rábano pode proteger as batatas dos percevejos e as leguminosas trazem nitrogênio para o solo, o que tem um efeito benéfico na produtividade da batata. Além disso, os legumes protegem as batatas do besouro da batata do Colorado.

Vizinhos inofensivos para repolho em cama mista são saladas, rabanetes, milho, coentro. Não é recomendado cultivar beterraba, girassóis e tomates perto de batatas.

Arco

A combinação de cenouras e cebolas é um clássico para os nossos jardins. Essas duas plantas no mesmo jardim espantam as pragas, suas raízes não competem. Além de cenoura, beterraba, pepino, rabanete, espinafre, alface são bem adequados para o bairro com cebola. Não é recomendável plantar feijão, feijão, ervilha na mesma cama com cebola.

Outras culturas vegetais também podem ser usadas para criar canteiros mistos. Assim, por exemplo, o alho fica bem em uma horta de morangos. E embora o alho não tenha um efeito particular na colheita dos frutos silvestres, esta combinação de plantas permite o uso racional da terra.

Hortelã, rabanete e leguminosas podem acelerar o crescimento e a maturação da abobrinha. Recomenda-se plantar berinjela em canteiros mistos em combinação com feijão, manjericão ou ervilha. O espaço vazio entre as fileiras de beterraba pode ser preenchido com salada verde, que será uma ótima vizinha. As informações sobre a compatibilidade de outras hortaliças podem ser encontradas na tabela abaixo.

É claro que é difícil para jardineiros novatos navegar em toda a variedade de plantações de vegetais e selecionar esquemas para a criação de canteiros mistos. É por isso que fazendeiros experientes oferecem certos esquemas de plantio de plantas em cumes mistos. Aqui estão alguns deles:

  1. A alface deve ser plantada na primeira linha extrema do cume.A segunda linha pode ser plantada com rabanetes ou cenouras, a combinação dessas raízes em uma linha também é bem-vinda. Na terceira fileira de tal cama mista, as cebolas devem ser plantadas. A quarta e quinta fileiras da cama devem repetir a segunda e a primeira, respectivamente.
  2. No meio do jardim é necessário plantar pepinos. Uma das bordas dessa camada mista é destinada ao cultivo de feijão e a outra ao repolho.
  3. É racional alternar cenouras com cebolas ou manjerona de modo que haja uma distância de 30-35 cm entre as fileiras de cenouras.

Você pode se familiarizar com alguns outros esquemas para plantar vegetais em canteiros mistos assistindo ao vídeo:

Ervas úteis

É geralmente aceito que apenas plantas úteis que são um produto alimentar devem ser cultivadas no jardim. No entanto, poucas pessoas sabem que algumas ervas, flores e até ervas daninhas podem ser benéficas no jardim:

  • o tomilho junto com as cebolas pode aumentar significativamente seu rendimento;
  • gerânio, petúnia e manjerona podem não apenas decorar o jardim com pimentões em crescimento, mas também melhorar o rendimento da colheita;
  • ao lado de cenouras e legumes, você pode plantar alecrim e sálvia;
  • diferentes tipos de alface podem melhorar o sabor dos tomates cultivados na vizinhança;
  • o sistema radicular dos dentes-de-leão penetra profundamente no solo, elevando o cálcio à superfície da terra. As flores dente-de-leão também atraem insetos polinizadores;
  • Os malmequeres são capazes de decorar os canteiros com qualquer planta vegetal, protegendo-os dos pulgões.

Como pode ser visto na lista proposta, flores, ervas e vegetais no mesmo canteiro podem se complementar, decorando o jardim. E mesmo uma erva daninha como o dente-de-leão pode ser benéfica.

Combinações de estufa

As estufas e estufas, via de regra, têm áreas pequenas e limitadas, o que faz com que os agricultores tentem utilizá-las da forma mais eficiente possível. No entanto, ao combinar plantas em condições fechadas, vale lembrar que apenas culturas com requisitos microclima semelhantes podem ser cultivadas juntas. Portanto, plantar tomates e pepinos em uma estufa é um erro: os pepinos precisam de muita umidade quando os tomates não suportam.

Recomenda-se plantar repolho branco na mesma estufa com tomate. Aipo, ervilha, feijão e feijão vão se sentir bem aos pés da borragem. Berinjelas e pimentões também podem ser cultivados na mesma estufa com pepinos, uma vez que essas culturas são semelhantes em termos de requisitos de umidade do ar.

A horta é uma plataforma para a personificação de absolutamente quaisquer ideias do agricultor. Mas, como regra, sempre não há terra suficiente para cultivar todas as safras desejadas. É por isso que muitos proprietários recorrem à criação de canteiros mistos. Ao mesmo tempo, a vizinhança nos canteiros pode ser útil e até contribuir para o aumento da produtividade. Assim, no artigo acima, exemplos e fotos de canteiros mistos são oferecidos, assim como possíveis esquemas para a colocação de várias culturas são descritos. Essas informações certamente ajudarão iniciantes e agricultores já experientes a tornar suas hortas ainda melhores.

Comentários (1)
  1. Compreensível para alunos da primeira série ... obrigado! :)

    31/01/2020 às 06:01
    Olya
  2. Muito obrigado!! Para mim, como um jardineiro novato, este é apenas um presente inestimável! OBRIGADO!!

    20/12/2017 às 11h12
    Tatyana
  3. Multar! Obrigado!

    10/05/2017 às 04:05
    Aldyn-kys
Dê retorno

Jardim

Flores

Construção