Contente
- 1 Que água para regar
- 2 Métodos de rega
- 3 Como regar a abóbora ao ar livre durante os períodos de seca
- 4 Características da rega durante a floração
- 5 Como regar uma abóbora durante a formação da fruta
- 6 Periodicidade
- 7 Quando regar: de manhã ou à noite
- 8 Como regar adequadamente
- 9 Quais erros são cometidos com mais frequência pelos jardineiros
- 10 Conclusão
A rega de abóboras em campo aberto deve ser realizada de acordo com um regime especial em certos períodos de crescimento vegetal. As regras de irrigação são simples, mas somente quando forem seguidas os erros dos jardineiros serão excluídos, então será possível cultivar uma abóbora suculenta doce na cabana de verão.
Que água para regar
Nem toda a água pode ser usada para regar uma abóbora. A água deve estar limpa e não fria. Temperatura recomendada para regar - +200C. Se você regar com água gelada, a planta ficará estressada e inibirá seu desenvolvimento. A água de irrigação não deve ser turva ou suja para prevenir o desenvolvimento de doenças fúngicas na planta.
De acordo com a fonte de formação, a água é dividida em vários grupos:
- chuva;
- encanamento;
- bem ou chave;
- rio, lago, lagoa.
A água da chuva é considerada a mais desejável e favorável, mas com a condição de que não existam fontes de emissão de produtos químicos no ar nas proximidades do local. A água da chuva para irrigação pode ser preparada com antecedência, colocando recipientes em forma de barris e baldes sob os canos de esgoto para coletá-la. E então, usando uma bomba ou regador, use para irrigar o jardim.
A água da torneira é a mais disponível - basta abrir a torneira e regar. Mas neste caso, deve-se ter em mente que se trata de uma temperatura baixa para uma abóbora. Para despejar água da rede de dutos, recomenda-se coletar em um tanque e deixar aquecer ao sol.
A água da nascente é boa para a irrigação não só pela sua pureza, mas também porque contém os elementos naturais de que a planta necessita para o seu rápido crescimento. No entanto, ela também precisa aquecer antes de regar.
Para usar água de fonte aberta para regar abóbora em campo aberto, é necessário aguardar algum tempo para remover o excesso de partículas e prestar atenção se há formação de película na superfície - evidência da presença de venenos substâncias no líquido.
Métodos de rega
Os jardineiros usam vários métodos de regar vegetais, cada um dos quais pode ser aplicado para regar a abóbora:
- manual;
- semi-automático;
- auto.
A mais comum e mais simples é a rega manual com regador ou mangueira. É mais adequado para pequenas áreas suburbanas com camas pequenas. Este método deve ser aplicado com cuidado para não destruir os rebentos e erodir o solo, expondo as raízes. Para fazer isso, um bico é colocado no regador e a ponta da mangueira é fixada de forma que a água seja borrifada e não saia em um jato forte. Existem bicos especiais para a mangueira, com os quais você pode ajustar a força e a forma do jato.
A rega semiautomática da abóbora é melhor organizada em grandes áreas do país. O jardineiro apenas abre e fecha a torneira. Ele não precisa regar manualmente cada arbusto. Para fazer isso, o encanamento do jardim é enrolado e mangueiras são colocadas ao longo da seção dos canteiros onde a irrigação deve ocorrer. Pequenos orifícios são feitos nos tubos através dos quais a água flui em finos riachos para o sistema radicular dos vegetais. É necessário certificar-se de que, durante essa rega, as raízes da abóbora não sejam lavadas.
O sistema automático liga e desliga independentemente de acordo com o modo definido. Para isso, possui um temporizador que controla o tempo de rega. Isso significa que esse método é o menos trabalhoso, mas mais caro.
Como regar a abóbora ao ar livre durante os períodos de seca
Quando o tempo está quente e não chove, a abóbora precisa de rega abundante. Nesse momento, você precisa monitorar a planta e a condição de seus topos. Se as folhas tiverem uma aparência murcha ou murcha, ou se começarem a amarelar e secar, isso significa que o vegetal não tem umidade suficiente.
Em climas quentes e secos, a abóbora é regada com mais frequência do que o normal - uma vez a cada 2 dias, à noite após o pôr do sol. Durante a noite, a umidade umedecerá bem o solo e a planta terá tempo para absorver umidade suficiente.
Características da rega durante a floração
O maior cuidado deve ser tomado com a abóbora durante a floração e a formação do ovário. Neste momento, o destino da futura colheita está sendo decidido, a falta de umidade pode levar à queda de flores e ovários. A planta torna-se sensível e exigente às condições ambientais:
- a água não deve ser fria;
- antes de regar, recomenda-se fazer o primeiro afrouxamento do solo ao redor do arbusto e retirar todo ervas daninhas;
- a rega deve ser abundante.
Durante este período, é realizada a primeira alimentação da planta, são retirados os ovários em excesso e debilitados. Deixe apenas o saudável e forte. Se a floração coincidiu com as chuvas, então a irrigação não é necessária ou deve ser reduzida para não prejudicar a cultura com o excesso de umidade.
Como regar uma abóbora durante a formação da fruta
No momento em que os frutos começam a crescer, a abóbora precisa de bastante rega. É realizado uma vez por semana. Em climas quentes, com mais frequência, a julgar pelo estado dos vegetais e do solo. Essa rega ocorre no início de agosto.
Quando a abóbora tiver formado totalmente o seu fruto, a rega deve ser interrompida. Desta vez, chega na Rússia central, aproximadamente na segunda década de agosto. Nesse período, a fruta deve estar ativamente saturada com açúcar e vitaminas, além da formação de uma crosta densa, o que ajudará a aumentar significativamente a vida útil do vegetal.
Periodicidade
Para saber quantas vezes se rega a abóbora, deve-se levar em consideração as condições climáticas em que ela cresce. Se for tempo chuvoso, eles começam a irrigar o vegetal somente quando o solo está completamente seco.
Raramente é necessário umedecer o solo sob a abóbora, mas abundantemente, já que as raízes podem atingir um comprimento de 2 a 3 m, e as placas das folhas são grandes e evaporam muita umidade.
Um esquema aproximado de rega da abóbora é o seguinte:
- nos primeiros 10-15 dias após o plantio das mudas de abóbora em campo aberto, não precisa ser regada para criar condições de crescimento e melhor formação do sistema radicular;
- em seguida, a rega deve ser feita uma vez por semana, no valor de 6 a 7 litros para cada arbusto, levando em consideração as condições climáticas e o estado da planta;
- durante a floração e o crescimento dos frutos, o vegetal deve ser regado abundantemente, aumentando a quantidade de água para 10 litros por arbusto, mas ao mesmo tempo não deve ser permitido o encharcamento do solo para que as raízes e caules não apodreçam;
- 3-4 semanas antes da colheita, você pode esquecer de regar a abóbora, deixe-a cheia de substâncias úteis e apenas afrouxe um pouco a camada superior do solo.
Quando regar: de manhã ou à noite
Jardineiros experientes recomendam regar a abóbora de manhã ou à noite. Você não pode regar as plantações da horta durante o dia, quando a luz solar direta pode queimar as folhas molhadas e a umidade do solo irá evaporar rapidamente sem saturar a planta.
No tempo quente, regar a abóbora é mais sensato à noite. Haverá uma noite inteira pela frente para que a umidade faça seu trabalho, entrando na planta pelo solo. Se você regar pela manhã, sobra pouco tempo antes do nascer do sol quente de verão, e a rega não será eficaz o suficiente. Nesse caso, também existe o risco de queimaduras nas folhas e rápida secagem do solo.
Como regar adequadamente
Para os jardineiros, as duas maneiras mais comuns de regar uma abóbora, cada uma com suas próprias vantagens e desvantagens:
- A rega por furo é usada se as plantas forem plantadas no local em desordem. Em seguida, cada arbusto fica em seu próprio buraco, onde a água é derramada. As raízes recebem quase toda a água destinada a elas. Mas esse processo exige muito tempo e trabalho.
- A irrigação em sulcos é generalizada em hortas e dachas com declive, onde as lavouras são plantadas em canteiros de maneira simples. A água é direcionada ao longo de sulcos paralelos às fileiras de plantas e satura suas raízes com água. Este método de irrigação é menos trabalhoso, mas nem toda a água é fornecida para o fim a que se destina. Alguns arbustos recebem menos umidade, outros mais.
Não é recomendado o uso de irrigação em sulco se a área for muito inclinada. Nesse caso, a água escorrerá sem que haja tempo para umedecer as raízes.
Ao organizar a irrigação da abóbora, é necessário garantir que a água chegue sob a raiz, mas ao mesmo tempo não aumente demais e não a exponha. Irrigar as folhas também não é recomendado. Você pode regar todo o arbusto completamente à noite, quando a luz solar direta não atinge a planta.
Quais erros são cometidos com mais frequência pelos jardineiros
Ao cultivar abóbora no campo ou no jardim, deve-se estar atento ao que pode enfraquecer a cultura e até arruinar a colheita. As seguintes ações não devem ser permitidas:
- regar durante o dia durante a atividade solar pode causar queimaduras na folhagem;
- o uso de água turva ou fria cria condições para doenças das plantas e inibição de seu desenvolvimento;
- quantidade insuficiente ou excessiva de água irá secar o vegetal ou levar ao seu apodrecimento;
- a pressão da água, ferindo os brotos e as raízes, destruirá as plantas;
- regar os arbustos até a colheita impedirá que a fruta se torne doce, aromática e capaz de ser armazenada por um longo prazo.
É necessário monitorar não apenas o estado da planta em si, suas folhas, flores e ovários, mas também o solo em que ela cresce. O solo não deve estar seco ou coberto com uma crosta dura. O crescimento de ervas daninhas enfraquece a abóbora, tirando nutrientes e umidade. Eles precisam ser removidos a tempo.
Conclusão
A rega de abóboras em campo aberto deve ser realizada de um determinado modo, sujeito a certas regras. Essas regras são simples e não pesadas. Mas observá-los permitirá que você obtenha excelentes resultados de seu trabalho - uma colheita abundante de frutas doces e saudáveis.