Contente
Abóbora turbante turco é uma planta semelhante a uma cipó que cresce na natureza nos trópicos. Pertence à família Pumpkin. É geralmente aceito que a decoração do jardim seja com flores ou arbustos floridos. Vegetais incomuns, em particular abóboras ornamentais, também servem.
Descrição da variedade
O turbante turco está crescendo rapidamente. Em poucas semanas, o caule pode crescer até 6 m. Esta característica permite que a abóbora seja usada para paisagismo decorativo. Os cílios se agarram ao suporte com suas antenas e rapidamente sobem. Você pode disfarçar uma cerca, malha ou decorar um arco com uma cultura de escalada.
A folhagem é grande, arredondada, com cinco lóbulos. A superfície é enrugada, com pêlos espinhosos. As folhas são sustentadas por caules longos e ocos. As flores são únicas, grandes e amarelas. O turbante turco das inflorescências de abóbora é predominantemente unissexual. O processo de floração começa na segunda metade do verão.
Descrição das frutas
A coisa mais interessante sobre a abóbora turbante turca é a fruta. Na forma, eles se assemelham a duas pequenas abóboras cultivadas juntas. A parte superior da fruta turva apresenta uma tonalidade laranja brilhante e a inferior é pintada de branco.
O comprimento do vegetal é de 25-40 cm, o diâmetro é de 15 cm. A superfície pode ser lisa ou acidentada. Na mesma planta, praticamente não existem dois frutos idênticos. Eles sempre diferem na cor, padrão.
Características de variedade
O turbante de abóbora turca suporta facilmente períodos na ausência de chuva. No entanto, o grande ponto negativo da planta é a completa falta de resistência à geada. Os arbustos jovens não toleram uma queda de temperatura mesmo para - 1 ° C. Além da geada, os vegetais ornamentais não respondem bem a solos pobres. Para obter uma colheita abundante, é melhor regar com soluções de fertilizantes minerais.
Resistência a doenças e pragas
Abóbora turbante turco sofre de doenças fúngicas. Os arbustos ficam cobertos de mofo preto, como resultado, o crescimento e o desenvolvimento param.
- A doença mais comum na variedade de turbante turco é o oídio. Os sintomas são flor branca nas folhas e frutos. As áreas afetadas secam com o tempo e caem. Você pode se livrar da doença com a ajuda de fungicidas ou com a remoção oportuna da planta afetada.
- A bacteriose é caracterizada por manchas marrons nas folhas. Com um processo prolongado, aparecem úlceras. Para a profilaxia, o turbante de abóbora turco é borrifado com o líquido Bordeaux. Se surgirem sinais de doença, são tratados com uma mistura de sulfato de cobre com cal.
- A podridão da raiz afeta o sistema radicular e o caule da cultura vegetal. Isso se deve a mudanças bruscas de temperatura. As plantas doentes são tratadas com uma solução de sulfato de cobre e sulfato de zinco.
- Podridão branca. O agente causador é um cogumelo marsupial. A infecção se desenvolve em condições de excesso de umidade. Áreas podres são cortadas e polvilhadas com carvão ativado. Prevenção de doenças fúngicas - hidratação com água morna.
- O turbante de abóbora turco sofre de pulgões do melão, cujo tamanho é de 2 mm. Murcha, folhas, flores caem. Livrar-se do inseto permite o medicamento Karbofos ou uma infusão de absinto.
- O turbante turco das lesmas dá muitos problemas à abóbora. Durante a estação das chuvas, sua atividade aumenta. Eles se alimentam das folhas do arbusto.As pragas devem ser tratadas rapidamente, caso contrário, elas podem viver em um lugar por vários anos. Para fazer isso, uma mistura de cal apagada e cinzas deve ser distribuída ao redor da planta na proporção de 1: 1.
É possível comer abóbora turca turca
Esta questão é do interesse de muitos jardineiros que planejam plantar uma abóbora decorativa no local. Sem dúvida, frutas incomuns costumam ser usadas para decorar o quintal. No entanto, a abóbora de turbante turca pode ser comida. Um jovem vegetal tem uma pele fina e delicada. Eles preparam ensopados, caçarolas e saladas. Os frutos totalmente maduros são cobertos por uma crosta densa e dura. A polpa adquire um sabor amargo. Portanto, esse vegetal é usado para alimentar o gado.
Aplicação de abóbora decorativa
No jardim, um turbante turco de abóbora parece lindo e original. Os frutos se destacam na folhagem verde das vinhas, mas podem ser usados para o artesanato. O vegetal é usado para queimar fotos, pinturas decorativas.
Para criar um elemento interior da composição, a abóbora deve estar em um estado seco. Portanto, o preparo preliminar do vegetal consiste em realizar as seguintes etapas:
- separar toda a safra colhida, selecionando abóboras maduras;
- o pedúnculo deve estar completamente seco;
- a fruta é lavada com água e sabão e seca com um pano;
- transferido para uma sala com boa ventilação para posterior secagem;
- inspecionar constantemente os vegetais, removendo prontamente os podres;
- se houver mofo na casca, ela deve ser tratada com anti-sépticos.
O turbante de abóbora turco fica completamente seco se for jogado em um recipiente com água e não afunda. Em seguida, você precisa polir a superfície do vegetal com uma lixa. Assim, será possível se livrar de irregularidades e cascas.
Após a conclusão de todo o trabalho preparatório, eles começam a recortar desenhos nas paredes, pintar. Para aumentar a resistência, esfregue a superfície da abóbora com um turbante turco com cera.
Os pratos de abóbora são feitos com uma furadeira. Faça furos de diâmetros adequados. Mas primeiro, o núcleo é aberto e as sementes e a polpa são extraídas.
Tecnologia em crescimento
O tamanho e a quantidade da colheita dependem diretamente das condições de cultivo da abóbora turbante turca. Percebe-se que a planta cresce bem em solos leves e férteis. De preferência franco ou franco-arenoso, solos calcários e os vegetais não toleram solo ácido.
Um local isolado, protegido de ventos frios, é adequado para o desembarque. Abóbora turbante turco é uma planta que adora o sol, mas sombras claras são permitidas. Sem o sol, uma plantação de vegetais cresce e se desenvolve mal. A cor é opaca. Quanto mais luz, mais bela é a fruta. Claro, você pode plantar abóboras do lado norte da casa, mas então você não deve esperar uma abundância de inflorescências e frutas brilhantes.
Abóbora O turbante turco é uma planta anual que não tolera queda de temperatura. Portanto, é aconselhável plantar no solo como uma muda.
- As sementes de vegetais são embebidas em uma solução estimulante de crescimento.
- Envolto em gaze e enviado para local escuro por 2 dias.
- Prepare recipientes individuais com um volume de pelo menos 0,5 litros e um peitoril de janela solar.
- A composição do substrato deve incluir terra de grama e areia, para dar uma consistência solta.
- As mudas germinadas são endurecidas diariamente. Eles são levados para a rua por 20 minutos primeiro. O tempo de residência é então gradualmente aumentado.
- O turbante de abóbora turca é plantado em campo aberto no final de maio ou início de junho, quando as geadas noturnas passam.
- A distância entre os furos é de aproximadamente 40-60 cm e a profundidade de embutimento é de 15-20 cm.
- Ao plantar uma planta de vidro, você deve ter cuidado, pois pode prejudicar as raízes.
- As mudas florescem em junho e, em meados de julho, os primeiros frutos começam a se formar.
Abóbora ornamental precisa de rega rara, mas abundante. O solo é solto regularmente. Para deixar o arbusto mais exuberante, aperte o topo. E quando o tamanho do caule atingir 150 cm, os processos laterais irão.
Quando a massa verde está crescendo, fertilizantes contendo nitrogênio são alimentados. Para a formação de frutas e flores - preparações de potássio e fósforo. O turbante de abóbora da Turquia prefere a alimentação orgânica mais: excrementos de galinha, verbasco, esterco podre, húmus.
O vegetal é colhido em clima seco, por volta de setembro a outubro, antes do início da geada. Nas regiões do sul - depois que a folhagem secou. No processo de colheita, é necessário preservar o talo e evitar danos ao turbante turco de abóbora.
Conclusão
O turbante da abóbora é uma planta ornamental. Adequado para uso culinário ou paisagístico. O artesanato feito à mão é lindamente feito de frutas maduras: vasos, caixas, castiçais. Além disso, a base para essas coisas únicas pode ser obtida sem muito esforço. A cultura de vegetais é pouco exigente, cresce rapidamente e agrada com inúmeros frutos.
Testemunhos