Abóbora gimnospérmica: benefícios e malefícios

A abóbora gimnosperma externamente não difere da abóbora comum e não é um subtipo separado de cultura. Sua tecnologia agrícola é semelhante, o método de cultivo não difere. A principal vantagem das gimnospermas é que as sementes não são recobertas por uma casca dura, o que as torna mais convenientes para o processamento.

Descrição geral da abóbora gimnosperma

A abóbora gimnosperma (foto) não tem nenhuma diferença visual da abóbora comum. Esta erva de crescimento intenso e rebentos pode cobrir uma área de até 30 m em 2 a 4 meses A cultura é representada por uma variedade de variedades que diferem na cor e forma do fruto. Os requisitos básicos para as condições de cultivo de gimnospermas e abóboras clássicas são os mesmos.

As características biológicas das gimnospermas e da abóbora comum não diferem. Dependendo da variedade, a colheita amadurece quase ao mesmo tempo. As gimnospermas são mais sensíveis à temperatura do solo durante o plantio. Sementes desprotegidas pela casca germinam mais rápido, mas se a temperatura do solo estiver abaixo de +17 0C, os brotos podem morrer. Uma abóbora comum é plantada com sementes diretamente no solo, as gimnospermas são recomendadas para serem cultivadas pelo método de mudas.

As variedades de abóbora gimnosperma não produzem frutos grandes, o peso médio é de 6 a 8 kg. Forma mais flores do que as espécies clássicas, elas são maiores em tamanho. Descrição geral da abóbora gimnosperma:

  1. Os cílios são ocos, longos (até 8 m), grossos, algumas variedades requerem a formação de um arbusto removendo o excesso de brotos. Os caules são verdes claros, estriados, finamente pubescentes. O bigode é longo e de tamanho médio.
  2. A folhagem é intensa, as folhas são opostas, arredondadas, cinco lobadas, ligeiramente dissecadas. A superfície é lisa com veias grossas, verde-escuras, pubescentes.
  3. Em média, uma abóbora forma 70 flores femininas e mais de 350 flores masculinas, as flores masculinas aparecem primeiro, depois as femininas crescem em 4-8 internódios. As flores são simples, solitárias, de um amarelo vivo.
  4. A forma do fruto e a massa dependem da variedade, principalmente abóboras arredondadas de cor laranja e estrias verticais verde-escuras.
  5. As sementes de tamanho médio são cobertas por uma fina película verde escura, são formadas em grande número e estão localizadas em câmaras profundas de sementes.
Importante! Todas as variedades de abóbora gimnosperma são monóicas, necessitando de insetos polinizadores, somente neste caso uma colheita estável pode ser obtida.

Os benefícios e malefícios da abóbora gimnospérmica

Muitos são os elementos úteis na composição química das frutas, por isso são amplamente utilizados em receitas da medicina tradicional e da indústria farmacêutica. A abóbora gimnosperma em termos de composição da polpa não difere da habitual. As sementes são úteis na luta contra os vermes. A substância cucurbitina está contida em um filme entre a semente e a casca dura, em uma abóbora normal o filme é fino. A Cucurbitina é uma substância verde, nas gimnospermas o filme é muito mais espesso, portanto a concentração da substância é maior.

Recursos benéficos:

  1. As vitaminas PP, B5, B1, E, B9 estão envolvidas no metabolismo das proteínas, gorduras e carboidratos, fornecem energia ao corpo. Eles sintetizam hemoglobina, promovem a produção de aminoácidos, normalizam a função de absorção intestinal e melhoram as glândulas adrenais.
  2. Graças à colina, a abóbora possui propriedades hepatoprotetoras.A substância faz parte da lecitina e participa do metabolismo dos fosfolipídios, gerando tecido hepático.
  3. O fósforo e o zinco melhoram a condição das paredes dos vasos sanguíneos, dão-lhes elasticidade e impedem a formação de coágulos sanguíneos. Eles previnem o desenvolvimento de prostatite e adenoma, o zinco estimula a produção de testosterona e estrogênio.
  4. O cálcio ajuda a fortalecer o tecido ósseo.
  5. Os aminoácidos melhoram a função cerebral.
  6. A abóbora tem propriedades diuréticas e coleréticas, evita a formação de cálculos na bexiga e nos dutos.
  7. O ferro está envolvido na hematopoiese.
  8. As gorduras ômega-3 e ômega-6 hidratam a pele e possuem propriedades antioxidantes. Juntamente com as vitaminas, eles normalizam os níveis hormonais, aliviando assim a acne.
  9. As sementes são usadas para helmintíases causadas por traços, tênias, tênias bovinas.

Os benefícios das sementes e da polpa da abóbora gimnospérmica são indiscutíveis, possíveis danos ao organismo são causados ​​pelo uso excessivo:

  • em pessoas com disbiose, a defecação pode ser prejudicada;
  • em alguns casos, ocorre uma reação alérgica à abóbora;
  • não se recomenda às pessoas com diabetes que se empolguem com sementes de abóbora;
  • em pessoas com violação do equilíbrio ácido-base, a condição pode piorar.
Atenção! Abóbora gimnosperma é contra-indicada na doença úlcera péptica na fase aguda.

Variedades de abóbora gimnosperma

A variedade de cultura gimnosperma foi criada para simplificar a tecnologia de processamento de sementes para obtenção de óleo. Mais tarde, variedades com qualidades gastronômicas aprimoradas foram cultivadas. Uma visão geral das variedades populares de abóbora gimnosperma e seu nome ajudará a determinar a escolha das sementes para o plantio.

Da Estíria

Abóbora gimnosperma da Estíria (austríaca) vem da província austríaca de mesmo nome. Criadas para a indústria alimentícia, as sementes de abóbora gimnosperma da Estíria contêm uma alta concentração de óleos. A cultura é adaptada às condições climáticas da Rússia. Cultivado em escala industrial e em parcelas pessoais. Polpa com baixo teor de açúcar, com sutil aroma a nozes.

Características da abóbora gimnosperma da Estíria:

  • médio tardio, com maturação em 3 meses;
  • iluminação exigente que adora o calor;
  • os caules são longos, arbustos com ramos altos;
  • os frutos são redondos, pesando 5 a 7 kg, a cor principal é o verde com linhas amarelas claras.
  • forma um grande número de sementes de tamanho médio, de cor verde escura.

O prazo de validade é de 3 meses.

Damasco

Abóbora gimnosperma O damasco pertence às variedades de sobremesa, criadas com base na Estíria, de acordo com as avaliações, as variedades são semelhantes na aparência. A superfície do fruto é amarelo brilhante com listras longitudinais verdes. Recebeu o nome devido ao sabor da polpa bege. O sabor é doce, encorpado, com notas de damasco. As sementes são médias, em grandes quantidades. Vantagens da abóbora gimnosperma Damasco: sabor e composição química das sementes. Na URSS, era cultivada uma safra para a produção de suco de damasco. A variedade é médio tardia, com tecelagem intensiva, peso - até 8 kg.

Golosemyanka

As características biológicas da abóbora Golosemyanka não diferem de outras variedades da seleção austríaca. A planta arbustiva é adaptada a climas temperados, cultivada para fins técnicos, para obtenção de óleo. Este é um dos primeiros representantes das gimnospermas a aparecer na Rússia.

Descrição da variedade e características da abóbora Golosemyanka:

  • médio tarde, os frutos atingem a maturação biológica em 110 dias;
  • forma um pequeno número de cílios, brotos ramificados, até 4 m de comprimento;
  • os frutos são ligeiramente achatados no topo e na base, amarelos e verdes, com pouca luz, predomina a cor verde;
  • a polpa é amarelo claro, ligeiramente fibrosa;
  • o sabor é neutro ou ligeiramente doce;

Dá muitas sementes, elas têm uma tonalidade cinza escuro.

Danae

Segundo as resenhas, a abóbora gimnospérmica Danae é a mais procurada na Via do Meio. Uma cultura foi criada em Rostov para o cultivo técnico.Descrição da abóbora:

  • resistente ao gelo, não para de crescer quando a temperatura cai;
  • meio tarde, estação de crescimento de 120 dias;
  • arbusto fortemente ramificado com rebentos médios;
  • os frutos são redondos, verde-escuros, com um padrão de malha;
  • a polpa é amarelo claro, sem açúcar, fibrosa;
  • produz muitas sementes oleaginosas grandes. Sensível à polinização cruzada.

Olga

Olga é uma abóbora gimnosperma de maturação precoce. Criado para fins de jantar. A cultura é semi-espessa, compacta, os chicotes são curtos. O amadurecimento da fruta é simultâneo, as abóboras são niveladas, pesando 1,5-3 kg. A polpa é suculenta, doce, ligeiramente fibrosa, de um amarelo rico. A casca é dura, fina, a superfície é laranja com um segmento leve. As sementes são pequenas, verdes claras, formadas em pequenas quantidades.

Juno

A abóbora gimnosperma Juno pertence à maturação precoce, pois amadurece em 90 dias. Ele é um representante despretensioso da cultura. É a única variedade de gimnosperma resistente à seca. A planta está se espalhando, forma intensamente os brotos laterais, os caules são longos, de crescimento ilimitado. Tolera mal um ajuste apertado e uma coroa densa. Requer a formação de um arbusto. A cultura é de alto rendimento, os frutos têm formato uniforme, cor padrão para gimnospermas. Peso da abóbora até 8 kg. A cobertura das sementes é escura, quase preta, forma-se muitas sementes.

Miranda

Miranda é uma gimnosperma representante da seleção polonesa, uma planta semi-arbustiva e subdimensionada. O mato não é extenso, compacto, não ocupa muito espaço no local. Descrição da variedade:

  • meio tarde (105-110 dias);
  • a formação de rebentos é fraca;
  • alto rendimento;
  • variedade de mesa;
  • os frutos de forma arredondada e achatada, na fase de maturação técnica são verdes, quando maduros tornam-se cinzentos com padrão mármore, peso - 5-8 kg;
  • a polpa é suculenta, com até 7 cm de espessura, com alto teor de amido e açúcares;
  • dá algumas sementes verdes claras.

Eso

O detentor dos direitos autorais da variedade gimnosperma é a empresa tcheca SEMO, fornecedora líder de sementes no mercado europeu. A variedade foi criada para cultivo industrial. Totalmente adaptado às condições meteorológicas da Rússia. A abóbora gimnosperma desta variedade pertence à safra média, 110 dias são suficientes para o amadurecimento completo. A planta é escalada, ocupa grandes áreas. É cultivado apenas para obtenção de sementes. A polpa tem sabor neutro, fina, amarelo claro. Os frutos são redondos, verde-escuros, com uma leve mancha amarelada, pesando até 9 kg. A casca é dura e fina. Você pode armazenar a abóbora por até 1,5 meses. Após a colheita, os frutos são imediatamente processados.

Cultivo de abóbora gimnospermas

A abóbora gimnosperma é uma cultura amante da luz, prefere áreas abertas ao sol, protegidas do vento norte. A melhor opção de cultivo é em uma colina no lado sul. A resistência à seca em gimnospermas é baixa; as plantas requerem rega constante para a vegetação. O sistema radicular é superficial, então o alagamento do solo pode levar a doenças, no pior dos casos, à morte da planta.

A composição do solo necessária para a cultura é neutra ou ligeiramente alcalina; em solo ácido, as gimnospermas não dão uma safra. O solo deve ser leve, arejado, drenado, fértil. Para que nitrogênio, potássio e fósforo estivessem na quantidade necessária. Reabasteça o estoque com a ajuda da alimentação e rotação de culturas. Em um local por mais de 3 anos, as gimnospermas não são plantadas, o solo após o cultivo de melões não funciona.

Distribua os vegetais no local de forma que não haja uma abóbora comum ao lado das gimnospermas. As plantas são polinizadas, o material de plantio para o próximo ano não dará a variedade desejada. O canteiro é preparado antes do plantio: eles desenterram e adicionam matéria orgânica. Umedeça antes de semear. O momento do plantio de sementes para cada zona climática é diferente. Um pré-requisito para o solo aquecer até +17 0C, e não havia ameaça de geada.As sementes germinam no sétimo dia, se nesse momento ocorrerem geadas, a planta não se recuperará mais.

Trabalhos de plantio:

  1. As sementes são aquecidas por 8 horas a uma temperatura não superior a +40 0C.
  2. Em seguida, colocado por 5 horas em uma solução do medicamento "Vympel".
  3. São feitas depressões de 30x30 cm, despejadas com uma solução de cinzas (100 g) e sulfato de potássio (100 g) na proporção de 2 de água.
  4. Misture húmus (5 kg) com superfosfato (100 g), coloque no fundo do orifício, deve-se obter uma camada de cerca de 15 cm.
  5. 4 sementes são plantadas a uma profundidade de 5 cm, mantendo uma distância entre as sementes de 4 cm.
  6. Cubra com terra, cubra com palha ou serragem.
Importante! Depois que os brotos aparecem no buraco, sobram 2 brotos fortes, o resto é removido.

O plantio direto no solo é utilizado nas regiões sul. Para climas temperados, para acelerar o tempo de amadurecimento, as mudas são pré-crescidas. A abóbora gimnosperma reage mal ao transplante, por isso as sementes são semeadas em vidros de turfa.

Cultivo de mudas:

  1. Na hora de plantar as sementes, eles são orientados pelas condições climáticas, as mudas estarão prontas para o plantio em 1 mês.
  2. Em copos, o solo é derramado, consistindo de turfa, composto e solo superficial em partes iguais.
  3. As sementes são plantadas a uma profundidade de 4 cm.
  4. Cultive a abóbora a uma temperatura de 22 0C, criando iluminação por 16 horas por dia.
  5. Quando as folhas aparecem, as mudas são alimentadas com Uniflor Growth.

Antes de serem colocadas na horta, as mudas são levadas ao ar livre por várias horas.

A semeadura e o plantio de mudas são realizados de acordo com o mesmo esquema. O espaçamento entre linhas é de 70 cm, se a variedade for arbustiva, então entre plantas - 65 cm, crescimento médio - 1,5 m, com brotação intensiva - 2 m.

Cuidados para abóbora com gimnosperma:

  1. Regar todas as noites pela raiz.
  2. Remoção de ervas daninhas e afrouxamento conforme necessário.
  3. Cobertura de cobertura com preparações "Uniflor-micro", "Azofoska", orgânicas.
  4. Os rebentos laterais são removidos, 4 a 7 ovários são deixados no arbusto, dependendo da variedade, os topos são quebrados.

Quando os frutos começam a amadurecer, eles precisam ser colocados sobre uma camada de palha para que não entrem em contato com o solo ou amarrados a um suporte.

Pragas e doenças

As variedades de abóbora gimnosperma são seletivas, criadas a partir da seleção de material de plantio de alta qualidade, para que a cultura tenha uma imunidade estável. As doenças mais comuns são o oídio e a antracnose.

O oídio é uma doença fúngica que se manifesta como manchas cinzentas nas folhas. O motivo é o excesso de nitrogênio, a falta de umidade, o clima frio e úmido. Métodos de controle:

  • remoção de áreas problemáticas;
  • processamento de abóbora gimnospermas com fosfato de sódio ou enxofre coloidal;
  • usando a droga "Topaz" ou "Universal Dew".

Os primeiros sinais da antracnose são o aparecimento de manchas amarelo-escuras, com o tempo aumentam de tamanho, tornam-se rosa-escuras. O fungo infecta completamente a abóbora gimnosperma, os frutos são inutilizáveis. Se a planta estiver infectada, não será possível salvá-la, o arbusto é totalmente retirado do local. Ação preventiva:

  • cumprimento da rotação de culturas;
  • desinfecção de material de plantio com agentes antifúngicos;
  • tratamento dos canteiros antes do plantio com fungicida;
  • remoção de resíduos de abóbora e ervas daninhas após a coleta no local.

Ele parasita pulgões da abóbora, livra-se da praga com Iskra, Fitoverm. A mariposa "Mosca Branca" é menos comum, as lagartas são destruídas pelo "Comandante".

Colheita e armazenamento

Um sinal de que a gimnosperma está madura é a rica cor da fruta e o pedúnculo seco. O momento da colheita depende da variedade e da região de crescimento. Basicamente, estamos no outono - meados de setembro para um clima temperado, no Sul - início de outubro. Recolher a abóbora com o talo. As variedades de gimnosperma não têm uma vida útil longa, os frutos começam a apodrecer, as sementes germinam no seu interior. A vida útil média é de 60 dias, as gimnospermas da Estíria são armazenadas por mais 1 mês.

Condições de armazenamento para abóbora:

  • sala escura com uma temperatura não superior a +10 0C;
  • umidade do ar - até 80%;
  • os frutos são colocados em um morro (não podem ser armazenados no chão), são deslocados com palha para que não entrem em contato uns com os outros;
  • revisado periodicamente.

Se aparecerem sinais de apodrecimento, as gimnospermas devem ser removidas do armazenamento, as áreas danificadas removidas e processadas.

Conselho! Em primeiro lugar, utilizam-se frutas com pedúnculo curto, pois têm uma vida útil mais curta.

Conclusão

A abóbora gimnosperma é um tipo de abóbora comum, de meia estação, amante da luz, com baixa resistência à seca. A planta é cultivada por suas sementes, que são utilizadas na indústria alimentícia. Não há nenhuma camada superior dura sobre eles, o que é economicamente benéfico no processo de processamento.

Avaliações de abóbora gimnospermas

Sergey Stepanov, 62 anos, região de Rostov
Há muitos anos que cultivo abóbora Danae, a planta é absolutamente despretensiosa, planto-a entre as fileiras de batatas. Tenho uma grande fazenda subsidiária, a abóbora é usada para ração animal. Os netos gostam muito de sementes, eu lavo previamente, coloco para secar, coloco na sacola de lona. Não os fritamos em uma panela, secamos no forno ou no microondas. Não há casca nas sementes; elas queimam quando aquecidas em fogo aberto.
Marina Vlasova, 42 anos, Perm
Na dacha, Miranda plantou gimnospermas por vários anos. A planta não é alta, os frutos são grandes. Peguei 2-3 abóboras de até 7 kg cada de cada arbusto. A camada de carne é espessa. As câmaras de sementes são pequenas, densamente repletas de sementes. Eu cultivo abóbora para fins culinários, colhendo suco e purê de batata para o inverno. Eu moo as sementes, coloco mel, fica uma sobremesa nutritiva e saudável.
Dê retorno

Jardim

Flores

Construção