Contente
As trepadeiras são frequentemente utilizadas para decorar edifícios e outros objetos em terrenos pessoais. Vários tipos de cipós, hera, rosas silvestres e uvas há muito ocupam seu lugar nos projetos de casas particulares e chalés de verão. Uma abóbora ornamental crespa em forma de pêra ocupa um lugar especial entre essas plantas. Ela é capaz de decorar fachadas e sebes por muito tempo - de junho a novembro. Além disso, a abóbora encaracolada não perde seu efeito decorativo com o outono, já que lindos frutos de formato incomum substituem as folhas murchas.
Descrição da abóbora decorativa em forma de pêra
Há um grande número de variedades de abóboras decorativas onduladas, diferindo ligeiramente na aparência da parte verde. As principais diferenças externas entre essas variedades estão relacionadas à aparência dos frutos, sua quantidade e tempo de maturação.
A abóbora ornamental é uma liana de rápido crescimento. Esta abóbora é capaz de produzir rebentos de até 6 m de comprimento. A altura a que os rebentos podem subir é de cerca de 2 m. Esta planta pertence às plantas perenes, mas no clima russo é cultivada como anual.
Ao contrário da maioria das abóboras, as variedades trepadeiras têm caules finos (não mais do que 10 mm de diâmetro). O número de hastes também é grande: se nas abóboras comuns seu número é limitado a 4-5, então nas decorativas, devido à ramificação frequente, seu número ultrapassa uma dúzia. As antenas, com as quais as hastes se prendem a obstáculos, são muito mais desenvolvidas do que as de uma abóbora comum. Eles têm uma taxa de crescimento aumentada e maior resistência.
As folhas dessas variedades raramente têm mais de 10-12 cm de diâmetro. A sua cor pode variar significativamente dependendo da variedade, existem tanto salada clara como ricos tons de verde escuro. As folhas são relativamente finas, a pubescência é mal expressa.
As flores são quase sempre brancas, com 5-6 cm de diâmetro. Em casos raros, podem ser amarelas ou laranja. Sua forma é padrão para uma abóbora - um sino de cinco lâminas.
Descrição das frutas
Uma característica da raça de abóbora decorativa em forma de pêra é o formato de seus frutos, que, na verdade, vem do nome. No entanto, é preciso dizer desde já que a cor, o número de frutos na planta, as peculiaridades de sua forma dependem da variedade ou híbrido específico da planta. E o número dessas variedades chega a várias dezenas.
Cada planta produz de 20 a 30 frutos. Quase sempre, a polpa dessas frutas é laranja-claro ou amarela. O peso da fruta está dentro de algumas dezenas de gramas.
A cor da fruta é:
- amarelo;
- Branco;
- vermelho;
- creme;
- laranja, etc.
Variedades manchadas ou listradas são comuns. A casca da fruta pode ser lisa, com espinhas, segmentada, etc. Uma visão típica do fruto de uma abóbora decorativa crespa na forma de uma pêra é mostrada na foto:
Os frutos em forma de pêra, comuns a todas as variedades, podem ter proporções diferentes.Há frutas com parte delgada alongada (variedade Cobra), parte espessa em forma de estrela (variedade Crown), parte em forma de turbante (variedade turbante turco), parte espessa segmentada (variedade Sweet dumping), e assim por diante. As variedades do grupo Bottle lagenaria são as que mais se aproximam da forma clássica em forma de pêra.
Um grande número de variedades apresentam frutos com formato curvo da parte delgada (variedades Nativ Couture, Pescoço de Cisne, Manteiga de Amendoim e outras).
O objetivo principal das frutas é decorar o local. Além disso, as frutas maduras são utilizadas no preparo de diversos artesanatos artesanais (vasos, lâmpadas, castiçais, frascos, etc.). A palatabilidade dessas abóboras é muito medíocre.
É possível comer uma abóbora decorativa em forma de pêra
A maioria das cabaças ornamentais em forma de pêra não são adequadas para consumo humano. Apenas alguns deles podem ser usados como matéria-prima para cozinhar pratos de abóbora. Isso inclui, por exemplo, variedades Baby Boo ou Peanut.
Algumas variedades (por exemplo, Sweet Dumping) podem ser consumidas enquanto não estão totalmente maduras, pois sua carne endurece quando madura e se torna inutilizável.
Características principais
A planta é decorativa, portanto o conceito de rendimento não se aplica a ela. A maioria dos frutos são pequenos em tamanho e peso (de 10 a 50 g), em casos raros existem variedades de frutos grandes, por exemplo, Laranja, pesando até 300 g. No entanto, como observado anteriormente, a grande maioria das variedades não são adequados para alimentos.
A planta tem baixa resistência à geada. Com ondas de frio significativas, quando a temperatura cai abaixo de + 10-12 ° C, o crescimento dos brotos para e não é mais retomado.
Possuindo um sistema de cavalo ramificado, a abóbora ornamental pode ficar sem água por um tempo relativamente longo. A planta não vai morrer, mas ao mesmo tempo a taxa de crescimento da parte verde é significativamente reduzida e o processo de formação de frutos fica mais lento. Em geral, a abóbora adora rega abundante; não é recomendável expô-la à seca por muito tempo.
Resistência a pragas e doenças
Como qualquer outro membro da família das abóboras, a pêra crespa decorativa tem uma resistência média a doenças e pragas. O risco de ser atacado por certas doenças e pragas depende, em primeiro lugar, de uma tecnologia agrícola adequada e de cuidados com as plantas.
Entre as doenças, as mais comuns são o oídio e vários tipos de podridões (cinza, raiz etc.), além da bacteriose. As pragas também são típicas das abóboras: pulgões-melão e ácaros-aranha.
Métodos de controle de doenças e pragas são padrão. As doenças fúngicas são interrompidas com soluções de sulfato de cobre (de 1% a 3%) ou preparações de enxofre coloidal. Acaricidas ou remédios populares (tintura de cebola e casca de alho) são usados contra pragas.
Como medida preventiva, recomenda-se várias pulverizações sobre a folhagem com uma solução de sulfato de cobre a 1% a cada 2 semanas, realizadas de junho a julho.
Vantagens e desvantagens
A planta tem as seguintes vantagens:
- simplicidade da tecnologia agrícola e despretensão no cultivo;
- uma grande variedade de cores e formas de frutas e folhas, tornando possível a implementação de qualquer ideia de design;
- loops ramificados longos e densos, abundantemente entrelaçando treliças e pedras de granizo e subindo até 2 m de altura;
- frutos secos fortes e duradouros, utilizados no fabrico de diversos tipos de decoração.
Desvantagens da abóbora decorativa:
- falta de frutas comestíveis.
Cultivando uma abóbora na forma de uma pêra
Cultivar uma abóbora decorativa não é diferente de cultivar uma abóbora comum. A planta pode ser cultivada em métodos de mudas e mudas.
Caminho sem sementes
Nesse caso, as sementes são simplesmente plantadas nos canteiros no final de maio ou início de junho. Se as condições climáticas permitirem (temperatura + 12-15 ° C), o desembarque pode ser feito antes.
Normalmente, duas sementes são colocadas em cada buraco de 5 a 10 cm de profundidade. Abóboras ornamentais não são plantadas próximas umas das outras. A distância mínima entre os locais de pouso é de 60-70 cm.
O solo para sementes deve ser neutro ou ligeiramente ácido. Acredita-se que o nível de pH deva estar entre 6,5 e 7,0.
A abóbora precisa de uma argila leve rica em matéria orgânica para um crescimento normal. Portanto, seis meses antes do plantio, deve-se introduzir no solo esterco podre ou húmus.
As abóboras crescem bem depois do adubo verde. Para esta cultura, leguminosas ou cereais são o adubo verde ideal. Os bons predecessores do ano passado incluem:
- erva-moura;
- cenoura;
- arco;
- repolho.
A abóbora cresce mal depois de qualquer abóbora (abobrinha, pepino, outras abóboras, etc.).
Apesar de ser uma planta que gosta de luz, é melhor que cresça parcialmente à sombra. Uma abóbora decorativa por dia é suficiente para 6 horas sob os raios diretos do sol.
Cultivo de mudas
O plantio de mudas de abóbora é realizado cerca de um mês antes do plantio em campo aberto (por exemplo, você pode plantar mudas durante todo o mês de abril). O plantio é melhor feito imediatamente em um recipiente individual.
O solo de mudas consiste em três componentes:
- terras frondosas (3-4 partes);
- turfa (2 partes);
- areia (1 parte).
Se o solo for fértil o suficiente no jardim, ele pode ser usado como solo para mudas sem quaisquer aditivos.
As sementes são preparadas antes do plantio da mesma forma que o plantio em terreno aberto (várias horas em água morna com mais um pano de molho). Após o plantio, são regados e cobertos com filme plástico.
As mudas aparecem dentro de 1-2 semanas. O filme é então retirado e o recipiente com as mudas é colocado no peitoril das janelas ao sul. O transplante para o solo é realizado na 3ª semana após a germinação. É aconselhável realizar um endurecimento antes disso, com duração de 4 a 5 dias.
Após o plantio da planta em campo aberto, é necessário regá-la.
Cuidando da abóbora decorativa
Cuidar da planta repete completamente cuidar das variedades comuns de "melão" de abóboras. Consiste na remoção regular de ervas daninhas, rega, soltura do solo e aplicação de cobertura.
Uma característica do cultivo dessa abóbora é a formação correta dos caules. Um bom suporte é necessário para seu crescimento normal. Pode ser feito em qualquer forma (malha, treliça, cordas na parede ou cerca, etc.) O principal requisito é que a distância entre os elementos estruturais não seja muito grande. Nesse caso, o bigode encontrará um ponto de apoio muito mais rápido e a planta crescerá na direção certa.
Recomenda-se também amarrar manualmente os cílios aos suportes para agilizar o trançamento de um ou outro elemento.
A rega da planta é realizada uma vez por semana com 10-20 litros de água. A água deve estar 2-3 ° C mais quente do que a temperatura do ar. Após a rega, o solo precisa ser afrouxado até uma profundidade de 3-5 cm. Se o local de plantio for coberto com cobertura morta, não é necessário afrouxar.
A cobertura é realizada duas vezes por mês e, como o principal elemento decorativo da planta são as folhas, e a massa de frutos é mínima, só se pode fazer com fertilizantes à base de nitrogênio. Recomenda-se que cada terceiro tratamento de cobertura seja feito com a adição de fertilizantes à base de potássio.
Conclusão
A abóbora ornamental crespa em forma de pêra está se tornando cada vez mais popular entre as plantas ornamentais. Uma planta despretensiosa com uma grande quantidade de massa verde rasteira pode ser usada tanto como um acréscimo a um projeto existente, quanto como um objeto de paisagem independente. Em comparação com outras plantas rasteiras, apresenta uma maior taxa de propagação da folhagem e um maior tempo de manutenção do seu efeito decorativo.
Testemunhos