Contente
Nem todo mundo sabe se você pode tomar sementes de abóbora para pancreatite. Esta é uma questão bastante controversa, difícil de responder de forma inequívoca. Por outro lado, o produto contém muita gordura, o que é desfavorável para esta doença. Por outro lado, contém substâncias benéficas que podem aliviar o curso da pancreatite. Então, é possível usar sementes de abóbora para pancreatite, vale a pena entender em detalhes.
Por que a pancreatite é perigosa?
Segundo pesquisadores russos, a Rússia lidera o número de pessoas que sofrem de pancreatite. É importante entender o que está acontecendo no corpo. As sobras de comida entram no intestino, que são digeridas pelas enzimas pancreáticas. Às vezes, a comida se torna muito abundante, oleosa ou o álcool entra no trato digestivo. Nesse caso, a saída de enzimas pancreáticas é interrompida e o processo de digestão de seus próprios tecidos começa - é assim que a pancreatite se desenvolve. A inflamação que ocorre neste caso contribui para a substituição gradual dos tecidos da glândula por tecido adiposo e cicatricial.
Tudo isso leva ao aparecimento de fortes dores, de natureza constante ou crescente. Localiza-se na região epigástrica, espalhando-se principalmente para o lado esquerdo. Você não pode tolerar a dor na forma aguda de pancreatite, mas precisa procurar ajuda médica imediatamente, porque atrasar é fatal. Se o diagnóstico for feito a tempo, avalia-se a gravidade do quadro do paciente, o que dá mais chances de a pessoa permanecer viva e no futuro ter pelo menos alguma qualidade de vida.
É possível comer sementes de abóbora para pancreatite
As pessoas costumam comer sementes de abóbora como iguaria. Eles não são apenas saborosos, mas também saudáveis. É importante entender se as sementes de abóbora podem ser ingeridas com pancreatite, porque o pâncreas não gosta de alimentos com alto teor de gordura. E, como você sabe, há muitos deles em sementes. É um produto extremamente gordo e de alto teor calórico.
Além disso, as sementes de abóbora contêm muitas fibras, o que é bastante difícil de digerir. Também não é muito favorável para o pâncreas, por isso mesmo uma pessoa saudável não deve comer sementes "avidamente", em doses irregulares.
Deve começar a tomar com 10 peças, aumentando gradualmente para 30-40 G. As sementes podem ser adicionadas a saladas, cereais, cocktails ou comidas por conta própria. Combinam com muitos produtos, em primeiro lugar, é o leite e seus derivados, vegetais, cereais.
De que forma usar
Na pancreatite, as sementes cruas geralmente não são recomendadas. Eles precisam secar um pouco, mas não em uma panela, onde podem queimar e cozinhar demais. O melhor é processar as sementes no forno, secador elétrico ou micro-ondas. Na pancreatite, as sementes de abóbora só podem ser consumidas sob condição de remissão estável, que dura pelo menos 6 meses.
Para que as sementes beneficiem o organismo, elas não devem ser submetidas a processamento em alta temperatura. Nesse caso, as gorduras saudáveis, ricas em sementes de abóbora, são transformadas em carcinógenos e as vitaminas são decompostas.
O maior perigo é representado pelas sementes que já são vendidas descascadas e torradas. Nesse caso, processos destrutivos perniciosos foram lançados há muito tempo e continuaram por um longo período.O próximo perigo que pode advir das sementes de abóbora está em seu armazenamento inadequado: sem casca, no estado fundamental. Devido ao contato com o ar e a luz, todas as mesmas gorduras saudáveis são oxidadas, o que se manifesta no aparecimento de amargor e propriedades tóxicas.
Por que as sementes de abóbora são boas para o pâncreas
De vez em quando, durante um período de remissão estável, as sementes de abóbora podem ser introduzidas gradualmente na dieta de um paciente com pancreatite. Com um tratamento cuidadoso e razoável, você pode até obter algum benefício no alívio da doença.
As sementes de abóbora contêm muito zinco, o que é muito benéfico para o pâncreas. Para obter esse elemento na íntegra, deve-se comprar sementes com casca, limpá-las com as mãos para não danificar o esmalte dos dentes, mas usar moído. O fato é que, acima de tudo, o zinco está contido em uma fina película branca que cobre a semente refinada.
O zinco tem muitas propriedades que são essenciais para pessoas que sofrem de diabetes, pancreatite, obesidade:
- estimula a produção de insulina;
- regula o nível de glicemia;
- facilita o curso do processo digestivo;
- "Descarrega" o pâncreas;
- remove o colesterol;
- fornece estabilidade da função visual;
- melhora o metabolismo, incluindo a absorção de carboidratos e gorduras;
- ativa o sistema imunológico.
Essas não são todas as propriedades benéficas do zinco. Como você pode ver acima, o consumo regular de sementes de abóbora em quantidades razoáveis ajudará a prevenir o desenvolvimento de diabetes tipo 2 como uma das principais complicações da pancreatite.
Regras para colher sementes de abóbora para pancreatite
Para qualquer forma de pancreatite, as sementes de abóbora não devem ser ingeridas em quantidades excessivas. Em cada caso, este produto acarreta um certo grau de risco para o paciente. Com pancreatite aguda
Na fase aguda da doença, recomenda-se abster-se completamente de alimentos por 2 a 5 dias. Além disso, as sementes de abóbora não devem ser consumidas. Isso pode piorar a condição e complicar ainda mais os problemas de saúde. Se durante esse período você ignorar a dor e outros sintomas pancreáticos, não consulte um médico e não siga uma dieta, há o risco de novas complicações graves e até mesmo de morte.
No final do período agudo, os médicos também recomendam limitar a ingestão de gorduras, carnes gordurosas, salsichas, queijos duros, etc. são contra-indicados. As sementes de abóbora também estão sujeitas a restrições aqui, por isso é recomendado que sejam consumidas no máximo 2 vezes por semana.
Com pancreatite crônica
Se as sementes de abóbora forem consumidas com pancreatite crônica, podem causar um surto de exacerbação. A dieta, neste caso, é o principal método terapêutico para a manutenção da saúde. Portanto, a escolha dos alimentos deve ser feita com muito cuidado. Se a condição do paciente for instável, muitas vezes ocorrem exacerbações, acompanhadas por um quadro clínico característico de pancreatite crônica, é melhor recusar o uso de sementes de abóbora.
Durante o período de remissão
Você pode comer sementes de abóbora para pancreatite se o paciente tiver uma melhora persistente em sua condição por um longo período (> 3 meses). As sementes nunca devem ser torradas, picantes, salgadas ou doces. Você pode comer apenas sementes, moderadamente secas no forno, sem danos.
Com pancreatite e colecistite
Os médicos não recomendam comer sementes de abóbora para pancreatite e colecistite. Muitas vezes, essas duas doenças se acompanham. Eles estão unidos pelo fato de serem inflamatórios e afetarem o processo digestivo.A colecistite sempre acompanha uma violação do fluxo de bile para o duodeno, sua estagnação. Por sua vez, isso causa um distúrbio no fluxo de saída das enzimas pancreáticas, como resultado do qual os tecidos da glândula renascem e perdem sua função.
As sementes de abóbora têm um efeito colerético. E se a causa da pancreatite for um bloqueio das vias biliares devido à discinesia, a presença de pedras, parasitas nelas, a condição do paciente pode piorar significativamente como resultado do consumo de sementes. Além disso, as sementes contêm ácido salicílico, que irrita o trato digestivo e pode agravar úlceras (estômago, úlcera duodenal), gastrite.
Contra-indicações
Durante o período de exacerbação, é proibido o uso de qualquer semente pelo paciente. A função de digerir gorduras durante este período no pâncreas está seriamente prejudicada ou completamente ausente. A ingestão de tais alimentos sobrecarrega excessivamente o órgão, o que pode resultar na ocorrência de fortes dores como adagas no hipocôndrio esquerdo, náuseas e vômitos.
Também aparece a formação excessiva de gás, que pressiona os órgãos internos próximos, provocando dor e interrupções em seu trabalho. Por exemplo, a pancreatite geralmente acompanha um batimento cardíaco irregular, dor nessa área. Como regra, nem sempre é possível determinar a verdadeira causa dessa condição. E em vez do pâncreas, o paciente é tratado com taquicardia ou alguma outra doença, que na verdade é apenas um sintoma de pancreatite.
Conclusão
Sementes de abóbora para pancreatite devem ser usadas com pouca frequência e com cautela, em pequenas quantidades. Caso contrário, eles serão prejudiciais e causarão complicações graves. Na pancreatite, as sementes de abóbora podem ser ingeridas, mas devem ser ingeridas com casca, sem estragar, secas em regime de temperatura amena. Somente esse produto será útil para os pacientes.