Contente
Muitos jardineiros não se preocupam particularmente com a escolha de um local para semear e plantar os principais vegetais cultivados. E mesmo quem já ouviu falar sobre a rotação de cultura desejada nas condições do jardim, muitas vezes simplesmente muda o conteúdo dos canteiros, sem realmente pensar no significado de suas ações. Mas um efeito positivo de ações aleatórias pode não ser obtido de forma alguma, enquanto uma escolha consciente de uma ou outra cultura de jardim pode ajudar e aumentar sua produtividade sem o uso de fertilizantes artificiais e sem tratamentos químicos contra pragas ou doenças. Por exemplo, depois das cebolas, quase todas as culturas do jardim podem ser plantadas no próximo ano, o que não pode ser dito sobre muitas outras ervas ou vegetais.
Por que você precisa seguir as regras de rotação de cultura
O cultivo das mesmas plantas em um local por vários anos tem um grande efeito no solo.
- O mais óbvio é que as raízes de qualquer planta soltam o solo em profundidades diferentes e podem até compactá-lo.
- Ao absorver um conjunto diferente de nutrientes, as raízes alteram a composição química do solo e podem até afetar o pH do líquido do solo, acidificando ou, ao contrário, alcalinizando os solos.
- Conforme as plantas crescem e se desenvolvem, elas podem atrair uma variedade de parasitas, cujas larvas e esporos permanecem no solo após a colheita.
- As plantas liberam no solo uma grande variedade de substâncias orgânicas, cujo efeito pode ser positivo, neutro e até mesmo tóxico para outros representantes do reino vegetal.
É por esta razão que não é recomendável plantar plantas do mesmo gênero ou até mesmo pertencentes à mesma família em um só lugar, seguidos.
Por outro lado, doenças e pragas que permanecem no solo podem ter um impacto negativo nas lavouras de uma mesma família. Enquanto outros vegetais provarão ser imunes à sua influência. E em alguns anos eles partirão por conta própria, sem encontrar uma base alimentar adequada para sua existência.
Cultivar as mesmas safras no mesmo lugar, ou mesmo pertencer à mesma família, requer fertilização e processamento adicionais adicionais, caso contrário, você pode esquecer completamente a produção.
Desde os tempos antigos, tanto conhecimento foi acumulado sobre a interação e influência das plantas umas nas outras que nem todos são capazes de manter todas essas informações em suas cabeças. O princípio mais elementar da rotação de culturas é alternar os chamados topos com raízes. Ou seja, plantas nas quais uma pessoa usa principalmente sua parte aérea (pepino, alface, repolho, tomate) com raízes (cenoura, beterraba, batata). Nesse sentido, a cebola é uma planta universal, pois tanto a parte aérea (pena) quanto o bulbo que cresce no subsolo são igualmente comestíveis nela. Isso significa que, depois da cebola, é permitido plantar quase qualquer legume ou grama no próximo ano.
Também é comum alternar culturas com um sistema radicular poderoso e profundamente localizado (feijão, cenoura, tomate, abóbora, feijão, repolho) com aqueles vegetais cujas raízes estão localizadas em uma profundidade rasa (melão, cebola, rabanete, alface repolho, espinafre , ervilhas).
O momento do amadurecimento de cada vegetal também é importante. Afinal, se um vegetal de amadurecimento tardio amadureceu no jardim até a geada, o solo na próxima temporada de plantio pode simplesmente não ter tempo para descansar. Nesse caso, deixe essa cama "em pousio" ou semeie qualquer adubo verde de rápido desenvolvimento, como a mostarda, que pode melhorar rapidamente a qualidade do solo.
Mas algumas culturas, suscetíveis à invasão de "suas" doenças e pragas, não recomendam retornar ao seu antigo local de crescimento antes de 4-5 anos. Para que a terra tenha tempo de se livrar de esporos e larvas prejudiciais durante esse tempo.
Para rastrear constantemente os locais e datas de cultivo de certas safras nos canteiros, jardineiros experientes recomendam manter registros regulares dos esquemas de plantio. Assim, é possível não apenas controlar os padrões existentes, mas mesmo com observação cuidadosa derivar suas próprias leis de influência de certas culturas sobre seus seguidores.
O que você pode plantar depois das cebolas
As cebolas podem ser atribuídas com segurança a um dos vegetais mais populares cultivados em jardins. Embora suas formas verdes perenes sejam mais provavelmente atribuídas a ervas e especiarias. Existem muitas variedades de cebolas, cada uma com suas próprias características de cultivo. Mas todas as cebolas têm uma coisa em comum - incríveis propriedades medicinais bactericidas, que são universalmente usadas pelos humanos até os dias de hoje. São as suas propriedades bactericidas que criaram um verdadeiro milagre nos jardins - depois da cebola, quase todas as plantas plantadas dão uma sensação óptima nos canteiros.
A cebola em si é uma cultura com demanda média de nutrientes. Depois das cebolas, uma quantidade significativa de matéria orgânica permanece sempre no solo, e o próprio solo adquire uma reação ligeiramente alcalina. Acima de tudo, retira nitrogênio do solo, mas o fósforo e o cálcio permanecem em quantidades razoáveis. Portanto, depois das cebolas, as culturas que precisam de uma reação ligeiramente alcalina do solo e da presença de fósforo com o cálcio (repolho, pepino, tomate, beterraba, cenoura) crescerão melhor de todas.
Para outras culturas, o mais importante será justamente as suas propriedades bactericidas e desinfetantes do solo (morango).
O que pode ser plantado após o arco: mesa
A tabela abaixo discute não apenas opções para o que pode ou não ser plantado após as cebolas, mas também os predecessores e seguidores mais favoráveis, neutros e desfavoráveis para outras culturas de jardim.
É possível plantar morangos depois das cebolas
Para muitos jardineiros e jardineiros novatos, surge a maior perplexidade sobre a possibilidade de plantar morangos depois das cebolas. Talvez eles pensem que os fitoncidas agressivos liberados por todas as partes da cebola podem ter um efeito adverso na doçura e no aroma dos morangos. Mas tudo acontece exatamente ao contrário. Depois da cebola, o solo fica completamente livre dessas bactérias patogênicas que podem ser perigosas para o desenvolvimento do morango. Um solo ligeiramente alcalino e moderadamente fertilizado é ideal para o seu crescimento.
É possível plantar pepinos e tomates depois das cebolas
Para os pepinos, a cebola é considerada o melhor antecessor, já que esses delicados representantes da abóbora não toleram solos ácidos.
E ao plantar tomates e berinjelas, a desinfecção da terra terá um papel adicional.
É possível plantar cenoura e beterraba depois da cebola
Desde os tempos antigos, sabe-se da influência mútua benéfica das cebolas e das cenouras. As beterrabas são capazes de liberar substâncias não muito úteis no solo, mas elas próprias se sentem bem quando plantadas após as cebolas.
É possível plantar alho depois da cebola
Mas com o alho, as coisas não são tão simples como com outras culturas. Afinal, eles pertencem à mesma família da cebola, o que significa que são sensíveis às mesmas doenças acumuladas no solo.
Portanto, o alho definitivamente não é recomendado para ser plantado após as cebolas.
É possível plantar abóbora e repolho
As cebolas têm excelente compatibilidade tanto com essas quanto com outros vegetais. A abóbora certamente gostará de crescer depois das cebolas e, para qualquer representante da família do repolho (rutabagas, mostarda, rabanetes, nabos, rabanetes), todas as variedades de cebolas são excelentes antecessoras.
O que não pode ser plantado depois das cebolas
É graças a tudo o que precede que depois da cebola não se recomenda plantar apenas a cebola e o próprio alho. E há uma exceção a essa regra. O alho-poró pode ser cultivado em um local por vários anos sem perdas tangíveis na produção e na aparência do vegetal.
Para outras hortaliças, não há restrições ao plantio após a cebola. Mas no próximo ano eles tentam não plantar verdes e várias flores bulbosas (tetrazes, tulipas, narcisos e outras) neste local.
Para se livrar rapidamente das influências nocivas, os canteiros são semeados com siderados (centeio, tremoço, malmequeres, mostarda), que são capazes de colocar a terra em ordem no menor tempo possível.
Conclusão
Depois da cebola, você pode plantar quase qualquer coisa no próximo ano, exceto as plantas que pertencem à mesma família com ela. De resto, a cebola trará benefícios consideráveis e contribuirá para o seu desenvolvimento favorável.