Contente
Graças à variedade de variedades de berinjela, já é fácil encontrar uma planta que vai crescer bem em uma determinada região. Portanto, mais e mais residentes de verão começaram a plantar berinjela nas roças.
Descrição do híbrido
A variedade de berinjela, o maçapão, pertence aos híbridos de meia temporada. O período desde a germinação das sementes até a formação dos frutos maduros é de 120-127 dias. Por se tratar de uma cultura bastante termofílica, a berinjela de maçapão é plantada principalmente nas regiões do sul da Rússia. O caule da berinjela atinge uma altura de cerca de 1 me é resistente. No entanto, a berinjela da variedade Maçapão F1 deve ser amarrada, pois o arbusto pode quebrar rapidamente com o peso dos frutos. As flores podem ser coletadas em inflorescências ou isoladas.
Os frutos carnudos amadurecem com um peso de cerca de 600 g. O tamanho de uma berinjela média é de 15 cm de comprimento por 8 cm de largura. A polpa dos frutos é de cor creme clara, com pequeno número de sementes. 2-3 berinjelas crescem em um arbusto.
Vantagens da berinjela de maçapão F1:
- resistência a intempéries;
- formato de fruta limpo e sabor agradável;
- 1,5-2 kg de frutas são coletados do mato.
Mudas em crescimento
Recomenda-se semear na segunda quinzena de março, elas são pré-preparadas antes da semeadura. Os grãos são primeiro aquecidos por cerca de quatro horas a uma temperatura de + 24-26-2C e depois mantidos por 40 minutos a + 40 atC. Para a desinfecção, as sementes são embebidas por 20 minutos em uma solução de permanganato de potássio.
Em seguida, as sementes são espalhadas em um pano úmido e deixadas em local aquecido.
Estágios de plantio
Para o cultivo de mudas, você mesmo pode preparar o solo: misture 2 partes de húmus e uma parte de grama. Para desinfetar a mistura, ela é calcinada no forno.
- Você pode semear em vasos, copos, recipientes especiais. Os recipientes são enchidos com terra por 2/3, umedecidos. No centro do copo, é feita uma depressão no solo, as sementes germinadas são plantadas e cobertas com uma fina camada de terra. Os copos são cobertos com papel alumínio.
- Ao plantar sementes da variedade de maçapão F1 em uma grande caixa, sulcos rasos devem ser feitos na superfície do solo (a uma distância de 5-6 cm um do outro). O recipiente é coberto com vidro ou papel alumínio e colocado em um local quente (aproximadamente + 25-28 ° C).
- Assim que aparecerem os primeiros brotos (após cerca de uma semana), retire a tampa dos recipientes. As mudas são colocadas em um local bem iluminado.
- Para evitar o esticamento das mudas, a temperatura é baixada para + 19-20˚ С. A rega das mudas é feita com cuidado para que o solo não seja lavado.
Berinjela de mergulho
Quando duas folhas reais aparecem nos brotos, você pode plantar as mudas em recipientes mais espaçosos (cerca de 10x10 cm de tamanho). Os recipientes são especialmente preparados: vários orifícios são feitos no fundo e uma fina camada de drenagem é preenchida (argila expandida, tijolo quebrado, seixos). O solo é usado da mesma forma que para as sementes.
Algumas horas antes do transplante, as mudas são regadas. Retire a berinjela de maçapão com cuidado para não danificar o sistema radicular. Em um novo recipiente, as mudas são borrifadas com solo umedecido até o nível das folhas dos cotilédones.
Durante este período, a planta deve ser protegida da luz solar direta.
Você pode regar berinjelas de Marzipan F1 5-6 dias após a colheita. Aproximadamente 30 dias antes do transplante das plantas para o local, as mudas começam a endurecer. Para isso, os recipientes com plantas são levados ao ar puro. Um procedimento de endurecimento é realizado aumentando gradualmente o tempo de residência dos rebentos ao ar livre.
Cobertura e rega de mudas
Atenção especial deve ser dada à alimentação das mudas. A melhor opção é a fertilização dupla:
- assim que as primeiras folhas crescem nos brotos, uma mistura de fertilizantes é aplicada. Uma colher de chá de nitrato de amônio é dissolvida em 10 litros de água, 3 colheres de sopa. 1 superfosfato e 2 colheres de chá de sulfato de potássio;
- uma semana e meia antes do transplante das mudas para o local, a seguinte solução é introduzida no solo: 60-70 g de superfosfato e 20-25 g de sal de potássio são diluídos em 10 litros.
No local, as variedades de berinjela Marzipan F1 precisam de fertilizantes (durante a floração e durante a frutificação):
- na floração, adicione uma solução de uma colher de chá de ureia, uma colher de chá de sulfato de potássio e 2 colheres de sopa. l superfosfato (a mistura é dissolvida em 10 litros de água);
- durante a frutificação, use uma solução de 2 colheres de chá de superfosfato e 2 colheres de chá de sal de potássio em 10 l de água.
Ao regar, é importante ter cuidado para que o solo não seja lavado e o sistema radicular dos arbustos não fique exposto. Portanto, os sistemas de irrigação por gotejamento são a melhor opção. As variedades de berinjela Marzipan F1 são sensíveis à temperatura da água. Água fria ou quente não é adequada para vegetais, a temperatura ótima é de + 25-28˚ С.
Neste caso, não se deve ir fundo para não danificar as raízes dos arbustos.
A frequência da rega depende das condições climáticas. Antes da floração, basta regar a berinjela Marzipan F1 uma vez por semana (cerca de 10-12 litros de água por metro quadrado de terra). Em climas quentes, a frequência de rega é aumentada (até 3-4 vezes por semana), uma vez que a seca pode causar a queda de folhagens e flores. Durante o período de floração, os arbustos são regados duas vezes por semana. Em agosto, a frequência das regas é reduzida, mas ao mesmo tempo são guiadas pelo estado das plantas.
Cuidado de berinjela
Mudas com 8-12 folhas já podem ser plantadas no local. Como a berinjela é uma cultura termofílica, os brotos do maçapão F1 podem ser transplantados para a estufa após 14-15 de maio e para o campo aberto - no início de junho, quando a probabilidade de geadas é excluída e o solo está bem aquecido.
Segundo os jardineiros, a primeira liga dos caules é feita assim que o arbusto chega aos 30 cm, neste caso não é possível amarrar bem o caule ao suporte, é melhor deixar um caldo. Quando se formam brotos laterais poderosos, eles também devem ser amarrados a um suporte (isso é feito cerca de duas vezes por mês). 2-3 dos brotos mais fortes são deixados no arbusto e o resto é cortado. Ao mesmo tempo, no caule principal da variedade de berinjela Marzipan F1, é necessário arrancar todas as folhas que crescem abaixo desse garfo. Acima do garfo, os brotos que não produzem frutos devem ser eliminados.
A folhagem também é removida para fornecer melhor iluminação às flores e para reduzir a probabilidade de danos de mofo cinza à berinjela. Os brotos secundários são necessariamente removidos.
Durante todo o período de crescimento e desenvolvimento dos arbustos, é importante retirar as folhas secas e danificadas. No final da temporada, é aconselhável beliscar as pontas dos caules e deixar 5-7 ovários pequenos, que terão tempo de amadurecer antes das geadas. Também durante este período, as flores são cortadas. Se você seguir essas regras, poderá fazer uma colheita magnífica no outono.
Características do cultivo de berinjela
Na maioria das vezes, uma colheita ruim é causada pelo cuidado inadequado dos arbustos de Marzipã. Os erros mais comuns são:
- com falta de cor solar ou massa verde abundantemente crescida, os frutos não ganham uma bela cor púrpura rica e permanecem claros ou castanhos. Para consertar isso, algumas das folhas da parte superior dos arbustos são removidas;
- a irrigação irregular de berinjelas de maçapão F1 em clima quente leva à formação de rachaduras nos frutos;
- se água fria for usada para regar, a planta pode lançar flores e ovários;
- dobrar as folhas da berinjela em um tubo e a formação de uma borda marrom ao longo de suas bordas significa uma falta de potássio;
- com falta de fósforo, as folhas crescem em ângulo agudo em relação ao caule;
- se a cultura for deficiente em nitrogênio, a massa verde adquire uma tonalidade clara.
O cuidado adequado da berinjela Marzipan F1 promove o pleno desenvolvimento da planta e garante uma colheita abundante ao longo da temporada.