Quando plantar cebolas ao ar livre na primavera

A cebola é uma cultura muito útil, conhecida desde a antiguidade. A história da cultura tem 6 mil anos. Os seguintes fatos históricos são conhecidos sobre ela: os construtores das pirâmides foram alimentados com cebolas para mantê-los saudáveis ​​e fortes. Os atletas da Grécia Antiga usavam os vegetais em sua dieta na preparação para os Jogos Olímpicos. Na Rússia, era cultivado em todas as regiões e era conhecido há muito tempo.

O uso da cebola protege nos resfriados, graças aos fitoncidas, aos óleos essenciais e à vitamina C. O vegetal purifica o sangue, induz o apetite e é muito utilizado em cosmetologia e em receitas populares. É utilizado em todo o lado na preparação de vários pratos culinários.

Todo jardineiro que se preze irá definitivamente fornecer vegetais úteis para si e para sua família. Portanto, durante o período de plantio em uma parcela pessoal, esta planta nunca é esquecida. A questão de como plantar cebolas corretamente preocupa os jardineiros muito antes do início da estação de plantio.

Quando plantar cebolas

Não há uma resposta exata para a questão de quando plantar cebolas na primavera. Você deve se concentrar nas condições climáticas de sua região. Há uma primavera quente e no início, então é bem possível plantar cebolas no final de abril. Mas também há desastres naturais na forma de neve no final de abril, o que atrasa o plantio da cebola.

Atenção! O plantio dos jogos de cebola é em meados de maio, quando já passou a época das geadas de retorno. E o solo seca e aquece até uma profundidade de 5-10 cm a +12 graus.

As cebolas plantadas toleram bem as baixas temperaturas. O sistema radicular dos bulbos está se desenvolvendo e a parte verde pode desacelerar um pouco no crescimento. Mas entre os jardineiros, há uma opinião de que muito cedo na primavera plantando cebolas leva à formação de flechas no futuro. Essas lâmpadas são mal armazenadas e têm uma apresentação feia.

Se o solo aquecer mais, a parte verde crescerá rapidamente em detrimento das raízes, o que não afetará da melhor maneira a futura colheita.

Conselho! Cebolas pequenas podem ser plantadas no solo no outono, 2 semanas antes da geada.

A motivação para o plantio de inverno é a seguinte: bulbos muito pequenos secam no inverno e tornam-se inviáveis. E assim eles permanecem no solo, na primavera eles não entrarão na flecha e crescerão até um tamanho decente.

Plantando cebolas a primavera é um assunto responsável, principalmente a escolha da data de plantio deve ser feita com muito cuidado. É no início que são estabelecidos bons indicadores de colheita.

Preparação de material de plantio

Na maioria das vezes, os jardineiros adquirem material de plantio na forma de cebolas pequenas para que cresçam grandes cabeças de cebola. Este é o chamado jogo de cebola. Você mesmo pode obtê-lo com as sementes, mas o processo de plantio e cultivo é bastante complicado e demorado. Além disso, os pequenos bulbos resultantes ainda precisam ser preservados até a próxima época de plantio. Portanto, a maioria das pessoas compra material de plantio pronto.

Antes de plantar, é imprescindível preparar os bulbos. No início, você precisa separá-los, remover amostras podres, murchas, deformadas e danificadas.

A ação mais simples é embeber a cebola em uma solução de permanganato de potássio cereja por 30-40 minutos ou em uma solução de sulfato de cobre (35 g por balde de água). Ambas as substâncias desinfetam o material de plantio. Alguns jardineiros pré-embeba os bulbos antes de plantar em solução salina (2 colheres de sopa de cloreto de sódio por 2 litros de água) por 3 horas, depois lavado e embebido em permanganato de potássio por 3 horas.

Outra dica: mergulhe a cebola primeiro em água morna (15 minutos), depois em água fria (15 minutos) e depois em uma solução de fertilizante mineral por 5 horas antes do plantio.

Existem também preparações modernas para o processamento de material de plantio. Estes são todos os tipos de estimulantes de crescimento de plantas (Epin, Zircon, Amulet e outros).

As medidas preparatórias visam evitar danos aos bulbos por pragas, devolvendo-os à umidade perdida durante o período de armazenamento e, claro, aumentando a produtividade futura.

Preparação do solo

O preparo do solo consiste na correta seleção do local. As cebolas crescem bem em solos argilosos e argilosos. Ou seja, eles têm uma estrutura bastante leve. Solos argilosos e pesados ​​não são adequados para a planta, pois contribuem para a estagnação da água, que as cebolas não suportam de todo.

A área deve ser ensolarada e bem ventilada. As áreas baixas também não são adequadas. Água estagnada faz com que os bulbos apodreçam. As cebolas não crescem em solos ácidos.

Uma forma simples de determinar a acidez do solo: espalhe um pouco de terra sobre o vidro ou porcelana e polvilhe levemente com vinagre 9%. Veja a reação. Se houver muita espuma, então o solo é alcalino, se a espuma não for abundante, então o solo é neutro, se não houver espuma, então o solo é ácido.

Você pode ajustar a acidez do solo adicionando cal apagada, cinza de madeira, giz, farinha de dolomita no outono.

Outro requisito em que plantar cebolas dá uma colheita abundante, a fertilidade do solo. Para aumentá-lo, adubo ou húmus é introduzido no outono. O solo é preparado para o plantio com antecedência.

Atenção! Não adicione estrume fresco ao solo pouco antes de plantar as cebolas.

Isso fará com que a pena cresça rapidamente e a parte subterrânea da planta não crescerá. Portanto, você pode ficar sem uma cultura.

Observe a rotação da cultura. É indesejável que a cultura cresça por vários anos consecutivos em um lugar, ela cresce melhor depois de:

  • Cedo e couve-flor;
  • Ogurtsov;
  • Abobrinha, abóbora, abóbora;
  • Batatas iniciais;
  • Ervilhas, feijão, feijão;
  • Sideratov.

Precursores ruins para o plantio de cebola:

  • Salada
  • Cenoura;
  • Especiarias;
  • Nabo;
  • Rabanete;
  • Arco;
  • Alho.
Conselho! É melhor cultivar cenouras ao lado de plantações de cebola, para que seus fitoncidas assustem a mosca da cebola.

Os fertilizantes são aplicados no outono. Na primavera, o solo é desenterrado para o plantio de cebolas, livre de ervas daninhas, é nivelado.

Como plantar cebolas

As cebolas são plantadas em canteiros longos e estreitos, para que mais tarde seja conveniente cuidar. A altura dos canteiros é feita em função do tipo de solo. Se os solos são leves a altura é pequena, cerca de 6 cm. Se os solos são pesados, as canteiras de plantio são feitas mais altas para que os solos sejam bem aquecidos e ventilados do excesso de umidade.

Uma ranhura é feita no canteiro do jardim, derramada com água se o solo tiver tempo de secar, e as cebolas começam a ser plantadas. Esquema de plantio: 10 cm entre os bolbos, 20 cm entre as filas Os bolbos são colocados nos sulcos até 2 cm de profundidade, afogando-os apenas ligeiramente. Em seguida, role o solo.

Pode-se plantar com mais frequência se, no processo de cultivo, for planejado para ralar a cebola, puxando-a para as verduras. Se você organizar as cebolas com antecedência em tamanho, a distância entre as cebolas também pode ser variada.

Como plantar cebolas corretamente, assista ao vídeo:

Se decidir cultivar cebolas a partir de sementes, semeie em canteiros com solo muito solto. É preferível semear a intervalos de 1,5 cm, a altura em que se pode plantar cebola com semente é a mesma que com bolbo.

Como plantar cebolas com sementes corretamente, assista ao vídeo:

Cuidado de cebola

Cuidado regular da cebola:

  • A rega é necessária para o plantio da cebola, principalmente na primeira metade do período de cultivo, uma vez por semana, dependendo das condições climáticas, antes da colheita, a rega das plantas deve ser interrompida 3 semanas antes da colheita;
  • A remoção de ervas daninhas evita o desenvolvimento de doenças fúngicas nas plantações, pois na presença de ervas daninhas cria-se um aumento da umidade;
  • Afrouxar o solo após regar e sachar é imprescindível, não permite a formação de uma crosta densa na superfície do solo. O afrouxamento melhora o fluxo de oxigênio para as raízes de plantio;
  • Cobertura de cobertura com uréia quando a pena atingir 10 cm.

Via de regra, alimentação adicional não é necessária. Mas, se a pena começou a amarelar e ainda está longe da colheita, as plantas podem ser alimentadas com a seguinte composição de fertilizantes minerais: nitrato de amônio diluído (10 g) e sal de potássio (15 g) em um balde de água (10 l). As cebolas também respondem bem à alimentação com chorume (1:10) e fezes de aves (1:15).

O cuidado regular é descomplicado.

Doenças e pragas

Existem cerca de 50 doenças de cebolas. Mais comum:

  • O oídio se manifesta no fato de que uma flor acinzentada se forma nas penas da cultura, elas ficam amarelas e morrem, o bulbo se deforma. Medidas de controle: uso de fertilizantes potássio-fósforo, não engrossar o plantio, mata a tempo;
  • Fusarium se manifesta na podridão da parte inferior do bulbo e na morte da raiz. Medidas de controle: tratamento das plantas com infusão de cinzas, compra de material de plantio de alta qualidade e seu preparo antes do plantio.

Se você seguir a técnica de cultivo corretamente, as doenças não surgirão.

As pragas de plantas não são menos perigosas:

  • A mosca da cebola põe ovos no solo próximo à planta e nas escamas superiores as larvas penetram no bulbo. Ele para de crescer e se deteriora. Medidas de controle: não plante a cultura no mesmo local, despeje o solo ao redor das plantações com solução de cloreto de sódio (300 g por balde d'água), repita o tratamento das plantas após uma semana;
  • A traça da cebola é uma pequena borboleta marrom. Ele põe ovos nas penas, as larvas roem as passagens e afundam nos bulbos. As plantas começam a apodrecer e morrer. Medidas de controle: soltar o solo, capinar, retirar resíduos vegetais no outono.

O surgimento de pragas e doenças de plantas é muito mais fácil de prevenir do que combatê-las. Compre material de plantio de qualidade e certifique-se de descontaminá-lo antes de plantar.

Limpeza e armazenamento

A colheita começa no final de julho e início de agosto. O sinal para isso é o amarelecimento e o alojamento das penas. Os bulbos ficam secos e amarelos. Não atrase a colheita, pois as plantas vão acumular o excesso de umidade, o que pode causar o apodrecimento dos bulbos.

Durante 2 semanas, a rega é interrompida pelos mesmos motivos. A colheita é feita em clima seco e ensolarado para secar os bulbos. As lâmpadas são aparadas imediatamente. Sem fanatismo, deixando o pescoço não muito curto, caso contrário o vegetal ficará pior armazenado.

Em seguida, a cultura cultivada é colocada em um local fresco e sombreado para posterior secagem, que durará pelo menos 2 semanas. Durante esse período, as lâmpadas precisarão ser viradas várias vezes.

Requer um local seco, fresco e escuro para armazenamento. Essas condições são difíceis de cumprir, a maioria de nós armazena as colheitas em um apartamento na cidade. Use caixas, engradados ou cestos para armazenamento. O principal é que o contêiner seja respirável. Inspecione regularmente os bulbos para ver se há apodrecimento; um espécime pode infectar rapidamente outros que estão próximos.

Conclusão

A cebola é uma cultura muito saudável, sem a qual praticamente nenhum prato pode ser cozinhado. E não importa o quanto você cultive esse vegetal saudável, ele sempre estará em falta. Plantar e cultivar cebolas não é difícil, economicamente lucrativo, cultivado a um custo mínimo e você pode plantar cebolas de várias maneiras.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção