Contente
Qualquer dona de casa procura cultivar cebolas, se houver oportunidade, porque não importa o prato que você leve, em qualquer lugar - você não pode ficar sem cebolas, exceto talvez doces. Parece que crescer ele - uma ninharia - enfiava uma semente no solo e fazia uma colheita pronta em poucos meses. Mas na realidade nem tudo é tão simples. Vai apodrecer, depois vai secar, senão, em geral, alguém vai comer os bulbos da videira. Portanto, mesmo jardineiros experientes freqüentemente discutem e não conseguem chegar a uma opinião comum sobre certas características do cultivo de cebolas.
Especialmente, muita polêmica é causada pela questão de preparar os bulbos para o plantio posterior, se eles precisam ser embebidos ou não, e se necessário, como embeber as cebolas antes do plantio. Claro, essas questões geralmente surgem entre jardineiros novatos. Afinal, aqueles que cultivam cebolas há muito tempo têm muitos de seus próprios segredos e truques que usam dependendo das circunstâncias. Este artigo é uma tentativa de reunir as diferentes técnicas utilizadas pelos jardineiros e explicá-las em termos do que o próprio arco precisa.
Para que serve
Antes de descobrir como e em que você pode mergulhar a cebola para seu posterior plantio, você precisa entender por que isso realmente precisa ser feito. Talvez seja apenas uma homenagem a uma tradição que se desenvolveu ao longo dos séculos e hoje não adianta esses procedimentos?
Então, você precisa molhar as cebolas antes de plantar:
- Para que o arco não atire posteriormente.
- Para acelerar a germinação, o que pode ser especialmente importante para áreas do norte com verões curtos.
- Para um bom crescimento futuro e uma colheita abundante.
- Para acelerar o amadurecimento da safra.
- Para desinfecção ou desinfecção de cebolas, ou seja, para a destruição de todos os ovos e larvas de pragas e esporos de doenças fúngicas.
- Para saturação adicional com umidade no primeiro período de crescimento.
- Para classificação adicional de cebolas antes do plantio.
No entanto, provavelmente existem circunstâncias em que nenhuma dessas razões é relevante. Por exemplo, o cultivo de cebolas de seus conjuntos saudáveis garantidos e cuidadosamente pré-selecionados nas regiões do sul com irrigação por gotejamento. Mas essas circunstâncias são muito raras, e a maioria dos jardineiros entende que é mais fácil prevenir problemas do que lidar com suas consequências mais tarde.
Agora precisamos considerar todas essas razões com mais detalhes.
Tratamento de tiro
As flechas da cebola - isto é, os brotos que carregam inflorescências com sementes futuras, tiram muita energia das mudas, enquanto os próprios bulbos são formados de um tamanho muito pequeno.
Destas, após a semeadura, numerosas flechas de flores começarão a se desenvolver. Portanto, a maneira mais fácil de evitar atirar em uma cebola é armazená-la no inverno a uma temperatura não inferior a + 18 ° C. É simples quando se trata de material de plantio de cebola cultivado e preservado por nossa conta. Porém, com muito mais frequência, compramos jogos de cebola para plantar em lojas ou mercados e, às vezes, não sabemos absolutamente em que condições ela cresceu, de que doenças sofreu, como foi colhida e depois armazenada.
O que fazer nos casos em que nada se sabe sobre o arco que você está comprando, mas ao mesmo tempo não quer que ele comece a atirar? Existem métodos bastante confiáveis, conhecidos há muitas centenas de anos e baseados na biologia da própria planta, para ajudar a impedir o surgimento de cebolas.
- Se você ainda tem muito tempo antes de semear, você pode simplesmente secar a cebola endurecida dentro de casa por 7 a 8 dias a uma temperatura de + 20 ° С- + 22 ° С.
- Será mais eficaz aquecer os jogos de cebola durante 3-4 dias perto do fogão ou dispositivos de aquecimento a uma temperatura de + 30 ° C.
- Antes do plantio, os conjuntos de cebola podem ser embebidos em água quente (+ 45 ° C- + 50 ° C) por 2-3 horas.
Todos esses métodos baseiam-se no aquecimento dos bulbos antes do plantio. Ao mesmo tempo, hormônios especiais de estresse térmico são produzidos nos tecidos dos bulbos. São esses hormônios os responsáveis por bloquear o desenvolvimento dos botões florais.
Imersão para um bom crescimento
Nas regiões setentrionais, é especialmente importante que a cebola brote mais cedo, para que se desenvolva bem e com rapidez. Assim, é aconselhável acelerar o amadurecimento da safra em pelo menos algumas semanas, pois o clima em agosto já pode ser muito imprevisível e é necessário finalizar a colheita e a secagem das cebolas antes do início do frio e do frio.
Existem várias maneiras de acelerar o surgimento de mudas e o amadurecimento da cultura da cebola:
- Os conjuntos de cebola são colocados em caixas planas e mantidos em um lugar quente, não abaixo de + 22 ° C, e de preferência ao sol cerca de três semanas antes do plantio. Essa vernalização pré-semeadura pode acelerar a emergência das mudas em 4-5 dias, e a safra como um todo amadurecerá várias semanas antes.
- Os conjuntos de cebola são cortados na altura dos ombros, sem tocar no broto, e embebidos em qualquer solução de nutrientes (esterco, humates ou salitre) por cerca de 12-18 horas.
- Depois de cortar a cebola, ela é embebida por meia hora na solução de Epin-Extra. Esse procedimento ajuda a acelerar o surgimento de mudas. Se a temperatura da solução for em torno de + 40 ° C + 50 ° C, então, adicionalmente, essa imersão servirá para desinfetar os bulbos.
Desinfecção de lâmpadas
Tradicionalmente, para a desinfecção de conjuntos de cebola, bem como para o cultivo de cebola em uma pena, eles costumavam embeber os bulbos em permanganato de potássio. Agora existem muitos meios novos, mais eficazes, no entanto, alguns métodos antigos de desinfecção também se mostram muito bem até os dias de hoje.
A desinfecção dos bulbos, é claro, não pode ser realizada se você estiver 100% confiante no seu material de plantio. Mas, na maioria das vezes, quase ninguém pode dar essa garantia, uma vez que os ovos de muitas pragas, como tripes ou mosca da cebola, são completamente invisíveis a olho nu, e a presença de esporos de doenças fúngicas não afeta o aparecimento de as lâmpadas de qualquer forma.
O método mais antigo e comprovado de desinfetar os conjuntos de cebola, além de embebê-lo em permanganato de potássio, é embebê-lo em uma solução saturada de sal. Para isso, 1 kg de sal é dissolvido em 5 litros de água até a saturação completa. Cebolas preparadas são embebidas nesta solução por duas horas. Qual é a preparação? É necessário cortar cuidadosamente a parte superior do pescoço com uma faca afiada, sem afetar os brotos.
Se a ponta não for cortada, a desinfecção só afetará a parte inferior do bulbo, caso contrário, a solução salina pode penetrar entre as escamas e desinfetar todo o bulbo. É muito importante, após a imersão, enxaguar bem a cebola do sal, mudando várias vezes a água.
Se, antes de plantar, você simplesmente molhar a cebola fixada em água quente (+ 45 ° C- + 50 ° C) por 10-15 minutos, o efeito desinfetante será exatamente o mesmo da imersão em uma solução salina. E de facto, e noutro caso, não necessita de preparações especiais, escolha o que é mais fácil para si: aqueça a água ou use sal.
Todos os outros métodos envolvem o uso de preparações especiais para embeber cebolas e também são bastante eficazes.
- Em permanganato de potássio. Na água fria comum, muitos cristais de permanganato de potássio se dissolvem para produzir uma cor rosa brilhante. A cebola é embebida na solução resultante por 15-20 minutos.
- Em sulfato de cobre. Em 10 litros de água fria, 30 gramas de sulfato de cobre são dissolvidos. A cebola é embebida na solução durante 30 minutos.
- Na preparação "Maxim". Para preparar uma solução em dois litros de água, dilua 4 ml do medicamento e embeba a cebola por meia hora.
Depois de tudo tratamentos não se esqueça de enxaguar os jogos de cebola em água limpa e já pode começar a plantar. Para facilitar o plantio, é possível secar a cebola após a imersão a uma temperatura de + 20 ° C - + 22 ° C.
Classificação adicional
Você também pode fazer o contrário: após o enxágue, mantenha os bulbos úmidos por mais 8 a 10 horas em local aquecido. Para isso, são colocados em sacos plásticos ou em um balde sob a tampa. Como resultado desse procedimento, pequenas raízes aparecem nas pontas das cebolas - assim, elas ajudarão a realizar uma triagem adicional dos bulbos antes do plantio.
Se as raízes da cebola brotaram em todo o perímetro do fundo, é ideal para crescer em um nabo.
Se as raízes eclodirem apenas parcialmente, a metade, então o bulbo provavelmente irá para a flecha e só pode ser usado para o plantio em folhas verdes.
Do exposto, fica claro que muitos métodos de imersão podem ser combinados para obter melhores resultados. Escolha o que é certo para você, em suas circunstâncias, e obtenha uma ótima colheita de cebolas.