Contente
Raramente alguém chamará as cebolas de sua comida favorita. Mas, ao contrário dos tomates, pimentões e pepinos, está presente em nossa mesa o ano todo. Junto com as batatas, a cebola pode ser considerada um dos vegetais mais consumidos. Raramente, qual dos primeiros ou segundos pratos vai ficar sem ele, e se você adicionar molhos, assados, conservas, vários temperos, consumo fresco, você pode chamar a cebola uma planta alimentar universal.
Na cultura, as cebolas são conhecidas há mais de 5 mil anos, são muito utilizadas na medicina oficial e popular, são ricas em vitaminas, açúcares, oligoelementos e outras substâncias úteis com zero calorias. Essa cultura veio até nós da Ásia e hoje ela cresce tanto nas regiões mais ao sul da Rússia quanto no noroeste, no Extremo Oriente, e algumas espécies (por exemplo, cebolinhas) até mesmo além do Círculo Polar Ártico. Não é difícil cultivar, é muito mais difícil proteger a safra futura de todos os tipos de doenças e pragas. Várias medidas agrotécnicas podem ajudar aqui, em particular, o processamento de cebolas antes do plantio com permanganato de potássio.
Informação geral
Existem mais de mil tipos de cebolas, muitas das quais podem ser consumidas. Sem dúvida, a cebola é a mais popular e difundida, mas outros tipos costumam crescer em nossos jardins: alho-poró, cebolinha, batun, limo, chalota, dzhusay, alho selvagem, alho (este também é um tipo de cebola).
Do maior interesse para nós é o cultivo da cebola, que está sempre presente na nossa alimentação e é cultivada em toda a parte. Existem muitas variedades que diferem em termos de maturação, número e tamanho dos bulbos no ninho e sabor. Para cada zona climática, foram cultivadas suas próprias variedades e híbridos, existem até variedades locais de cebolas destinadas ao cultivo em uma região específica.
As cebolas são cultivadas em safras de dois anos e de um ano:
- a maioria das variedades requer primeiro o crescimento de mudas a partir de sementes (cebolas pequenas com um diâmetro de cerca de 1-2 cm), após o plantio, as quais obtêm um produto completo;
- algumas variedades permitem obter um bulbo comercializável em um ano - diretamente da nigella (sementes).
A esmagadora maioria dos residentes de verão cultiva cebolas plantando mudas no solo - esse processo é tão simples que até mesmo um jardineiro iniciante, livre de conhecimentos básicos de tecnologia agrícola, pode fazê-lo. O que um arco precisa? Solo fértil, área bem iluminada e sem rega ou chuva na época do amadurecimento.
Pragas e doenças da cebola
Infelizmente, no caminho para a obtenção de produtos comercializáveis, muitas doenças e pragas da cebola nos aguardam - sem processamento, algumas delas não permitem que seja armazenada por muito tempo, enquanto outras podem reduzir significativamente ou mesmo destruir a colheita .
Ao cultivar cebolas, os seguintes problemas são mais comuns:
- filmagem, que não é uma doença, mas uma fase natural de desenvolvimento;
- cebola voa eles pegam cebolas duas vezes por temporada, são os mais perigosos e são especialmente ativos no verão chuvoso;
- besouro espreitadorque coloca as larvas dentro da pena;
- nematóidesviver no solo e deformar as folhas da cebola;
- míldio penugento - uma doença que se manifesta por uma flor acinzentada nas penas;
- ferrugem - um problema relevante para as regiões do sul e que se assemelha a manchas amarelas nas folhas;
- podridão do pescoço ocorre no verão chuvoso e não permite que a cebola seja armazenada por muito tempo;
- podridão branca de lâmpadas - uma doença que se desenvolve no verão quente e não tem métodos de tratamento;
- podridão inferior provoca a mosca da cebola nas regiões meridionais;
- doenças virais, não sujeito a tratamento e exigindo destruição imediata da planta.
Tratar as sementes e semear antes do plantio na primavera ajudará a aliviar a maioria dos problemas.
Por que processar cebolas
Muitos jardineiros plantam cebolas no solo sem qualquer processamento e obtêm uma boa colheita. Surge a pergunta: por que desperdiçar esforço, tempo, dinheiro, já que ele vai crescer de qualquer maneira? Se a parcela for grande, a rotação de cultura é observada, a colheita é boa e você mesmo cultivou a semeadura com as sementes e tem certeza de sua qualidade, a preparação pré-plantio pode ser omitida.
Mas cebolas pré-processadas darão um rendimento maior, gastando tempo preparando-as na primavera, no verão você terá menos probabilidade de estourar flechas, combater pragas e doenças. Não podemos prever as condições meteorológicas, mesmo uma planta de plantio ideal pode adoecer em tempo chuvoso e as pragas irão se mover de canteiros vizinhos.
Se você não tem certeza sobre o material de plantio, não há como observar a rotação de culturas, mas se quer fazer uma boa colheita, é imprescindível tratar as cebolas antes do plantio para evitar doenças.
Assista a um vídeo interessante no qual aprenderá sobre algumas das maneiras de preparar um arco para o plantio:
Processamento de cebola pré-plantio
Existem muitos métodos para processar cebolas, e a maioria deles dá bons resultados. Mas não existe um único remédio mágico que ajude contra o tiro, todas as doenças e todas as pragas de uma vez. Em geral, não existem meios contra doenças virais e podridão branca, a única forma de proteger a colheita futura delas é plantar mudas de boa qualidade em solo são, desde o momento do plantio, aderindo a técnicas agrícolas corretas, que, por a propósito, inclui o processamento das cebolas antes do plantio.
Redes de comércio oferecem muitos medicamentos que podem proteger a plantação da maioria das doenças, cada um decide por si se vai usá-los ou se você pode sobreviver com remédios populares. Um vendedor experiente não apenas ajudará você a encontrar o produto químico certo, mas também aconselhará sobre seu uso, se necessário.
Preparação para o processamento de cebola
Antes de tratar cebolas contra doenças, classifique e classifique-as. Mesmo que tudo vá para um nabo (pequenos conjuntos de até 1 cm podem ser plantados em verduras, e os maiores podem ser usados para obter nigela), bulbos de tamanhos diferentes devem ser plantados separadamente - isso facilitará os cuidados posteriores. Jogue fora todos os vegetais de raiz secos, podres, doentes e danificados sem se arrepender.
É necessário limpar o sevok das escamas superiores, que são facilmente removidas e sob as quais freqüentemente vivem os patógenos, não se pode retirar a casca à força. Muitas vezes é aconselhável cortar a parte superior do bulbo (não a parte inferior onde crescem as raízes!) Para que os verdes germinem mais rápido. Deve-se notar que isso não é necessário e leva muito tempo. Mas se, mesmo assim, decidir por esse procedimento, lembre-se de que você só deve cortar o topo “para viver” se estiver plantando cebolas em uma pena. Em um conjunto voltado para o nabo, eles simplesmente removem a ponta retorcida seca, deixando as escamas de cobertura - expor o pescoço aumenta o risco de infecção da cebola.
Como reduzir o tiro
Não analisaremos em detalhes por que o sevok vai para a flecha. Basta dizer que não se trata de uma doença, mas de um processo natural, pois as cebolas dão forma às sementes. Se você cultivar sevok por conta própria e precisar obter a nigella, plante as cebolas com sementes separadamente e não as processe a partir dos brotos.
Mas se todo o material de plantio se destina à obtenção de um nabo, é necessário aquecê-lo. A opção ideal é manter os bulbos a uma temperatura de 35-40 graus por 2-3 semanas antes do plantio. Eles são dispostos em uma fina camada sobre jornais velhos ou papelão e mantidos próximos a aquecedores ou radiadores.
Se houver muito sevka ou por algum motivo você não aquecer, e o tempo de plantio estiver se aproximando, você pode deixar a cebola de molho por 10-15 minutos em água quente (45-50 graus) e, em seguida, resfriá-la imediatamente colocando-o em água fria.
Proteção contra pragas e doenças
Para os jardineiros, surge a questão de como processar cebolas de doenças, não por falta de medicamentos, mas por seu excesso. Tentaremos chamar sua atenção para ferramentas simples e eficazes.
- A maneira mais fácil de matar as pragas em um conjunto é colocá-lo em um saco plástico, polvilhar com karbofos e amarrar. Em um dia, será possível processar cebolas de doenças. Mas nas condições de um apartamento na cidade, isso não deve ser feito, pois a droga é muito tóxica. Considere várias vezes se vale a pena usá-lo para processar cebolas.
- Uma solução salina ajudará perfeitamente em um nematóide, às vezes é aconselhável usá-lo simplesmente em uma concentração monstruosa. Uma colher de sopa de sal dissolvido em um litro de água morna é uma proporção suficiente para embeber as mudas. O processamento leva de 6 a 8 horas. Muitas vezes é aconselhável tratar a plantação de cebola com uma solução salina. Talvez isso o ajude em muitos problemas, mas ao mesmo tempo estragará o solo para você por anos.
- Uma colher de sopa de alcatrão de bétula por litro de água ajudará a lidar com patógenos, infecções e também pode assustar as moscas da cebola durante o primeiro verão.
- O permanganato de potássio ajudará a destruir os agentes patogênicos. Preparamos uma solução rosa rica, imergimos a semente nela, processamos por 10-15 minutos e, a seguir, enxaguamos com água limpa.
- O tratamento com preparações contendo cobre protegerá perfeitamente o sevok de doenças. São muitos à venda, tudo é usado de acordo com as instruções, não faz sentido avisar nenhum específico.
- O tratamento com fitosporina protege as cebolas de doenças e bactérias. Se você ainda não está familiarizado com este medicamento exclusivo, sugerimos assistir ao vídeo:
- A baixa eficiência foi demonstrada pelo tratamento de sevka de doenças com refrigerante, é melhor usar outra coisa.
Ao começar a processar sevka, você precisa se lembrar:
- Os tratamentos anteriores não são realizados com antecedência, mas imediatamente antes do plantio da cebola.
- Você pode destruir patógenos e larvas de pragas no set, mas isso não garante que os bulbos não infeccionem mais tarde e as pragas não passarão de outro lugar ou simplesmente não voarão como a mosca da cebola.
- Fungicidas adequados podem ajudar com doenças.
Estimulação
Para a semente enraizar mais rápido, brotar mais cedo, resistir melhor às doenças, formar um grande nabo, ela deve ser tratada com humato ou qualquer fertilizante destinado a isso antes do plantio. É muito bom se você adicionar epin à solução ou zircão - fertilizante e estimulante podem ser combinados.
Conclusão
Como já dissemos, o processamento da cebola antes do plantio de pragas e doenças é um procedimento desejável, mas não necessário se for observada a rotação de culturas. Mesmo assim, aconselhamos você a escolher a partir da lista de medicamentos indicada e mergulhar o sevok neles. Acredite em mim, os resultados irão encantá-lo.