Contente
A angúria pode ser usada como planta ornamental ou vegetal. É cultivado com mais frequência por amantes do exotismo, uma vez que o pepino das Antilhas substitui o pepino comum na mesa de jantar, e os jardineiros preferem plantar perenes para decorar pérgulas e gazebos.
No entanto, alguns gourmets consideram os frutos da angúria uma iguaria, são saborosos e saudáveis, e a própria planta raramente adoece e é afectada por pragas. A agrotécnica do pepino das Antilhas é simples, as mudas podem ser cultivadas sozinhas, as sementes são baratas. Por que não plantar?
O que é anguria
A angúria (Cucumis anguria) é chamada melancia, pepino com chifres ou pepino das Antilhas. Na verdade, é uma espécie pertencente ao gênero Cucumis da família Cucurbitaceae.
Eles escrevem qualquer coisa sobre a origem da Angúria. Algumas fontes geralmente "estabeleceram" a cultura na América Central e do Sul, Índia e Extremo Oriente. Mas este não é um gênero, mas uma espécie. Não acontece que tenha aparecido simultaneamente em diferentes continentes. Uma espécie não pode aparecer nem mesmo em pontos tão remotos da Ásia. Alguns autores geralmente argumentam que a angúria é desconhecida na natureza, mas entrou na cultura graças aos índios.
Na verdade, nem tudo é tão confuso. Cucumis anguria selvagem cresce no leste e sul da África, Madagascar, e produz frutos amargos. Quando os escravos do continente negro foram trazidos para a América, as sementes da angúria também chegaram lá. Por seleção, o fruto, desprovido de amargor, foi obtido, a planta selvagem se espalhou pelo Caribe, América Latina e sul dos Estados Unidos.
Com o tempo, a angúria tornou-se tão acostumada que em algumas regiões é considerada uma erva daninha. É lutado sem sucesso na Austrália, e nas plantações de amendoim da América do Norte, a cultura se tornou um problema real.
Kiwano (Cucumis metulifer) é frequentemente confundido com o Pepino das Antilhas (Cucumis anguria). Gostam especialmente de inserir fotografias mais impressionantes e vívidas da segunda cultura à qual não pertencem.
Fotos de angúria (Cucumis anguria)
Foto de Kiwano (Cucumis metulifer)
A diferença não é tão difícil de notar. Não só os frutos diferem, mas também as folhas.
Descrição e variedades de angúria
A angúria é uma liana anual, capaz de atingir 5-6 m de altura em condições favoráveis, e possui um caule rasteiro coberto de pelos finos. Na Rússia, raramente cresce mais do que 3-4 m.
Se a angúria for usada como planta ornamental ou plantada em casa de vegetação, o broto jovem é direcionado para o suporte. Quando ele crescer um pouco, ele lançará numerosas antenas e se enroscará em torno de gazebos, treliças, pérgulas ou escalará qualquer estrutura estabelecida.
Ao contrário da maioria dos representantes do gênero Kukumis, Anguria é comestível e decorativa ao mesmo tempo. Ela raramente fica doente, as folhas esculpidas em formato de melancia permanecem lindas durante toda a temporada.
As flores dióicas amarelas são imperceptíveis, mas os frutos do pepino das Antilhas parecem atraentes - oval, até 8 cm de comprimento, 4 cm de seção transversal, pesando de 35 a 50 g. Os zelents de angúria são cobertos por espinhos bastante macios que endurecem como o sementes amadurecem.Os frutos ficam mais bonitos com o tempo - amarelos ou alaranjados, a casca endurece e podem ser armazenados por muito tempo.
Só as verduras angúrias são adequadas para a alimentação - são consumidas frescas, salgadas, enlatadas, em conserva. O sabor das frutas cruas é um pouco parecido com o do pepino, mas adstringente e adocicado.
Se as verduras não forem colhidas a tempo, elas se tornarão intragáveis. Amadurecimento biológico geralmente ocorre 70 dias após a germinação, amadurecimento técnico - 45-55 dias depois, dependendo das condições de cultivo e variedade. O suco da angúria é vermelho.
A frutificação é abundante, até 200 zelents podem crescer em uma liana por temporada. Se colhidos, eles aparecerão quase antes da geada.
Quando a angúria é cultivada como planta anual ornamental, os frutos amadurecem, ficam mais bonitos e não comestíveis, adquirem uma casca forte, espinhos espinhosos. Nesta fase, os zelents vão parar de amarrar. As sementes estão amadurecendo, o que significa que a planta cumpriu sua tarefa, lançou as bases para o surgimento de uma nova geração de angúria.
Existem poucas variedades e variedades de pepino das Antilhas conhecidas na Rússia. A Angúria Dietética está inclusive incluída no Registro Estadual (2013). Atinge a maturidade removível em 48-50 dias, tem lindos verdes listrados de até 6,5 cm de comprimento e pesando no máximo 50 g, polpa suculenta amarelo-esverdeada. Os rebentos da Anguria Dietetica são frágeis, bem ramificados. Até 50 zelents são coletados de uma planta por temporada.
A variedade Anguria Gourmet produz frutos verdes claros com grandes espinhos. Ela cresce até 3 metros e é cultivada para decorar o jardim e obter folhas verdes.
Anguria síria pode dar frutos antes da geada. Distingue-se pela abundante ramificação lateral e frutos verde-claros adocicados com 7 a 8 cm de comprimento .Como cultura ornamental e vegetal, esta variedade é cultivada em latada.
Os benefícios e malefícios da angúria
100 g de pepino das Antilhas contém 44 kcal. Zelentsy são valorizados por seu alto teor de vitaminas B e potássio. Ferro, cobre, zinco, manganês, vitamina R.
Propriedades úteis do pepino das Antilhas:
- as sementes são comprovadamente anti-helmínticas - são secas, moídas, diluídas em uma emulsão com água e comidas;
- acredita-se que a angúria alivia a condição com icterícia;
- verduras cruas contribuem para a remoção de areia e pedras dos rins;
- O suco de pepino das antilhas misturado com óleo é usado no tratamento de hematomas;
- as frutas são tratadas com hemorróidas;
- Folhas de angúria com vinagre são usadas para micose;
- as sardas são removidas com suco;
- a decocção das raízes alivia o inchaço;
- Pepinos verdes frescos das Antilhas promovem a perda de peso.
Acredita-se que a angúria seja um produto seguro, exceto para intolerância individual. Mas, usando para tratamento, é melhor consultar um médico, e saber quando parar, sem comer quilos de verduras.
O uso do pepino das Antilhas
A angúria é usada na culinária. O pepino das Antilhas é o mais popular do Brasil, talvez por isso muitos o considerem o berço da planta. Zelentsy é comido cru, frito, guisado, salgado, em conserva. Em geral, eles são usados na culinária da mesma maneira que um pepino.
Os frutos maduros de Anguria ficam lindos e são armazenados por muito tempo. Eles são usados para fazer artesanato, decoração de quartos e até mesmo como enfeites de árvores de Natal.
As formas amargas do pepino das Antilhas às vezes são usadas como pesticida natural em celeiros.
Características do crescimento da angúria
O pepino das Antilhas é uma cultura termofílica. Ela cresce melhor nos trópicos e subtrópicos, embora possa dar frutos e decorar o local em um clima temperado.
Prefere temperaturas de 21 a 28 ° С. A marca crítica inferior é 8 ° С, a superior - 32 ° С.
A angúria requer um solo fértil, com boa retenção de umidade, solto e drenado, com uma reação neutra ou ligeiramente alcalina e uma posição ensolarada máxima. Adora regar com frequência com água morna, absolutamente não suporta snaps frios e solos ácidos.
Se o pepino das Antilhas estiver amarrado a uma treliça, é melhor colocá-lo no lado sul dos edifícios e protegê-lo do vento.
Plantando e cuidando da angúria
Em geral, a angúria deve ser cultivada da mesma maneira que os pepinos. Sua tecnologia agrícola é semelhante, mas a cultura exótica da faixa do meio não teve tempo de adquirir um grande número de doenças e pragas.
Preparação do local de pouso
Legumes, quaisquer verduras e raízes são bons precursores da angúria. O solo deve ser desenterrado, as ervas daninhas removidas junto com a raiz, se necessário adicionar húmus, turfa e areia. Se o solo tiver uma reação ácida, antes de se soltar, a superfície é coberta com farinha de cal ou dolomita, dependendo do nível de pH - de 0,5 a 1 litro por 1 sq. m.
É melhor desenterrar o local no outono e, antes de plantar um pepino das Antilhas, basta soltá-lo com um ancinho. Em qualquer caso, a operação é realizada o mais tardar 2 semanas antes da semeadura da angúria ou da movimentação das mudas para o campo aberto.
Preparação de sementes
Nas regiões do sul, a angúria pode ser semeada diretamente no solo. No norte, é melhor primeiro cultivar mudas em taças de turfa - o pepino das Antilhas, como um pepino comum, não gosta quando suas raízes são perturbadas. Consequentemente, não pode haver dúvida de qualquer colheita ou transplante de caixas comuns.
As sementes de angúria são preparadas da mesma forma que os pepinos comuns - são aquecidas ou embebidas. Eles são plantados em uma mistura de nutrientes a uma profundidade de 1 cm e regados abundantemente com água morna. São mantidos em temperatura próxima a 22 ° C, umidade elevada e boa iluminação. O melhor lugar para encontrar pepinos das Antilhas é o parapeito da janela ao sul.
Antes de se moverem para o solo, as mudas de angúria devem ser endurecidas. Por 10 dias, eles começam a levar para a rua - a princípio por 2 horas, mas a cada dia o tempo passado ao ar livre é aumentado. Nos últimos 2 dias, pepinos das Antilhas não foram trazidos para a sala, nem mesmo à noite.
Cultivar angúria a partir de sementes semeando-as diretamente no solo não é difícil, apenas leva mais tempo, e nas regiões do norte a primeira colheita será recebida tarde. E a cultura não durará muito como decoração para gazebos - mesmo com uma queda de temperatura de curto prazo para 8 ° C, o pepino das Antilhas pode morrer.
Regras de pouso
Quando as mudas formam 2 pares de folhas verdadeiras e a temperatura do solo é de 10 ° C ou mais, a ameaça de geadas recorrentes já passou, a angúria pode ser plantada em terreno aberto. Se o tempo permitir, é melhor trabalhar em um dia quente e nublado.
Os furos para o pepino das Antilhas são feitos a uma distância de 50 cm um do outro, em uma fileira. Um punhado de húmus podre e cinzas são despejados em cada um, completamente misturados com solo fértil. Você pode substituir a matéria orgânica por fertilizantes minerais, por exemplo, uma colher de sopa de nitroammophoska.
Os poços são bem regados, quando a água é absorvida, plantam-se mudas de pepino das Antilhas. É melhor colocar o suporte imediatamente - em campo aberto, em uma semana, a angúria pode crescer 20 cm e precisa se agarrar a alguma coisa. A altura recomendada da treliça é 120-150 cm.
Regar e alimentar
As angúrias precisam de rega abundante e frequente. A água deve estar morna ou a mesma temperatura indicada pelo termômetro externo. É muito provável que o frio cause doenças e, possivelmente, a morte do pepino das Antilhas.
O solo deve estar constantemente úmido. No verão quente e seco, a angúria terá de ser regada diariamente, gastando-se inicialmente 2 litros por raiz. Um mês após o plantio das mudas em terreno aberto, a necessidade de água dobrará.
É impossível crescer angúria sem alimentação regular - o cipó cresce, dá muitos zelents e a fertilização lhe dá todas as substâncias necessárias para sua atividade vital. Se o pepino das Antilhas decorar o local, não haverá problemas.Mas os defensores da agricultura orgânica devem pensar com antecedência sobre o que vão alimentar a safra, preparar cinzas, verbasco ou colocar fertilizante verde para fermentar.
A alimentação da angúria é realizada a cada 2 semanas, alternando de preferência matéria orgânica e preparações minerais. Se você diluir os fertilizantes comprados de acordo com as instruções, a infusão de verbasco é 1:10 e ervas - 1: 5, basta colocar 0,5 litro sob a raiz.
O pepino das Antilhas tem um sistema radicular delicado, então o molho de cima deve ser diluído em água. Os secos não devem ser adicionados, mesmo que estejam bem cravados no solo.
A angúria gosta muito de adubo foliar, mas se as verduras são usadas para alimentação, elas só podem ser feitas antes do início da floração. Para fazer isso, você pode usar fertilizantes especiais, ou diluir 2 colheres de chá de nitroammofos em 10 litros de água.
Cobertura
A angúria cultivada como cultura ornamental nem sempre é beliscada. Aqui, a tarefa da videira é trançar o suporte com a maior espessura possível para criar o efeito decorativo máximo.
Outra coisa é quando querem obter uma boa colheita de pepino em folhas das Antilhas. Aí se pinça o broto principal, retira-se completamente 3-4 dos rebentos laterais mais baixos - praticamente não dão uma safra, pois ficam à sombra e só retiram nutrientes.
Os restantes rebentos laterais são encurtados à medida que crescem um pouco. Quando o tiro principal é lançado sobre um fio esticado horizontalmente, o beliscão é interrompido. É assim que a angúria dará uma colheita plena. Talvez não seja tão abundante como na natureza, e os proprietários receberão metade ou três vezes menos vegetação. Mas serão grandes, lindos e saborosos.
Doenças e pragas
A angúria é doente e não é tão freqüentemente afetada por pragas como os pepinos comuns, mas você não deve esquecer que se trata de espécies pertencentes ao mesmo gênero. Bem como o plantio de safras nas proximidades. Assim, o pepino das Antilhas não será ajudado por nenhuma resistência - tanto as pragas quanto as doenças passarão de um parente "comum" para ele.
Aos primeiros sinais de dano, é necessário utilizar produtos químicos, seguindo rigorosamente as recomendações da embalagem, ou remédios populares. É necessário terminar o processamento (se nenhum outro período for especificado nas instruções) o mais tardar 20 dias antes do início da colheita.
Na maioria das vezes, a angúria é afetada:
- oídio;
- podridão;
- antracnose.
Entre as possíveis pragas estão:
- pulgões;
- carrapatos;
- lesmas (se o pepino das Antilhas for cultivado sem suporte).
Colheita
Pepinos das antilhas que crescem em condições naturais, ou melhor, que dominam e são selvagens na América Central e do Sul, rendem 200 frutos por videira. Na Rússia, os sulistas podem coletar 100 folhas verdes de alta qualidade, os nortistas - metade disso, porque a estação de cultivo da angúria é muito mais curta.
Ao contrário dos pepinos comuns, os pepinos das Antilhas são comestíveis apenas quando jovens, eles começam a coletá-los quando a pele é facilmente perfurada com a unha e o tamanho atinge 5 cm. Isso é feito a cada 2-3 dias, de preferência de manhã cedo - só então a angúria recente será armazenada de 7 a 10 dias.
Conclusão
É improvável que a angúria substitua os pepinos comuns em nossa mesa, mas, como cultura exótica, tem o direito de existir. Verduras em conserva ou salgadas podem decorar uma mesa festiva, e seu sabor é agradável e incomum. Além disso, o pepino das Antilhas pode ser cultivado simplesmente para decorar o local.
Avaliações de Anguria (pepino das Antilhas)
E então os netos vieram de Moscou para o verão e imediatamente para o gazebo. Acontece que eles estavam comendo lentamente as verduras. E nem sabíamos que eram comestíveis. Pesquisamos na Internet e descobrimos que pepinos das Antilhas podem ser colocados em saladas e enlatados. Agora eu planto angúria do lado sul da cerca em uma treliça, felizmente, colhi as sementes.