Contente
O repolho de Kolya é uma espécie de repolho branco tardio. É um híbrido de origem holandesa. Popular entre os jardineiros porque é muito resistente a doenças e pragas de insetos. Suas cabeças de repolho são bastante densas e não racham durante o desenvolvimento. Adequado para fermentação e preparação de saladas frescas.
Características do repolho Kolya
Este híbrido de repolho branco foi cultivado por criadores holandeses. Muitos fazendeiros e jardineiros apreciaram todas as qualidades do híbrido de Kohl. O repolho apareceu na Rússia em 2010. Quase imediatamente, descobriu-se que é resistente a mudanças climáticas inesperadas, pragas de insetos e muitas doenças. Não são necessárias condições de estufa para este repolho.
Descrição do repolho Kolya F1: tem toco bastante alto (até 10 cm). O repolho maduro atinge 23 cm de diâmetro e seu peso pode variar de 3 a 8 kg. As chapas não diferem na largura especial. Suas bordas são levemente onduladas, cobertas por uma leve floração. A superfície superior do fruto é verde com tonalidade azulada, no interior é branca e amarela. Refere-se a safras de amadurecimento tardio. Frutos com estrutura firme, as folhas aderem bem umas às outras.
Vantagens e desvantagens
Os jardineiros consideram que a principal vantagem do repolho Kohl é a resistência a rachaduras, mas esse híbrido tem uma série de outras vantagens. As vantagens mais importantes incluem:
- a cultura é muito resistente a infecções fúngicas;
- as condições de cultivo mais comuns levam a bons rendimentos;
- as propriedades gustativas tornam possível usar repolho cru para fazer saladas;
- adaptação rápida às condições meteorológicas;
- a safra pode ser colhida usando mecanismos;
- ao avaliar a vida de prateleira, verificou-se que o repolho pode mentir até 10 meses;
- durante o transporte de longo prazo, o repolho não perde a aparência.
Os jardineiros também notaram algumas desvantagens do híbrido de Kohl. Por exemplo, dificuldades em crescer a partir de sementes e quebras freqüentes do toco com amontoamento insuficiente do solo.
Rendimento do repolho branco de Kolya
O rendimento do híbrido de Kolya é de 7 a 9 kg de repolho em um quadrado. Quando cultivados em escala industrial, cerca de 380-500 centners de garfos são colhidos por hectare.
Plantando e cuidando do repolho Kolya
As sementes para mudas começam a ser semeadas em março-abril. Deve-se ter em mente que as mudas aparecem entre o 8º e o 10º dia. O plantio no solo é realizado após 50 dias. O solo deve ser preparado com antecedência - trate-o com uma solução de permanganato de potássio. O próprio material de plantio também é desinfetado - embebido por 10-15 minutos em uma solução saturada de permanganato de potássio. Depois disso, as sementes precisam ser lavadas e secas.
Quando os brotos formam as primeiras folhas, as mudas são mergulhadas e fertilizadas. Duas semanas antes do esperado plantio, as mudas precisam ser endurecidas. Os recipientes com repolho são retirados primeiro por algumas horas ao ar livre, depois o tempo é aumentado. Nos últimos 2-3 dias, os brotos não precisam ser removidos dentro de casa.
Nas regiões do sul, é possível cultivar repolho Kolya, evitando o plantio de mudas em separado. As sementes são semeadas imediatamente em campo aberto, aprofundando-se em 2 cm, com este método os primeiros brotos devem aparecer no 5-7º dia.
No 50º dia antes do plantio das mudas, cada broto deve ter de 5 a 6 folhas. Primeiro regue abundantemente. Os leitos são formados a uma distância de 50 cm entre si. O fertilizante deve ser adicionado aos orifícios As mudas são removidas e aprofundadas no solo até a primeira folha. A seguir, os furos devem ser regados com água, pois são absorvidos, ficam cobertos com terra. Deve ser coberto com cobertura morta, evitando a evaporação do líquido.
Cuidados básicos
A rega deve ser feita a cada 4-6 dias se não houver seca. O primeiro afrouxamento é realizado 10 dias após o plantio no solo, sendo então desejável realizá-lo após cada rega ou chuva. Isso evitará a formação de uma crosta densa e fornecerá oxigênio ao sistema radicular. A colheita do repolho de Kolya é realizada 18-21 dias após o plantio e 2 semanas depois. Isso é necessário para que o repolho não caia de lado, pois a variedade tem um toco comprido. Durante o período de crescimento e desenvolvimento, os fertilizantes devem ser aplicados cerca de 4 vezes.
Doenças e pragas
O repolho Kolya resiste perfeitamente a doenças e ataques de pragas de insetos, mas com os devidos cuidados. A variedade pode ser suscetível às seguintes doenças:
- perna preta;
- podridão branca;
- quilha.
Jardineiros experientes não recomendam o pré-tratamento da cultura para essas doenças. A imunidade do repolho deve lidar com eles por conta própria. Se a planta foi danificada, então as folhas e cabeças de repolho devem ser destruídas, e o resto, que não teve tempo de adoecer, deve ser tratado com meios especiais.
Quanto às pragas, você precisa ter cuidado com a mosca do repolho, que é especialmente ativa no início do verão, e com os insetos comedores de folhas. Você deve estar ciente de que a pulverização só pode ser feita antes de amarrar os garfos.
Os insetos roedores de folhas incluem: pulgões do repolho, brancos, mariposas, conchas, percevejos. Você pode combater essas pragas com uma solução técnica de clorofos e fosfomida.
Inscrição
O repolho Kolya tolera bem o tratamento térmico, sem perder o sabor. Como a cultura não é amarga, pode ser usada crua para fazer saladas. Mas é bom cozido e frito. Ideal para preservação, fermentação, salga. Como o repolho Kolya é resistente a rachaduras, ele pode ser armazenado por muito tempo.
Conclusão
O repolho de Kohl é uma cultura híbrida. Ganhou popularidade na Rússia devido à sua resistência a pragas e doenças. Além disso, o principal diferencial da variedade é a ausência de fissuras durante o desenvolvimento e crescimento da cultura. É despretensioso no cuidado e tem um sabor agradável.
Críticas sobre repolho Kolya