Contente
O repolho Gloria F1 é um híbrido resistente criado por criadores holandeses. A variedade é caracterizada por alto rendimento, capacidade de resistir às mudanças climáticas e baixa suscetibilidade a doenças. Devido ao amadurecimento médio, o repolho é utilizado na dieta diária e em preparações caseiras.
Variedade característica
Descrição do repolho gloria:
- variedade branca de meia estação;
- o período desde o plantio das plantas no solo até a colheita das cabeças de repolho leva de 75 a 78 dias;
- cabeça de repolho arredondada;
- alta densidade de cabeça de repolho;
- folhas verde-azuladas com uma flor cerosa;
- indicadores de peso médio de 2,5 a 4,5 kg;
- pequeno coto.
O repolho Gloria é resistente à seca e ao frio. De 1 sq. o rendimento das plantações m é de 8 a 10 kg. As cabeças de repolho são colhidas do final de agosto a meados de outubro.
As qualidades de sabor da variedade na forma fresca e fermentada são avaliadas como altas. Cabeças de repolho toleram bem o transporte e podem ser armazenadas por 4-5 meses.
Crescendo a partir de sementes
O repolho Gloria é cultivado a partir de sementes. Primeiro, obtêm-se mudas, que são mantidas dentro de casa. As mudas cultivadas são transferidas para um terreno aberto. É dada especial atenção à escolha do local para o plantio das plantas: elas levam em consideração os predecessores e fertilizam o solo.
Plantar em casa
A variedade Gloria é da meia temporada, então o plantio começa a partir da segunda quinzena de abril. É melhor preparar o solo para as plantas no outono combinando turfa e húmus. Dos fertilizantes, adicione cinzas de madeira na quantidade de 1 colher de sopa. eu. para 1 kg de substrato.
Mudas de repolho se desenvolvem bem em solo turfoso. O principal requisito para o substrato é alta permeabilidade ao ar e fertilidade. É permitido o uso de solo comprado destinado a mudas de hortaliças.
Para melhorar a germinação, o material de plantio é mantido por 3 horas em solução de estimulador de crescimento. O solo é umedecido e colocado em caixas ou recipientes separados. Para evitar a colheita de plantas, você pode plantar sementes em cassetes com uma malha de 3-5 cm.
As sementes são aprofundadas em 1 cm, após o que as plantações são cobertas com filme plástico. Brotos de repolho aparecem em temperaturas acima de 20 ° C.
Os primeiros brotos irão romper de 5 a 7 dias após o plantio. Até o aparecimento da primeira folha, as plantas são mantidas a uma temperatura de 10 ° C.
Cuidado de mudas
Após a germinação, o repolho Gloria F1 oferece certas condições:
- temperatura diurna 14-18 ° С;
- temperatura noturna 6-10 ° C;
- acesso a ar fresco;
- falta de rascunhos;
- iluminação contínua por 12-15 horas;
- umedecimento regular do solo.
Se necessário, as plantas são suplementadas com um fitolampo ou um dispositivo fluorescente. A iluminação é colocada a uma distância de 30 cm das mudas. O solo é regado à medida que o solo seca. Após a introdução da umidade, o solo deve ser solto.
Quando 1-2 folhas aparecem, as mudas são transplantadas para recipientes maiores. É melhor usar copos cheios de turfa e húmus. As raízes das plantas são cortadas em 1/3 de seu comprimento e transplantadas para um substrato úmido.
2-3 semanas antes de ser transferido para o jardim, o repolho costuma ser mantido ao ar livre. As mudas são transferidas para uma varanda ou loggia e aumentam gradualmente o período de sua presença em condições naturais de 2 horas para um dia inteiro.
Aterragem no solo
Mudas de couve Gloria são transferidas para um local aberto da segunda quinzena de maio até o início de junho. É imperativo esperar que o solo e o solo aqueçam.A planta tem de 5 a 7 folhas maduras e atingem a altura de 20 cm.
A trama do repolho é preparada no outono. A cultura não é plantada depois de rabanetes, rabanetes, nabos, rutabagas ou quaisquer outras variedades de repolho. Solos ácidos não são adequados para o cultivo.
Na primavera, eles soltam profundamente o solo e arrancam ervas daninhas ervas daninhas... As covas de plantio são preparadas para as mudas, que são colocadas em incrementos de 50 cm, restando 60 cm entre as linhas.
A couve Gloria é retirada dos recipientes e transferida para a cova de plantio. Os potes de turfa com mudas são plantados diretamente no solo. O repolho é enterrado no solo de forma que o primeiro par de folhas fique acima de sua superfície. As raízes das plantas são cobertas por terra seca, ligeiramente compactada.
No calor, as plantas plantadas são sombreadas com jornais ou tecido não tecido. Se houver possibilidade de geada, à noite o plantio é coberto com agrofibra.
Cuidado de repolho
O repolho Gloria é resistente à seca e ao clima frio. O cuidado da colheita envolve regar, alimentar e soltar o solo. Para proteger contra doenças e pragas, são usados preparados populares e químicos.
Rega
O repolho Gloria é regado à noite a cada 5-6 dias. No calor, a umidade é trazida após 2-3 dias. A água é assentada preliminarmente em barris. A água é derramada sob a raiz das plantas, não deixe entrar nas folhas.
Após a rega, o solo é solto para que as plantas possam absorver melhor a umidade e os componentes úteis. As ervas daninhas são removidas do canteiro do jardim.
Recomenda-se bater o repolho 3 semanas após o plantio para formar um sistema de raízes poderoso. O procedimento é repetido a cada 10 dias.
Para manter a umidade do solo, é realizada cobertura morta com turfa. Uma camada de 5 cm reduzirá a intensidade da irrigação e o crescimento de ervas daninhas.
Top curativo
A fertilização melhora as características gustativas da couve Gloria e acelera o seu desenvolvimento. A primeira alimentação é realizada na fase de muda. Uma semana após a colheita das plantas, é preparada uma solução composta por fertilizantes de nitrogênio, fósforo e potássio. Cada componente é levado 2 g.
Após 2 semanas, o tratamento é repetido e a concentração das substâncias é duplicada. Alguns dias antes do plantio no solo, as plantas são regadas com uma solução de sal de potássio e superfosfato. Essas substâncias contribuem para o desenvolvimento do sistema radicular, aumentam a imunidade do repolho e a resistência às intempéries.
Após o transplante, após 2-3 semanas, o repolho é regado com uma solução de uréia na quantidade de 1 g por 1 litro de água. Ao formar uma cabeça de repolho, 10 g de superfosfato e sulfato de potássio são adicionados a uma solução de 10 litros de água.
Doenças e pragas
De acordo com a descrição, o repolho Gloria é resistente à murcha de fusarium, uma doença perigosa que se desenvolve durante a seca. Em plantas jovens e adultas folhas ficam amarelas... No corte, a cabeça do repolho afetada apresenta anéis marrons. As plantas doentes devem ser destruídas.
Em baixas temperaturas e alta umidade, as cabeças de repolho são suscetíveis à podridão cinzenta e ao oídio. A doença espalha esporos de fungos.
Para a prevenção de doenças, são observadas as normas de plantio e cuidados com a couve, os utensílios de jardim e o material de plantio são desinfetados. As plantações são pulverizadas com solução de Fitosporina. Todos os tratamentos são interrompidos durante o período de pega da couve.
Gloria repolho é suscetível ao ataque de lagartas, pulgões, conchas, besouro de maio. Plantas com aroma picante repelem pragas: hortelã, sálvia, coentro, alecrim, malmequeres. Eles são plantados entre fileiras de repolho.
Uma infusão de topos de tomate ou cascas de cebola é eficaz contra insetos. O agente é infundido por 3 horas e, em seguida, usado para pulverizar as plantas. Para a infusão aderir melhor às folhas, é necessário adicionar sabão amassado.
Críticas de jardineiros
Conclusão
O repolho Gloria é uma variedade híbrida popular, resistente a doenças e a várias condições climáticas. A variedade é cultivada em mudas. As plantas são cuidadas com a aplicação de umidade e fertilizantes. O solo nas camas é solto e removido das ervas daninhas. Para proteção contra doenças e pragas, são usados preparações especiais ou remédios populares.