Contente
- 1 O que é repolho de couve-rábano
- 2 Composição química da couve-rábano
- 3 Sabor de couve de couve-rábano
- 4 Como a couve-rábano é útil?
- 5 Danos do repolho de couve-rábano
- 6 Com que idade uma criança pode ser couve-rábano
- 7 Contra-indicações para couve-rábano
- 8 Como usar couve-rábano
- 9 Como usar a couve-rábano na medicina tradicional
- 10 Couve-rábano durante a gravidez
- 11 Conclusão
Os benefícios e danos à saúde da couve-rábano são sempre individuais. Para entender o uso correto de um produto, é necessário estudar sua composição e propriedades, além de se familiarizar com as contra-indicações.
O que é repolho de couve-rábano
O repolho de couve-rábano é um tipo de repolho branco. Literalmente o nome do produto é traduzido como “nabo da couve”, o valor nutritivo é um pequeno caule arredondado com folhas. A cor da couve-rábano é branca, verde ou roxa, a polpa do repolho é muito suculenta.
O nabo da couve é originário do Norte da Europa, e as primeiras menções ao mesmo constam de documentos do século XVI. Atualmente, o produto é utilizado em todo o mundo, sendo especialmente popular em países asiáticos, Índia e China.
Composição química da couve-rábano
O consumo de couve-rábano é muito benéfico para a saúde. O repolho é rico em vitaminas e minerais valiosos, e contém:
- vitaminas do subgrupo B - de B1 a B9, com exceção de B12;
- ácido ascórbico - mais da metade do valor diário;
- vitaminas A, E e beta-caroteno;
- ácido nicotínico PP;
- silício - mais de 230% do valor diário;
- potássio, fósforo e magnésio;
- cálcio e ferro;
- sódio e selênio;
- frutose e glicose;
- ácido graxo;
- celulose.
Cerca de 7,9 g na composição do vegetal são carboidratos, outros 2,8 e 0,1 g estão na participação de proteínas e gorduras. O conteúdo calórico do nabo da couve não é muito alto - apenas 44 kcal por 100 g de polpa.
Sabor de couve de couve-rábano
O sabor do produto é incomum e ao mesmo tempo lembra um nabo e um talo de repolho branco comum. Mas, ao mesmo tempo, não há amargor na couve-rábano, como no toco, por isso é muito mais agradável de usar.
Como a couve-rábano é útil?
Com o uso regular, o produto tem um efeito benéfico sobre o estado geral do corpo. Em particular, nabo de repolho:
- tem efeito antioxidante e previne o desenvolvimento de neoplasias no organismo;
- melhora o funcionamento do trato intestinal e ajuda a regular as fezes;
- protege o estômago de doenças e limpa o fígado;
- remove as toxinas do corpo, o que contribui para uma rápida perda de peso;
- ajuda a eliminar o excesso de líquidos e alivia o inchaço;
- tem um efeito sedativo leve e é benéfico para transtornos de estresse e ansiedade;
- tem efeito antimicrobiano e antiinflamatório;
- mantém a elasticidade dos vasos sanguíneos e protege o coração de doenças.
Como a couve-rábano contém uma grande quantidade de vitamina C, o produto pode ser consumido para proteção contra vírus sazonais e resfriados.
Por que a couve-rábano é útil para mulheres
Para o corpo feminino, o nabo da couve traz grande benefício. Em primeiro lugar, o produto contribui para o rejuvenescimento do corpo e renovação celular, ajuda a retardar o inevitável envelhecimento. A couve-rábano fortalece as unhas e o cabelo, melhora a condição da pele e retarda o aparecimento das primeiras rugas.
Você pode usar o produto para fins dietéticos, o repolho normaliza muito rapidamente o metabolismo e ajuda a manter a harmonia. Com o uso regular, o produto aumenta a energia e o vigor, tem efeito benéfico na qualidade do sono noturno e combate o estresse.
O que é couve-rábano útil para o corpo dos homens
O repolho de couve-rábano também pode beneficiar os homens. Como o produto estimula o funcionamento dos vasos sanguíneos e do coração, no contexto de seu uso, a probabilidade de desenvolver ataques cardíacos e derrames diminui.
A couve-rábano melhora a circulação sanguínea, portanto tem um efeito benéfico no estado do sistema reprodutivo e aumenta a potência. É recomendado para atletas adicionar repolho à dieta, o produto fortalece a resistência e dá força.
Danos do repolho de couve-rábano
Com inúmeras propriedades benéficas, o nabo da couve pode ser prejudicial se consumido inadvertidamente:
- Se forem excedidas doses únicas do produto, podem ocorrer reações alérgicas e indigestão. A dosagem diária não deve ser superior a 250 g do produto, é aconselhável incluir repolho na dieta não todos os dias.
- Não é recomendável comer polpa de repolho à noite. O produto ativa a digestão e tem efeito diurético, podendo interferir no sono saudável.
- O repolho comprado de couve-rábano pode conter nitratos em sua polpa e casca. Recomenda-se deixar o repolho de molho em água por meia hora antes de cozinhar para remover substâncias potencialmente perigosas.
Com que idade uma criança pode ser couve-rábano
Para as crianças, as vitaminas de couve-rábano podem ser benéficas. O vegetal contribuirá para o trabalho saudável da digestão, ajudará a fortalecer o sistema imunológico e o sistema vascular da criança.
Mas o produto só pode ser oferecido a um bebê a partir dos 6 meses de vida. Neste caso, o repolho deve ser tratado termicamente - fervido ou assado. A dosagem inicial não deve exceder meia colher pequena.
Contra-indicações para couve-rábano
Em algumas doenças, a polpa do repolho não é recomendada, pois o produto pode provocar exacerbações. As contra-indicações incluem:
- pancreatite e úlceras estomacais;
- gastrite com aumento da produção de ácido estomacal;
- hipotensão;
- úlcera intestinal;
- alergia individual.
Não é recomendado consumir couve-rábano pura com o estômago vazio. O produto pode provocar azia, arrotos e irritação das mucosas.
Como usar couve-rábano
Antes de qualquer processamento, o vegetal deve ser descascado, e eles o fazem assim:
- a couve-rábano é lavada em água corrente;
- corte a parte superior e inferior do talo;
- com uma faca afiada, retire com cuidado a casca de toda a área do repolho, até a polpa.
Existem muitas maneiras de comer nabos de repolho. Em primeiro lugar, adiciona-se couve-rábano às saladas - o talo fica bem com vegetais, ervas e maçãs. Além disso, o repolho pode ser fervido, assado e frito, estufado, processado em banho-maria e multicooker. O vegetal é adicionado a ensopados e costeletas, sopas e panquecas, acompanhamentos.
Como usar a couve-rábano na medicina tradicional
As propriedades medicinais do produto merecem atenção - o nabo da couve pode ser utilizado, entre outras coisas, no tratamento de enfermidades. A medicina tradicional oferece muitas receitas à base de vegetais.
De colecistite
Com a exacerbação da colecistite, você pode usar suco de couve de couve-rábano fresco em combinação com mel. O remédio é preparado da seguinte forma:
- 2-3 frutas pequenas de nabo de repolho são descascadas;
- corte em cubinhos e bata no liquidificador;
- o mingau resultante é passado por uma gaze, espremendo o suco fresco;
- Misture o suco com 1 colher pequena de mel.
É necessário tomar o remédio três vezes ao dia com o estômago vazio. No total, o tratamento é continuado por 2 semanas na ausência de reações negativas do corpo.
Para resfriados
A vitamina C e outros ingredientes benéficos do produto podem ajudar com resfriados, coriza e febre. Para o tratamento, prepare a seguinte bebida:
- 100 ml de suco fresco são obtidos da polpa fresca do nabo da couve;
- misturado com 100 ml de leite ligeiramente aquecido;
- adicione 1 colher pequena de mel natural;
- traga meia colher de suco de cebola.
Leve a mistura até 6 vezes ao dia, 2 colheres grandes em intervalos de algumas horas. Normalmente, apenas 1 dia de tratamento é suficiente para que os primeiros sintomas de um resfriado diminuam.
Para o coração e vasos sanguíneos
A couve-rábano fortalece efetivamente os vasos sanguíneos, portanto, é aconselhável usar um remédio à base do produto para hipertensão e tendência a doenças cardíacas. Você pode preparar uma bebida assim:
- esprema 300 ml de suco de um vegetal fresco;
- Misture com 2 colheres pequenas de sumo de toranja.
O medicamento é bebido 4 goles duas vezes ao dia, a terapia não deve ser continuada por mais de 10 dias consecutivos.
Com pielonefrite
As propriedades antiinflamatórias do repolho de couve-rábano ajudam nas doenças renais. Durante uma exacerbação, você pode preparar uma salada usando um produto de acordo com esta receita:
- uma maçã verde e 150 g de couve-rábano são lavados, descascados e picados;
- misture os ingredientes em uma saladeira;
- adicione 1 colher grande de azeite e ervas a gosto.
Você pode comer uma salada saudável até 2 vezes ao dia, diariamente.
Para gota
As propriedades medicinais da couve-rábano têm um bom efeito na acumulação de sais nocivos nas articulações. O seguinte remédio é geralmente preparado:
- 250 ml de suco são obtidos de um vegetal fresco;
- misture o suco com 1 colher grande de mel líquido natural;
- adicione um pouco de nozes picadas.
A mistura é consumida em 2 colheres grandes, três vezes ao dia. Você pode continuar o tratamento por um mês consecutivo, depois disso, você precisa fazer uma pausa.
Com lesões de pele
Para feridas, escoriações e irritações da pele, você pode usar folhas de couve-rábano. As copas dos vegetais devem ser bem lavadas e, em seguida, aplicadas na área danificada inteiras ou picadas. As substâncias benéficas presentes nas folhas contribuem para a rápida cicatrização da pele e têm efeito antiinflamatório.
Os benefícios da couve-rábano em oncologia
Entre as propriedades úteis da couve-rábano, costuma-se destacar especialmente seu efeito anticancerígeno. O vegetal contém antioxidantes importantes, incluindo o sulforafano. Esta substância ajuda a suprimir os radicais livres, previne a propagação de células malignas e ajuda a proteger contra o desenvolvimento do câncer.
É preciso entender que o nabo da couve com câncer só pode ter um efeito auxiliar. Não é um medicamento, mas um produto alimentar útil.
É muito útil incluir a couve-rábano na dieta para a prevenção e o tratamento da oncologia, mas apenas com a condição de que a terapia tradicional com medicamentos seja realizada ao mesmo tempo. Além disso, deve primeiro consultar o seu médico e certificar-se de que não existem contra-indicações individuais para a utilização do vegetal.
Repolho de couve-rábano para diabetes
O nabo da couve tem baixo índice glicêmico, é igual a 20 unidades. Portanto, com diabetes mellitus, geralmente é permitido comer vegetais. A couve-rábano não provoca um aumento acentuado dos níveis de açúcar e não provoca uma deterioração do estado. A glicose e a frutose, que estão contidas nos vegetais, são bem absorvidas pelo corpo.
A couve-rábano para diabetes pode ser consumida em saladas e processada termicamente. O benefício do produto é que o nabo da couve fortalece as paredes vasculares e contribui para o bom funcionamento do pâncreas. As propriedades valiosas do vegetal ajudam a prevenir possíveis complicações que muitas vezes se desenvolvem no contexto da diabetes.
Couve-rábano durante a gravidez
Como o nabo da couve contém uma grande quantidade de vitaminas e minerais, pode ser benéfico enquanto espera por um filho. Na mulher, ao usar o produto, o risco de desenvolver deficiência de vitamina é reduzido.
A couve-rábano ajuda a combater o edema, que costuma ocorrer em estágios avançados, e previne a constipação, que também costuma afetar mulheres grávidas. As vitaminas B na composição do produto contribuem para a formação saudável do sistema nervoso do bebê.
Mas, durante a amamentação, é melhor remover a couve-rábano da dieta. É permitido retornar o vegetal ao cardápio apenas 3 meses após o parto, ao mesmo tempo, o produto deve ser consumido apenas na forma processada. O nabo da couve contém muita fibra alimentar grosseira e pode causar cólicas nos bebês, por isso é necessário introduzi-lo na dieta da mãe que amamenta com muito cuidado.
Conclusão
Os benefícios e danos à saúde da couve-rábano acompanham uns aos outros - um vegetal pode apoiar o corpo ou causar danos. Com uso moderado e na ausência de contra-indicações, o produto fortalecerá a saúde e terá efeito terapêutico. Mas você precisa introduzir a couve-rábano em pequenas quantidades na dieta.