Contente
O repolho de Ammon foi criado pela empresa russa Seminis há relativamente pouco tempo. É uma variedade híbrida adequada para cultivo em quase todas as regiões da Rússia, exceto nas regiões mais ao norte. O objetivo principal é o cultivo em campo aberto com possibilidade de transporte e armazenamento a longo prazo.
Descrição do repolho de Ammon
As cabeças do repolho de amon são redondas ou ligeiramente achatadas. O diâmetro pode variar de 15 a 30 cm e sua massa atinge 2 a 5 (menos freqüentemente 4 a 6) kg. A cor da camada externa das cabeças do repolho é verde-acinzentada. Por dentro é ligeiramente esbranquiçado.
As placas das folhas são finas, fortemente adjacentes umas às outras. O caule é curto, ocupando cerca de um quarto do diâmetro da cabeça. O sabor é agradável, fresco, totalmente sem amargor.
A variedade é de maturação tardia. O período de crescimento é de 125-135 dias a partir do momento em que as mudas eclodem. Em regiões frias, podem chegar a 5 meses, e a cultura terá tempo de amadurecer.
Prós e contras do repolho de Ammon
As propriedades positivas da variedade incluem:
- excelente manutenção de qualidade e transportabilidade;
- preservação de longo prazo no campo;
- alta produtividade e pequena porcentagem de frutas não comercializáveis;
- resistência ao fusarium e tripes.
Dos pontos negativos do repolho de Ammon, deve-se observar:
- a necessidade de água e alimentação freqüentes;
- a dificuldade de adquirir semente.
Em termos de totalidade de características, a variedade Ammon é uma das mais promissoras para o cultivo em praticamente todo o território da Rússia.
Produtividade de repolho de amon
O rendimento do híbrido de repolho Ammon F1 é muito alto: até 600 kg por hectare, ou seja, 600 kg por cem metros quadrados. Tais indicadores permitem classificar o híbrido como uma cultura industrial que pode ser cultivada na agricultura para fins comerciais.
Só há uma maneira de aumentar a produção do repolho de Ammon - aumentando a densidade de plantio.
O aumento nas taxas de fertilização praticamente não afeta a produtividade.
Plantando e cuidando do repolho de Ammon
Como todas as plantas crucíferas, o repolho de Ammon prospera em solo fértil de umidade moderada e soltura média. Uma área ensolarada protegida do vento é escolhida para o pouso. A preparação preliminar é realizada no outono do ano anterior. 500 g de cal e meio balde de turfa e húmus são adicionados ao solo para cada metro quadrado.
As sementes são plantadas na primavera, geralmente no final de abril. O plantio é feito em fileiras a uma distância de pelo menos 50 cm entre elas. As sementes são colocadas em cada uma das ranhuras a uma distância de 2-3 cm. Após a semeadura, o local é coberto com húmus e regado abundantemente.
No futuro, assim que aparecem os brotos, eles são desbastados, deixando os mais fortes a uma distância de 40-50 cm um do outro.
Com o cultivo mais cedo, as mudas são semeadas em meados de fevereiro. Antes do plantio, as sementes são embebidas por meia hora em água. Como substrato de cultivo, você pode usar solo comum do jardim.As sementes são nele enterradas a 1,5 cm e o recipiente é coberto com filme ou vidro, mantendo uma temperatura constante em torno de + 20 ° C. Assim que aparecem os primeiros brotos, o filme é retirado e as mudas encaminhadas para uma sala fria (não superior a + 9 ° C).
O desembarque em terreno aberto é realizado no início de maio. Nesse momento, as mudas têm de 6 a 7 folhas.
Cuidar do repolho de Ammon requer rega e alimentação regulares. De vez em quando, as plantas precisam ser amontoadas (a altura do caule do solo até a cabeça do repolho não deve ultrapassar 10 cm).
A rega é realizada a cada 3 dias, sem molhar demais o solo. É melhor produzi-los de manhã, mas ao mesmo tempo é preciso evitar que a água caia sobre as cabeças do repolho. Após a rega, é aconselhável soltar o solo até 5 cm de profundidade.
Os fertilizantes são aplicados uma vez por mês. Podem ser suplementos orgânicos e minerais:
- húmus;
- turfa;
- superfosfato;
- nitrophoska, etc.
Orgânico tem uma dosagem padrão - cerca de 2-3 kg por 1 sq. m. As taxas de aplicação de fertilizantes minerais variam de 20 a 35 g por 1 m². m dependendo da densidade de estocagem.
Doenças e pragas
Em geral, o híbrido tem alta resistência a muitas doenças, mas algumas delas ainda aparecem nos canteiros em intervalos regulares. Para o repolho da variedade Ammon, essa doença será uma perna preta. É uma infecção causada por um fungo da família Erwinia.
Principalmente os caules são afetados, na maioria das vezes até na fase de muda.
Não há cura para a doença. Espécimes danificados são desenterrados e queimados. Após a remoção dos focos de infecção, o solo é pulverizado com uma solução de permanganato de potássio 0,2% em água. A prevenção de doenças ajuda bem - recomenda-se tratar as sementes antes de plantar com Granosan (0,4 g da substância é suficiente para cada 100 g de sementes).
Os principais parasitas do repolho - tripes e pulgas crucíferas quase nunca atacam o híbrido de repolho Ammon F1. Das pragas graves, a borboleta branca comum permanece. A segunda e terceira gerações desse inseto (aparecendo em julho e setembro) podem reduzir significativamente a produção do repolho Amon.
Apesar da abundância de inimigos externos, a população desta praga é muito grande e, se perder o momento, pode esquecer uma boa colheita.
As preparações de Fitoverm, Dendrobacilina e Baksin são um remédio eficaz contra a brancura. Além disso, as plantas devem ser inspecionadas regularmente quanto à presença de ninhos de borboletas adultas e destruídas em tempo hábil.
Inscrição
O repolho de amon tem usos universais. É consumido fresco em saladas, cozido e guisado, em primeiro e segundo pratos e, claro, em conserva (chucrute).
Conclusão
O repolho de amônia tem alto rendimento e boa resistência a doenças. Esta cultura apresenta excelentes características gustativas e distingue-se pela elevada densidade da cabeça da couve. A vida útil do repolho Ammon, sujeito às condições, pode ser de até 11-12 meses.