Contente
É costume plantar sementes de pepino na primavera e, no verão, para colher e preparar saladas diversas. Mas semear no meio do verão, digamos em julho, permitirá que você mime sua casa com pepinos durante o outono, antes do início da primeira geada.
Conseguir uma boa colheita de pepinos não depende apenas da qualidade das sementes (mais sobre isso abaixo), mas também das condições climáticas. Quem mora em regiões quentes não precisa se preocupar, pois as sementes em julho podem ser plantadas diretamente em campo aberto. O terreno para a semeadura já foi preparado e coberto com cobertura morta após a colheita anterior.
Com o aparecimento dos primeiros rebentos de pepino, já não faz tanto calor, mas o tempo continua suficientemente quente para formar uma boa colheita futura. Habitantes de regiões frias, a semeadura deve ser realizada não com sementes, mas com mudas previamente cultivadas em casa em condições confortáveis.
Estágio preparatório
O preparo dos pepinos para a semeadura é uma etapa importante e todas as condições devem ser observadas para o crescimento normal de uma hortaliça e uma boa colheita. Vale a pena decidir que tipo de semente é adequada para semear pepinos em julho.
Então, a data já foi escolhida, agora você pode prosseguir direto para o preparo do solo para a semeadura do pepino. Uma parcela para semear sementes de pepino em julho pode ser escolhida em uma estufa ou ao ar livre.
Todas as plantas desnecessárias devem ser removidas da área selecionada. Desenterre a terra até a profundidade de uma pá de baioneta, enriquecendo-a simultaneamente com vários fertilizantes para o benefício da colheita: mistura destilada de turfa, verbasco apodrecido. Você também precisa adicionar um curativo mineral - superfosfato duplo, magnésio de potássio, nitrato de amônio. Com bom alimentando pepinos e a colheita será ótima!
Preparando sementes para semear
A escolha das sementes para semear pepinos é uma etapa igualmente importante. Deve-se dar preferência a híbridos que sejam menos suscetíveis a várias doenças e resistentes a pragas. E se você considera que a colheita dos pepinos deve chegar a tempo em agosto ou setembro, as sementes híbridas devem amadurecer precocemente. Alguns podem resistir a baixas temperaturas, incluindo as seguintes variedades de sementes de pepino:
- Buyan F1;
- Virenta F1;
- Trunfo F1;
- Grasshopper F1;
- Maryina Roshcha F1;
- Formiga F1;
- Saltan F1.
Os ovários dessas sementes se formarão continuamente por 3 meses. Uma boa colheita dará híbridos e as seguintes variedades de sementes de pepino:
- Garland F1;
- Coragem F1;
- Maio F1;
- Moscow F1;
- Palekh F1;
- Surpresa F1.
Não há diferença fundamental entre semear sementes de pepino na primavera e no verão. Para uma colheita grande e madura, as sementes de pepino para julho também precisam ser preparadas - endurecidas. Os arbustos ficarão mais fortes e resistentes. Para isso, as sementes de pepino devem ser separadas, peneirando-se os grãos pequenos e vazios. Em seguida, eles precisam ser desinfetados em uma solução fraca de permanganato de potássio e bem enxaguados. Em seguida, as sementes devem ser colocadas em suspensão de cinza de madeira por 6 horas e secas.
Mas não é só isso, antes de começar a semear os canteiros é preciso aquecer as sementes para outro dia, depois mantê-las em solução por 12 horas nitrofosfato... Após esse período, precisam ser lavados novamente, colocados sobre gaze, previamente umedecidos com água e cobertos. Em vez de gaze, você pode usar um pano de algodão ou serragem úmida. As sementes estarão prontas para serem plantadas no solo assim que eclodirem. Mas você precisa ter certeza de que eles não têm tempo para germinar.
Métodos de semeadura
Semear sementes de pepino pode ser feito de duas maneiras:
- linear;
- aninhamento.
O primeiro método de semear sementes de pepino envolve a criação de pequenos sulcos de até um metro de comprimento. A distância entre eles é mantida igual a 20 cm para que os arbustos futuros não interfiram uns nos outros. Para o segundo método de semear sementes de pepino, são formadas pequenas áreas quadradas de 60x60 ou 70x70 de tamanho. Nas ranhuras, as sementes dos pepinos são colocadas em 2-3 pedaços e em cada um dos ninhos 4-5.
Após a semeadura, as sementes não são regadas, mas polvilhadas com uma mistura de pimenta bem triturada (preta e vermelha) por cima. Essa medida os protegerá das formigas e as lesmas e ratos ficarão longe dos arbustos jovens.
Mudas de pepino cultivadas em casa são colocadas junto com um torrão de barro de copos ou outros recipientes. Ao usar vasos de turfa para semear arbustos futuros, as mudas jovens devem ser aprofundadas de modo que as bordas dos vasos fiquem um pouco acima do nível do solo.
A semeadura de arbustos com pepinos no meio do verão em estufa é realizada da mesma forma que no caso de terreno aberto, apenas a distância entre os sulcos é escolhida menos de meio metro, e entre os ninhos - 40 cm.
Para uma colheita rica, a semeadura pode ser realizada duas vezes com um intervalo de 21 dias. Existem algumas dicas para manter em mente para manter seus pés de pepino sãos e salvos:
- Se se espera um verão quente, vale a pena escolher um local à sombra para a semeadura;
- Para melhor amadurecimento da safra, é necessário que arbustos com pepinos contornem plantas com caules altos. Eles se tornarão uma espécie de parede protetora contra o vento e a luz solar;
- Imediatamente após o plantio das sementes dos pepinos, elas precisam ser cobertas com algum tipo de material, pois nesse período ficam vulneráveis.
O atendimento correto e oportuno é a chave para o sucesso
Depois de plantar as sementes em julho, os cuidados adequados são igualmente importantes. Isso não é tão difícil quanto pode parecer. Após três dias após a semeadura das sementes ou mudas, vale a pena alimentar com solução de uréia (ureia).
No resto do tempo, a alimentação dos pés de pepino é feita conforme necessário. Se a terra foi bem preparada antes de semear sementes de pepino, então você pode passar sem ela. No entanto, em casos de doenças ou infestação de insetos, os arbustos simplesmente precisam de cobertura para a recuperação.
Durante os primeiros 20-25 dias à noite, os pés de pepino devem ser cobertos com plástico. E para que não quebrem, deve-se primeiro instalar a estrutura de arame. Em uma estufa, como regra, a temperatura à noite raramente cai abaixo de 20 graus e o filme pode ser dispensado.
Após cada rega ou precipitação, é necessário soltar o solo em tempo hábil. Isso é necessário para evitar a formação de uma crosta terrestre, dificultando o acesso do oxigênio às raízes dos arbustos. Você também precisa monitorar o aparecimento de ervas daninhas e ervas daninhas com o tempo. Os pés de pepino jovens não precisam de competidores em termos de nutrição.
Com o aparecimento da 3ª ou 4ª folha permanente nos arbustos, é hora de amarrar os arbustos a algum tipo de suporte. Para quem não quer fazer isso, existem vários argumentos:
- Na posição vertical, os arbustos de pepino são mais bem protegidos de danos mecânicos;
- Nesta posição, cada arbusto recebe grande quantidade de luz solar e é mais bem ventilado, o que o protege do apodrecimento;
- Portanto, é muito mais conveniente coletar uma rica colheita de pepinos;
- Os arbustos amarrados permitem que você use o espaço do jardim de forma eficiente (economia de até 70%).
Se isso não for feito, os arbustos jovens, devido à sua fragilidade, podem quebrar rapidamente.
Precauções
Para proteger as raízes dos arbustos do frio, recomenda-se realizar a operação de cobertura morta com composto com uma camada de 8 ou 10 cm. Isto aplica-se à parte subterrânea, mas a parte superior dos arbustos do frio pode Pode ser poupado pulverizando com Epin-Extra, que é comercializado em ampolas com capacidade de 0,25 ml. Para 5 litros de água, você precisa de 4 dessas ampolas.Após a preparação, a solução é armazenada por no máximo 2 dias, portanto, você deve usá-la imediatamente. Para pepinos, esse é um bom remédio anti-estresse.
A falta de água ou rega excessiva, junto com uma pequena quantidade de nutrientes no solo, leva ao aparecimento de vários tipos de doenças nos arbustos, que se manifestam pelo amarelecimento das folhas e outros sinais característicos.
Como as condições para a semeadura tardia de arbustos podem nem sempre ser favoráveis, o aparecimento de podridão não está excluído. É necessário monitorar cuidadosamente a condição das folhas e dos arbustos em geral. Quando forem encontrados os primeiros sinais indesejáveis, recomenda-se adicionar leite desnatado à água para irrigação na proporção de 1: 1. A quantidade total dessa solução para regar pepinos é calculada à razão de 1 litro por 8 arbustos.
Se a semeadura dos arbustos foi realizada em condições de estufa, muitas vezes a cultura pode ser estragada devido à condensação que aparece nas paredes do abrigo. Altos níveis de umidade podem causar apodrecimento e doenças fúngicas, como o oídio. Livrar-se do excesso de água será irrigar na raiz e nas primeiras horas do dia. Nesse caso, é necessário excluir a entrada de gotas d'água nos próprios arbustos.
Com o fim da rega, os arbustos com pepinos precisam ser cobertos com material não tecido (por exemplo, spunbond é adequado) antes que o ar na estufa aqueça bem. É mais provável que esta medida diga respeito a estufas de filme, porque não se forma muita condensação nas estruturas envidraçadas. A droga Trichodermin, que é um tipo de antibiótico, ajudará a derrotar o oídio.
Rega adequada
A rega adequada é tão importante quanto a semeadura adequada das sementes. O procedimento deve ser realizado nas primeiras horas da manhã ou tarde da noite. Nesse caso, a temperatura da água deve estar um pouco acima de 25 graus. À noite, ela terá apenas tempo para se aquecer. Se o tempo estiver quente lá fora, você precisará regar os arbustos no máximo uma vez a cada 2-3 dias. A quantidade de água deve ser igual a 4 litros por metro quadrado. Assim que os arbustos com pepinos murcharem, o consumo deve ser aumentado para 9 ou 10 litros.
Com o início de uma onda de frio, a quantidade de água para irrigação deve ser reduzida. Isso é feito como uma medida de precaução. As condições frias afetam a capacidade das raízes da planta de absorver umidade e nutrientes. E a rega abundante, neste caso, levará à formação de podridão. Assim, a frequência de início é reduzida para 1 vez por semana.
Nos meses de outono, e com menos frequência - não mais do que 1 vez a cada 2 semanas. A quantidade de água praticamente não pode ser reduzida - ou seja, 8 ou 9 litros por metro quadrado. Os pepinos adultos só precisam ser regados depois que o solo estiver completamente seco. Ao mesmo tempo, umedece bem o solo para que a umidade chegue ao sistema radicular.
Conclusão
Variedades bem escolhidas de sementes para a semeadura, preparo adequado, plantio competente, cuidado oportuno e técnica de irrigação adequada são os principais componentes de uma excelente colheita. O cumprimento das mesmas antes e no momento da semeadura permitirá que você desfrute de uma colheita fresca diretamente da horta durante todo o outono.