Contente
Por mais fértil que seja o solo, ao longo do tempo, com uso constante e sem fertilização, ele ainda se esgota. Isso afeta negativamente a colheita. Portanto, mais cedo ou mais tarde, você terá que começar a se alimentar. A uréia é um fertilizante com alto teor de nitrogênio de que as plantas precisam para seu crescimento e desenvolvimento. As regras de uso para diferentes culturas hortícolas e hortícolas serão discutidas no artigo.
Descrição e características
Este fertilizante é conhecido pelos jardineiros por dois nomes - uréia ou carbamida.
Aparência
É produzido por qualquer fabricante na forma de grânulos redondos, cujo tamanho varia de 1 a 4 mm. São claros, brancos ou transparentes, inodoros.
Propriedades físicas
- Afeta as plantas na forma seca e dissolvida.
- Eles se dissolvem bem na água ou no solo após a rega. A porcentagem de solubilidade depende da temperatura da água e do ambiente.
- Além da água, a ureia pode ser dissolvida em metanol, etanol, isopropanol e outros meios.
- Forma compostos com substâncias orgânicas e inorgânicas.
- Os grânulos não aglomeram e não aderem durante o armazenamento, não perdem as suas propriedades.
Composição
A ureia fertilizante é um composto químico complexo. É um produto do metabolismo protéico com alta concentração de nitrogênio, único fertilizante mineral no mundo com tais indicadores.
Os especialistas costumam chamar a carbamida de ácido carbônico de diamida. Este composto químico é sintetizado a partir de substâncias orgânicas, tem sua própria fórmula: (NH2)2CO. Na uréia, cerca de metade da composição é diretamente nitrogênio.
A ureia é uma excelente opção para a alimentação radicular e foliar de plantas de jardim e horta.
Vantagens e desvantagens
Como qualquer composto químico, a uréia tem seus prós e contras. As vantagens incluem o seguinte:
- facilidade de assimilação pelas plantas no menor tempo possível;
- indicado para alimentação foliar, pois não queima a massa verde na dosagem correta;
- pode ser usado em qualquer solo.
- nas áreas irrigadas, o resultado da assimilação é aumentado.
Se falarmos sobre as deficiências, então estas são:
- com o aumento da acidez do solo, deve-se adicionar farinha de dolomita ou outros fertilizantes orgânicos para aumentar o efeito;
- um desvio da dosagem para cima leva a uma diminuição na germinação das sementes;
- a uréia é higroscópica, portanto, uma sala seca deve ser usada para armazenamento.
Instruções
A uréia é um tipo especial de alimento ao qual as plantas respondem instantaneamente. As transformações ocorrem muito rapidamente devido ao fato de que as bactérias no solo processam nitrogênio e liberam carbonato de amônio. Por ser um gás, ele se decompõe no ar em questão de minutos. Para tornar o processo mais lento, e a uréia dar o efeito desejado, ela deve ser aplicada a uma determinada profundidade.
Se falamos da ureia como fertilizante, então o seu uso na horta e na horta é possível tanto em terreno aberto quanto protegido.
Ao usar fertilizante de nitrogênio, leia atentamente as instruções de uso na embalagem. Ele estabelece em detalhes as normas que se aplicam a hortas e culturas hortícolas em diferentes estágios de cultivo de plantas.
Ureia é adicionada:
- Como principal fertilizante antes da semeadura, com incrustação de 4 centímetros para manter a amônia no solo.
- Como cobertura no plantio de plantas. Neste caso, uma camada de solo deve ser colocada entre o sistema radicular e o fertilizante para que não haja queima. Os fertilizantes à base de potássio são adicionados como um curativo de cobertura.
- Para aumentar o conteúdo de nutrientes do solo durante a estação de crescimento.
- Como curativo foliar para pulverização de plantas. O trabalho é realizado no início da manhã ou no final da noite.
Uréia na forma seca, conforme indicado nas instruções, é aconselhável adicionar duas semanas antes de plantar as plantas. O fato é que os grânulos contêm buaret. Com alto teor dessa substância, se ela não tiver tempo para se decompor, as plantas ficam deprimidas.
Regras para o uso de ureia:
Determinação da deficiência de nitrogênio
A introdução de qualquer fertilizante, inclusive uréia, não deve ser espontânea. As plantas são alimentadas quando realmente precisam. Afinal, o excesso de minerais no solo é muito mais perigoso do que a falta deles. Portanto, as plantas são alimentadas em quantidades estritamente limitadas. Fertilizar o solo, como dizem, de reserva, é impossível em hipótese alguma.
Uma alimentação extraordinária com uréia pode ser realizada se as plantas derem sinais peculiares.
Determine a falta de nitrogênio pelos seguintes critérios:
- As plantações de hortas ou hortícolas crescem muito lentamente e começam a sofrer devido ao enfraquecimento da imunidade contra doenças e pragas.
- Arbustos e árvores são caracterizados por brotos curtos e fracos.
- As lâminas das folhas ficam menores, mudam de cor, tornam-se verdes pálidas, aparecem amareladas, o que pode provocar queda precoce das folhas. Este é um sinal de fotossíntese prejudicada.
- Também surgem problemas com botões de flores. Eles são fracos e atrasados no desenvolvimento, ou são formados em pequenas quantidades e até mesmo caem. Isso leva a uma diminuição na frutificação e uma diminuição acentuada na produção.
Com sinais óbvios de falta de nitrogênio, as plantas são alimentadas com uma solução de carbamida conforme necessário em qualquer época da estação de crescimento. Para evitar que o solo acidifique (e a uréia tem essa característica), uma quantidade igual de farinha de calcário ou dolomita é adicionada a 400 gramas de fertilizante de nitrogênio.
Os benefícios da ureia
Infelizmente, nem todo jardineiro sabe que tipo de fertilizante é a uréia, então ela não está no arsenal. Mas é esta alimentação com nitrogênio que é muito importante para garantir o funcionamento normal das plantações de hortas e hortas. É a amônia, ou carbonato de amônio, que tem um efeito benéfico no desenvolvimento das plantas em todos os estágios da estação de crescimento:
- as células começam a se dividir mais rápido, portanto, o crescimento aumenta;
- na presença da quantidade necessária de nitrogênio, a opressão das plantas cessa, elas se tornam mais fortes;
- de acordo com jardineiros e jardineiros, o fortalecimento da imunidade ajuda a combater doenças e pragas.
Recursos do aplicativo
O uso de ureia no jardim e no jardim é possível em diferentes períodos de desenvolvimento da planta em dosagens precisamente calculadas. Deve ser entendido que a violação das instruções prejudicará apenas os pousos.
Período vegetativo
Considere as recomendações em relação às culturas individuais:
- Para repolho, beterraba, cebola, pimentão, tomate, alho e batata, 19-23 gramas são suficientes por metro quadrado.
- O requisito para pepinos e ervilhas é de 6 a 9 gramas.
- Abóbora, berinjela e abobrinha são suficientes para 10-12 gramas. O curativo superior não deve ser feito mais do que duas vezes.A primeira vez no plantio de sementes ou mudas, a segunda - na fase de frutificação.
- Sob os morangos e morangos, a carbamida é adicionada ao preparar as camas. Então, na fase de brotação e amarração das bagas, as plantas precisam ser pulverizadas com uma solução: adicione 10 gramas de fertilizante de nitrogênio a dois litros de água. Para que as plantas frutifiquem bem na próxima estação, antes de se abrigarem no inverno, os morangos e morangos precisam ser alimentados com uma solução concentrada de ureia: 30 gramas de uma substância contendo nitrogênio são dissolvidos em 10 litros de água.
- Para safras de grãos, a taxa de consumo por cem metros quadrados é de 300 gramas. A uréia é espalhada a seco.
- O fertilizante mineral é usado estritamente de acordo com as instruções para alimentação foliar e proteção das plantas. A solução requer 9-15 gramas de ureia por balde de dez litros.
Curativo pré-plantio
Antes do plantio, fertilize o solo com grânulos secos: para cada metro quadrado de 5 a 11 gramas de uréia. Em seguida, eles cavam a terra para misturar o molho de cima. Via de regra, esse trabalho é realizado no outono, somando 60% dos grânulos, com base na necessidade total. O restante da ureia é adicionado na primavera, alguns dias antes da semeadura.
Regras para obter uma solução
O uso de ureia na horta requer uma abordagem especial. Como regra, as árvores e arbustos são regados com soluções concentradas e menos frequentemente com matéria seca:
- sob macieiras adultas com frutificação, 200 gramas de uréia são tomados por 10 litros de água;
- ameixa, chokeberry preto, irge e as cerejas precisam de uma solução menos concentrada: 120 gramas são suficientes para um balde de dez litros.
Nem sempre há uma colher de medida à mão para obter a quantidade certa de fertilizante mineral. Nesse caso, você pode usar os contêineres em mãos:
- uma colher de sopa contém 10 gramas;
- uma caixa de fósforos pode medir 13 gramas;
- 130 gramas de uréia são colocados em um copo com capacidade para 200 g.
Recursos de armazenamento
A embalagem indica que a ureia ou ureia é armazenada por não mais de seis meses. Mas, se você criar as condições adequadas, terá tempo ilimitado. Se o fertilizante não foi totalmente utilizado, a sacola deve ser lacrada ou colocada em um recipiente de plástico e bem fechada com uma tampa. A umidade não deve entrar na sala, pois a ureia é higroscópica. A partir disso, a qualidade é drasticamente reduzida e a substância mineral não será benéfica.