Contente
A alimentação correta é um dos fatores que afetam o rendimento das safras agrícolas. O fertilizante KAS-32 contém componentes minerais altamente eficazes. Essa ferramenta tem muitas vantagens em relação a outros tipos de curativos. No entanto, para um uso eficaz, muitos fatores devem ser considerados e as instruções estritamente seguidas.
O que é isso - KAS-32
A abreviatura significa mistura de ureia-amônia. O número no título indica que CAS-32 contém 32% de nitrogênio. O fertilizante tem sido usado ativamente na agricultura por mais de 40 anos. Isso se deve às muitas vantagens em relação a outros tipos de curativos minerais.
Composição de fertilizante KAS-32
A droga contém uma mistura de ureia e nitrato de amônio em uma certa proporção. Esses componentes são uma fonte de nitrogênio que entra no solo após o tratamento das plantas.
A composição inclui:
- nitrato de amônio - 44,3%;
- ureia - 35,4;
- água - 19,4;
- líquido de amônia - 0,5.
O fertilizante é uma fonte de várias formas de nitrogênio. Devido a esta composição, uma ação prolongada é fornecida. Primeiro, o solo é abastecido com substâncias de digestão rápida. À medida que se decompõe, o nitrogênio adicional é liberado no solo, o que enriquece as plantas por um longo tempo.
Características do fertilizante KAS-32
A mistura de uréia-amônia é usada na agricultura exclusivamente na forma líquida. Isso simplifica a produção, operação e armazenamento do fertilizante KAS-32.
Características principais:
- a cor do líquido é amarelo claro;
- conteúdo total de nitrogênio - de 28% a 32%;
- congela em -25;
- temperatura de cristalização - -2;
- alcalinidade - 0,02-0,1%.
A perda de nitrogênio durante a introdução do UAN-32 não é superior a 10%. Esta é uma das principais vantagens desta preparação sobre os curativos minerais granulares.
Impacto no solo e nas plantas
O nitrogênio afeta diretamente o crescimento e o desenvolvimento das lavouras. Além disso, este elemento torna o solo fértil. O conteúdo de uma quantidade suficiente de nitrogênio no solo garante altos rendimentos.
Propriedades úteis de KAS-32:
- Acelera o desenvolvimento dos órgãos vegetativos das plantas.
- Aumenta a absorção de aminoácidos durante a formação da fruta.
- Promove a saturação do tecido com fluido.
- Ativa o crescimento das células vegetais.
- Aumenta a taxa de mineralização de fertilizantes adicionais no solo.
- Impede a reprodução de microorganismos patogênicos no solo.
- Aumenta a capacidade compensatória das plantas.
As safras precisam especialmente de fontes adicionais de nitrogênio. Portanto, é aconselhável o uso da mistura de ureia-amônia KAS-32.
Variedades e formas de liberação
KAS-32 é uma das variedades da mistura de ureia-amônia. Ele difere em certas proporções de componentes. Existem também fertilizantes minerais líquidos com um teor de nitrogênio de 28% e 30%.
KAS-32 é produzido na forma líquida. O armazenamento e o transporte são realizados em tanques especiais.
Classe de perigo KAS-32
A mistura de ureia-amônia é capaz de prejudicar a saúde humana. Portanto, o fertilizante pertence à terceira classe de perigo. Ao usar tal medicamento, você deve observar precauções, usar equipamento de proteção individual.
Taxas de aplicação de fertilizantes KAS-32
A mistura é usada principalmente para o processamento de safras de grãos de inverno. A taxa de aplicação, neste caso, depende de vários fatores.
Entre eles:
- densidade de plantio;
- condição do solo;
- temperatura do ar;
- estágio de vegetação.
O primeiro tratamento é realizado antes da semeadura. Isso é necessário para aumentar a fertilidade do solo e garantir uma boa germinação do material de plantio. No futuro, será realizada alimentação repetida de trigo de inverno KAS-32.
Taxa de aplicação de nitrogênio:
- Durante o início do perfilhamento - 50 kg por 1 ha.
- A etapa de inicialização é de 20 kg a uma concentração de 20% por 1 ha.
- O período de colheita é de 10 kg por 1 ha a uma concentração de 15%.
Taxa de aplicação de UAN-32 por 1 ha ao processar outras culturas:
- beterraba sacarina - 120 kg;
- batatas - 60 kg;
- milho - 50 kg.
O uso de KAS-32 na vinha é permitido. Este procedimento é necessário apenas em caso de deficiência de nitrogênio. 1 hectare de vinha requer 170 kg de fertilizante.
Métodos de aplicação
Existem várias opções para usar a mistura de ureia-amônia. Normalmente, KAS-32 em colheitas de primavera é usado como um revestimento superior adicional. O medicamento é administrado por tratamento de raiz ou folha.
Além disso, UAN pode ser aplicado como fertilizante principal. Neste caso, é usado para a aração de outono ou cultivo de solo pré-semeadura.
Como fazer CAS-32
O método de aplicação depende da duração e da finalidade do tratamento. A densidade de plantio e a dosagem necessária do medicamento são determinadas preliminarmente. Antes do processamento, leve em consideração as condições climáticas, a temperatura do ar e a composição do solo.
Tempo recomendado
O período de aplicação depende diretamente do método de processamento. A alimentação das raízes é recomendada no início da primavera, antes do plantio. A dose necessária de fertilizante é distribuída uniformemente pela área.
O curativo foliar é feito por irrigação das folhas. É realizado durante o período de crescimento ativo - em meados da primavera e início do verão, dependendo das características da planta. Este método também é usado ao alimentar o solo no início da primavera, se o solo estiver congelado.
Requisitos meteorológicos
O cultivo do solo ou das colheitas deve ser realizado de manhã ou à noite ao pôr-do-sol. A luz ultravioleta solar deve atingir o local da aplicação em quantidades mínimas.
Os especialistas recomendam fertilizar com fertilizante KAS-32 em uma temperatura não superior a 20 graus. Isso reduz o risco de queimaduras nas folhas. A umidade do ar não deve exceder 56%.
Se a temperatura do ar exceder 20 graus, o KAS-32 é introduzido à noite. Neste caso, a dosagem do fertilizante deve ser reduzida diluindo a solução com água. Não é recomendado pulverizar plantas se o tempo estiver ventando.
Como procriar corretamente
Você pode aplicar a mistura de ureia-amônia ao solo em sua forma pura. Isso permite que o solo seja fornecido com nitrogênio suficiente para a semeadura planejada.
O fertilizante diluído é usado para o tratamento de mudas. As proporções dependem da taxa de aplicação de UAN-32 para trigo de inverno ou outras culturas. No segundo tratamento das safras, a mistura é diluída com água na proporção de 1 para 4. O resultado é uma solução de vinte por cento. Para o terceiro tratamento - diluir 1 a 6. Isso é necessário para evitar queimaduras e também para excluir a entrada de nitratos no grão.
Coisas para lembrar ao preparar KAS-32:
- A solução deve ser preparada e guardada em recipiente onde não existiam outros produtos fitofarmacêuticos anteriormente.
- O fertilizante diluído com água deve ser bem misturado.
- UAN desengraxa superfícies, portanto, o equipamento de processamento deve ser bem lubrificado.
- Com mudanças bruscas de temperatura, a amônia livre, prejudicial ao corpo, pode se acumular no recipiente do fertilizante.
- KAS-32 não deve ser diluído em água quente.
O fertilizante pode ser combinado com produtos fitofarmacêuticos contra doenças ou ervas daninhas. Mas, neste caso, a concentração da substância ativa deve ser de pelo menos 20%.
Como usar KAS-32
Existem várias opções para fazer. O ideal é selecionado levando em consideração as especificidades da cultura cultivada, as características do terreno e as condições climáticas.
Os principais métodos de introdução:
- Por irrigação no solo cultivado.
- Com a ajuda de pulverizadores móveis.
- Irrigação por aspersão.
- Aplicação por cultivador entre fileiras.
Descrição e recursos do uso de KAS-32 no vídeo:
Ao trabalhar o solo
Durante a aração ou cultivo do local, o fertilizante é aplicado por meio de comedouros que são instalados nos arados. Isso permite que você derrame o KAS-32 nas profundezas de terras aráveis.
O cultivo do solo é permitido com cultivadores. A profundidade mínima de inserção é de 25 cm.
Ao preparar um local para a semeadura, o KAS-32 é aplicado sem diluir. A dosagem varia de 30 kg a 70 kg de nitrogênio por 1 ha. A concentração é determinada com base no conteúdo da substância no solo antes do processamento, levando em consideração as necessidades da cultura cultivada.
Regras para o uso de KAS-32 em trigo de inverno
O processamento consiste em 4 etapas. Em primeiro lugar, o solo é preparado para a semeadura. O fertilizante não diluído é aplicado em 30-60 kg por 1 hectare. Se o nível de nitrogênio no solo estiver acima da média, o UAN é diluído com água na proporção de 1 para 1.
Fertilização subsequente do trigo:
- 150 kg UAN-32 por 1 ha por 21-30 dias de estação de cultivo.
- 50 kg de fertilizante por 1 hectare diluído em 250 litros 31-37 dias após a semeadura.
- 10 kg UAN para 275 litros de água em 51-59 dias de vegetação.
Vários métodos de aplicação de UAN-32 em trigo de inverno são usados. Normalmente são usados pulverizadores móveis. O processamento deve ser realizado a uma velocidade de no máximo 6 km / h.
A introdução de UAN-32 ao cultivar trigo permite aumentar o rendimento em 20% ou mais. Ao mesmo tempo, as plantas tornam-se fortes e menos sensíveis a fatores adversos.
Aplicação de fertilizante KAS-32 para hortaliças
O principal caso de uso é a preparação do solo antes da semeadura. O tratamento radicular adicional é realizado conforme necessário.
Para pulverizar plantações de vegetais, é mais conveniente usar instalações de aspersão e cultivadores entre fileiras. Eles são usados para alimentação foliar de batata, beterraba e milho.
O processamento é necessário quando:
- seca, falta de umidade;
- mudanças repentinas de temperatura;
- durante as geadas;
- com baixa assimilação de nitrogênio.
A cultura em linha mais exigente é a beterraba sacarina. É necessário aplicar até 120 kg de nitrogênio por 1 ha. O procedimento é realizado até que apareçam as 4 primeiras folhas.Depois disso, não mais do que 40 kg de ingrediente ativo por 1 ha podem ser aplicados.
O tratamento foliar da batata e do milho é realizado apenas nos estágios iniciais da estação de cultivo, quando aparecem os primeiros brotos. As plantas adultas, principalmente durante a formação dos frutos, não podem ser processadas, pois as folhas não toleram os efeitos da mistura de uréia-amônia.
Equipamento para aplicação de fertilizante líquido KAS-32
Para usar a mistura de ureia-amônia, são necessários equipamentos especiais e auxiliares. A compra de equipamentos é um custo adicional, porém, eles compensam em 1 a 2 temporadas devido ao aumento do rendimento.
Para preparar o fertilizante, você precisa de:
- unidades de argamassa para controlar as proporções dos componentes;
- tanques de armazenamento;
- Recipientes de plástico sólido para transporte;
- bombas com conjuntos resistentes a produtos químicos;
- alimentadores e outros equipamentos para cultivo do solo.
O equipamento de mistura de nitrogênio líquido tem uma longa vida útil. Portanto, os custos para isso são justificados.
Possíveis erros
O principal motivo da baixa eficiência da mistura ou dos danos às lavouras é a dosagem incorreta. Nas tabelas de aplicação do fertilizante KAS-32, as taxas de consumo são geralmente indicadas em quilogramas. No entanto, estamos a falar da massa da substância ativa contida, e não da mistura pura de ureia-amoníaco.
O cálculo incorreto da dosagem leva ao fato de a planta receber quantidade insuficiente de nitrogênio. O efeito da aplicação de fertilizantes diminui e o rendimento não aumenta.
O uso de uma mistura de carbamida-amônia pode causar queimaduras nas folhas. Isso acontece com a alimentação foliar durante a estação de crescimento ativa. As folhas ficam amarelas e secam.
Para evitar consequências negativas, a concentração de nitrogênio por hectare é reduzida a cada tratamento. O fertilizante é diluído em água e torna-se menos prejudicial às plantas maduras.
Outros erros comuns incluem:
- Entrada em clima quente.
- Tratamento de plantas molhadas de orvalho ou depois da chuva.
- Pulverização em tempo ventoso.
- Aplicação da mistura em condições de baixa umidade.
- Aplicação em solos excessivamente ácidos.
Para evitar erros comuns, você precisa seguir as instruções. Além disso, você precisa tomar precauções.
Vantagens de usar cobertura KAS-32
A mistura de carbamida-amônia é popular entre os agrônomos para aumentar o rendimento. O fertilizante é extremamente benéfico quando usado corretamente.
Vantagens principais:
- Capacidade de uso em qualquer zona climática.
- Aplicação uniforme no solo devido à forma líquida.
- Digestibilidade rápida.
- Ação de longo prazo.
- Possibilidade de combinação com pesticidas.
- Baixo custo em comparação com formulações granulares.
As desvantagens da fertilização incluem a possibilidade de queimaduras nas plantas se a dosagem estiver incorreta. Para o armazenamento e transporte da mistura são necessárias condições especiais, o que é inconveniente para proprietários de pequenas propriedades privadas.
Como cozinhar CAS-32 em casa
Você mesmo pode fazer fertilizantes de nitrogênio líquido para uso pessoal. As propriedades do UAN feito por si mesmo serão diferentes das industriais. No entanto, ele ainda pode ser usado para tratar plantas.
Para preparar 100 kg de CAS 32, você precisará de:
- nitrato de amônio - 45 kg;
- ureia - 35 kg;
- água - 20 l.
O salitre e a uréia devem ser mexidos em água quente a uma temperatura de 70-80 graus. Caso contrário, os componentes não se dissolvem completamente.
Fazendo em casa:
Precauções
Ao usar o KAS-32, uma série de requisitos deve ser observada a fim de garantir a segurança do trabalho.Também é necessário seguir as regras para evitar danos ao equipamento.
Recomendações principais:
- Pulverizadores, bombas e acessórios devem ser quimicamente resistentes.
- Os recipientes e tanques onde o KAS-32 estava localizado devem ser bem lavados.
- É proibido adicionar a mistura em temperaturas abaixo de 0.
- Para culturas sensíveis, mangueiras de extensão são usadas para evitar que a mistura caia nas folhas.
- Na preparação do fertilizante, são utilizados equipamentos de proteção individual.
- Não é permitido o contato da solução com a pele, olhos e boca.
- É proibido inalar vapores de amônia.
Se, após o tratamento, surgirem sinais de intoxicação, procure atendimento médico. O autotratamento não é recomendado devido a possíveis complicações.
Regras de armazenamento para KAS-32
O fertilizante líquido pode ser mantido em recipientes sólidos e tanques flexíveis. É importante que sejam feitos de materiais não sensíveis à ureia e ao nitrato. Você pode usar recipientes projetados para água com amônia.
Você não precisa encher os recipientes com mais de 80%. Isso se deve à alta densidade, em comparação com a água.
Você pode armazenar o UAN-32 em qualquer temperatura, entretanto, a exposição prolongada ao calor é indesejável. É melhor manter a mistura a 16-18 graus. O fertilizante pode ser armazenado em temperaturas abaixo de zero. Ele irá congelar, mas depois que derreter, as propriedades não serão alteradas.
Conclusão
A composição do fertilizante KAS-32 combina ureia e nitrato de amônio - fontes valiosas de nitrogênio. A droga é usada para alimentar o solo e as plantas em diferentes períodos da estação de crescimento. Para aplicar este fertilizante, é necessário equipamento auxiliar. O KAS-32 é aplicado estritamente de acordo com as taxas de consumo, que diferem para as diferentes safras.