Contente
- 1 A composição e os benefícios das cascas de batata no jardim
- 2 Benefícios do uso de cascas de batata no jardim
- 3 Maneiras de usar cascas de batata para o jardim
- 4 Quando e como usar cascas de batata como fertilizante
- 5 Quais plantas não podem ser alimentadas com cascas de batata
- 6 Regras para o uso de cascas de batata na horta ou na horta
- 7 Conclusão
Todo jardineiro entende que, para colheitas abundantes, as plantas precisam de alimentação periódica. As cascas de batata como fertilizante não são apenas um aditivo eficaz, mas também um componente amigo do ambiente. A sua aplicação periódica melhora o crescimento das plantas de jardim e de interior.
A composição e os benefícios das cascas de batata no jardim
Os fertilizantes naturais que você pode fazer com as próprias mãos sempre foram apreciados entre os residentes de verão. As cascas de batata são boas para as plantas, por isso têm sido usadas há séculos para melhorar a fertilidade do solo e aumentar o rendimento de muitas safras.
Entre as vantagens estão:
- inofensivo para as plantas;
- a capacidade de garantir o plantio de geadas repentinas;
- fortalecimento do sistema radicular;
- melhorando a germinação das sementes e acelerando a estação de crescimento das plantas adultas.
para jardim e horta
Excelentes indicadores agrotécnicos de fertilização em cascas de batata são fornecidos devido à rica composição de vitaminas e minerais da matéria-prima. A casca contém grande quantidade de amido, ácidos orgânicos, micro e macroelementos - sódio, potássio, fósforo e cálcio. Além disso, é rico em vitamina C, gordura e glicose.
Benefícios do uso de cascas de batata no jardim
Uma característica do uso de fertilizantes à base de casca de batata na horta e na horta é o preço mínimo. Na maioria das vezes, os limpadores são jogados na lata de lixo; no entanto, quando devidamente preparados, podem competir com fertilizantes minerais e orgânicos.
Os benefícios mais importantes são os seguintes:
- a capacidade de aumentar o nível de húmus no solo;
- melhorar a aeração do solo;
- 100% de digestibilidade no solo;
- limitar o crescimento de ervas daninhas;
- ajuda na luta contra pragas de jardim.
A casca de batata é um material ecologicamente correto. Independentemente do erro de dosagem, não prejudicam o solo e não causam a morte das plantas. O fertilizante preparado também não prejudica pessoas e animais.
Maneiras de usar cascas de batata para o jardim
Com o preparo correto de fertilizantes naturais, seu uso pode trazer rendimentos sem precedentes. Como a introdução de iscas à base de cascas de batata é mais frequentemente realizada na primavera, a colheita da matéria-prima para ela deve ser iniciada no outono. Como o volume do produto final será significativamente menor do que a massa preparada, vale a pena tentar coletar limpezas suficientes.
Existem várias maneiras de fazer fertilizantes a partir de matérias-primas. Você deve seguir as regras simples para fazer groundbait. As cascas de batata não devem ser colhidas de raízes podres - o processo de fermentação deve ser estritamente controlado.
Secagem
A maneira mais fácil de preservar a limpeza é secá-la. As matérias-primas coletadas são cuidadosamente lavadas com água corrente e colocadas no parapeito da janela na parte ensolarada da casa. Eles são revirados periodicamente para evitar o debate. Já após 10-12 dias, o material estará pronto para uso ou posterior armazenamento.
Dispositivos de cozinha modernos tornam a vida dos jardineiros muito mais fácil. O uso de um forno de convecção permite preparar fertilizantes em 3-4 horas. As limpezas bem lavadas são colocadas em um forno a uma temperatura de 80-90 graus. Para uma melhor circulação do ar, recomenda-se deixar a porta ligeiramente aberta.
Congelando
Para preparar fertilizante no congelador, apenas limpezas frescas são adequadas. O uso de matéria-prima previamente congelada ou fervida minimiza as propriedades nutricionais da isca acabada, pois o tratamento térmico destrói as reservas de vitaminas e minerais.
A casca da batata é lavada para remover a sujeira e seca para remover o excesso de umidade. Em seguida, é dobrado em sacos plásticos e congelado na geladeira. Considerando o grande volume de peças de trabalho, é recomendável adquirir um dispositivo separado. Em invernos frios, você pode armazenar a casca em uma varanda sem aquecimento.
Mingau
A preparação do fertilizante de acordo com este princípio envolve a infusão de curto prazo da casca em água e o processamento posterior das matérias-primas em uma massa homogênea. As cascas de batata são lavadas com água e depois escaldadas com água fervente para remover possíveis organismos prejudiciais. Eles são então secos e empilhados em grandes potes de vidro ou baldes de plástico de qualidade alimentar.
As limpezas são despejadas com água morna, cobertas com gaze e deixadas por 7 a 10 dias. Assim que eles incharem, triture-os da maneira que for conveniente. O mingau resultante é imediatamente usado para o fim a que se destina ou armazenado em local fresco por até vários meses.
Infusão
Ao contrário do tempo de preparação bastante longo para o mingau, a infusão de casca de batata estará pronta para uso no dia seguinte após a fermentação. A casca lavada é dobrada em um frasco de vidro e vertida com água fervente na proporção de 1: 1. Este fertilizante pode ser usado não apenas para plantas de jardim, mas também para plantações caseiras e mudas.
Compostagem
O uso de cascas de batata para fazer composto orgânico é praticado há gerações. Está cientificamente comprovado que as películas aceleram a fermentação ao gerar muito calor. O superaquecimento do composto ao usar produtos de limpeza é acelerado quase duas vezes.
No caso da batata, é melhor usar composto de monocultura. Nesse caso, as limpezas fermentarão uniformemente, excluindo-se a deterioração e danos por fungos. Para proteger completamente o jardim de várias doenças, você pode usar limpadores já fervidos para fertilização.
Farinha de batata
Fazer iscas soltas com cascas de batata é uma excelente solução para todos os jardineiros. Este fertilizante se diferencia pela versatilidade na aplicação, além da facilidade de armazenamento. Completamente desprovido de umidade, pode ser facilmente armazenado por vários anos, mantendo suas propriedades nutricionais.
As cascas de batata são secas até a desidratação completa em um secador elétrico ou forno. Em seguida, as matérias-primas são moídas em um liquidificador ou moedor de café em um pó fino. O fertilizante acabado é colocado em sacos de celofane e armazenado para uso posterior.
Quando e como usar cascas de batata como fertilizante
Mesmo tendo feito um tempero de alta qualidade, você pode não obter os resultados desejados se não seguir as simples regras da tecnologia agrícola. Embora o excesso de fertilização não prejudique gravemente as plantas, não promoverá o aumento da vegetação. Ao mesmo tempo, a aplicação insuficiente de nutrientes pode piorar completamente o rendimento final.
É importante lembrar que, dependendo da forma de aplicação das cascas de batata, não só as proporções e doses do fertilizante, mas também o período de aplicação recomendado, podem mudar completamente. O uso de casca de batata como fertilizante para uma horta ou fertilizante para safras de frutas e bagas é significativamente diferente de um conjunto de medidas para cuidar de flores ou plantas caseiras.
Como usar cascas de batata no jardim
A forma mais popular de usar fertilizantes é aumentar o rendimento das plantações. Ao aplicar as doses corretas de isca, os residentes de verão experientes obtêm germinação acelerada e crescimento rápido.
Cascas de batata funcionam melhor com as seguintes culturas:
- melancias e melões;
- pepinos e abobrinhas;
- repolho;
- arco;
- nabo;
- alho.
Dosagens separadas são prescritas para cada planta de cultivo. Além disso, em muitos casos, é recomendado o uso de fertilizantes preparados por métodos diferentes - em alguns casos, o composto é melhor, em outros - uma decocção ou mingau.
Para plantas da família da abóbora
A maioria dos melões e cabaças adora a fertilização da casca da batata. A casca funciona melhor com pepinos, aumentando seu rendimento em 40-50%. Além disso, a farinha de casca é ideal como um groundbait complexo para melancia, melão ou abobrinha.
O fertilizante seco é aplicado no momento do plantio das mudas em campo aberto ou estufa na proporção de 500 g por 10 litros de água. No futuro, é recomendado o processamento de safras com infusão de batata. Eles são pulverizados com arbustos uma vez por semana até a formação dos primeiros ovários.
Para repolho
As cascas de batata são ideais como fertilizante inicial no plantio ao ar livre. Ao alimentar mudas de repolho, melhora a taxa de sobrevivência e também acelera a formação do sistema radicular. Para fertilização, o mingau preparado com matérias-primas secas imediatamente antes do plantio é o mais adequado.
A massa preparada é dividida em pequenos pedaços. Cada um deles é colocado na parte inferior dos orifícios de aterrissagem. Uma muda é colocada no topo e enraizada, polvilhada com uma camada de terra. Como isca adicional, pode-se aplicar pulverizações periódicas com infusão ou introdução de uma pequena quantidade de farinha seca da casca.
Para cebolas e raízes vegetais
A maioria das crucíferas no jardim responderá à fertilização à base de batata com grandes retornos. Funciona melhor com cebola, alho e rabanete. Também foi notado que a produtividade de outras culturas de raízes - nabos e rabanetes, também aumenta significativamente com a alimentação complementar adequada.
Os vegetais com raízes crucíferas preferem a infusão na casca da batata. A primeira pulverização de mudas é realizada não antes de 20 de maio, com uma frequência de duas semanas. A fertilização é realizada até que as safras estejam totalmente maduras.
Para alimentação de mudas
As plantas jovens e imaturas são muito exigentes no solo. Mesmo em solos ricos, a taxa de sobrevivência das mudas pode deixar muito a desejar, portanto, jardineiros experientes recomendam adicionar um ativador de raiz às covas de plantio sem falta - mingau de casca ou infusão sobre eles. Uma pequena quantidade de cobertura é adicionada a cada buraco, após o que as mudas são plantadas diretamente.
Como usar para fertilizar safras de frutas e bagas
A casca de batata é uma ferramenta verdadeiramente versátil para jardineiros e jardineiros. Pode ser usado não só para o plantio de repolho, cebola e alho, mas também para melhorar o rendimento das safras de frutas e bagas, tais como:
- framboesas;
- Morango;
- groselha;
- groselha.
Uma estratégia de alimentação bem escolhida para arbustos de bagas e pequenas árvores frutíferas permitirá que você obtenha colheitas abundantes, mesmo nas piores condições climáticas. O complexo vitamínico e mineral contido nas cascas de batata é um poderoso estimulante para a maioria das plantações de frutas vermelhas.
Para groselhas e groselhas
A melhor maneira de melhorar a frutificação dos arbustos de bagas é o mingau preparado com cascas frescas ou secas. A fecundação é realizada após o aparecimento dos primeiros ovários do fruto na proporção de até 500 g da mistura acabada para cada arbusto. O resultado dessa isca é um aumento significativo no tamanho dos frutos colhidos.
Para framboesas e morangos
Para framboesas, uma infusão em cascas de batata é melhor. As plantações são tratadas com ele a cada 2 semanas após o aparecimento dos primeiros ovários dos frutos. Imediatamente após o derretimento da neve, você pode alimentar os arbustos de framboesa com infusão para ativar as raízes.
Os morangos são mais exigentes em termos de tecnologia agrícola. Jardineiros experientes não recomendam o tratamento de arbustos imaturos com infusões fortes e mingau. Canteiros de morangos são tratados com fertilizante de batata seco duas vezes por temporada - depois que a neve derrete e depois que os primeiros bigodes aparecem.
Flor alimentando-se com cascas de batata
A maneira mais comum de usar cascas de batata como fertilizante para plantações de flores é regando vasos e canteiros de flores com uma decocção de batatas com casca. A casca dará completamente os nutrientes à água. Deve ser resfriado à temperatura ambiente e então usado para regar flores.
No caso de cultivo de plantas saprofíticas como orquídeas ou dracaena, pode-se recobrir o substrato com uma camada de cascas de batata. Com esta abordagem, é importante cuidar de uma drenagem confiável - a serragem comum é a mais adequada.
Alimentando plantas de interior com cascas de batata
Jardins de flores caseiros e suculentas verdes também precisam de alimentação periódica, rica em vitaminas e minerais. A falta de nutrientes faz com que pareçam desbotados e também é uma das causas mais comuns de murchamento. O uso de cascas de batata como fertilizante permite restaurar seu aspecto brilhante, além de fortalecer o sistema imunológico e restaurar os processos vegetativos.
A infusão de casca de batata é mais frequentemente usada para plantas de interior. As plantas são regadas com ele em pequenas quantidades. É importante observar a frequência de rega dentro de 1 vez em 1,5-2 meses.
Quais plantas não podem ser alimentadas com cascas de batata
Apesar da origem totalmente orgânica da isca, existem várias restrições significativas ao seu uso. Na maioria das vezes, tais medidas estão associadas ao fato de que a matéria-prima é próxima por natureza de outras culturas na horta. Por exemplo, se as batatas foram infectadas com doenças fúngicas e as limpezas não foram desinfetadas, a fertilização pode danificar seriamente as futuras plantações de Solanaceous.
O maior risco são as culturas biologicamente relacionadas à batata. Isso inclui tomates, pimentões e berinjelas. As doenças podem danificar as raízes futuras e a parte verde das plantas.
Regras para o uso de cascas de batata na horta ou na horta
Apesar da facilidade de uso deste fertilizante natural, existem várias recomendações e restrições simples que podem melhorar significativamente os rendimentos e proteger as plantações de possíveis doenças. Muitos residentes de verão inexperientes simplesmente jogam limpeza nas camas - essa abordagem pode causar não apenas o aparecimento de roedores no quintal, mas também o aparecimento de uma doença grave. Quando uma grande quantidade de calor é liberada de uma casca em decomposição, os caules e as folhas das plantações podem ser danificados por podridão ou doenças fúngicas.
Também é importante lembrar sobre a frequência das iscas. Você não deve aplicar fertilizante na forma de infusão mais de uma vez a cada 2 semanas. O mingau pode ser usado uma vez a cada 1-2 meses. O fertilizante seco de limpezas não é usado mais do que 2 vezes por temporada.
Conclusão
As cascas de batata como fertilizante são usadas há muito tempo por muitos residentes de verão e jardineiros. Eles são usados para melhorar a frutificação de muitas culturas, bem como para acelerar as funções vegetativas. O alto teor de minerais e a facilidade de uso tornam este produto muito popular em muitos lotes pessoais subsidiários.