Contente
O fungicida Soligor pertence à nova geração de produtos fitofarmacêuticos. Pertence ao grupo dos medicamentos de ação sistêmica e é eficaz contra diversas patologias fúngicas dos cereais. A presença de três componentes ativos em sua composição evita o surgimento de resistência ao fungicida.
O fabricante de fungicidas Soligor - Bayer é há muito conhecido na Rússia como o maior fornecedor de produtos para proteção de plantas e animais, bem como de produtos médicos. Muitos produtos inovadores da empresa conquistaram a confiança dos agricultores russos, um dos quais é o Soligor.
Perigo de fungos
A alta produtividade das safras de grãos só pode ser garantida por sua proteção eficaz contra doenças. As doenças fúngicas dos cereais estão entre as mais comuns. Os agricultores perdem mais de um terço de suas safras todos os anos. As mais perigosas são as variedades de ferrugem, entre as quais a castanha se destaca pela frequência de ocorrência. O oídio causa muitos danos - é insidioso na medida em que não se manifesta imediatamente, estando localizado nas camadas inferiores. Dos vários tipos de manchas, a pirenoforose tem sido especialmente difundida em todo o mundo nos últimos anos.
A microflora fúngica patogênica também penetra partes subterrâneas das plantas, causando o apodrecimento das raízes. As patologias fúngicas dos cereais são caracterizadas por uma alta taxa de disseminação. A ferrugem é até chamada de doença sem fronteiras, pois é transportada por longas distâncias pelas correntes de ar. Alguns tipos de doenças podem ser combatidos de várias maneiras:
- alternância competente de culturas na rotação de culturas;
- processamento atempado da terra;
- tratamento de pré-semeadura do material de semente;
- o momento correto de semear as sementes.
No entanto, muitas infecções fúngicas requerem métodos químicos. Os fungicidas de ação sistêmica, à classe à qual pertence o medicamento Soligor, reduzem ao mínimo o risco de propagação de infecções fúngicas e reduzem significativamente seu nível.
Mecanismo de ação
Ao contrário das preparações de ação de contato, os fungicidas sistêmicos, aos quais pertence Soligor, têm a capacidade de se mover e se distribuir nos tecidos vegetais. Conforme a planta cresce, a substância ativa da droga se move através de seus tecidos, proporcionando um efeito protetor de longo prazo. A ativação total das substâncias ativas leva até 5-6 dias, mas a sua eficácia continua por várias semanas.
Ao mesmo tempo, o fungicida Soligor protege não só as folhas e caules dos cereais tratados contra infecções fúngicas, mas também o crescimento emergente. Devido à rápida absorção da droga pelos tecidos da planta, as condições climáticas não têm um efeito particular sobre ela. O Fungicida Soligor tem muitas vantagens:
- penetra rapidamente nos tecidos do cereal;
- protege o ouvido dos processos de intemperismo;
- protege o sistema radicular e o crescimento resultante de patógenos;
- difere no consumo de solução econômica;
- o medicamento Soligor tem efeito terapêutico sobre microrganismos nocivos que já invadiram os tecidos vegetais;
- mostra atividade residual de longo prazo;
- neutraliza infecções mistas;
- não requer vários tratamentos;
- o fungicida Soligor é eficaz mesmo em baixas temperaturas;
- o tratamento com o medicamento pode ser realizado no período que vai do aparecimento das duas folhas até o final da floração da espiga.
Componentes ativos
As substâncias ativas que constituem o Soligor têm um efeito combinado.
A espiroxamina garante a penetração dos componentes ativos do fungicida no fungo através da membrana celular, evitando a formação de micélio. Ao bloquear os processos de isomerização, ele retarda a formação de populações de fungos Soligor resistentes a fungicidas. Tem um efeito curativo.
O tebuconazol inibe os processos metabólicos nas células do fungo. Ao destruir a infecção nas fases iniciais, promove um melhor enraizamento e crescimento dos cereais. Protege as culturas de novas infecções por muito tempo.
O protioconazol promove o desenvolvimento eficaz da raiz, que fornece:
- maior disponibilidade de umidade e nutrientes para as plantas;
- mudas vigorosas e boa bushiness de cereais;
- resistência à falta de umidade durante os períodos de seca;
- melhor desempenho de grãos.
Aplicação do medicamento
As instruções de uso do Fungicida Soligor recomendam o uso do método por spray. Seu valor de consumo é calculado em função do grau de dano às plantas pelo fungo:
- a taxa de consumo de 0,6 litros por hectare é considerada suficiente para a pulverização profilática com uma severidade média de infecção durante a estação de crescimento;
- em caso de infecção fúngica grave e em um estágio tardio do desenvolvimento da planta, a taxa de consumo da preparação Soligor é aumentada para 0,8 litros por hectare.
Se você aderir às taxas de consumo recomendadas, o fungicida Soligor pode ser combinado:
- com reguladores de crescimento;
- formas líquidas de fertilizantes;
- outros fungicidas de ação sistêmica ou de contato.
Regras de pulverização
O medicamento Soligor é produzido na forma de um concentrado de emulsão e é fornecido aos pregões em latas de 5 litros. Sua vida útil é de dois anos. A preparação da solução de trabalho requer o cumprimento cuidadoso das dosagens indicadas nas instruções. O procedimento em si deve ser realizado em um intervalo de tempo que é determinado pelos valores médios do período de ocorrência de determinadas doenças, calculados com base nos resultados de observações de longa duração.
É preferível fazer tratamentos com Soligor de manhã cedo ou à noite e usar pulverizadores finos. São bons na medida em que reduzem o tamanho das gotas da solução de trabalho em quase uma vez e meia, devido ao qual a área de cobertura aumenta e o consumo da droga diminui. Os pulverizadores são montados em um trator que se desloca a uma velocidade de até 8 km / h.
Soligor é considerado seguro para abelhas e insetos benéficos. No entanto, para humanos e peixes, é tóxico, a classe de perigo é:
- para uma pessoa - 2;
- para as abelhas - 3.
Ao trabalhar com ele, você deve observar as seguintes precauções:
- durante o preparo da solução e da pulverização, é necessário usar macacão, luvas e botas de borracha, máscara;
- é proibido derramar o resto da solução de trabalho em corpos d'água;
- depois de trabalhar com Soligor, é necessário lavar o rosto e as mãos com água e sabão.
Vale lembrar também que tratar uma doença é sempre mais difícil do que preveni-la. Portanto, a prevenção de infecções fúngicas é especialmente importante.
Avaliações de fazendeiros
O fungicida Soligor ocupa hoje uma posição de liderança na luta contra as doenças das safras de inverno. Os agricultores russos também apreciaram sua eficácia, conforme evidenciado por seu feedback.
Conclusão
O fungicida Soligor é um remédio altamente eficaz. Com a dosagem e o tempo de processamento corretos, ele promoverá o crescimento saudável das plantas e excelentes rendimentos de cereais.