Contente
O tratamento precoce das tulipas na primavera garante sua floração abundante e duradoura. Os fertilizantes minerais e orgânicos são usados antes e depois do processo de brotamento. É importante seguir o cronograma e as taxas de sua aplicação para fornecer à planta todos os oligoelementos necessários.
Características da alimentação de tulipas
Essas flores frágeis têm uma estação de crescimento curta, mas precisam de muitos nutrientes durante esse período. As tulipas absorvem bem os oligoelementos durante o período de formação dos botões. Mas para sua floração longa e brilhante, a primeira alimentação é realizada imediatamente após a neve derreter do solo. Durante este período, os fertilizantes são importantes para forçar as tulipas.
Os minerais-traço mais importantes para as flores da primavera são fósforo, nitrogênio e potássio. Eles são encontrados em quase todos os fertilizantes complexos para plantações de flores. Mas para o correto desenvolvimento da flor e a formação dos botões, também é necessária matéria orgânica.
Se o jardim de flores tiver solo bom e fértil, a fertilização ainda será necessária. As tulipas respondem bem a nutrientes adicionais.
Com que frequência alimentar tulipas
Cada estágio de crescimento e desenvolvimento da planta requer certos tipos de fertilizantes. A primeira alimentação é realizada durante a germinação das tulipas.
As tulipas são fertilizadas novamente durante a formação dos botões, na terceira vez que a flor é alimentada durante o período de floração e após o seu término. No total, as plantas bulbosas são fertilizadas pelo menos 3 vezes por temporada.
Tipos de molhos para tulipas
As plantações com flores requerem nitrogênio, fósforo e potássio. Além deles, a planta precisa de ferro, iodo, magnésio, zinco, iodo, cobre.
Fertilizantes minerais
Depois que a neve derrete, a primeira alimentação para plantas bulbosas é aplicada. Deve conter necessariamente nitrogênio, potássio ou fósforo. O tratamento precoce das tulipas na primavera é necessário para sua abundante floração.
Fertilizantes adequados:
- fosfórico na forma de superfosfatoa - estimular a postura de botões, fortalecer a raiz da planta, mas este elemento deve ser dosado, desde que se deposite no solo;
- potassa: sulfato de potássio, cinza de madeira, sal de potássio - aumentar a resistência das plantas a doenças, estimular a colocação de bulbos saudáveis, aumentar seu número;
- fertilizando com nitrogênio: nitrato de amônio, sulfato de amônio, nitrato de amônio e ureia estimulam o aparecimento de botões grandes e coloridos, a parte verde da planta torna-se forte.
O ferro é importante para o crescimento das tulipas, sem ele as folhas e o caule ficam amarelos, a planta enfraquece. Com a falta de magnésio, manchas enferrujadas aparecem nas folhas da cultura, a planta começa a murchar e morrer.
O molibdênio é importante para os processos metabólicos; sem ele, as tulipas são propensas à clorose.
A falta de cada uma dessas substâncias leva a uma deterioração do estado da parte verde e florida da planta.É importante não permitir uma superabundância de minerais - a cultura começará a doer e os bulbos irão parar de se formar.
Como cobertura, é melhor usar fertilizantes minerais complexos, como Kemira Universal. A solução de rega é preparada de acordo com as instruções.
Remédios populares
Imediatamente após o derretimento da neve, os leitos de tulipas são derramados com uma solução de verbasco e água na proporção de 1:10. O fluido nutritivo estimula o despertar das lâmpadas.
O fermento de padeiro (1 pacote pequeno por balde de água) pode acelerar o crescimento das primeiras variedades de tulipas. A solução é feita a partir de um líquido quente, derramado sobre os brotos que brotam na primavera.
Açúcar (1 colher de sopa. L.), diluído em água morna (0,5 l), acelera o crescimento da parte verde da planta. Além disso, a solução é capaz de despertar lâmpadas que não eclodem por muito tempo. Água com açúcar é derramada sobre os tubérculos germinados na raiz.
Que fertilizantes aplicar para as tulipas
Para alimentação, fertilizantes comprados complexos são usados ou os microelementos necessários são adicionados separadamente. Na primavera, o nitrogênio e o potássio são especialmente importantes para preparar a planta para o florescimento.
Como fertilizar tulipas na primavera
Pela primeira vez, o revestimento de cobertura é aplicado imediatamente após o derretimento da neve. Os fertilizantes secos podem ser espalhados em uma camada fina sobre o canteiro de flores e embutidos no solo por meio de afrouxamento superficial. Para esses fins, o húmus é adequado. Ele é medido a uma taxa de 5 kg por 1 sq. me escavado com solo, então umedeça a terra com um regador.
A cobertura de tulipas na primavera com uréia é realizada da seguinte maneira: 30 g da substância são dissolvidos em um balde de água, os canteiros com bulbos de incubação são derramados com líquido.
O enfeite superior de tulipas na primavera com cinzas é bom executar até mesmo no solo úmido da neve. Para isso, 20 g de nitrato de amônio são misturados a um copo de cinza de madeira. Esta quantidade de fertilizante é suficiente para 1 sq. m. O revestimento de cobertura seco é pulverizado em solo úmido, escavado superficialmente.
Uma mistura de ácido bórico e zinco estimula bem a formação de botões. Eles o colocam sob a raiz ou borrifam a parte verde da planta. Para preparar a solução nutritiva, tome 10 g de ácido bórico e zinco, dissolva em 10 litros de água.
Assim que as tulipas crescerem na primavera, o processo de postura dos botões começará, você precisará se alimentar com Azophos. Este medicamento também é denominado nitroammofos.
Os grânulos são espalhados pelo canteiro de flores com tulipas, o solo é solto e regado abundantemente. Depois de colocar os botões, a irrigação deve ser reduzida, caso contrário, o encharcamento pode levar ao apodrecimento do sistema radicular.
No processo de alimentar as tulipas na primavera durante a brotação, você pode borrifá-las com uma preparação complexa - "Plantafol" (Plantafol). É administrado a uma taxa de 20 ml por 1,5 litros de água.
Durante o período de floração, é melhor usar preparações complexas adquiridas: Kemira, Planta, Gera. Sua composição é equilibrada, apenas os oligoelementos de que necessita na quantidade certa serão fornecidos ao rizoma da planta.
Você pode substituir os aditivos prontos com a seguinte composição: 15 g de nitrato de potássio, 30 g de superfosfato, 10 g de uréia.
Todas as substâncias são granulares, são fáceis de misturar e borrifar no solo no canteiro de flores da tulipa. Esta quantidade de fertilizante é tomada por 1 sq. m.
2 semanas após a floração, é necessário fazer outro enfeite de cobertura. Estimula a formação de material de plantio de qualidade. Para a sua preparação, tome 1 colher de chá. sulfato de potássio e 1 colher de sopa. eu. superfosfato, dissolvido em um balde de água.Para regar uma planta, você precisará de 0,5 litro de líquido.
Como fertilizar tulipas no outono
No processo de alimentação de outono, os principais microelementos necessários também são adicionados ao solo: fósforo e potássio. As substâncias são introduzidas em um solo escavado e bem solto 3 semanas antes do plantio dos bulbos.
Por 1 sq. m, você vai precisar de estrume podre (pelo menos 10 kg), você pode substituí-lo por húmus. A cama é desenterrada junto com a substância nutritiva.
O fertilizante mineral pronto para uso em plantações de bulbos é adequado para o enriquecimento do solo de outono. É tomado a uma taxa de 2 colheres de sopa. eu. por 1 sq. m.
Fósforo e potássio também são adicionados aos sulcos de plantio. Esses oligoelementos contribuem para o estabelecimento de um sistema radicular forte, aumentam a resistência do material de plantio às doenças e às condições climáticas adversas.
Como fertilizar tulipas
As colheitas de bulbos são cuidadas no início da primavera, assim que a neve derrete.
Os terrenos secos ficarão excessivamente saturados com microelementos, e aqueles cobertos de neve simplesmente não os receberão, por isso a germinação e a floração podem ser desiguais.
Para alimentação, apenas esterco bem podre é usado, o ideal é que ele fique na pilha de esterco por pelo menos 3 anos. A mesma recomendação se aplica ao húmus: seu período de “amadurecimento” deve ser de pelo menos um ano.
A rega com fertilizantes por baixo da raiz é feita com regador sem pulverizador, muitos pensos prejudicam a parte do solo da planta, podem simplesmente queimar.
As tulipas são regadas com fertilizantes complexos apenas em solo úmido. Isso protegerá o rizoma da cultura de queimaduras, aumentará a absorção de nutrientes.
No outono, os fertilizantes com nitrogênio não são usados, pois estimulam o crescimento e a floração abundante. Seu tempo é primavera.
Dicas úteis
Os floricultores experientes aconselham sempre seguir as recomendações do fabricante do fertilizante, não excedendo a dosagem.
Outras recomendações:
- Os fertilizantes complexos são comprados apenas para plantações de flores bulbosas.
- É importante separar os curativos de outono e de outono, pois sua composição e dosagem são diferentes.
- Antes da fertilização, as tulipas e o solo ao redor são abundantemente regados.
- Não permita que água e fertilizantes líquidos caiam nas folhas - isso pode causar queimaduras.
- É importante manter um intervalo de pelo menos 5 dias entre a introdução dos vários tipos de curativos.
- Se, após a floração, você alimentar a tulipa com zinco ou boro, isso estimulará o crescimento de bulbos filhas.
A alimentação oportuna de tulipas na primavera estimulará seu florescimento abundante e regular.
Conclusão
Fertilizar tulipas na primavera é o procedimento agrícola mais importante para as plantações de floração. Os fertilizantes aplicados corretamente irão fortalecer a planta, não deixando nenhuma chance para doenças. O principal objetivo da alimentação é conseguir uma floração abundante e longa, para manter os caules e as folhas das plantas suculentas e verdes.