Contente
- 1 O que é "nitrato de amônio"
- 2 Para que é usado o nitrato de amônio na agricultura
- 3 Métodos para usar nitrato de amônio
- 4 Quando e como adicionar nitrato de amônio ao solo para alimentação
- 5 O uso de nitrato de amônio, dependendo do tipo de solo
- 6 O uso de nitrato de amônio para ervas daninhas
- 7 O nitrato de amônio ajuda com o verme
- 8 Por que o nitrato de amônio é prejudicial
- 9 Regras de armazenamento
- 10 Conclusão
O uso de nitrato de amônio é uma necessidade urgente em casas de veraneio e grandes campos. A fertilização com nitrogênio é essencial para qualquer cultura e promove um crescimento rápido.
O que é "nitrato de amônio"
O nitrato de amônio é um fertilizante agroquímico comumente usado em hortas e pomares. A principal substância ativa em sua composição é o nitrogênio, responsável pelo desenvolvimento da massa verde das plantas.
Qual é a aparência do nitrato de amônio?
O fertilizante é um pequeno grânulo branco. A estrutura do nitrato é muito dura, mas se dissolve bem na água.
Tipos de nitrato de amônio
Em lojas de jardinagem, o nitrato de amônio está disponível em várias variedades:
- comum ou universal;
- potassa;
- Norueguês, o uso de nitrato de amônio e cálcio é especialmente conveniente em solos ácidos;
- magnésio - especialmente recomendado para legumes;
- chileno - com adição de sódio.
Se uma das culturas do jardim precisar de várias substâncias ao mesmo tempo, o jardineiro pode usar nitrato de amônio com aditivos e não fazer fertilizantes adicionais separadamente.
A composição do nitrato de amônio como fertilizante
O nitrato de amônio fertilizante consiste em três componentes principais:
- nitrogênio, ocupa em média 26 a 34% na composição;
- enxofre, representa 2 a 14%;
- amônia.
A fórmula do composto químico é a seguinte - NH4NO3.
Qual também é o nome de nitrato de amônio
O fertilizante às vezes pode ser encontrado com outros nomes. O principal é o nitrato de amônio, e na embalagem também pode constar "nitrato de amônio" ou "sal de amônio do ácido nítrico". Em todos os casos, estamos falando sobre a mesma substância.
Propriedades do nitrato de amônio
O fertilizante agrícola tem muitas propriedades valiosas. Nomeadamente:
- enriquece o solo com nitrogênio, que é especialmente bem absorvido pelas plantas em combinação com enxofre;
- começa a agir imediatamente após a aplicação - a decomposição do nitrato no solo e a liberação de nutrientes ocorre instantaneamente;
- tem um efeito na saúde das colheitas em más condições meteorológicas e em qualquer solo, mesmo em frio extremo.
Uma característica interessante é que o uso de nitrato de amônio no país quase não acidifica o solo.Ao usar nitrato de amônio em solos neutros, não há necessidade de se preocupar com o equilíbrio do pH.
Efeito do nitrato de amônio no solo e nas plantas
O nitrato de amônio é um dos principais fertilizantes na agricultura, sendo necessário para todas as culturas e anualmente. O nitrato de amônio é necessário para:
- enriquecimento de solo escasso com substâncias úteis, isto é especialmente importante na primavera, quando as plantas começam a crescer;
- melhorar os processos de fotossíntese de culturas hortícolas e hortícolas;
- acelerar o desenvolvimento de massa verde nas plantas;
- rendimentos crescentes, até 45% com aplicação adequada;
- fortalecimento da imunidade das safras.
O nitrato de amônio protege as plantas dos fungos, aumentando sua resistência.
Para que é usado o nitrato de amônio na agricultura
No jardim e nos campos, o nitrato de amônio é usado:
- para melhorar o valor nutricional do solo na primavera;
- acelerar o crescimento das safras em regiões com difíceis condições climáticas;
- para aumentar o rendimento e a qualidade das frutas, o salitre torna os vegetais e as frutas mais suculentos e saborosos;
- para a prevenção de doenças fúngicas, com processamento oportuno, as plantas têm menos probabilidade de murchar e apodrecer.
A introdução de nitrato de amônio na primavera torna-se especialmente importante se as plantações de jardim crescerem no mesmo local ano após ano. A falta de uma rotação normal de cultura esgota gravemente o solo.
Métodos para usar nitrato de amônio
No jardim e no jardim, o nitrato de amônio é usado de duas maneiras:
- molhado, ao regar;
- seco, quando se trata de preparar os canteiros, então o adubo adormece granulado e se mistura bem com o solo.
Mas não é recomendável borrifar fertilizantes nas canteiras com plantas já em desenvolvimento. O nitrogênio não entra no solo de maneira uniforme e pode causar queimaduras nas raízes.
Quando e como adicionar nitrato de amônio ao solo para alimentação
As safras têm requisitos diferentes para substâncias nitrogenadas. Portanto, o momento e as taxas para a introdução de nitrato de amônio dependem de que tipo de plantio precisa ser alimentado.
Colheitas de vegetais
A maioria das plantas vegetais precisa ser alimentada duas vezes, antes que as flores apareçam e depois que os frutos estiverem secos. O consumo médio de fertilizantes é de 10 a 30 g por metro de solo.
Repolho
O salitre é selado no momento do plantio, uma pequena colher de fertilizante é adicionada ao buraco e borrifada com terra por cima. No futuro, a cada 10 dias, os canteiros são regados com solução nitrogenada, para seu preparo, uma colher grande de nitrato de amônio é diluída em meio balde de água.
Feijões
Antes de fazer o plantio nas camas, é necessário incorporar nitrato de amônio no solo - 30 g por metro. No processo de posterior crescimento, deixa de ser necessário o nitrogênio do feijão, bactérias especiais que se desenvolvem nas raízes e, sem isso, tiram do ar a substância necessária.
Milho
É necessário fechar o adubo seco no solo ao plantar uma safra, uma colher grande de grânulos é adicionada a cada cova. Posteriormente, realiza-se a alimentação de 2 anos - durante a formação da quinta folha e no momento em que as espigas começam a se desenvolver. Dilua o nitrato de milho em água em uma quantidade de cerca de 500 g por balde de água.
Tomates e pepinos
Para pepinos, o salitre deve ser adicionado duas vezes - 2 semanas após o plantio no solo e o aparecimento das flores. No primeiro caso, apenas 10 g da substância são diluídos em um balde com água, no segundo, a dosagem é triplicada.
Os tomates são alimentados três vezes antes mesmo do plantio - na fase de muda. Pela primeira vez, o fertilizante é aplicado após a colheita das mudas (8 g por balde), em seguida, uma semana depois (15 g) e alguns dias antes de transferir para o solo (10 g). Ao crescer em um canteiro de jardim ou em uma estufa, não é mais necessário adicionar nitrogênio, a menos que haja um déficit acentuado.
Lucas
É comum fertilizar cebolas com nitrato de amônio 3 vezes durante a primavera-verão. Nomeadamente:
- na hora do plantio - adicione 7 g de matéria seca ao jardim;
- 2 semanas após a transferência da cultura para o solo - 30 g de fertilizante são diluídos em um balde;
- depois de mais 20 dias - os canteiros com cebolas são regados com uma solução preparada na mesma concentração da segunda vez.
Alho
O alho não tem grande necessidade de nitrogênio, por isso é suficiente colocar 12 g de fertilizante por metro no solo antes do plantio.
Se estivermos falando de um vegetal plantado antes do inverno, então, com o início do calor da primavera, você pode regá-lo com uma solução de nitrato de amônio - 6 g de fertilizante são mexidos em um balde de água. Após outro mês, a alimentação pode ser repetida.
Batata
O uso de fertilizante de nitrato de amônio no jardim é altamente recomendado para o plantio de batata. Antes de plantar os tubérculos, é aconselhável espalhar 20 g de salitre por cada metro de jardim.
Durante o processo de crescimento, as batatas podem ser alimentadas novamente antes do primeiro amontoado. Neste caso, 20 g de substância nitrogenada são adicionados ao balde de irrigação.
Flores de jardim e arbustos ornamentais
As flores do jardim respondem positivamente à alimentação com nitrato de amônio. Seu efeito decorativo aumenta com isso, os botões tornam-se maiores e florescem mais abundantemente.
É comum aplicar fertilizantes no início da primavera, durante o período de degelo ativo da neve, os grânulos podem ser despejados em canteiros de flores em uma forma seca, a água do degelo contribuirá para sua rápida dissolução. Basta adicionar uma colher grande de grânulos por metro de solo. A segunda alimentação é realizada durante o crescimento, em meados da primavera - 2 colheres grandes da substância são diluídas em água e as flores são regadas pela raiz. Da mesma forma, arbustos ornamentais são fertilizados com nitrato de amônio.
Colheitas de frutas e bagas
Peras, macieiras, ameixas, groselhas, groselhas, framboesas e outras plantas frutíferas precisam de fertilização três vezes maior. Pela primeira vez, você pode espalhar grânulos sob arbustos e troncos antes mesmo da neve derreter, a norma é 15 g por metro.
Além disso, o uso de nitrato de amônio na horticultura é realizado em intervalos de 20 dias antes do início da formação dos frutos. Use uma solução líquida, 30 g por balde. Quando os frutos começam a amadurecer nos rebentos, a dose da última aplicação pode ser elevada para 50 g de salitre.
morango
É possível adicionar nitrato de amônio para morangos ao solo apenas no segundo ano após o plantio. Sulcos rasos são cavados entre as fileiras da cultura, grânulos secos de 10 g por metro são espalhados neles, e então são cobertos com terra.
No terceiro ano, o volume da substância pode ser aumentado para 15 g.A cobertura é realizada na primavera, durante o período de crescimento das folhas e após a colheita.
Gramíneas e cereais de pastagem
O nitrato de amônio é obrigatório para uso nos campos durante o cultivo de grãos e gramíneas forrageiras perenes:
- Para o trigo, o salitre costuma ser usado duas vezes durante a temporada. No cultivo do solo, 2 kg de grânulos secos são despejados por 100 metros quadrados, na alimentação durante o período de enchimento do grão - 1 kg para uma área semelhante.
- Na aveia, a necessidade de fertilizantes de nitrogênio é um pouco menor, para alimentação de cerca de 900 g de matéria seca é adicionada ao "tecido", durante a escavação de primavera, a taxa é tomada o dobro.
Quanto às gramíneas de pasto, a maioria pertence à categoria de leguminosas com menor demanda de nitrogênio. Portanto, a dosagem de nitrato é reduzida para 600 g da substância por "tecido" e a introdução é realizada no processo de preparo do solo. Você pode alimentar as ervas novamente após o primeiro corte.
Plantas de casa e flores
É permitido alimentar flores de interior com nitrato de amônio, mas nem sempre é necessário. Por exemplo, as suculentas geralmente não precisam de fertilizantes de nitrogênio. Mas para samambaias, palmeiras e outras culturas, cuja atratividade reside precisamente na folhagem, o nitrato de amônio está em demanda. É diluído em um volume de 2 colheres grandes por vasilhame de 10 litros, após o que é utilizado para regar, geralmente na primavera, durante um período de desenvolvimento ativo.
O nitrato de amônio pode ser benéfico para plantas com flores, como orquídeas:
- É usado no caso de a cultura ter permanecido no estágio dormente e não se desenvolver, e também começar a amarelar nas folhas inferiores.
- Para fazer a orquídea crescer, 2 g de nitrato de amônio são diluídos em um litro de água e, em seguida, o pote é reduzido à metade por 10 minutos.
- O fertilizante líquido satura abundantemente o solo, após o vencimento, é importante garantir que o excesso seja totalmente drenado pelos orifícios de drenagem.
O uso de nitrato de amônio, dependendo do tipo de solo
O momento e as taxas de aplicação dependem não apenas dos requisitos das plantas, mas também do tipo de solo:
- Se o solo for leve, o nitrato de amônio pode ser reparado logo antes da semeadura, e é recomendado fertilizar solos pesados e úmidos no outono ou início da primavera.
- Para solos empobrecidos, pobres em minerais, deve-se usar 30 g de nitrato de amônio por metro. Se o local for cultivado, é fertilizado regularmente, então 20 g serão suficientes.
O uso de nitrato de amônio para ervas daninhas
Quando aplicada em excesso, a substância nitrogenada queima as raízes das plantas e interrompe seu crescimento. Esta propriedade do nitrato de amônio é usada para controle de ervas daninhas.
Se, antes de plantar safras úteis, o jardim precisa ser limpo, então é o suficiente para dissolver 3 g de nitrato de amônio em um balde e pulverizar generosamente a grama crescida por cima. As ervas daninhas morrerão como resultado do processamento e não iniciarão um novo crescimento por um longo tempo.
O nitrato de amônio ajuda com o verme
Para as batatas na horta, o verme é um perigo especial, pois roe várias passagens nos tubérculos. Você pode se livrar da praga com a ajuda do salitre, os vermes não toleram o nitrogênio e quando seu nível sobe, eles penetram mais fundo no solo.
Para se livrar do verme, antes mesmo de plantar as batatas, pode-se selar nos buracos nitrato de amônio seco, 25 g por metro. Quando surge uma praga no verão, é permitido eliminar as plantações com uma solução de 30 g por 1 litro.
Por que o nitrato de amônio é prejudicial
A fertilização agrícola é benéfica para as plantas, mas pode afetar negativamente o valor nutricional de vegetais e frutas. As frutas acumulam sais de ácido nítrico, ou nitratos, que são perigosos para os seres humanos.
Por esta razão, melões e verduras geralmente não são recomendados para alimentação com nitrato de amônio, neles o nitrogênio é retido especialmente fortemente. Além disso, não é possível adicionar nitrato de amônio ao solo quando os frutos amadurecem, o último tratamento é realizado 2 semanas antes do início da safra.
Regras de armazenamento
O nitrato de amônio pertence à categoria das substâncias explosivas. Deve ser armazenado em local seco, bem ventilado, protegido da luz, em temperatura não superior a 30 ° C. É estritamente proibido deixar os grânulos expostos à luz direta do sol.
Em uma forma fechada, o nitrato de amônio pode ser armazenado por 3 anos. Mas a embalagem aberta deve ser usada dentro de 3 semanas, o nitrogênio é uma substância volátil e perde rapidamente suas propriedades benéficas ao entrar em contato com o ar.
Conclusão
O uso de nitrato de amônio é indicado para a maioria das plantações de jardins e hortícolas. Mas o excesso de nitrogênio pode ser prejudicial às plantas e reduzir a qualidade da fruta, por isso é necessário seguir as regras de processamento.